Iniciar sessão ou registar-se
    • TPR
    • 29 junho 2014

     # 1

    Boa noite!

    Tenciono remodelar uma casa e vou ter que mexer nas divisões. Apresento assim a planta do rés do chão (no 1º andar não tenciono mexer) para me darem ideias e se é ou não possível aquilo que quero fazer.

    Na planta chamo à atenção para o seguinte:

    - Quando a casa foi construída, o hall só se limitava aquela zona aos quadradinhos (que representa a tijoleira), mas agora alarga-se zona sem ser aos quadradinhos, até aquela linha a preto que simboliza a porta exterior.

    Vamos ao que interessa:

    -Pretendia acabar com um dos quartos existentes (o mais pequeno), e passar a ter uma suite e se possível com um pequeno closet. Será possível ou estou a sonhar muito alto?

    -Aquela casa de banho - acabar com ela. Os quartos do andar de cima estão servidos por uma, em baixo passará a ser uma suite, de modo que acho desnecessário haver uma casa de banho com duche.

    -Em baixo só pretendia um pequena casa de banho com aquela solução W+W da Roca (sanita e lavatório na mesma peça), ou seja era só mesmo preciso uma casa de banho mesmo pequena.

    -Quanto à cozinha e a sala, pretendia que estivessem ligadas por uma porta, mas a sala e a cozinha na mesma com portas individuais, só queria era outra porta que ligasse a cozinha para a zona de jantar.

    - Queria também com o espaço que vou poupar com a casa de banho actual uma pequena lavandaria, será possível?

    - Não me importa ter que deitar as paredes todas a baixo, excepto o pilar que está entre a sala e o quarto.

    Posto isto, agradecia mesmo muito que me ajudassem dando ideias, se possível até esquemas pois a minha criatividade e talento para arquitectura é mesmo nula.
      digitalizar0001.jpg
  1.  # 2

    olhe resumindo e concluindo

    vai ter que pagar a alguém para meter o projecto na camara

    dai que não perca tempo e contacte desde já um arquitecto que lhe apresente as soluções tendo uma visão global da situação desse imóvel e não soluções avulso aqui e ali.

    parece obvio que vai ter que ligar melhor o living com a cozinha e realmente essa wc ali no meio está a mais e isso pode passar por uma revolução completa desse piso, incluindo até fazer a entrada pelo zona onde está agora o quarto pequeno

    digo-lhe isto com sinceridade uma vez que vai ter que pagar pelos projectos porque não contactar desde já com um arquitecto, há tantos bons e sem trabalho porque não aproveita e faz uma coisa com pes e cabeça desde já.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, adarq, Rafael Fortes, SG_arquitecto
    • TPR
    • 29 junho 2014

     # 3

    Colocado por: marco1olhe resumindo e concluindo

    vai ter que pagar a alguém para meter o projecto na camara

    dai que não perca tempo e contacte desde já um arquitecto que lhe apresente as soluções tendo uma visão global da situação desse imóvel e não soluções avulso aqui e ali.

    parece obvio que vai ter que ligar melhor o living com a cozinha e realmente essa wc ali no meio está a mais e isso pode passar por uma revolução completa desse piso, incluindo até fazer a entrada pelo zona onde está agora o quarto pequeno

    digo-lhe isto com sinceridade uma vez que vai ter que pagar pelos projectos porque não contactar desde já com um arquitecto, há tantos bons e sem trabalho porque não aproveita e faz uma coisa com pes e cabeça desde já.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas,adarq,Rafael Fortes,SG_arquitecto


    Claro que vou contratar um arquiteto e fazer um projeto; eu só vim aqui saber se o que eu quero tem pés e cabeça e dá para fazer ou se estou a sonhar muito alto e se está fora de questão. Se calhar até está, pois a entrada tem que ser obrigatoriamente aquela.
    • fpc
    • 29 junho 2014

     # 4

    Colocado por: marco1olhe resumindo e concluindo

    vai ter que pagar a alguém para meter o projecto na camara

    dai que não perca tempo e contacte desde já um arquitecto que lhe apresente as soluções tendo uma visão global da situação desse imóvel e não soluções avulso aqui e ali.

    parece obvio que vai ter que ligar melhor o living com a cozinha e realmente essa wc ali no meio está a mais e isso pode passar por uma revolução completa desse piso, incluindo até fazer a entrada pelo zona onde está agora o quarto pequeno

    digo-lhe isto com sinceridade uma vez que vai ter que pagar pelos projectos porque não contactar desde já com um arquitecto, há tantos bons e sem trabalho porque não aproveita e faz uma coisa com pes e cabeça desde já.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas,adarq,Rafael Fortes,SG_arquitecto


    Concorco que contrate um arquiteto para elaborar o projeto. Mas à luz da atual legislação, uma vez que se tratam de obras interiores que não afetam a fachada nem a estrutura, é necessária a aprovação camarária?
  2.  # 5

    A minha "proposta"...
    considero desnecessário haver duas portas da cozinha para a sala (é logo ali ao lado) depois faltam paredes livres...
    IS de serviço( não abdique disso, pois dá jeito se tiver visitas e não irem invadir o quarto
    Reformulação do quarto , sem partir a parede ente a sala/ quarto, acho desnecessário.
    A IS do quarto tem o W+W em península... e uma base de duche generosa...
    Tirando a IS ao lado da cozinha fica já com uma sala bem jeitosa. e uma suite em condições.

