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  1.  # 1

    Boa noite a todos:

    Pesquisei muito neste forum e não encontrei respostas ao meu problema, daí recorrer a todos os foristas!

    Estou neste momento a reconstruir uma cave com 4.5 por 6.5 mts com paredes grossa de pedra. Neste momento as vigas e vigotas são de madeira, que já estão a ficar podres, e gostaria de substitui-las por vigas/vigotas de cimento.
    Gostaria de saber se é viável subsituir as vigas principais (assinaladas com setas nas fotos) por vigas de cimento e pousar por cimas as vigotas de cimento sobre as quais irei meter a tijoleira?
    Para esclarecer aquilo que pretendo também anexo foto do tipo de vigas de cimento que pretendo utilizar.

    Desde já muito obrigado pelas vossas ajudas!
  2.  # 2

    foto 1
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  3.  # 3

    foto 2
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  4.  # 4

    foto 3
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  5.  # 5

    Tudo é possível desde que devidamente calculado por um engenheiro, no entanto não precisa de sobrepor vigotas, basta-lhe meter as vigotas na direção do menor vão e garantir uma entrega dentro da parede em pelo menos 10 cm de cada lado, devidamente maciçados. A laje em si é alvo de cálculo dependente dos esforços atuantes.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DSA78
    • DSA78
    • 27 junho 2014 editado

     # 6

    Colocado por: KeepperTudo é possível desde que devidamente calculado por um engenheiro, no entanto não precisa de sobrepor vigotas, basta-lhe meter as vigotas na direção do menor vão e garantir uma entrega dentro da parede em pelo menos 10 cm de cada lado, devidamente maciçados. A laje em si é alvo de cálculo dependente dos esforços atuantes.


    Muito obrigado Keeper!
    Inicialmente pensei fazer conforme falou, isto é, meter vigas de 5mts na largura da cave que é de 4.5mts só que isso implicaria partir na pedra de modo a furar até ao exterior para as meter.
    Assim sendo e se me confirmarem que posso fazer com está neste momento com as vigas de madeira é assim que irei proceder!
    • 1255
    • 27 junho 2014

     # 7

    Qualquer empreiteiro ou pedreiro lhe faz isso sem complicações. Até o fornecedor da laje lhe faz os cáculos que precisa.
    Não tem de furar a parede até ao exterior, com alguma sorte aproveita alguns dos espaços onde está agora encastrada a madeira, só precisa de uns 15 ou 20 cm. Mas o ideal será fazer uma cinta ou viga junto das paredes, na impossibilidade de as fazer encastradas na mesma.
    Não deve sobrepor as vigotas, para além de perder altura não o pode fazer com vigotas, terão de ser vigas devidamente calculadas para esse efeito. Vai complicar o que está simples de fazer.
    No entanto se quer ficar mais descansado nesse trabalho, fale com um engenheiro civil que lhe estuda uma solução viável em condições.
    Concordam com este comentário: Keepper
  6.  # 8

    Ou então, reponha a laje com uma solução em madeira de pinho lamelada. E a laje em placas OSB. É mais amiga do tipo de construção.
    Concordam com este comentário: Jorge Santos - Faro, 1255, Keepper
  7.  # 9

    Obrigados pelas vossas respostas mas o meu intuito é mesmo utilizar vigas de cimentos, daí querer mesmo saber se as vigas de cimento podem ser sobrepostas, isto é, fazer assentar algumas vigas + pequenas por cima de duas vigas que vão de um muro ao outro.

    OUTRA PERGUNTA:

    Acabei hoje de picar toda a pedra do muro + sujo da 2ª foto. No exterior do mesmo este muro está em contacto com terra. Qual é a solução ideal de cimento para fazer as juntas e evitar que a água se infiltra?

    Desde já obrigado pelas vossas respostas!
  8.  # 10

    Amigo... o sistema de lajes em vigotas de betão pré-esforçado, está pensado para trabalhar simplesmente apoiada ou encastrada ( nos topos das vigotas). Não deve ter outros elementos a suportar peso pelo meio.

    Pode fazer uma coisa, já que tem o problema de infiltrações e o rejuntamento não vai resolver.
    construa uma forra em alvenaria de blocos de cimento no perímetro todo da cave, sobre uma fundaçãozinha, meta um lintel de coroamento onde irá encastrar/ betonar a laje aligeirada... e pronto tem o problema resolvido.

    As aguas de infiltração poderão ser encaminhadas do espaço vazado entre os blocos e a parede de pedra para uma caixa de drenagem no pavimento e daí reencaminhadas... para onde achar melhor ;)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DSA78
  9.  # 11

    Colocado por: Pedro BarradasAmigo... o sistema de lajes em vigotas de betão pré-esforçado, está pensado para trabalhar simplesmente apoiada ou encastrada ( nos topos das vigotas). Não deve ter outros elementos a suportar peso pelo meio.

