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    • svz
    • 28 junho 2014 editado

     # 1

    Boa tarde

    Possuo uma moradia situada em Vila Real com aquecimento por piso radiante a água.
    O sistema é constituído por uma bomba de calor marca Airmat RZQ140 e unidade interior Galice CRI 110, o qual também dá apoio ao aquecimento das águas sanitárias (2 paines solares com termoacumulador de 200 litros).

    A funcionar desde 2009, nunca fiquei convencido sobre a rentabilidade do mesmo, dados os elevados consumos de electricidade. Cheguei a pedir orçamentos para a instalação de uma caldeira a Pellets para substituir a bomba de calor no aquecimento do piso radiante, no entanto, o que me foi transmitido por alguns interessados, é que não traria vantagem, pois o problema estaria na forma como o sistema foi instalado e não na ineficiência da bomba de calor.

    Passo a explicar:
    Este sistemas não incorpora nenhum bloco de inércia. A unidade interior é composta por um deposito de 60 litros apenas, levando a que a unidade exterior tenha que arrancar muitas vezes ao longo do dia. No pico do inverno, a funcionamento é quase constante.
    Só para ter uma ideia dos consumos, nos meses em que o piso radiante esta desligado, tenho consumos mensais de electricidade numa média de 100€. Nos meses em que o piso radiante está ligado, os consumos oscilam entre os 350€ e 500€ mensais.

    Pocuro assim, um instalador que esteja disponível para vir ver a instalação, forneça orçamento para incorporação de um bloco de inercia/acessórios e proponha solução para tornar o sistema mais eficiente e rentável.
    Os interessados podem contactar-me pelo seguinte email: [email protected] ou fornecer contacto nesta discussão.
    Agradeço também a opinião dos membros deste fórum.
    Obrigado
    Sérgio Alves
  1.  # 2

    E o piso que marca é?

    Agora falta saber se o piso foi bem instalado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: svz
  2.  # 3

    tem fotos da instalação?
    e das tubagens?

    qual é o isolamento térmico aplicado nas paredes, tectos e pavimento?
    qual a temperatura de saída de agua da bomba de calor?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: svz
  3.  # 4

    Colocado por: svzpara incorporação de um bloco de inercia

    o deposito de inercia não lhe vai trazer nenhuma vantagem no consumo,
    a unidade exterior estar sempre a trabalhar até pode ser bom se a potencia requerida for baixa pois aproveita a modulação de potencia da mesma,

    já agora qual a área da casa?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: svz
    • svz
    • 29 junho 2014

     # 5

    Obrigado pelas respostas

    A tubagem do piso é da marca Valsir e as cabeças termostáticas instaladas nas 2 caixas colectoras são da marca Pettinaroli.
    A área a aquecer tem um total de 200m2. Cada divisão possui um termostato independente. O piso é composto por chão flutuante da marca quickstep, cujo modelo indica estar preparado para piso radiante.

    O isolamento é bom: paredes duplas com placas de isolamento no meio (azuis, não sei o nome técnico das mesmas-roofmate?) e caixilharias de alumínio com vidro duplo e isolamento térmico.
    Segundo o que me foi transmitido, a instalação do piso está bem feita e ajustada a área a aquecer. Se ajustar o aquecimento para os 20/ 21º, a casa aquece como esperado, mas os consumos são muito elevados. Este ano tive que me contentar com uma temperatura interior de 16º para poupar, o que foi muito desagradável e pouco confortável (no inverno esta zona atinge valores nocturnos negativos).

    Não tenho forma de medir a temperatura a que a água sai da unidade interior, mas ao toque posso garantir que sai bastante quente.

    Um dos pontos que sempre me intrigou, foi o facto de a tubagem que sai da unidade interior (situada na garagem) ter que sair para o exterior, passar dentro da placa de uma varanda (cobertos por cimento e respectivo piso), para depois entrar no Hall de entrada do primeiro piso até ao primeiro colector. Foi instalado desta forma para evitar angulações na tubagem. Os tubos são de Pex, cobertos apenas por uma segunda manga de tubo.
    Já questionei o instalador sobre a possibilidade de perdas térmicas, o qual me disse que não teria problemas pois o tubo pex tem baixa condutividade térmica. A agua que chega ao colector, não parece efectivamente tão quente quando se toca nas partes metálicas do colector.

    Foi-me referido que a vantagem em instalar um bloco de inércia, seria o facto de poder aquecer os litros de agua do respectivo deposito durante o dia (quando a bomba de calor tem mais rendimento) a qual iria circular durante o piso nas horas seguintes, evitando que a bomba exterior estivesse sempre a arrancar e a sobrecarregar o compressor.

