Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

É óbvio que não estamos aqui para defender as fornecedoras de energia eléctrica... Não é essa, tenho a certeza, a intenção de nenhum de nós. Ao contrário, o nosso único propósito é trocarmos opiniões e experiências para nosso benefício comum. Julgo eu...

Para os amigos que recebem as leituras do contador nas suas facturas, que poderei eu dizer? Talvez apenas possa dizer que terão tido um tratamento diferente do meu, que nunca me foi prestada tal informação, nem quanto aos valores dos consumos estimados nem quanto aos que se referiam às leituras reais periodicamente efectuadas, como se pode ver na figura anexa. Ora, como neste aspecto nada se alterou quando mudei para a YLCE, a grande diferença é também o grande benefício, que é o das tarifas notoriamente melhores. :))
      EDP - Facturação.PNG
  2.  # 82

Aparentemente, só o José Lopes não tinha as contagens na fatura. Eu sempre tive.

Como disse o Paulo, o facto de dizer que consumi x ou y kWh pouco me diz. Se não se controlar, mesmo que metam mais uns kWh pelo meio, ninguem dá por ela.

Acho que todos os clientes YLCE (ou outros que não mencionem as contagens na factura) deve exigir que venham referidas as contagens do contador a que se refere a factura. Só desta forma poderá existir transparência.
  3.  # 83

Colocado por: Ze LopesDesculpem-me a ignorância, pois apesar de ver aqui diversas pessoas queixarem-se de que não acham admissível que a YLCE não indique as leituras reais apresentadas pelo contador, eu nunca me apercebi de que a EDP alguma vez o tivesse feito... Pelo menos, nas minhas facturas, nunca tais valores foram apresentados, mas sim os valores do consumo entre cada uma das leituras. A maioria das facturas apresentava os valores estimados e apenas duas a três vezes por ano eram apresentados os valores de leitura do contador. Terei sido só eu a ser assim tratado?...

Parece-me óbvio que a pessoa que procede às leituras (que em cada zona é exactamente o mesmo indivíduo que as faz para os diferentes fornecedores) terá de anotar os valores lidos em cada contador, sendo que os fornecedores apresentam na factura apenas os diferenciais entre a leitura anterior e a actual. No caso das estimativas a ideia é a mesma, só que neste caso o consumo facturado não é baseado na leitura mas sim numa "estimativa". Entretanto, é certo que, através das facturas em que são reflectidos os valores reais de consumo (leituras presenciais do contador) os valores ficam automaticamente ajustados e regularizados quanto a qualquer distorsão resultante das estimativas.

A questão, a meu ver, será a de saber se o fornecedor age de boa-fé ou se opta por intencionalmente "esticar a corda", estimando consumos que sabe serem superiores ao perfil do cliente. É que, em centenas de milhar de consumidores, umas dezenas de euros a mais em cada período de "estimativas", embora ajustados aquando da factura dos valores reais, equivale a milhões de euros utilizados gratuitamente, a custo zero, pelo fornecedor... Claro que se trata de gente séria e honesta, mas é preciso ter muita fé para acreditar que nunca o terão feito...

Em resumo, o que deveríamos era começar a exigir que as facturas incluam os valores reais lidos em cada contador e não os diferenciais entre cada leitura. Não é apenas a YLCE que não o está a fazer.

Bom dia, eu antes fui cliente da Endesa e esta era a fatura tipo deles (ver anexo).
    Como podem confirmar, está lá as leituras do contador.
    •  
      damned
    • 7 outubro 2014 editado

# 84

Mellor do que pedir à Ylce que esse dado seja incluído na fatura será fazer esse pedido junto do regulador (ERSE), devia ser obrigatório, alias tenho duvidas que não seja... até os provedores de internet tem de (são obrigados) fornecer dados de consumo para controlo por parte dos clientes... um bem essencial como a energia... ainda mais sentido faz existir obrigatoriedade!
    Concordam com este comentário: Ze Lopes
  4.  # 85

Fui procurar uma fatura da EDP e lá também está as leituras do contador (ver anexo).
  5.  # 86

@CrOhN,

Contra factos não há argumentos, como se costuma dizer. Eu apresentei cópia de uma factura da EDP no formato que era disponibilizado no respectivo site, e que era rigorosamente igual ao que era enviado em papel através do correio. Reparo que o formato apresentado aqui por um outro cliente da EDP não me parece igual nem sequer idêntico ao que foi por mim apresentado. Alguém sabe explicar porquê?