    Pode fazer uma coisa, já que tem o problema de infiltrações e o rejuntamento não vai resolver.
    construa uma forra em alvenaria de blocos de cimento no perímetro todo da cave, sobre uma fundaçãozinha, meta um lintel de coroamento onde irá encastrar/ betonar a laje aligeirada... e pronto tem o problema resolvido.

    As aguas de infiltração poderão ser encaminhadas do espaço vazado entre os blocos e a parede de pedra para uma caixa de drenagem no pavimento e daí reencaminhadas... para onde achar melhor ;)
    Estas pessoas agradeceram este comentário:DSA78


    Obrigado Pedro pela sua dica da forra em alvenaria! Mas se eu percebi bem por cima disso faço a lage aligeirada, é isso? Servirá então para evitar que as águas subam pela placa acima e venham ao decima? Se assim for vou optar pela sua sugestão e tentarei tirar fotos da execução para meter nesta discussão.
    No entanto gostaria de lhe perguntar qual é o cimento adequado para fazer as juntas da pedra e evitar que a água corra pela parede?
  10.  # 12

    Colocado por: Pedro Barradaso problema de infiltrações e o rejuntamento não vai resolver.


    Como vai fazer a forra em alvenaria de blocos de cimento.. pelo menos, bloco de 15. Faça uma meia cana entre ambas as paredes para recolher alguma agua que se infiltre e encaminhe-a. Não se esqueça de impermeabilizar...

    A alvenaria de bloco, pode ser depois rebocada. por exemplo com WEBER dry KG
    http://www.weber.com.pt/argamassas-tecnicas/solucoes/impermeabilizacao-e-tratamento-de-humidades/weberdry-kg.html

    Não se esqueça de fazer a cinta em betão armado que será betonada ao mesmo tempo que as entregas das vigotas.
  11.  # 13

    boa noite quanto tem as vigotas de cumprimento? a mim nas fotos parece me que pelo cumprimento que tem nao necessita de vigas ao meio. basta as vigas e as respectivas tijoleira mas quanto mais pequenas forem as tijoleiras melhor e faça dois tarugos na placa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DSA78
  12.  # 14

    Bom dia hvconstrutor:

    As vigas grossas que se vêm nas fotos têm cerca de 5mts, já com as 2 pontas que estão dentro das paredes. Quanto às vigotas estas têm cerca de 2.5mts incluíndo a ponta que está dentro da parede.
    O que quer dizer com 2 tarugos na placa?
  13.  # 15

    Colocado por: Pedro Barradas

    Como vai fazer a forra em alvenaria de blocos de cimento.. pelo menos, bloco de 15. Faça uma meia cana entre ambas as paredes para recolher alguma agua que se infiltre e encaminhe-a. Não se esqueça de impermeabilizar...

    A alvenaria de bloco, pode ser depois rebocada. por exemplo com WEBER dry KG
    http://www.weber.com.pt/argamassas-tecnicas/solucoes/impermeabilizacao-e-tratamento-de-humidades/weberdry-kg.html

    Não se esqueça de fazer a cinta em betão armado que será betonada ao mesmo tempo que as entregas das vigotas.


    Bom dia Pedro:
    Relendo o seu comentário já não sei se terei compreendido bem. A forra em alvenaria que me fala é para cobrir todas as paredes até à altura das vigas (e esconder as paredes de pedra) ou é só uma fiada de tijolo abaixo da placa do solo do RC que servirá para captar as águas que se infiltram?
  14.  # 16

    Forra as 4 paredes ( servirão de suporte da laje e para a drenagem de aguas)... senão não dá ;)
  15.  # 17

    PK não mete antes vigas de ferro
    Concordam com este comentário: Jorge Santos - Faro
  16.  # 18

    boa noite se tem 2,5 m por 5m só necessita das vigas e as respectivas tijoleiras esse cumprimento nao necessita de mais nada. e quanto ao tarugo basta um. o tarugo serve de reforço para a placa para lhe dar resistência por norma quando são vaos de placa muito cumpridos coloca-se 2 tarugos.
  17.  # 19

    Boa tarde a todos!

    Já passei a lavadoura de pressão na parede cujo exterior estava coberto pela terra. Depois disso limpei as juntas todas e enchi as falhas maiores com cimento, voltando a limpar no final.
    Depois de ter descavado esta parede no seu exterior,passei a lavadora de pressão. Gostaria de saber como é que me aconselham a isolar esta parede por fora, sabendo que será coberto de novo por terra. Não é muito nítido na foto mas esta parede por fora até assusta pelo facto das pedras não estarem bem assentes e a parede ser + estreita na base de que na parte superior. Gostaria de manter esta parede com a pedra à vista no interior.
  18.  # 20

    foto parede já limpa
      fdc.jpg
 
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