Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    já pesquisei no forum e os threats que li não me deixaram satisfeito nem esclarecido.
    Pretendo alterar o pavimento da minha sala+hall de entrada (respectivamente 28m2 + 7m2) de cerâmico para soalho de madeira.

    Necessitava que me recomendassem establecimentos/firmas no grande Porto que realizem este tipo de trabalhos.

    Obrigado.
    Marco
  2.  # 2

    Porque é que quer substituir?
  3.  # 3

    Colocado por: pc saldanhaPorque é que quer substituir?


    Várias razões:

    1. Estética
    2. Cerâmico é frio. Soalho "termicamente" é melhor.
    3. Côr: neste momento o pavimento (ceramico) é escuro. Os móveis que comprei são escuros, logo quero colocar madeira castanha que não seja escura, senão fico com uma casa gótica lol.


    Mais algumas sugestões?
  4.  # 4

    Colocado por: miguel ramosBoa tarde,

    Em resposta á sua solicitação, deixo-lhe o contacto da n/ empresa [email protected], através do qual poderá solicitar uma cotação. Convém saber qual o tipo de intervenção que pretende, colocação de um pavimento flutuante estratificado, parquet/soalho colado ou soalho maciço com caixa de ar. Dependerá da localização, da sua utilização e da relação pretendida custo-qualidade.

    Cumprimentos,
    Miguel Ramos .


    Acabei de lhe enviar um e-mail. Passo a citar o conteúdo, para que outras pessoas do forum me possam aconselhar:


    Resumidamente: adquiri recentemente um apartamento usado Duplex em Gaia, em que o piso superior já foi totalmente restaurado pelo anterior proprietário. O piso inferior apenas o w.c. foi restaurado, sendo que o hall, sala e cozinha encontram-se por restaurar. A cozinha já comprei no IKEA e de resto apenas pretendo alterar o pavimento da sala e o hall de entrada. Estava a pensar em soalho de madeira, mas de uma cor clara.

    O objectivo é portanto substituir o paviamento do hall de entrada (7m2) e da sala (28m2). Pretendia algo de qualidade no minimo média (vai depender do orçamento, que pretendia que não superasse os 1500€ com iva + mão-de-obra).

    Também pretendia algo em que fosse possivel simplesmente substituir o chão, isto é, sem ter de elevar o chão, tendo para isso de cortar as portas.

    Pode ver umas fotos da casa em:

    http://casa.sapo.pt/StaticLayout/PT/IMOGUIA/b/500cb19b-2c15-4fd5-94b7-9a3eadf5621c.html
    •  
      FD
    • 9 março 2009 editado

     # 5

    Colocado por: marcoaraujoPode ver umas fotos da casa em:

    http://casa.sapo.pt/StaticLayout/PT/IMOGUIA/b/500cb19b-2c15-4fd5-94b7-9a3eadf5621c.html

    Essa parede da lareira é tão vermelha como nas fotos?!
    •  
      taunus
    • 9 março 2009 editado

     # 6

    Colocado por: FD
    Colocado por: marcoaraujoPode ver umas fotos da casa em:

    http://casa.sapo.pt/StaticLayout/PT/IMOGUIA/b/500cb19b-2c15-4fd5-94b7-9a3eadf5621c.html
    Essa parede da lareira é tão vermelha como nas fotos?!


    Eu pintava isso de azul.... eheh
  5.  # 7

    Colocado por: marcoaraujo
    Colocado por: pc saldanhaPorque é que quer substituir?


    Várias razões:

    1. Estética
    2. Cerâmico é frio. Soalho "termicamente" é melhor.
    3. Côr: neste momento o pavimento (ceramico) é escuro. Os móveis que comprei são escuros, logo quero colocar madeira castanha que não seja escura, senão fico com uma casa gótica lol.


    Mais algumas sugestões?


    Estética não discuto

    A cerâmica não é fria é um condutor térmico, se o suporte estiver frio, claro que o acabamento está frio.
    Cerâmica tem maior durabilidade e é mais higiénico.
    Cerâmica permite criatividade.