    Pronto. é uma ideia ( de borlix) e sem mexer no exterior, isento de...

    PS: Já vi que enganei-me a simbolizar a porta de entrada ;), mas não faz mal a ideia mantêm-se)
    Esta tipologia de planta parece-me do tipo que são / foram executada na zona de Odemira, VN Milfontes, etc ...!? será?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: TPR
      IMG_20140629_123746.jpg
    • TPR
    • 29 junho 2014

     # 6

    Agradeço-lhe mesmo muito Pedro Barradas pelo seu esboço e agradeço-lhe ainda mais pelo tempo desperdiçado.

    Quanta à planta, sem dúvida excelente. Mostra bem que é possível o que eu quero.

    Peço-lhe desculpa, pois pronunciei-me mal num ponto, a solução W+W era para a IS de serviço, na suíte queria sanita e lavatório normal. Ou seja, se na IS de serviço aplicar a W+W fico com mais espaço na CB da suíte certo?

    Fiquei sem perceber onde era a lavandaria ou não está no esboço?

    Outra pergunta, vi que pôs um roupeiro embutido na suíte, aquilo pode-se chamar de closet, ou para se atribuir o nome de closet tem que ser um espaço fechado?

    Mais uma vez, muito obrigado pelo tempo desperdiçado e por ter feito o esboço. Agradeço-lhe muito.
  3.  # 7

    Não tem lavandaria, não percebi essa condicionante ;)
    Tem duas soluções. Mete a MLR na cozinha. ou então aproveita a IS de serviço e no desvão da escada mete lá a maquina / bancada e movel alto, com uma porta a dar para esta mesm IS. Deixa de ter o acesso pela circulação.

    W+W, aquilo é caro como tudo... não vejo no seu caso qq vantagem em utilizar essa peça. Esta tem 86cm de largura, mas do lado da sanita, tem de deixar mais uns 15 ou 20cm, senão uma pessoa fica "literalmente" encostada à parede.

    Consegue ter ambas as IS com sanitários "normais".
    Nesta versão esqueça o closet.... ( e srá que terá alguma mais valia!!?, eu acho que terá sempre menos optimização de espaço de arrumação)

    PS: É pena , ter ficado com tempo desperdiçado... :(, pensava que estava a ser útil.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: TPR
  4.  # 8

    Colocado por: TPRaquilo pode-se chamar de closet, ou para se atribuir o nome de closet tem que ser um espaço fechado?

    Claro que é um closet, mas aberto.
  5.  # 9

    bem para não parecer antipático aqui vai a minha posta

    tirando os inconvenientes de wc interiores penso que com jeitinho até pode ficar bem, e com uma cozinha mesmo a jeito da mesa da sala escusando assim de estar a duplicar zonas de refeições.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: TPR
  6.  # 10

    com uma bancada a dar para a sala
    Estas pessoas agradeceram este comentário: TPR
    • TPR
    • 29 junho 2014 editado

     # 11

    Marco1, quanto ao seu projeto, adorei! Agradeço-lhe muito pelo seu contributo ;)

    Pode explicar melhor aquilo dos inconvenientes das wc´s interiores? Penso que estará a falar da ventilação, certo?

    Outra pergunta, o seu esboço, está mais ou menos em conformidade com as dimensões da planta que eu pus em cima, certo?

    Gostei particularmente da ideia da integração do closet na suíte.
    • TPR
    • 29 junho 2014

     # 12

    Colocado por: Pedro Barradas

    Esta tipologia de planta parece-me do tipo que são / foram executada na zona de Odemira, VN Milfontes, etc ...!? será?


    É no Porto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  7.  # 13

    sim tem a ver com a ventilação, mas nada que não se possa resolver.

    em relação ás dimensões terá que haver muito rigor no desenho para que esse esboço possa funcionar.
  8.  # 14

    Como vê é perfeitamente possivel fazer o que pretende, agora contrate um arquitecto, diga a zona e pode ser que um destes colegas que se disponibilizou esteja disposto em o ajudar.

    Boa sorte
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
  9.  # 15

    Olá
    Mando o meu contributo para a discussão.
    Esta parece ser uma planta de licenciamento, como tal pode não ser exatamente o que esteja na realidade. Portanto este esboço pode nem caber no local, mas fica as linhas gerais.
    Algumas daquelas paredes que são para partir podem eventualmente terem algum tubo que não possa mudar de sitio facilmente: um tubo de descarga de uma I.S. do piso de cima, algum tubo de ventilação do piso de baixo ou outras coisas.

