Boa noite, acho este forum fantastico, e tem me ajudado muito na compra da casa. O que queria perguntar-vos, é o seguinte: vou comprar uma moradia, (ja esta quase tudo tratado), e esta tem uma varanda no 1ºpiso, a casa em questao esta entre 2 casas, e estao as varandas juntas, separadas apenas por um pequenos muro de 20 cm. É claro que nós sentimos necessidade de privacidade, e a ideia era subir os muros ate mais ou menos á altura da cabeça, ou seja, subir um muro de cada lado onde existe o mini muro que separa as varandas dos vizinhos. A pergunta é: o que devo fazer? tenho de pedir á camara alguma ordem? quanto vou pagar mais ou menos? e aos vizinhos tenho que pedir? uma vez que o muro tambem lhes separa a varanda deles...
mimi123 O que eu não percebo é como é que uma Câmara aprova uma coisa dessas!
É óbvio que a primeira pessoa a quem deve pedir autorização é ao seu vizinho (de cada lado).
Quando for à Câmara, aproveite para pedir cópias do projecto de arquitectura (sobretudo os alçados e cortes), para ver se a casa coincide com o projecto.
Estas pessoas agradeceram este comentário: mimi123
hum, mas so posso pedir esses documentos depois da escritura, certo? e no caso de estar tudo ok? é que plo que sei, a varanda da casa em questao foi construida recentemente. Cá em baixo era um quintal, o dono fechou e fez um quarto e por cima uma varanda. o que terei de fazer para pedir á camara? tenho de fazer um projecto??? terei que pagar a um arquitecto pa subir 2 muros?? obrigado
se tiver o acordo dos seus vizinhos o melhor é nem meter a camara no assunto!! desde que seja algo que nao seja visivel da rua ( por exemplo um quintal interior). Mas tenha sempre em conta que se houver um "bufo" nas redondezas, la vêm os fiscais da camara pedir a "congra"!
Colocado por: mimi123hum, mas so posso pedir esses documentos depois da escritura, certo?
Não. ANTES!!! Ainda por cima se essa varanda foi feita recentemente, ampliaram o r/c, etc, isso cheira mesmo a esturro!
Imagine que você compra essa casa e ela foi ampliada com obras clandestinas!! Um dia passa por aí um fiscal da Câmara e obrigam-na a demolir tudo e a reduzir a casa à dimensão original. Havia de ser lindo, não?
O que você tem é de pedir uma fotocópia do projecto aprovado na Câmara, ponto final. A Câmara é uma instituição pública e os projectos lá arquivados SÃO PÚBLICOS. Qualquer pessoa pode pedir para consultar (ou copiar) o projecto de qualquer prédio.
Se fosse a si, preocupava-me menos com o muretozito, e consultava um advogado para ter a certeza que não dá mais passos em falso!
pois... esse é que é o problema... acho que ate plos vizinhos nem havia problema, pk eles tambem teriam interesse em ter tambem privacidade sem pagar por isso. a nao ser que sejam daquele tipo de vizinhos que gostam de saltar pa varanda do vizinho a por o nariz... o problema é que ve se ca de fora... dai eu querer fazer as coisas como deve ser, para nao ser surpreendida mais tarde...
hum... estou a ficar com medo... a casa tem r/c e 1º andar, no 1º andar apenas 2 quartos e 1 wc... e o dono fez a tal varnda no 1º andr por cima do quarto que construiu... sim vou rapidamente á camara, mas quanto tempo demoram eles a dar me essa informaçao? é que a escritura está ai á porta...
Na duvida a escritura ADIA-SE!!!!!! eu ja adiei a minha 2 vezes!!! Finalmente, penso que agora nao tera necessidade de o ser novamente!!! Faço votos para que nao tenha nenhuma surpresa qd for à camara!
mimi 123 Independentemente de poder ir confirmar á câmara peça ao seu promotor uma cópia dos projectos com o carimbo da câmara, ele já lhos devia ter dado uma vez que vai fazer a escritura breve. Verifique se a obra está de acordo com os projectos. Evitará uma serie de chatiçes posteriores.
mas tambem tenho outra duvida... entao quando la vai o avaliador e tira fotos á casa este deve fazer algum tipo de relatorio nao? ninguem confirma que estas coisas estao em ordem????
enfim... isto é de loucos... alguem deveria tomar essa responsabilidade, e as imobiliarias deveriam fazer para que tudo estive em ordem aquando da venda... amanha mesmo vou insistir com a imobiliaria para que mostre os documentos onde está tudo legalizado...
Não se esqueça que a cópia dos projectos que lhe derem tem que ter o carimbo da câmara certificando em como estes foram aprovados. Se eles disserem que não tem que os vão arranjar. Mas não se esqueça de confirmar tb junto da câmara pois neste mundo como diz o povo "Há mta forma de matar pulgas"