Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos os membros, já pesquisei e acompanhei várias discussões aqui no fórum sobre casas contentores, mas em todos os casos se referiam a projetos mais complexos, envolvendo mais de um contentor. Para contextualizar o que pretendo fazer vou desde já esclarecer a minha situação:

    Moro no estrangeiro, tenho vindo a Portugal 1x a cada 1 ou 2 anos, e fico normalmente por um período de 30 dias. Quero algo que me permita guardar alguns itens pessoais, eventualmente um automóvel e que permita eu dormir e fazer alguma refeição rápida. Essencial ficar em local urbano (afinal não quero andar kms para visitar família e amigos, fazer refeições e comprar comida). Quero uma solução super low-cost :)

    Ideias iniciais:

    1. Comprar uma garagem/pequeno armazém (com cerca de 20 a 30 m2) e converter colocando wc, duche e mobilia q.b (fazer tipo uma pequena kitchnet, com placa de 2 bocas elétrica e micro-ondas, sofá-cama, etc).

    Desvantagens: Ligação à rede de água e esgoto caso garagem não possua já WC , apesar de não ser para habitação permanente podem existir eventuais problemas com condomínio.

    Vantagens: Seguro. Existem algumas garagens à venda

    Exemplos:
    http://tinyhouseblog.com/tiny-house/garage-conversion-into-tiny-home/
    http://www.limaonagua.com.br/apartamento/apartamento-lindo-de-20-metros-quadrados/
    http://www.spareroom.co.uk/flatshare/gloucestershire/nailsworth/2787234

    Imagens:
    Garagem 1
    Garagem 2
    Garagem 3



    2. Comprar um terreno urbano e colocar 1 contentor habitacional de cerca de 20 m2 (eventualmente um segundo menor para garagem)

    Desvantagens: Ligação de eletricidade, água e esgoto. Licenciamento (é necessário, não é? como funciona?). Menos seguro que uma garagem.

    Vantagens: O terreno é meu. Posso construir uma habitação (de verdade) mais tarde nesse terreno. Não ter problemas com condomínio/condóminos.

    Exemplos:
    http://sobraldemonteagrazo.olx.pt/casa-de-campo-pre-fabricada-iid-437763653
    http://sobraldemonteagrazo.olx.pt/casa-em-ma-dulos-iid-449507491
    http://sobraldemonteagrazo.olx.pt/casa-em-ma-dulos-iid-451204835

    Imagens:
    Contentor habitacional
    Contentor Garagem


    Alguém pode me indicar que tipo de problemas posso incorrer em cada uma das situações acima? Como posso colocar o contentor habitacional num terreno urbano e ligar água, luz e esgoto? Qual a vossa opinião?

    Grato pela ajuda!
  2.  # 2

  3.  # 3

    Caro marquesed

    Relativamente às suas duas possibilidades:

    1- Para ter tudo legal, precisa da autorização dos condóminos (não lhe sei precisar se 2/3 ou unanimidade - caso esteja descrito no titulo constitutivo da propriedade horizontal o uso de garagem, precisará da unanimidade dos condóminos). Além do mais passar um espaço de garagem para habitacional parece-me que será complicado em termos de tudo o que terá de cumprir. Em 1º lugar, terá de ter o que já referiu (ligações a àgua e saneamento), precisará de condutas de extracção para cozinha, a garagem terá de ter um pé-direito minimo de 2,4 m e pelo menos 35 m2 (se não estou equivocado, para cumprir o RGEU nas dimensões minimas de habitação). As condicionantes de iluminação e ventilação são muito diferentes para garagens e habitação pelo que terá que ter afastamentos especificos relativamente às construções vizinhas. A somar a isto tudo, não sendo uma solução convencional e podendo em alguns casos colidir com o numero de lugares de estacionamento obrigatorios pelo PDM ou regulamento municipal de edificação, creio que essa pode ser uma solução tortuosa.

    2- A opção do contentor apenas poderá ser licenciada se alguns dos factores que referi no ponto anterior se cumprirem. De qualquer modo, creio que com 20 m2 não poderá licenciar para efeitos de habitação, a não ser que preveja uma construção por fases (e disto também não tenho a certeza absoluta). As ligações às redes, caso seja uma zona infraestruturada não me parece que sejam um problema de maior. No que toca ao licenciamento, num caso ou no outro tem sempre de proceder ao mesmo. Para o licenciamento terá de contactar um arquitecto ou gabinete de projectos para guiá-lo no processo. Caso opte por uma construção de 20 m2 (ou menos) teria de encontrar uma outra forma de licenciar que não fosse o da habitação. Uma solução interessante é o Cabanon do Le Corbusier( http://blog.arthurcasas.com/arquitetura/cabanon-de-le-corbusier-na-cassina-de-miami )uma micro moradia de 12 m2 plenamente funcional.