    Eu delineei o projecto no sentido de criar uma área de refeições, para além da cozinha e da sala de estar, de ter na medida do possível uma planta aberta na parte social. E no quarto tentei fazer a entrada para o mesmo sem dar directamente para a zona da cama.
    Eu pessoalmente, apoio a ideia de retirar o espaço de refeições da cozinha e criar uma espaço intermédio que seja parte da cozinha e parte da sala. No local da ex-mesa coloquei bancadas, roubei ao hall um bocadinho de forma a ganhar área para a I.S. social, fiz uma continuação dos armários de cozinha para a sala de jantar (que poderiam ser num estilo mais fechado de modo a enquadrarem também com a sala. Como pormenor, deixei a pequena janela da ex-I.S. no meio destes armários. Criei uma pequena barreira, que poderia ser uma estante para por livros, ou outras coisas na separação entre a zona da mesa e a cozinha. E, se fosse para mim, desenhava mesmo um banco corrido em L fixo à parede e a essa tal estante. Deixava o pavimento da sala de estar igual ao pavimento da sala de jantar. Aquele pequeno armário na sala de estar podia ter um desenho do estilo do outro da sala de refeições. E também lá está para alinhar um possível tecto falso rebaixado na sala de refeições. Colocaria um porta de correr para a sala de estar. Uma grande que corre-se para trás do armário.
    No quarto criei um pequeno hall, e fiz só o truque do duche entre paredes.

    Paulo Valente
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
      Boneco 1.jpg
  10.  # 16

    caro paulo

    não encare isto no mau sentido ( gosto destes "debates") mas na sua solução em relação á minha só vejo uma pequena vantagem de ter um pouco mais de sala de estar, de resto para alem de achar que a sua zona de mesa vai ficar e constranger muito o espaço, fica com menos cozinha, e em relação ao quarto não vejo vantagem no recanto do duche uma vez que o quadrado que lhe sobra para a wc ser mais que suficiente para organizar as peças da mesma sendo que também ter a cabeceira da cama ao pé da porta e estar deitado a olhar para os armários não me parece melhor. a colocação da wc de serviço já a tinha posto ai.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  11.  # 17

    ... epá isso também não interessa nada se este é melhor ou pior... isto são ideias... TPR que arranje alguém para solucionar o projecto sem ser virtualmente ;)
  12.  # 18

    apenas interesse profissional em debater, no entanto seja com mais ou menos esboço, se não tiver o rigor do desenho de alguém habilitado, corre o risco de não resultar.
  13.  # 19

    A minha contribuição é mais no sentido de dar o maior número de ideias e de soluções possíveis. E no meu desenho estão muitos gostos pessoais.
    São desenhos feitos quase sem régua num desenho de licenciamento (assim parece). E espero que o promotor da discussão não pegue em nenhum destes desenhos e vá pedir orçamentos.
    No entanto, apesar de em termos de distâncias se calhar algumas das ideias estão apertadas; preferia reforçar o conceito.
    Assim de repente, acho que até o espaço da mesa, que se calhar com um banco corrido podia ficar mais espaço de corredor, pode ser um espaço interessante e acolhedor com aquela pequena janela a dar luz, que até pode estar bem enquadrada com armário que reforcem o espaço e o tornem mais acolhedor. Eu gosto de ver as coisas encaixadas. Já tive em quartos grandes sem piada nenhuma e já tive em quartos esconços com velux de que gostei muito. Também gosto da ideia que de um móvel que começou na ponta da cozinha acabe na sala, mudando o desenho e não mudando a estética. Mas isto são gostos. Ou de outra maneira, modos de viver o espaço.
    Em relação à cozinha, depende mesmo muito se é com ou sem mesa, posso ter uma cozinha pequena com mais metros lineares de bancada, posso ter uma cozinha grande com pouco espaço.
    Eu pessoalmente não gosto de quando a porta abre para a cama, assim como também não gosto da porta a abrir com a sanita de frente. Como também não uso mesa na cozinha, prefiro uma mesa maior mais central num espaço que serve apenas para jantar.
    Mas sou eu. Eu tenho que vender uma coisa em que acredite. Ou então estou tramado.

    O que está nas plantas são áreas pequenas (à excepção do quarto), sala com 18,31m² é pequena, cozinha de 10,55m² também não é gigante.
    Volto a dizer, se calhar após visita ao local e levantamento rigoroso do lugar, até vou achar esta proposta disparatada. Mas para ideias de quem à partida não tem nada, até pode ser muito.

    Enfim, as discussões são para isto mesmo.

    Paulo Valente
    • TPR
    • 5 abril 2016

     # 20

    Depois de tanto tempo só agora consegui dedicar-me a este assunto. O projeto está pronto e espero em breve iniciar as obras. Venho mostrar o resultado final e recolher opiniões e comentários acerca do mesmo. Gostava de saber o que acham, especialmente os mais entendidos na matéria. Veu a verificar-se alguns desvios nas medidas da planta do existente que coloquei outrora, razão essa que me leva a recomendar às pessoas que queiram iniciar um projeto deste tipo que comecem por fazer um levantamento minucioso do existente. Aqui vai o esboço.
      Planta.png
 
0.0228 seg. NEW