Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

Zeca601, era precisamente um testemunho desses que gostava de ter para tirar as dúvidas que ainda tinha.

Assim torna-se complicado deixar, no meu caso, a EDP SU. Pelo menos sei com o que posso contar e tenho acesso a toda a informação básica de que preciso em qualquer factura. Se a diferença de preço fosse considerável, ainda arriscava mudar para a YLCE. Talvez um dia mude quando estiverem mais optimizados. Ou se algum dia a diferença de preço compensar essa desvantagem.
  2.  # 62

(...) Assim torna-se complicado deixar, no meu caso, a EDP SU. (...)

Boa noite!

Não afianço a cem por cento que tenho a certeza mas, parece-me que até ao final de 2014 é obrigatório mudar de comercializador. Pode continuar, caso queira, com a EDP que, para o caso, é um novo comercializador e se chama EDP Comercial. Obriga a novo contrato, com um desconto (a ser verdade o que vem no site) de 3% na factura da luz; no meu caso, e porque fiz o contrato há mais de ano e meio, tenho um desconto de 2% em factura (coisa menor... nem se dá por nada), mas indicam, em cada factura, o período em que podemos fazer e comunicar a leitura do contador. Têm um telefone grátis para informar a leitura (usei-o no princípio, só que a factura considerava o consumo estimado e não o consumo real). Recorro ao número azul, dentro da data indicada, com a EDP Comercial a considerar a leitura enviada e a facturar em conformidade.
  3.  # 63

Bom dia..

Quanto à resposta por parte da YLCE, confirmo que são bastante lentos. Abri um pedido no dia 24 de Setembro e ainda não tive resposta. Conforme indiquei o meu problema também está na faturação. Enviei a leitura na data que indicaram, mas ainda não emitiram nenhuma fatura. Vou ver agora na fatura que emitirem (a primeira chegou a dia 12 de Setembro, mas ainda tinha pouca utilização) qual a leitura que contabilizam.

Quando tiver algum feedback ou quando emitirem a fatura, informo aqui o resultado.

Cumps.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: goliver
    • eu
    • 3 outubro 2014

# 64

Nota-se que eles ainda estão a implementar/afinar o sistema de faturação...

Mas tenho a certeza que rapidamente ficará tudo ok.
    Concordam com este comentário: electrao, lmcscarpediem
    • mog
    • 3 outubro 2014

# 65

Bom dia,
    Quanta à comunicação de leituras na YLCE,tenho ideia de ter lido algures (talvez no seu site, mas já não encontro pelo que não posso confirmar) que a mesma deve ser dada entre os dias 10 e 15 de cada mês.
  4.  # 66

Estava escrito na FAQ, sim senhor. Agora já não está. Estranho..

Acho que estava de 15 a 19 de cada mês.
  5.  # 67

O problema é que já tive uma factura datada do dia 14... Ora leituras dadas depois da factura emitida, parrece-me no mínimo estranho!

Espero bem que resolvam o problema.
  6.  # 68

Responderam há pouco ao meu pedido..
    Disseram que:

"A emissão de cada factura está dependente das datas em que é feito o envio de dos seus consumos, por parte do Operador de Redes de Distribuição. Se indica que enviou a sua leitura com sucesso, provavelmente o valor presente na sua factura reflectirá os seus consumos reais. No, entanto, ainda não nos chegou a informação de quando será emitida a sua próxima factura."

Vou aguardar pela proxima fatura para verificar. De qualquer maneira, entretanto ainda vou voltar a enviar leituras.

Cumps.
  7.  # 69

A emissão de cada factura está dependente das datas em que é feito o envio de dos seus consumos, por parte do Operador de Redes de Distribuição. (...) No, entanto, ainda não nos chegou a informação de quando será emitida a sua próxima factura." (...)

A leitura é processada pela EDP Universal, independentemente do comercializador, e é comunicada de acordo com os critérios adoptados por aquela, aos próprios, não estando contemplado, em bom rigor, respeitar as datas de facturação dos diversos comercializadores. Neste momento o único que respeita as leituras (reais) é a EDP Comercial, desde que comunicadas dentro dos prazos previamente informados em "Mensagem edp: Para a sua próxima factura, comunique-nos a leitura entre o dia X e o dia Y . Evite estimativas. Dê as leituras do seu contador". (Assim reza a mensagem!).
  8.  # 70

Boas..

