Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Peço desde já desculpa se estiver a repetir algo já exposto, mas a verdade é que não encontrei nada esclarecedor sobre este tema...

Tenho a minha casa quase pronta para habitar, mas trata-se de uma zona em que falha muitas vezes a água durante o Verão, pelo que teremos de fazer obrigatoriamente poço ou furo, e não será apenas para regar o jardim, mas também para tomar banho e cozinhar. O terreno é pequeno, que tenha, no máximo, 500m2 de área a regar.
    Chamamos 3 empresas para nos dar orçamento e todos disseram tratar-se de um terreno que facilmente tem água, um deles disse que pela sua experiência consegue dizer que há ali uma zona em que se cruzam 2 linhas de água... Todos aconselharam a fazer furo, alegando tratarem-se de águas mais profundas, logo mais "limpas" e que um poço não dá garantias de quantidade suficiente de água. O empreiteiro, pelo contrário, diz que seria melhor poço, porque ali parece que a "água nasce" (hoje escavaram para fazer as fossas e rapidamente se juntou água no local), além disso o furo corre facilmente o risco de ficar entupido por terra... Não sei o que pensar porque nenhuma destas opiniões é imparcial. O empreiteiro faz poços, mas não furos. As empresas que chamamos fazem furos, mas não poços e, na internet, não encontrei, como já referi, nada esclarecedor.
    Assim, opiniões são bem-vindas!!

Obrigada.
  2.  # 2

e a sua fossa e a dos vizinhos, é estanque ou é rota?

Percebeu a minha questão?. se sim, saberá decidir já qual a melhor opção ;)

PS: a sfalhas de agua no Verão são de um dia ou menos? Se sim, considere meter uma reservatório abastecido da rede.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ElisabeteR
  3.  # 3

Não tenho vizinhos, pelo menos para já... pode-me explicar a diferença entre fossa estanque ou rota? não percebo nada disso :( as falhas de água no verão, pelo que dizem podem durar alguns dias...
  4.  # 4

Já tinha escrito um textozito composto mas para procurar um tópico sobre o mesmo tema perdi-o...
    Resumindo o que tinha escrito:
    - actualmente os poços só servem em casos muito excepcionais, de resto os furos garantem quantidade e sobretudo qualidade a um nível muito diferente
    - a água de abastecimento público tem qualidade para consumo humano, as captações particulares não
    - por essa razão, recomendo, tal como tenho na minha casa, ligue o furo apenas a autoclismos, varandas, quintais, regas e no máximo máquina de lavar roupa (numa rede separada da restante!). Para tudo o resto teria de fazer análises periódicas e contratar pessoas que soubessem fazer furos e não "buracos"
    - se injectar água do furo na rede (atenção que as válvulas de retenção degradam-se), pode ser responsabilizada por problemas de saúde na vizinhança ou pagar uma pequena multa de 2500€.
    - quem fala em linhas de água ou veias de água, vedores, furos artesianos e outras pérolas, são os tais que fazem buracos - não a estou a criticar a si pois não tem obrigação de saber isto, mas quem constrói furos deveria saber que isto é conversa muito pouco rigorosa.
    - pelo menos certifique-se que isolam os primeiros 20 metros de profundidade com argila (ideal é compactonite entre os 18 e 20m e argila dos 0 aos 18m)
    - existem muitas outras especificações mas são mesmo muitas...
    - se o furo fiar entupido, como refere, é por que está mal feito, assim como areia na água

Tinha escrito tanta coisa... mas parece que perdi a inspiração... Resumindo: faça um furo para rega, aí compensa e bem, de resto, para consumo humano, se puder ligar-se à água de abastecimento público, nem pense duas vezes!

deixo aqui um link de outra discussão igual. Nessa discussão escrevo no geral o que deverá considerar para fazer um furo. Dê uma vista de olhos.
    https://forumdacasa.com/?CommentID=125726
  5.  # 5

foto das fossas (ainda não estão prontas, só iniciaram)
      P6264199.JPG
  6.  # 6

Fossa estanque tem de ser despejada de vez em quando.
    Nas fossas rotas os resíduos vão-se infiltrando e contaminam principalmente poços e furos mal construídos. No caso de furos bem construídos poderão evitar esta origem de contaminação. Também depende do contexo geológico.
  7.  # 7

Obrigada jnascimento! Iremos estar ligados à rede pública, o problema é a água da rede pública falhar por vários dias durante o Verão..
  8.  # 8

Pelo que me parece tem uma fossa rota. Cuidado onde vai fazer o furo.
  9.  # 9

O furo irá estar a cerca de 30m de distância e numa zona um pouco mais alta
  10.  # 10

A eventual contaminação do furo pela fossa (se for para rega e limpezas não há problema), tem sobretudo a ver com as condições geológicas, nomeadamente se há bancadas de argila, profundidade da água, sentido do fluxo, etc.
    Mesmo que o terreno seja um pouco mais alto, o furo é muito mais profundo. De qualquer maneira, mais uma vez, tendo em conta as especificidades geológicas, mesmo que o fluxo vá da fossa para o furo, deverá ocorrer uma diluição.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas

0.0145 seg. NEW