Por outro lado, sabendo-se que todos fomos (e muitos ainda são) clientes da EDP como única fornecedora de electricidade até há bem pouco tempo, seria muito interessante saber qual o "modelo" de factura que os outros participantes deste forum recebiam (ou ainda recebem), se ele era mais semelhante ao anteriormente apresentado por pacoelho ou se ao meu... Que mais não fosse, para me certificar de que não seria eu o único cliente da EDP a "beneficiar" de um tratamento tão exclusivo e "privilegiado"... :))

Assumo que estamos a tratar da EDP e não de outros fornecedores, pois enquanto que com a primeira quase todos devemos ter tido algum relacionamento, mais longo ou mais curto, com os novos fornecedores é de esperar que surjam processos mais justos e transparentes. Pelo menos em teoria...

É também oportuno considerarmos que poderemos ter de optar entre um processo mais transparente e mais caro ou outro que, embora menos claro (pelo menos na aparência) possa apresentar-se como mais atractivo relativamente aos custos. Isto, evidentemente, no pressuposto de que, pelo menos naquelas alturas em que é feita a leitura presencial dos contadores, os valores que possam ter sido erradamente calculados por estimativa venham a ser devidamente corrigidos, como me parece inevitável que o sejam, partindo do princípio de que lidamos com entidades legítimas e credíveis. Tudo dependerá, suponho eu, das preferências individuais e do grau de tolerância (ou desconfiança) de cada consumidor individual.

De resto e em última análise, é precisamente para nos elucidarmos e podermos tomar as decisões que julgarmos mais convenientes para cada um de nós que aqui procedemos a esta saudável e proveitosa troca de ideias.
  6.  # 87

Boas..

Como disse o CrOhN uns posts mais atrás, também utilizo uma folha de Excel para controlar as leituras. Tenho até o cálculo para saber quanto vou pagar. Assim, sei qual deve ser o valor da fatura antes dela ser emitida.

Mas é verdade, a informação da leitura deveria vir na fatura. A mim, não me afecta que não venha. Porque controlo de outra maneira, mas reconheço que devia constar essa informação.
  7.  # 88

Colocado por: Ze Lopes Contra factos não há argumentos, como se costuma dizer. Eu apresentei cópia de uma factura da EDP no formato que era disponibilizado no respectivo site, e que era rigorosamente igual ao que era enviado em papel através do correio. Reparo que o formato apresentado aqui por um outro cliente da EDP não me parece igual nem sequer idêntico ao que foi por mim apresentado. Alguém sabe explicar porquê?

A única coisa que apresentou foi o detalhe da factura, ou pelo menos é a única coisa que vejo. A contagem não está dentro do detalhe na EDP SU, está antes. Já na EDP Comercial aparece no fim do detalhe.
    Concordam com este comentário: Ze Lopes, Obras em casa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ze Lopes
  8.  # 89

Colocado por: jmachadoFui procurar uma fatura da EDP e lá também está as leituras do contador (ver anexo).

Meu caro jmachado, o que tem vindo a ser aqui discutido é o fornecimento (ou não) das leituras textuais do contador, não dos diferenciais entre cada leitura... Repare que o que lhe é (ou era) apresentado na factura é a diferença, em KWh, entre a última leitura efectuada e a leitura anterior, ou seja, o diferencial que, obviamente, equivale ao valor do consumo durante aquele período.