Update:

Fatura emitida ontem, dia 03-10-2014, contabilizaram a leitura que tinha dado no dia 17-09-2014. Assim sendo, não me posso queixar. Acho que está ok. Ficaram-me 2 dúvidas, que vou esclarecer com o tempo:
    - A fatura foi emitida porque abri o pedido a reclamar?
    - Ontem enviei uma nova leitura. Hoje recebi o email sobre a emissão da fatura, com data de emissão de ontem. Achei curioso.

De qualquer maneira deixo os valores e a comparação com a EDP Comercial, saliento que os valores refletem o consumo de 20 dias (29 de Agosto a 17 de Setembro):
    - YLCE - €27,56 - é o que vou pagar
    - EDP Comercial Simples - €31.73 - era o que tinha antes
    - EDP Comercial Bi-horário - €29.21

Tendo em conta o que tinha na EDP Comercial, foi uma poupança este mês de €4,17. Ainda é significativo para apenas 20 dias.

Cumps.
  9.  # 71

Pois isto das leituras é tudo uma incoerência...
    Por exemplo isto aconteceu com os meus pais, desde janeiro deste ano que fizeram essa questão de enviar as leituras, ligar lá para o numero, e dar os valores todos que apareciam lá no contador... ora na primeira factura, ainda vinha na zona das leituras, leitura estimada etc etc etc... como era o primeiro mês tudo bem. No segundo mês fizeram novamente o mesmo, isto é, já tinha feito no primeiro, fizeram também no segundo, e a factura aparecia o mesmo, estimativa XX... o que na verdade eles chegaram me a dizer era bem mais do que as leituras que eles tinham feito... Ao terceiro mês a mesma coisa... Pegaram na informação toda, dirigiram-se ao balcão da EDP e pediram satisfações... foi então que veio um homem lá fazer a leitura não fosse a EDP não acreditar nos meus pais, houve um acerto (pois os meus pais tinham pago mais electricidade do que a que consumiram), e agora fazem as leituras e tudo corresponde correctamente... Contudo no inicio não "acreditavam" na leitura que os meus pais estavam a fazer...

Como os meus pais trocaram todas as lâmpadas por leds, trocaram alguns electrodomésticos por uns mais eficientes e etc etc, o consumo diminuiu um bom pedaço, segundo o meu pai (mesmo com o aumento do IVA) ele está a pagar menos do que ah uns 2 anos por causa destas mudanças que fez, porém ainda estava a pagar a mais

PS.EDIT: chegaram-me a dizer que a poupança foi cerca de 30% a 40%... dependendo se é inverno ou verão... pois no inverno também há mais consumo como é óbvio, luzes acessas mais cedo etc etc etc
  10.  # 72

O prazo para todos os clientes mudarem do mercado regulado para o mercado liberalizado não é Dezembro 2014 mas sim Dezembro 2015.

Contudo, duvido que seja cumprido. A maioria dos clientes que estavam no mercado regulado não passaram ainda para o liberalizado. Se isto se mantiver até Dezembro 2015, e é crível que se vá manter, não há capacidade técnica que garanta a mudança de milhares e milhares de clientes em tão pouco tempo para o mercado liberalizado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maria rodrigues
    • 8421
    • 5 outubro 2014

# 73

Fui à EDP para mudar da EDP SU para EDP Comercial, não foi possível pois era necessário uma procuração do meu sogro, pois ele é que é o cliente. Fui informado de que se não for feita a alteração até 31 de dezembro de 2014, será atribuído ao meu sogro um comercializador entre existentes no mercado. Será assim?
  11.  # 74

Colocado por: 8421Fui à EDP para mudar da EDP SU para EDP Comercial, não foi possível pois era necessário uma procuração do meu sogro, pois ele é que é o cliente. Fui informado de que se não for feita a alteração até 31 de dezembro de 2014, será atribuído ao meu sogro um comercializador entre existentes no mercado. Será assim?