    Tenho como termo de comparação um colega meu, o qual possui uma moradia igualmente com 200m2 de área a aquecer, com isolamento semelhante e sujeito a temperaturas exteriores igualmente baixas. A diferença reside no piso adoptado, mosaico ao invés de chão flutuante e sistema de aquecimento da marca Solius com bloco de inercia incorporado. No inverno tem a casa a 20/21º e os consumos, mesmo eu tendo a casa só a 16º, são inferiores aos meus...

    Daí partir do principio que o bloco de inercia poderia trazer vantagens. A duvida reside em saber se é possível adaptar um bloco de inercia ao meu sistema e se a poupança obtida compensaria o investimento. Foi me dito que sim, no entanto, reside a duvida.

    Agradeço as vossas opiniões!
  4.  # 6

    Colocado por: svzOs tubos são de Pex, cobertos apenas por uma segunda manga de tubo.
    em resumo, tem dois tubos radiantes no exterior,

    o aplicador (nem lhe chamo instalador porque para isso precisava de saber mais) nunca ouviu falar em isolamento térmico da tubagem?? mesmo no interior devia ser isolado,


    o isolamento do tecto e do solo como foi feito???
    era muito importante saber qual a temperatura que a bomba de calor manda para os colectores, pode usar um termómetro vulgar e encosta ao tubo durante uns minutos,
    umas fotos dos colectores e das ligações da unidade interior da bomba de calor também davam jeito, começo a desconfiar do que é,

    e o deposito de inercia pouco faz no consumo, até pode fazer exactamente o oposto.
    Concordam com este comentário: Jorge Santos - Faro
  5.  # 7

    Colocado por: svzUm dos pontos que sempre me intrigou, foi o facto de a tubagem que sai da unidade interior (situada na garagem) ter que sair para o exterior, passar dentro da placa de uma varanda (cobertos por cimento e respectivo piso), para depois entrar no Hall de entrada do primeiro piso até ao primeiro colector. Foi instalado desta forma para evitar angulações na tubagem. Os tubos são de Pex, cobertos apenas por uma segunda manga de tubo.

    Não basta, teriam que ser isolados como disse que percebe de bombas de calor ...

    Colocado por: svzA duvida reside em saber se é possível adaptar um bloco de inercia ao meu sistema e se a poupança obtida compensaria o investimento. Foi me dito que sim, no entanto, reside a duvida.

    Acumular 100 litros de agua nas horas de mais rendimento da bomba de calor de nada serve. Pois 1000 litros de agua quente não é nada em termos energéticos !
    Tem que medir a temperatura de saída na bomba de calor e de chegada dentro de casa para perceber se tem muitas perdas pela tubagem !

    E já agora, sabe qual a espessura de isolamento por baixo do piso radiante ?
  6.  # 8

    Colocado por: Jorge Santos - FaroAcumular 100 litros de agua nas horas de mais rendimento da bomba de calor de nada serve. Pois 1000 litros de agua quente não é nada em termos energéticos !

    falando em autonomia da inercia, 1000litros dá para 5 horas de utilização, mas para aquecer esses mesmos 1000 litros vai gastar muita energia,

    só compensa se dispor de uma fonte energética com grande potencia ou com aproveitamento solar, com uma bomba de calor a inercia deve ser a menor possível para consumir somente o que é preciso sem desperdícios em acumulação, esta é a minha opinião e nas intervenções que tenho feito tem dado bom resultado.
  7.  # 9

    Colocado por: jorgealvesfalando em autonomia da inercia, 1000litros dá para 5 horas de utilização,

    Depende ... A quantos graus tem que estar a agua para dar 5 horas ? E depende do tamanho do piso radiante ou não ? :-)
    Qual é a potência acumulada em 1000 litros ? a 70 º por exemplo !
  8.  # 10

    Colocado por: Jorge Santos - Faroa 70 º por exemplo

    como a bomba só faz até 55º, não poderá ser mais,

    mas o ideal é ter a temperatura adequada para o piso e esta depende do revestimento mas devia ser 45ºMAX para madeira e 40ºMAX para cerâmica ou pedra, dai para cima só aumenta desnecessariamente o consumo.
  9.  # 11

    ho jorge essa airmat nao é uma Daikin?
    isso pode ser falta de isolamento, os caudais que nao estejam bem regulados, falta de metros de tubos la pro meio do piso......
  10.  # 12

    Colocado por: Sergio Rodrigues
    1. falta de metros de tubos la pro meio do piso......


    E isso fará gastar muito ? Sendo da daikin só pode ser boa :-)
    Na minha opinião se tem menos tubos não deveria gastar mais, porque se a energia não for bem dissipada o retorno volta mais quente a bomba reduz a potência . Ou estou errado ?
    Claro que se o retorno estiver mal isolado perde energia pelo tubo .

