Tenho dúvidas relativamente ao isolamento térmico/acústico a aplicar no interior (da moradia nova) sobre a parede de meação (muro antigo). O caso é o seguinte: Vou construir uma moradia nova no local onde existe neste momento uma moradia antiga que está apoiada sobre um muro de meação com 40 cm de espessura (a constituição desses muro é pedras de granito preenchido com argamassa). Cada casa tem direito à 20 cm do muro (não pode ser demolido), sendo que o muro vai fazer parte da moradia nova. A minha dúvida prende-se com o tipo de isolamento térmico/acústico interior que deverei empregar. Será a solução de placas de gesso de 13 mm+ lã de rocha (placa completa) ideal para forrar as paredes de meação? ou haverá outras soluções mais económicas e/ou melhores? Haverá problemas associados a esta solução em termos higrotérmicos? Afinal que será a melhor solução? Alguem me pode esclarecer estas questões? Obrigado.
A ver se entendi: Existe um muro antigo com 40cm, e no terreno vizinho ao seu já existe uma moradia antiga apoiada em metade desse muro? Suponho que o muro "não pode ser demolido" porque se o fôr a parede da moradia existente vem atrás, não é?
Se quer que lhe diga, estou bem menos preocupado com o isolamento térmico/acústico/higrométrico do muro, do que com a sua resistência mecânica. É que os muros antigos costumavam ter fundações... muito insuficientes. Provavelmente mal aguenta com o peso da moradia antiga, quanto mais com as paredes de DUAS moradias.
Provavelmente teria sido melhor projectar a casa borrifando-se para o muro (uma sapata de fundação ao longo do muro, paredes duplas, etc.). Perdia os 20cm mas evitava um monte de problemas.