    Rafael Fortes
    Arquitecto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marquesed
  4.  # 4

    Obrigado por sua opinião Rafael,

    Pelo que já investiguei, para a opção da garagem ser legalizada para habitação pelo que pude apurar, é necessária unanimidade dos condóminos. Parece-me que teria menos problemas se optasse pela opção do contentor.

    Falando especificamente do contentor.. se não me engano li num post do forumcasa.com, que sendo um contentor e se tratando de uma unidade indivisível (ou seja, composto somente por este dito contentor), não seria necessário licenciamento, uma vez que não é considerado habitação permanente. Nesse caso estaria isento de licenciamento. Isto procede? Realmente é possível colocar um contentor num terreno urbano desta forma?

    Pelo que vi no site da EDP, é possível solicitar a ligação da luz assinando um documento em que o proprietário informa que está isento de licenciamento, se responsabilizando. Mas em relação à solicitação de água e esgoto?

    Sinceramente, o que busco é uma solução simples, para ficar cerca de 30 dias.. ou seja, se tiver que envolver licenciamentos, projetos, pedidos camarários infinitos e somas astronómicas, acredito não valer a pena. Até porque como não estou em Portugal, é muito difícil gerir tudo isso. Sei por experiência própria, pois tenho uma casa vendida desde 2006 e em 2014, após 8 anos!!! e muito gasto ($$$)!!!!, pode ser que finalmente saia o alvará de utilização!!! E isso que era só preciso legalizar uma moradia construída no tempo dos meus avós (herdada por minha mãe e mais tarde herdada por mim e pelos meus irmãos)....
  5.  # 5

    Por 30 dias anuais, deixe-se de aventuras e alugue uma casinha/ apartamento para a temporada... ;)
    Concordam com este comentário: FD
  6.  # 6

    Colocado por: Pedro BarradasPor 30 dias anuais, deixe-se de aventuras e alugue uma casinha/ apartamento para a temporada... ;)

    Pois é Pedro, se não tiver jeito mesmo ou for algo muito complexo ou tenha que gastar muito tempo ($$$) é o melhor mesmo, ou pôr um pouco mais de euritos em cima e investir num apartamento...

    Espero que alguém com mais experiência neste assunto, possa opinar para concluir se dá para seguir nesse caminho ou não. Continuo a pesquisar. Mas a legislação parece um pouco vaga neste assunto..
  7.  # 7

    Queria partilhar a minha conclusão, em relação a este assunto.

    GARAGEM

    Em relação à modificação de uma garagem. Acredito ser possível modificar a garagem q.b. para uma solução pequena de 20 a 30 m2, no entanto isso requer, que haja já ligação de água, esgoto e luz - e que estes sejam individuais à garagem. Para o uso pretendido é necessário também que tenha janelas. Esses requerimentos já invalidam a maior parte dos anúncios de venda de garagem que eu localizei - e eu procurei bastante.

    Encontrei garagens que se encontravam no perfil acima, entretanto estas garagens já tinham preço de venda elevado, que associado aos custos de transformação, acredito que inviabilizam o projeto.

    Acho que isto pode ser interessante para quem tem uma casa e queira fazer um espaço para alugar ou para um filho/pai/sogra/etc...

    Se quiser transformar em moradia, de facto, é necessário a permissão de todos os condóminos, caso se trate de propriedade horizontal. Além dos custos de legalização.
    Veja esta discussão para mais detalhes: https://forumdacasa.com/discussion/1433/cavegaragem-para-transformar-em-t1/

    CONTENTOR

    Em relação ao contentor num terreno - acredito ser possível e sei que muitas pessoas têm. Entretanto, como existem informações desencontradas e eu não quero me arriscar a fazer algo e depois incorrer em multas ou problemas, achei melhor me afastar desta solução. Além disso, não me agrada a ideia de ter um terreno ao "abandono"... uma vez que vou ficar ausente por muito tempo..

    Outra coisa que pesou na decisão foi o preço dos terrenos urbanos ($$$) e outros custos que teria para implementar esta solução (transporte dos contentores, preparação do terreno e das estruturas de apoio ao contentor, construção de muros, etc... ).

    CONCLUSÃO

    Não achei viável nenhuma das opções, no momento.
    É possível encontrar apartamentos por até 30.000 à venda em estado razoável.
  8.  # 8

    Por 30K só consegue uma ruína ou uma barraca nos piores bairros do país. Eu se fosse a si esquecia o assunto, quando viesse de férias alugava um apt ou um bungalow num parque de campismo. Gozava as férias sem mais preocupações. O dinheiro que poupa em alugueres de contadores, taxas, taxinhas e impostos, dão bem para pagar o aluguer do alojamento por 30 dias.
  9.  # 9

    Colocado por: marquesedÉ possível encontrar apartamentos por até 30.000 à venda em estado razoável.

    É possível sim senhor; depende da zona do país.

    Qual é a "sua" zona ?
 
0.0173 seg. NEW