    Colocado por: jorgealvescomo a bomba só faz até 55º, não poderá ser mais,


    Só ? e eu que pensava que já tinha bombas de alta temperatura, ainda a dias um forista que deve conhecer mostrou uma no fórum :-)))
  11.  # 13

    Colocado por: Jorge Santos - FaroNa minha opinião se tem menos tubos não deveria gastar mais, porque se a energia não for bem dissipada o retorno volta mais quente a bomba reduz a potência . Ou estou errado ?
    ta, fica ali a bombar a bombar e não consegue vencer as necessidades para chegar á temperatura desejada!
    Concordam com este comentário: PatSil
  12.  # 14

    Colocado por: Sergio Rodriguesta, fica ali a bombar a bombar e não consegue vencer as necessidades para chegar á temperatura desejada!

    Estou a perceber o seu ponto de vista ... sempre a trabalhar num regime baixo porque o retorno vem quente mas não pára porque nunca chega à temperatura pretendia .
    Ok, de acordo ! entendido !
    Mas é normal roubarem assim tanto nos tubos ? É capaz de ser ... Baixam o preço roubam no tubo !
  13.  # 15

    Colocado por: Jorge Santos - FaroMas é normal roubarem assim tanto nos tubos ? É capaz de ser ... Baixam o preço roubam no tubo !
    não é roubar nem nada do genero! o que se passa é que normalmente as instalações são projectadas com temperaturas de impulsão de 45º isto significa menos tubos e um passo maior (para poupar dinheiro e ganhar obras), optimo seria projectar temperaturas de impulsão mais baixas que por azar dos azares necessita de mais tubagem e passos mais pequenos e mais pilim!!!
    Concordam com este comentário: jorgealves
  14.  # 16

    Colocado por: Sergio Rodriguessto significa menos tubos e um passo maior (para poupar dinheiro e ganhar obras)

    Pois... Então é poupar :-) O barato sai caro !

    Mas quem estiver no mercado e que tem orgulho no que faz como se pode ver em alguns posts ... Dizia eu quem tenta fazer o melhor não acredito que alinhe nessas "reduções" de material !
    Note que querer fazer bem não quer dizer que o faça pois quem começa num ramo no inicio não sabe tudo... Mas quem gosta de dar o seu melhor irá sempre evoluindo e chega a um pouco que não volta para traz .
  15.  # 17

    Colocado por: Sergio Rodriguesho jorge essa airmat nao é uma Daikin?

    a maquina exterior é uma RZQ140, uma velha conhecida que equipa muitas maquinas como seja anterior geração Altherma de baixa temperatura

    a maquina interior é de projecto e fabrico Airmat,

    a Daikin deixou de fornecer a Airmat.

    Colocado por: Sergio Rodriguesisso pode ser falta de isolamento

    este é de certeza absoluta,

    Colocado por: Sergio Rodriguesos caudais que nao estejam bem regulados, falta de metros de tubos la pro meio do piso

    creio que além disso o calculo da tubagem foi a olhometro e para compensar o baixo fluxo, subiram a temperatura, claro que tudo isto prejudica e muito o consumo.
  16.  # 18

    Colocado por: Jorge Santos - FaroSendo da daikin só pode ser boa

    a qualidade do equipamento não esta em causa, mas mesmo a Daikin não controla o que os instaladores fazem e maquinas com estes sintomas é mato.
    Concordam com este comentário: Jorge Santos - Faro
  17.  # 19

    Colocado por: Jorge Santos - FaroSó ? e eu que pensava que já tinha bombas de alta temperatura, ainda a dias um forista que deve conhecer mostrou uma no fórum

    isto é uma maquina de baixa temperatura
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    • svz
    • 30 junho 2014

     # 20

    Boa noite
    Mais uma vez, obrigado pelas vossas respostas.
    Publico algumas fotos que tirei à instalação. Publicarei também fotos da montagem do piso radiante.
    A ultima foto refere-se aos tubos que transportam a agua de ida e retorno do piso radiante, os quais, como referi, são apenas envoltos por uma manga de tubo vermelho.
    Como podem ver nas fotos, a tubagem não é revestida por nenhuma manga de isolamento tendo o instalador referido que não era necessário, pois a baixa condutividade térmica dos mesmos evitaria as perdas térmicas...
    Sim, apesar de o produto referir marca airmat, a bomba de calor e a placa de controlo da unidade interior são da Daikin.
    A obra foi da responsabilidade de uma empresa conceituada da zona de Viseu a qual possui um bom portfolio de instalações a nível nacional e no estrangeiro (por respeito, não vou divulgar o nome). Não tenho conhecimentos técnicos para avaliar se poderia ter sido melhor concebida, no entanto a rentabilidade e consumos não estão a ser os esperados. Por isso, conto com as vossas opiniões.
    Penso pedir uma vistoria técnica à Airmat para descartar qualquer problema com a unidade exterior e interior, bem como uma vistoria à instalação para verificação da temperatura e caudais. Que mais sugerem?
    Obrigado
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