Se o seu sogro tem potência contratada inferior a 10,35kVA pode manter-se no mercado regulado até Dezembro 2015.

Se não optar por um comercializador em mercado livre, continuará a ser fornecido pelo seu comercializador regulado, mas será aplicada uma tarifa transitória, a definir pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).
  12.  # 75

Colocado por: wanthdBoas..

Update:

Fatura emitida ontem, dia 03-10-2014, contabilizaram a leitura que tinha dado no dia 17-09-2014. Assim sendo, não me posso queixar. Acho que está ok. Ficaram-me 2 dúvidas, que vou esclarecer com o tempo:
    - A fatura foi emitida porque abri o pedido a reclamar?
    - Ontem enviei uma nova leitura. Hoje recebi o email sobre a emissão da fatura, com data de emissão de ontem. Achei curioso.

De qualquer maneira deixo os valores e a comparação com a EDP Comercial, saliento que os valores refletem o consumo de 20 dias (29 de Agosto a 17 de Setembro):
    - YLCE - €27,56 - é o que vou pagar
    - EDP Comercial Simples - €31.73 - era o que tinha antes
    - EDP Comercial Bi-horário - €29.21

Tendo em conta o que tinha na EDP Comercial, foi uma poupança este mês de €4,17. Ainda é significativo para apenas 20 dias.

Cumps.

Bom dia:

Preciso da colaboração de clientes YLCE para me esclarecer o seguinte:

As faturas emitidas ou a consulta na área do cliente permite visualizar os valores das leituras do contador?
    A fatura que gentilmente o jmachado colocou aqui no fórum não faz menção dos valores de leitura estimada ou comunicada. Se assim for como sabemos a quantas andamos e se os KWH debitados estão a ser os atualizados com os valores reais do contador?
    Muito obrigado pela ajuda que me possam dar.

Cumprimentos
    Paulo Coelho
    • CrOhN
    • 6 outubro 2014 editado

# 76

Como já foi dito aqui, inclusivé por mim, falta essa informação nas faturas e/ou area de cliente. É uma falha grave! Se se lembrarem de cobrar mais, não temos forma de contestar. Além de não sabermos se estão a debitar a mais.

para saber a quantas ando, eu tenho uma folhinha em excel onde somo os KWh de cada factura. Assim sei que tenho pago até à contagem x. E claro, guardo as facturas todas. São em PDF, não é dificil fazê-lo.
    Concordam com este comentário: dfserra
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pacoelho
  13.  # 77

Desculpem-me a ignorância, pois apesar de ver aqui diversas pessoas queixarem-se de que não acham admissível que a YLCE não indique as leituras reais apresentadas pelo contador, eu nunca me apercebi de que a EDP alguma vez o tivesse feito... Pelo menos, nas minhas facturas, nunca tais valores foram apresentados, mas sim os valores do consumo entre cada uma das leituras. A maioria das facturas apresentava os valores estimados e apenas duas a três vezes por ano eram apresentados os valores de leitura do contador. Terei sido só eu a ser assim tratado?...

Parece-me óbvio que a pessoa que procede às leituras (que em cada zona é exactamente o mesmo indivíduo que as faz para os diferentes fornecedores) terá de anotar os valores lidos em cada contador, sendo que os fornecedores apresentam na factura apenas os diferenciais entre a leitura anterior e a actual. No caso das estimativas a ideia é a mesma, só que neste caso o consumo facturado não é baseado na leitura mas sim numa "estimativa". Entretanto, é certo que, através das facturas em que são reflectidos os valores reais de consumo (leituras presenciais do contador) os valores ficam automaticamente ajustados e regularizados quanto a qualquer distorsão resultante das estimativas.

A questão, a meu ver, será a de saber se o fornecedor age de boa-fé ou se opta por intencionalmente "esticar a corda", estimando consumos que sabe serem superiores ao perfil do cliente. É que, em centenas de milhar de consumidores, umas dezenas de euros a mais em cada período de "estimativas", embora ajustados aquando da factura dos valores reais, equivale a milhões de euros utilizados gratuitamente, a custo zero, pelo fornecedor... Claro que se trata de gente séria e honesta, mas é preciso ter muita fé para acreditar que nunca o terão feito...