    E o soalho termicamente não é melhor
  6.  # 8

    Boa noite,

    Em relação ao soalho que pretende colocar e às restrições que coloca, tais como não subir o piso poderemos ter 2 opções:
    - arrancar o revestimento cerâmico, opção que desaconselho, dado que irá provocar bastantes danos tais como pó de cimento, ruido sonoro, realização de uma base para apoio do novo pavimento e claro todo um conjunto de operações ( circulação de "trolhas", transporte de residuos) que fazerá os seus vizinhos não olharem com bons olhos o recente vizinho. E depois colocar flutuante ;
    - colocar pavimento em soalho flutuante estratificado sobre o mosaico;
    - colocar pavimento colado sobre o pavimento cerâmico;

    Estas duas últimas obrigarão a cortar as portas, o que não é operação dificil, existem equipamentos que permitem cortar as portas e aros até 30 mm, conforme a espessura do pavimento.

    Quanto a preços, se estivessemos a falar em soalhos maciços, o tradicional com espessura de 22 mm, assente sobre um sarrafo será uma solução para custar à volta de 60eurs/m2, em régua tipo lamparquet com base em cortiça colada ao pavimento com espessura de 9 a 12 mm andará dentro dos 40 a 50 eurs/m2. ( soluções já com acabamento de verniz)
    Poderá também optar por uma solução mais económica, o chamado soalho flutuante estratificado de espessura 8 mm + manta resiliente 5 mm = 13 mm ( acabamento tipo móvel IKEA, na giría MDF Hidrofúgo Laminado com padrão imitação de madeira), em que uma solução intermédia rondará os 20 eurs, com assentamento incluído. Este preço será para uma solução da FinsaFloor, que poderá elevar-se dependendo da espessura que pretende
    Contudo, isto são apenas preços sem visitar o local, que normalmente tem certas características que podem encarecer ou diminuir o custo, tais como número de portas, geometrias que desaproveitem o material, transição entre a soleira da porta de entrada, soleiras das portas das varandas e WC, etc.
    Na minha opinião, optava por um soalho flutuante, creio que ficará com um pavimento durável, de fácil limpeza, e de rápida e limpa colocação, que terá uma duração dependente da utilização, e que um dia mais tarde poderá ser facilmente substituido.
    Aos preços terá que acrescentar o IVA. Um preço real só visitando o local e escolhendo qual o material. Quanto a tonalidades, em maçico existe uma opção interessante o eucalipto, quanto ao pav. flutuante terá de ser escolhido pelo catálogo.
    Quanto à sua cozinha do IKEA, felicito-o, são boas cozinhas, bem executadas, bem acabadas, com soluções interessantes e bom preço. Axo que o IKEA tem boas soluções, quer para o cliente final, quer para o profissional do ramo que poderá aprender bastante com o mobiliário lá produzido.

    Agora, e em jeito de resposta ao PC Saldanha, creio que esteja um pouco errado, a cerâmica tem vantagens tais como a facilidade de limpeza, higiene, durabilidade e claro permite ser criativo mas isso dependerá do decorador e do instalador como com qualquer material.
    A madeira permite um agradável conforto, valoriza a decoração de uma habitação e o seu valor, e é melhor termicamente. A condutibilidade térmica da cerâmica é maior que a da madeira, logo a madeira é melhor termicamente(não mantem a temperatura do frio ou calor tão facilmente como a cerâmica ou ferro ) , por essa razão se estivermos no interior de uma habitação em madeira ou revestida com madeira sentimo-nos mais confortáveis ao contrário do que numa habitação totalmente em betão, alvenaria de tijolo tradicional ou revestida com pedra. A cerâmica poderá também ser quente, desde que tenhamos um piso radiante, e um longo tempo para aquecer a cerâmica e posterioremente o ambiente, o que com a madeira não será necessário.
    Para além que dá estas chatice que o Marco está a ter por querer substituir a cerâmica.
    Marco caso deseje uma cotação para a sua Obra, contacte-me por [email protected].
    •  
      FD
    • 10 março 2009 editado

     # 9

    Colocado por: miguel ramosQuanto a tonalidades, em maçico existe uma opção interessante o eucalipto, quanto ao pav. flutuante terá de ser escolhido pelo catálogo.

