Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Gostaria de pedir a ajuda deste fórum para resolver um problema cá em casa. Envio em anexo uma ilustração da planta da casa, com a localização dos pontos relevantes nesta questão.

    Eu estou a tentar vender a casa, no entanto gostaria de resolver este problema que já dura há uns 6 ou 7 anos (a casa tem 10 anos de utilização). É uma situação à qual me habituei e até já ignoro, mas acredito que quem vier a seguir vai achar estranho, e tenho receio que pense que estou a enganar alguém na venda da casa. A verdade é que em 7 anos de ruído, não houve nenhum problema que tenha sido consequência deste barulho.

    Ora então é assim: quando ligo a água quente nas casas de banho, ouço um barulho tipo “martelada” dentro da parede (ver localização na planta). O barulho começa 5 segundos após eu ligar a água quente e prolonga-se durante algum tempo até desaparecer (mantendo a água quente ligada).

    Esteve cá em casa um canalizador (assistência via seguro multiriscos) que disse aquilo era o barulho do cano de água quente a dilatar e a bater no tijolo. Disse também que a solução seria partir a parede e substituir a canalização, sendo que o principal problema seria ter a certeza da localização certa do problema para ter a certeza de que ficaria resolvido. Sugeriu, em caso de avançar com a obra, que substituísse toda a canalização, ou que ficasse calado durante a venda em caso de não avançar com a obra… Coisa que não quero fazer. Ele concluiu com a indicação de que este é um problema recorrente e que é uma coisa que faz parte da casa, e pronto!...

    Não convencido, fui pesquisar na net sobre possíveis causas. Desde ar nos tubos, à expansão da tubagem de água quente, até à pressão da água, achei de tudo e fiquei ainda com mais dúvidas. Decidi então fazer o seguinte teste: pôr a temperatura da caldeira (tenho cá em casa um sistema de aquecimento central) no mínimo e no máximo. Eis os resultados:
    1. Com a temperatura da caldeira no máximo, a pressão da água quente é menor e a água chega mais quente. O barulho é bem menor e resume-se a 4 ou 5 “marteladas” durante uns 10/15 segundos.
    2. Com a temperatura da caldeira no mínimo, a pressão da água quente é bem maior e a água chega menos quente. O barulho é bem maior, prolongando-se durante mais tempo, parando ao fim de +/- 30 segundos. O barulho começa até antes da água chegar quente às casas de banho.

    Ora, para mim estes resultados contradizem a teoria do canalizador. Parece ser mais um problema de pressão do que de temperatura, não acham? Sendo este o caso, como faço para baixar a pressão da água quente?

    Agradeço desde já a vossa ajuda.

    Cumprimentos,
    Ricardo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Leonor SF
      Planta da Casa.png
  2.  # 2

    Bom dia,
    De acordo com o seu esquema, ao puxar o autoclismo da CB mais distante também ouve as «marteladas»?
    Quando foi feita a última manutenção à caldeira?
    Como a casa tem 10 anos, suponho que a canalização será em PPR, PEX, ou afim. Certo?
    Luís
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Riccardo Zhora
  3.  # 3

    Bom dia Luis,

    Tudo o que utilize água fria, incluindo os autoclismos, não causa o ruído. As máquinas de lavar (loiça e roupa), a torneira do lavatório da cozinha e o aquecimento central (radiadores), também não causam ruído de forma nenhuma.

    Quanto à caldeira, tenho um contrato de manutenção anual com a Vulcano. Anualmente eles vêm cá fazer uma vistoria à caldeira e aos radiadores. Houve um ano em que lhes mostrei o ruído e eles disseram que não tinham nada a ver com o assunto, ou seja, que a caldeira não causava aquilo... Com os testes que realizei recentemente, tenho as minhas dúvidas que não haja pelo menos alguma influência no problema.

    Relativamente ao material da canalização, infelizmente não faço ideia nenhuma qual será... O prédio é de 2001, eu comprei a casa em 2002 e comecei a habitá-la em 2004.

    Obrigado pela ajuda.
  4.  # 4

    Caro Riccardo,

    Que tipo de torneiras tem com manipulo ou sejam simples ou de monocomando!


    O problema que tem é as valvulas soltas na sede das torneiras de água quente e que causam esse ruido é um problema simples de resolver isto é se for torneiras com manipulos simples se for de monocomando serão os discos cerâmicos que estão mal apertados com o abrir da água causam vibração e provoca esse ruido.
    Concordam com este comentário: eu, joaosantos, TPR
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Riccardo Zhora
  5.  # 5

    Gostaria de acrescentar que o problema subsiste nos castelos dasw torneiras e pode só acontecer numa e provoca essa vibração.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Riccardo Zhora
  6.  # 6

    Colocado por: Riccardo ZhoraEsteve cá em casa um canalizador (assistência via seguro multiriscos) que disse aquilo era o barulho do cano de água quente a dilatar e a bater no tijolo. Disse também que a solução seria partir a parede e substituir a canalização,


    Quando li isto, cai da cadeira a rir-me!