Em resumo, o que deveríamos era começar a exigir que as facturas incluam os valores reais lidos em cada contador e não os diferenciais entre cada leitura. Não é apenas a YLCE que não o está a fazer.
  14.  # 78

Boa noite:

Caro Ze Lopes não estou aqui para advogar a defesa da EDP, mas sim procurar uma alternativa e a YLCE parece-me uma boa opção.
    Relativamente às leituras estimadas ou reais, não é verdade que a EDP não as apresente na sua fatura no campo leituras/consumos, aliás como se pode ver na imagem que anexo.
    A Ylce pelos vistos não o faz nem em fatura nem Online e para mim informar-me que consumi 179 Kwh no período de x a y, não me diz absolutamente nada.
    Não é transparente dizer-me quantos Kwh consumi e não me dizer os valores de leituras considerados no calculo.
    Por este motivo ainda não aderi nem aderirei à YLCE, até que a faturação seja transparente neste aspeto.

Com os meus cumprimentos, agradeço ao fórum a ajuda e esclarecimento

Paulo Coelho

Colocado por: Ze LopesDesculpem-me a ignorância, pois apesar de ver aqui diversas pessoas queixarem-se de que não acham admissível que a YLCE não indique as leituras reais apresentadas pelo contador, eu nunca me apercebi de que a EDP alguma vez o tivesse feito... Pelo menos, nas minhas facturas, nunca tais valores foram apresentados, mas sim os valores do consumo entre cada uma das leituras. A maioria das facturas apresentava os valores estimados e apenas duas a três vezes por ano eram apresentados os valores de leitura do contador. Terei sido só eu a ser assim tratado?...

Parece-me óbvio que a pessoa que procede às leituras (que em cada zona é exactamente o mesmo indivíduo que as faz para os diferentes fornecedores) terá de anotar os valores lidos em cada contador, sendo que os fornecedores apresentam na factura apenas os diferenciais entre a leitura anterior e a actual. No caso das estimativas a ideia é a mesma, só que neste caso o consumo facturado não é baseado na leitura mas sim numa "estimativa". Entretanto, é certo que, através das facturas em que são reflectidos os valores reais de consumo (leituras presenciais do contador) os valores ficam automaticamente ajustados e regularizados quanto a qualquer distorsão resultante das estimativas.

A questão, a meu ver, será a de saber se o fornecedor age de boa-fé ou se opta por intencionalmente "esticar a corda", estimando consumos que sabe serem superiores ao perfil do cliente. É que, em centenas de milhar de consumidores, umas dezenas de euros a mais em cada período de "estimativas", embora ajustados aquando da factura dos valores reais, equivale a milhões de euros utilizados gratuitamente, a custo zero, pelo fornecedor... Claro que se trata de gente séria e honesta, mas é preciso ter muita fé para acreditar que nunca o terão feito...

Em resumo, o que deveríamos era começar a exigir que as facturas incluam os valores reais lidos em cada contador e não os diferenciais entre cada leitura. Não é apenas a YLCE que não o está a fazer.
      edp.JPG
  15.  # 79

Colocado por: Ze LopesDesculpem-me a ignorância, pois apesar de ver aqui diversas pessoas queixarem-se de que não acham admissível que a YLCE não indique as leituras reais apresentadas pelo contador, eu nunca me apercebi de que a EDP alguma vez o tivesse feito... Pelo menos, nas minhas facturas, nunca tais valores foram apresentados, mas sim os valores do consumo entre cada uma das leituras. A maioria das facturas apresentava os valores estimados e apenas duas a três vezes por ano eram apresentados os valores de leitura do contador. Terei sido só eu a ser assim tratado?...

Eu tinha esse problema até começar a comunicar as leituras.
  16.  # 80

Eu na edp posso confirmar que são apresentadas as leituras na fatura,tanto na folha como online!

0.0422 seg. NEW