Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Tenho visto nas diferentes construções que aqui podemos acompanhar que normalmente usam telas impermeáveis por baixo das sapatas e depois impermeabilizam-nas com aquele betume preto a toda a volta...Entre esta opção e simplesmente usar betão hidrofugado nas fundações vai dar ao mesmo? Qualquer das opções sao boas ou alguma delas e claramente superior?

Cumprimentos e obrigado pela ajuda
    • 1255
    • 21 junho 2014

# 2

As três opções é que é bom:
    1. tela pitonada na base das sapatas e vigas de fundação;
    2. pintura betuminosa;
    3. aplicação de betão com hidrófugo.
    :-)
    Concordam com este comentário: Jorge Santos - Faro
  2.  # 3

Pois acredito que sim, mas deduzo que não seja isso que normalmente se faz!! Digo eu.

O hidrofugo no cimento é sufuciente? Aquilo tem algum tempo de vida ou dura para sempre?

Cumprimentos
  3.  # 4

Alguém poderá ajudar nesta questao?
  4.  # 5

Colocado por: tiago_cbrO hidrofugo no cimento é sufuciente? Aquilo tem algum tempo de vida ou dura para sempre?

Nada dura para sempre ! A não ser o betão que quanto mais velho mais forte fica !
    Acho que o produtos impermiabilizante torna o betão menos poroso e melhora as ligações do mesmo, se for assim deve durar para sempre como o betão ... Mas está é um ideia minha que pode não estar correcta !

O mais importante de tudo é uma boa drenagem em volta das fundações ! Se a agua nunca se acumular dificilmente sobe !
  5.  # 6

Na minha opinião betão hidrofugo em estruturas correntes é totalmente dispensável, sugiro ler:

https://forumdacasa.com/discussion/28034/4/impermeabilizacao-eou-isolamento-sapatas-piso-do-res-do-chao/#Comment_595364
  6.  # 7

Parece-me então que a solução de tela impermeável por baixo da sapata e betume depois a toda a volta parece ser a melhor solução...

Essa tela por baixo da sapata pode ser qualquer tipo de tela impermeavel? Tela asfaltica, tela pitonada ou ate plastico grosso serve? O que é normal ser aplicado?
  7.  # 8

telas por baixo de sapatas....

Nunca ouvi falar em tal, preocupa-me o que irão inventar a seguir...
  8.  # 9

e eu a pensar que hoje em dia ninguém fazia as sapatas sem as impermeabilizar bem por todos os lados devido as humidades ascencionais... Um de nos deve estar muito mal informado ;)
  9.  # 10

Conheço a opção de aplicar uma emulsão betuminosa nos elementos de betão em contacto com o solo. Mas é por uma questão de durabilidade do betão.

Também conheço a situação de aplicar tela betuminosa em situações de paredes (p.e. caves) e tela pitonada para facilitar a drenagem e condução da água até ao dreno.

É fundamental uma boa rede de drenagem de águas freáticas e a utilização de materiais drenantes sob as lajes térreas.

Mas são opções, como disse, nunca ouvi falar e nunca vi. Quando fizer, meta aqui as fotos, sff.
  10.  # 11

Colocado por: tiago_cbrEssa tela por baixo da sapata pode ser qualquer tipo de tela impermeavel? Tela asfaltica, tela pitonada ou ate plastico grosso serve?

Para que é que vai aplicar uma tela por baixo da sapata se depois a água se infiltra pelas faces laterais da sapata?
  11.  # 12

Penso que todas as construções que vi aqui ser executadas impermeabilizaram desta formas as sapatas.

Picareta então na sua opinião não se impermeabiliza sapatas? Não se evita de maneira nenhuma as humidades ascencionais para dentro de casa?
  12.  # 13

Há aqui qualquer coisa que me está a escapar.

Mostre lá, sff, onde viu neste fórum impermeabilizar sob as sapatas?
  13.  # 14

Colocado por: tiago_cbrPenso que todas as construções que vi aqui ser executadas impermeabilizaram desta formas as sapatas.

Eu ainda não vi nenhuma, consegue mostra-me uma foto?
  14.  # 15

Colocado por: tiago_cbrMostre lá, sff, onde viu neste fórum impermeabilizar sob as sapatas?

Eu consigo mostra várias :-)

Estão num site de um cliente meu :

http://projeci.pt/pt/home.htm

Clicar em pormenores técnicos / fundações
  15.  # 16

16.  # 17

epá, filme plástico sob as sapatas é outra coisa... é uma questão de "limpeza" da obra.
  17.  # 18

Colocado por: bjsilvaepá, filme plástico sob as sapatas é outra coisa... é uma questão de "limpeza" da obra.

Sim usam antes de fazer o chamado betão de limpeza que é onde fazer as marcações da obra !
    Claro que o melhor de tubo é uma boa drenagem !
    Na minha cave não tenho humidades e só tenho betão bem vibrado e uma boa camada de brita por baixo com uma boa caixa para receber as aguas que se infiltram e uma bomba para a retirar !

Mas moro numa zona alta... Casas em covas perto de níveis freáticos é outra coisa bem mais complicada.
    Concordam com este comentário: bjsilva

0.0196 seg. NEW