    Sinceramente, é a primeira vez que oiço falar em soalho de eucalipto... há por aí fotos?
  7.  # 10

    Boa noite,

    O soalho de Eucalipto já é usado em Portugal à muitos anos, possui dureza elevada e tonalidade clara. Normalmente associamos o eucalipto a Obras menos nobres e a Estruturas, mas ainda poderemos realizar mobiliário, folheados e carpintarias de moradias.
    Contudo as pessoas normalmente tem a percepção que por ser uma madeira nacional ( também é importado), e por experiências menos felizes que terá um comportamento e tonalidades menores do que uma madeira exótica. Por essas razões normalmente valoriza-se madeiras tais como Sucupira, Garapa, Afizélia, Jatobá, Faia, entre outras.
    A nossa empresa já há cerca de 10 anos que coloca soalho em eucalipto, mas convém ter certos cuidados tais como a largura das réguas que não deverá ultrapassar os 90 mm ( possibilidade de empenamento), o processo de secagem da madeira e as juntas de dilatação.
    Quanto a fotos, envio-lhe as fotos dos nossos escritórios, que teem pavimento em soalho de Eucalipto, revestimentos de paredes com folha de Eucalipto e Aglomerado Laminado Carvalho. O acabamento foi realizado com verniz aquoso, o qual ao contrário de verniz de solvente não "queima" a madeira ( não a escurece) e permite realçar os diferentes e naturais veios da madeira.
    Optámos pelo Eucalipto, porque não só se trata de madeira nacional, e pretendemos valorizar os bons produtos nacionais , bem como demonstrar aos clientes que nos visitem que é possível utilizando produtos nacionais menos valorizados obter soluções económicas capazes de valorizar e tornar mais confortável um espaço.

    As fotos não terão o melhor aspecto, porque o "fotografo" não foi o melhor, caso consiga melhores fotos colocarei.
    Apresento também fotos da escada de acesso, a qual tem estrutura metálica, com revestimento em régua de Eucalipto com ligação por finger-joints e junta de dilatação( para evitar instabilidade dimensional).


    As fotos foram alojadas em http://fotoscerca.blogspot.com/
  8.  # 11

    Obrigado Miguel.

    A sua informação foi muito útil. Devo confessar que fiquei surpreendido por o pav. flutuante ter uma diferença de preço tão grande, comparativamente com o soalho maciço.


    Em principio para a semana conctacto a sua empresa para tentar obter um orçamento mais "real" (após visita ao imóvel, claro).


    Ab,
    Marco
  9.  # 12

    Vi as fotos e gostei do efeito
  10.  # 13

    Sr Miguel Ramos

    Como acabou de referir a madeira termicamente tem uma maior resistência térmica, logo aplicando a madeira sobre um suporte frio, claro está, esta isola mais do que a cerâmica. Quanto a isto claro.

    Agora quando diz " um longo tempo para aquecer a cerâmica e posterioremente o ambiente, o que com a madeira não será necessário" está-se a contradizer não?

    Nem sempre é necessário um pavimento radiante para ter a cerâmica mais confortável que a madeira. Seria suficiente aplicar a cerâmica sobre um suporte com estabilidade de temperatura por exemplo:
    - Sobre uma lâmina em polietileno tipo Schluter Ditra - Sound;

    Que sistema funciona com a madeira com a garantia de aquecimento ao nível do ambiente (não do pavimento) como o que acontece com o Bekotec-Therm com a cerâmica.

    Substituir a cerâmica só é difícil quando temos métodos de aplicação para a vida inteira, não ressalvando as principais patologias (cerâmica fissurada, cerâmica levantada, forças de ciselhamento, etc, etc.)

    Mais uma vez, estética não discuto.
 
0.0126 seg. NEW