Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Depois de instalar tubagem de água quente para as máquinas de lavar roupa e louça, decobri hoje na Worten do Colombo que não há dessas máquinas à venda!!!

    Dúvidas:
    1-Se calhar as máquinas até têm essa opção, os vendedores é que não sabem?
    2-As máquinas não existem, porque são muito mais caras?
    3-As máquinas não existem porque o benefício não é grande?

    Quando hoje em dia se aposta tanto no aquecimento solar, nos benefícios das renováveis, e se sabe que o aquecimento das águas é o que mais electricidade consome nas máquinas de lavar roupa e louça, porque raio é que não existem então máquinas dessas à venda ????
  2.  # 2

    Boas

    Eu tenho uma da bosch, não sei o modelo exacto.

    Mas tem entrada de àgua quente e fria.

    cumps
    • 1234
    • 26 junho 2014

     # 3

    O melhor é ver nas lojas tradicionais vai ver que encontra
    Concordam com este comentário: Jorge Santos - Faro
  3.  # 4

    Colocado por: XLCBrunoBoas

    Eu tenho uma da bosch, não sei o modelo exacto.

    Mas tem entrada de àgua quente e fria.

    cumps

    Se me pudesse enviar o modelo exacto, agradecia imenso!
    E pode adiantar o custo, já agora?
    Obrigado!
  4.  # 5

    Há diversos fabricantes e modelos de MLL e MLR bitérmicas à venda!!!
    quantos aos benefícios se tiver água quente solar de borla ou quase e a distância entre o ponto de consumo e de produção seja próximo poderá haver alguma vantagem... Mas pode não justificar a diferença de preço.
  5.  # 6

    Colocado por: Pedro BarradasHá diversos fabricantes e modelos de MLL e MLR bitérmicas à venda!!!
    quantos aos benefícios se tiver água quente solar de borla ou quase e a distância entre o ponto de consumo e de produção seja próximo poderá haver alguma vantagem... Mas pode não justificar a diferença de preço.

    Boa! Pelo que diz, a diferença de preços até será substancial?
  6.  # 7

  7.  # 8

  8.  # 9

    Acabei agora de comprar os electrodomésticos e também me deparei com essa situação.
    Pelo que percebi, no caso das máquinas de lavar louça, a entrada é de água fria OU quente, não havendo necessidade de fazer a mistura pois a temperatura de lavagem não necessita de misturar água fria.
    No caso das máquinas de lavar roupa, parece-me que existem as duas entradas. No entanto, parece-me que há uma tendência para estas máquinas irem desaparecendo. Tenho ideia que há dois anos existiam mais. No meu caso acabei por desistir e comprar uma só com entrada de água fria.
    Mas pode ser apenas impressão...
  9.  # 10

    Pedro,
    Obrigado pelos links, que são muito úteis. Tinha-me escapado o outro thread aqui do Fórum.

    jnascimento,
    A maior raridade parece-me evidente. Ainda agora estive a ver o site topten.pt e a oferta na vertente das MLR mais eficientes é muito reduzida!!!
    Já nas MLL, quase todas parecem suportar...
    • Mack
    • 28 junho 2014

     # 11

    Boas,

    No caso de uma maquina de lavar sem ligacao de agua quente, podemos colocar ao lado uma torneira termostatica ao seu lado e regular a mesma temperatura de lavagem.
    é uma ideia descabida ?
    Sera que compensa €€ ?
  10.  # 12

    Colocado por: MackNo caso de uma maquina de lavar sem ligacao de agua quente, podemos colocar ao lado uma torneira termostatica ao seu lado e regular a mesma temperatura de lavagem.

    Sim

    Colocado por: Macké uma ideia descabida ?

    Depende do ponto de vista.

    Colocado por: MackSera que compensa €€ ?