O que se pretende é que, em vez desse valor (ou em adição a ele) seja indicado o valor real da leitura do contador. Ou seja, em vez de eu ter de acreditar que o meu consumo foi efectivamente de, por exemplo, 100 KWh num determinado período, que me seja indicado o valor lido no contador e, por subtracção do valor da leitura anterior, eu possa verificar que o consumo que me é debitado está correcto... Apenas isto.

E concordo plenamente com o que anteriormente foi dito: Será à ERSE, como entidade reguladora, que deveremos exigir esse tratamento, e não às fornecedoras, pois estas não estarão muito interessadas em abdicar das suas práticas ou de alterar os seus aplicativos informáticos...
  9.  # 90

Colocado por: Ze Lopes

Meu carojmachado, o que tem vindo a ser aqui discutido é o fornecimento (ou não) das leituras textuais do contador, não dos diferenciais entre cada leitura... Repare que o que lhe é (ou era) apresentado na factura é a diferença, em KWh, entre a última leitura efectuada e a leitura anterior, ou seja, odiferencialque, obviamente, equivale ao valor do consumo durante aquele período.

O que se pretende é que, em vez desse valor (ou em adição a ele) seja indicado o valor real da leitura do contador. Ou seja, em vez de eu ter de acreditar que o meu consumo foi efectivamente de, por exemplo, 100 KWh num determinado período, que me seja indicado o valor lido no contador e, por subtracção do valor da leitura anterior, eu possa verificar que o consumo que me é debitado está correcto... Apenas isto.

E concordo plenamente com o que anteriormente foi dito: Será à ERSE, como entidade reguladora, que deveremos exigir esse tratamento, e não às fornecedoras, pois estas não estarão muito interessadas em abdicar das suas práticas ou de alterar os seus aplicativos informáticos...

Não se precipite e leia bem a fatura que anexei.
    • mog
    • 7 outubro 2014

# 91

Colocado por: Ze Lopes

Meu carojmachado, o que tem vindo a ser aqui discutido é o fornecimento (ou não) das leituras textuais do contador, não dos diferenciais entre cada leitura... Repare que o que lhe é (ou era) apresentado na factura é a diferença, em KWh, entre a última leitura efectuada e a leitura anterior, ou seja, odiferencialque, obviamente, equivale ao valor do consumo durante aquele período.

Ze Lopes,
    Na fatura do jmachado consta a leitura do contador, e não apenas o diferencial (na caixa Leituras/Consumos que aparece no canto superior esquerdo da 2ª página. Tenho a certeza de que se você digitalizar completamente a 2ª página da sua factura da EDP também aparece a sua informação (seria estranho que a sua fatura fosse diferente da dos demais clientes, eu incluído).
    cumps.
    Concordam com este comentário: Ze Lopes
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ze Lopes
  10.  # 92

@ mog:

Certíssimo! Obrigado, amigo, pelo seu alerta. Acredite que nunca tinha reparado naquele quadrozinho, lá bem sumido no canto superior esquerdo da factura!... Os porquês de uma tal ocorrência não deverão andar muito afastados da maior preocupação com o valor a pagar, o pouco tempo que resta do corre-corre do dia-a-dia para estas actividades e, naturalmente, a incontornável PDI... :))

Ficam então corrigidas as minhas afirmações anteriores em sentido contrário e, naturalmente também, o reforço da pressão a colocar em quem de direito, neste caso a ERSE, para que torne obrigatória a inclusão dessa importante informação nas facturas de todas as fornecedoras, incluindo a YLCE.

@jmachado:

Lamento!... :(

.
  11.  # 93

Olhando para a cópia da factura da Endesa que o jmachado fez o favor de mostrar, duas coisas são de salientar:

A primeira é que as leituras do contador, ao contrário do que sucede com a EDP, aparecem proeminentemente expostas ao cimo e a toda a largura da factura e em corpo de letra maior que a própria caixa da facturação. É impossível não reparar nelas. Um aspecto positivo, a meu ver...

