Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Saudações a todos!

    Estou a iniciar agora o projecto da minha futura casa. Será uma moradia composta de cave, rés-chão e 1º andar.
    Junto anexo os desenhos iniciais do projecto em causa para que digam qual a vossa opinião.

    Fico a aguardar os vossos comentários/críticas.

    Cumprimentos.
  2.  # 2

  3.  # 3

    à primeira vista, parece-me um pouco descontrolado e desproporcionado nas àreas. Enquanto esquema de organização até nem está mau de todo, mas veja por exemplo que o hall de entrada é quase metade do tamanho da sala. A somar nos dois pisos tem 40 m2 de hall, quando resolvia perfeitamente com 18 m2...ou seja é um quarto grande que está a desperdiçar

    Cumprimentos
    Rafael Fortes

    PS: já agora, os desenhos são seus ou são de um técnico?
  4.  # 4

    Os desenhos são meus.
  5.  # 5

    Hall de entrada e zona de circulação gigantes!
    Lavandaria e despensa... nao sei nao gosto da colocação das mesmas e da divisória. Nunca terá realmente uma lavandaria e uma despensa, vai ter uma divisão que nao é nada!
    Lareira no canto e daquela forma?
    Balcao na cozinha, mesa na cozinha e mesa na sala de jantar? Acho desperdicio de espaço e de dinheiro em moveis.
    Escritorio com 23m2 e um quarto com 19m2? Hall com 21m2? eu reformulava isso tudo.
    Para onde fica o norte?
    3 casas de banho no primeiro piso? Parece um hotel!
    Eu reduzia o numero de casas de banho e de "closets"
  6.  # 6

    ok...então creio ser um bom principio para discutir com um arquitecto que pode guiá-lo no processo. Não apenas na distribuição interior mas também no enquadramento paisagistico, orientação solar, adequação ao terreno e conformidade com a legislação em vigor, por exemplo.

    Caso precise de um arquitecto, terei todo o gosto em fazer-lhe uma proposta.

    Cumprimentos,

    Rafael Fortes
    Arquitecto
    • P+V
    • 20 junho 2014

     # 7

    credo!
  7.  # 8

    Piso 0 com orientação.
  8.  # 9

    P+V está assim tão mau!!!
  9.  # 10

    Tem a zona de lazer virada a norte?
    olhe que aquela varanda vai ser desagradável uma boa parte do ano!
    A meu ver a casa devia estar exactamente vidada ao contrario.
  10.  # 11

    Eu, por acaso, até acho que como esquema (não como projecto) até não está mau de todo (não estamos a falar de um desenho de um técnico, mas de um desenho de quem quer fazer a sua casa). Se não vejamos, vestibulo de entrada que distribui para escritorio, sala de estar, cozinha e para vestibulo que distibui para quarto e instalações sanitárias. Sala e cozinha ligadas à parte mais privada do terreno, escritório, entrada e quarto (que me parece que fará as vezes de quarto de convidados) ligados à parte mais publica da casa. Cozinha com ligação directa a exterior, sala e vestibulo e indirecta com lavandaria e zona exterior de secagem de roupa. Quartos com antecâmara formada por zona de vestir que distribui para instalações sanitárias e para zona de dormir...Não está proporcional, não está desenhado...claro que não, para isso é que servem os arquitectos :)
  11.  # 12

    Caro zxmaster,

    Tem aí uma base muito parecida com a que um cliente nosso nos deu para elaborarmos o projecto da moradia dele. Entrava-se em casa e depois eram portas para a esquerda, para a direita como se de um hospital se tratasse. Neste seu caso temos algo parecido. Pode ser algo que estruturalmente até seja mais fácil e mais económico, no entanto falta aí muita informação como a envolvente, orientações, etc. e uma melhor organização dos espaços.

    Essa é a base do seu programa, as áreas poderão ser ajustadas mas leve esses desenhos a vários gabinetes / arquitectos e solicite orçamentos para o que pretende e vai ver que no final irá ficar com algo muito mais harmonioso e funcional.

    Estamos disponíveis para agendarmos uma reunião sem compromisso e fornecer-lhe um orçamento para a elaboração dos vários projectos.

    www.gabineteop.com
  12.  # 13

    Pois eu também preferia que a zona de lazer não fosse virada a norte.
    O problema é que a parte mais alta do terreno é do lado sul na zona mais próxima do arruamento. O terreno depois vai em declive algo acentuado no sentido Norte.
  13.  # 14

    Tem um levantamento topografico ou planta do terreno que possa colocar?
  14.  # 15

    Pode ter a zona de lazer na zona mais baixa, nao vejo problema nenhum.
  15.  # 16

    Aqui vai o levantamento topográfico do terreno.
  16.  # 17

    tem o levantamento topográfico??

    isso do terreno mais alto aqui e sol acolá são precisamente questões em que os arquitectos estão habilitados para resolver.
    o que tem ai é apenas uma boa base de trabalho ao nível do programa.
    a meu ver deve começar desde logo com uma boa abordagem ao terreno e não estar a formalizar uma caixa e a distribuir divisões lá por dentro.
  17.  # 18

    Pode marcar no levantamento onde pretende a implantação da casa?
  18.  # 19

    implantação
    Concordam com este comentário: LuisPereira
  19.  # 20

    Colocado por: marco1tem o levantamento topográfico??

    isso do terreno mais alto aqui e sol acolá são precisamente questões em que os arquitectos estão habilitados para resolver.
    o que tem ai é apenas uma boa base de trabalho ao nível do programa.
    a meu ver deve começar desde logo com uma boa abordagem ao terreno e não estar a formalizar uma caixa e a distribuir divisões lá por dentro.


    Ia comentar isso?
    Porquê a forma "retangular" da casa?
    Se o terreno nao é uniforme talvez nao seja a melhor solução.
    Concordam com este comentário: Rafael Fortes
 
0.0216 seg. NEW