    Depende de quanto terá de gastar para fornecer água quente na máquina, a forma de produção de água quente e as perdas associadas à quantidade de água desperdiçada até à chegada da água à temperatura desejada.
  11.  # 13

    nao se pode ligar agua quente numa maquina de lavar normal? ups...
  12.  # 14

    LOL,

    Obrigado trekker o compensa é mais se a poupança de aquecimento da agua compensa o preço da torneira k nao tenho :) porke agua quente de borla nao me falta...

    abc
  13.  # 15

    Estou a estudar a mudança dos equipamentos cá de casa e, apesar de os consumos serem cada vez mais baixos nos electrodomésticos, intrigou-me que as máquinas bitérmicas tivessem sido praticamente abandonadas. Estive a investigar, e nesse sentido partilho aqui no fórum para poupar a pesquisa a outros, e parece que, dado o volume de água hoje utilizado, o maior consumo energético é a aquecer a roupa e os equipamentos e não propriamente a água.
    Aconselho este estudo, que passo a resumir, para mais detalhes: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1359431106001992

    Assim, o calor aportado com a água é irrisório face às necessidades reais, sendo os consumos de água, por isso, substancialmente superiores nos equipamentos bitérmicos. Por isso os fabricantes abandonaram a construção de máquinas de lavar roupa e máquinas de lavar louça bitérmicas.

    Nas MLR os clientes ficaram órfãos, já que existe necessidade de modelar a temperatura no ciclo (enxaguamento a frio) e entre ciclos, o que obriga a recurso a válvulas termostáticas, para introduzir água pré-aquecida no sistema, água essa que, pelo exposto, apenas satisfará uma ínfima parte das necessidades.
    Nas MLL, como não há modelação de temperatura, desapareceram as bitérmicas, mas os fabricantes permitem o uso de água até 60ºC, já que não há modelação de temperatura no ciclo (lavagem/enxaguamento) nem lavagens a frio. No entanto, nunca se evitará o uso da resistência, pelas razões indicadas.

    Os autores sugerem a introdução de permutadores de calor água-água nas máquinas, ligados ao circuito de aquecimento da casa ou a um circuito autónomo de utilities (separação verão/inverno?), que seria responsável pelo aquecimento da água de lavagem. A entrada de água seria fria e todas ou quase todas as necessidades térmicas seriam satisfeitas por trocas com este permutador, reduzindo para níveis insignificantes os consumos das máquinas.
    Este artigo, no entanto, data de 2007 e não se viram avanços nesse sentido, pelo que a minha leitura é que os fabricantes não viram aqui interesse comercial.
    Havendo espaço para o dito permutador e com um hack do controlador é capaz de se conseguir implementar isto, sacrificando qualquer garantia, caso se seja idealista a esse ponto.

    Abraço
  14.  # 16

    As máquinas loiça da Bosch já têm permutador de calor
  15.  # 17

    Eu instalei uma bomba de calor e como tinha uma torneira de água quente ao lado da máquina da roupa, na primeira água que entra é da torneira quente. Quando acaba de encher (menos de 5 minutos) fecho a torneira da água quente, abro a torneira da água fria e fica assim a trabalhar até ao fim.
    Na máquina da louça liguei-a diretamente à torneira da água quente.
    Como tenho a água da bomba de calor a 50 graus, s. É as máquinas quiserem mais temperatura só têm de aquecer o restante.
  16.  # 18

    Colocado por: Jorge_sapoEu instalei uma bomba de calor e como tinha uma torneira de água quente ao lado da máquina da roupa, na primeira água que entra é da torneira quente. Quando acaba de encher (menos de 5 minutos) fecho a torneira da água quente, abro a torneira da água fria e fica assim a trabalhar até ao fim.

    Porque desliga torneira passado 5 minutos, não pode a torneira ficar ligada até ao fim ?
  17.  # 19

    Na máquina da roupa deixo apenas entrar água quente no enchimento inicial que é o que utiliza água quente. Depois o resto do programa a máquina faz com água fria e evito gastar água quente.
    Tenho uma ligação com um tê entre as duas torneiras quente e fria e é facílimo fazer a mudança.
    Quando ligo a máquina deixo encher com água quente. Depois de encher fecho a água quente, abro a água fria e vou à minha vida.
 
0.0206 seg. NEW