A segunda é que as tarifas aplicadas são iguais ou não muito diferentes das actualmente praticadas pela EDP SU. Assumindo (porventura erradamente) que as tarifas da EDP comercial possam ser algo inferiores às da SU, e a menos que existam outras vantagens (qualidade e rapidez do atendimento, por exemplo) que não são visíveis através da factura, parece-me, numa primeira análise, necessariamente superficial, que o incentivo para se optar pela Endesa não estará na eventual economia de custos mas talvez sim a outros níveis.

Neste sentido, seria interessante conhecer a experiência do jmachado com a fornecedora espanhola no tocante às vertentes não financeiras.

Da minha parte, antecipados agradecimentos.
  12.  # 94

Colocado por: Ze LopesOlhando para a cópia da factura da Endesa que o jmachado fez o favor de mostrar, duas coisas são de salientar:

A primeira é que as leituras do contador, ao contrário do que sucede com a EDP, aparecem proeminentemente expostas ao cimo e a toda a largura da factura e em corpo de letra maior que a própria caixa da facturação. É impossível não reparar nelas. Um aspecto positivo, a meu ver...

A segunda é que as tarifas aplicadas são iguais ou não muito diferentes das actualmente praticadas pela EDP SU. Assumindo (porventura erradamente) que as tarifas da EDP comercial possam ser algo inferiores às da SU, e a menos que existam outras vantagens (qualidade e rapidez do atendimento, por exemplo) que não são visíveis através da factura, parece-me, numa primeira análise, necessariamente superficial, que o incentivo para se optar pela Endesa não estará na eventual economia de custos mas talvez sim a outros níveis.

Neste sentido, seria interessante conhecer a experiência dojmachadocom a fornecedora espanhola no tocante às vertentes não financeiras.

Da minha parte, antecipados agradecimentos.

É nula. Sempre cumpriram com o que estava contratado.
    Só mudei por causa dos preços.
  13.  # 95

Eu idem.
  14.  # 96

Recebi uma nova fatura e apesar de ainda não constar lá se as leituras são estimativas ou reais, bem como os valores das respetivas leituras, já aparece uma legenda tipo:
    Tipos de Leitura
    E - Estimativa
    LC - Leitura fornecida pelo Cliente
    LO - Leitura efetuada pelo Operador de Rede
    TC - Telecontagem

BTW, alguém sabe como é que funciona a telecontagem?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
  15.  # 97

Penso que é atraves de modulo gsm/gprs Instalado no contador e que remete os dados para o fornecedor.
    Faça uma pesquisa das palavras Inovgrid e Inovcity e fica ja com um ideia do que ja está em andamento. Interessante.
  16.  # 98

Colocado por: nocas1Penso que é atraves de modulo gsm/gprs Instalado no contador e que remete os dados para o fornecedor.

Para efeitos de telecontagem pela EDP Distribuição, a solução de comunicações a considerar deve ser GSM/GPRS. No acto de ligação à rede (e activação da telecontagem) o microprodutor deve ter presente um cartão para este fim. Em caso de indisponibilidade das redes dos operadores móveis, deve optar-se pela rede fixa. Soluções alternativas serão avaliadas caso a caso pela EDP Distribuição. A EDP Distribuição efectuará a contagem da energia produzida, suportando o custo das telecomunicações.

http://www.edpdistribuicao.pt/pt/produtor/microgeracao/Pages/contagemeFacturacao.aspx
  17.  # 99

eu estou neste momento a proceder à alteração da EDP Universal para a Ylce e já encontrei algo menos claro, a não ser que seja mau entendimento da minha parte.
    Visto estar a contractar uma tarifa bi-horária, reparo que tanto no Ciclo Semanal como no Ciclo Diário, de Segunda a Sexta existem 3 períodos (Vazio, Cheias e Ponta). Como podem existir 3 períodos distintos quanto a tarifa bi-horária só prevê 2 categorias de preços?
  18.  # 100

A tarifa bi-horária tem dois periodos:

1. Vazio
    2. Cheias + Pontas

No caso de ser tarifa tri-horária, era (1) Vazio, (2) Cheias e (3) Ponta.
    Concordam com este comentário: eu, mafgod

0.0428 seg. NEW