    Isto devia estar era no tópico das ´´Piadas para descontrair!
    Concordam com este comentário: TPR
  7.  # 7

    Colocado por: Costa53O problema que tem é as valvulas soltas na sede das torneiras de água quente e que causam esse ruido é um problema simples de resolver isto é se for torneiras com manipulos simples se for de monocomando serão os discos cerâmicos que estão mal apertados com o abrir da água causam vibração e provoca esse ruido.


    costa, não fazia ideia que uma das causas para o desenvolvimento de ressonância na tubagem poderia ser causado por isto!!!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Riccardo Zhora
  8.  # 8

    Podera sempre colocar um redutor de caudal, tera que ter atencao depois com a pressao de saida. Podera colocar tb uma torneira na saida e abrir mais ou menos e assim controlar a saida de agua.
    Pessoalmente creio que o canalizador tem razao. Se tem tubagem galvanizada este se estiver inerte arrefece, e naa passagem da agua quente e com a pressao e temperatura, obriga a oscilar.
    Concordo na substituicao da canalizaçao por sistema de multicamadas com revestimento de manga.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Riccardo Zhora
    • TPR
    • 29 junho 2014

     # 9

    Colocado por: Nuno Mota Se tem tubagem galvanizada este se estiver inerte arrefece, e naa passagem da agua quente e com a pressao e temperatura, obriga a oscilar.


    Ao que ele diz a casa tem 10 anos, ainda usará tubagem galvanizada?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Riccardo Zhora
  9.  # 10

    Eu acho quer o problema vem do facto da canalização naquele ponto (percurso), não estar devidamente chumbada e fixa. Com a pressão da água, a tubagem vibra e bate na alvenaria, provocando o barulho das marteladas.
    Concordam com este comentário: ins.Bruno
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Riccardo Zhora
  10.  # 11

    @Costa53: As torneiras cá de casa são de marca Roca e são de um só manípulo (com uma pega que roda para a esq. para a água quente e para a dir. para água fria). Se for esta a razão do problema, como é que reparo os "discos cerâmicos" de que fala? Será preferível trocar as torneiras?
    Já agora, perdoe-me a ignorância, mas o que são os castelos das torneiras?? :)

    @Nuno Mota: Se de facto a teoria do canalizador estiver correta, porque é que, com a temperatura da caldeira no máximo, ouve-se menos barulho? Não deveria dilatar mais o cano e ouvir-se mais desta forma?
    Se por um lado parece ser mais um problema de pressão, pelo teste que descrevi, o que também é verdade é que, independentemente da temperatura da caldeira, se eu ligar a água quente numa casa de banho e 5 minutos depois ligar na outra, o barulho já não aparece (depois de ter aparecido e desaparecido na primeira vez). Isto pode indiciar que é de facto um problema de dilatação do cano (pois este já estará quente...). Enfim, parece-me bastante confuso este problema...
    Já agora, tem ideia de quanto custa uma obra desse género (partir a parede do hall e corredor para substituir a canalização, fechar o buraco e pintar)? É que eu não faço a mínima ideia...

    @antonionogueira70: Se o problema é a canalização estar solta, não deveria manter-se o barulho enquanto a água está ligada? É que passado uns segundos, o barulho desaparece completamente.

    Obrigado a todos pela atenção.
  11.  # 12

    Colocado por: Costa53O problema que tem é as valvulas soltas na sede das torneiras de água quente e que causam esse ruido é um problema simples de resolver isto é se for torneiras com manipulos simples se for de monocomando serão os discos cerâmicos que estão mal apertados com o abrir da água causam vibração e provoca esse ruido.


    Colocado por: Pedro Barradasnão fazia ideia que uma das causas para o desenvolvimento de ressonância na tubagem poderia ser causado por isto!!!

    golpe de ariete na tubagem, na imagem esta um golpe de ariete decrescente, estes típicos de vedantes soltos são de frequencia constante.
      Pressão agua.png
  12.  # 13

    O "golpe de aríete" ocorre quando se fecha uma válvula ou torneira. Não quando se abre.

    Vibrações provocadas por peças, tubagens, etc., soltas, não são exactamente golpes de aríete.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Riccardo Zhora
  13.  # 14

    Colocado por: Luis K. W.O "golpe de aríete" ocorre quando se fecha uma válvula ou torneira. Não quando se abre.

    excepto se o vedante estiver solto que faz abrir e fechar continuamente o fluxo de agua.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Riccardo Zhora
  14.  # 15

    Colocado por: Luis K. W.O "golpe de aríete" ocorre quando se fecha uma válvula ou torneira. Não quando se abre.

    Colocado por: jorgealvesexcepto se o vedante estiver solto que faz abrir e fechar continuamente o fluxo de agua.

    Ok, certo!
    Mas, se o fluxo de água oscilasse dessa maneira o Riccardo Zhora ter-no-lo-ia dito.

    ("ter-no-lo-ia"...! O português é uma língua espantosa!)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Riccardo Zhora
  15.  # 16

    Colocado por: Luis K. W.se o fluxo de água oscilasse dessa maneira o Riccardo Zhora ter-no-lo-ia dito.

    já encontrei situações em que o fluxo de agua à vista é praticamente continuo,

    não sei se será este o caso, mas é uma forte probabilidade.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Luis K. W.
  16.  # 17

    Neste caso, o fluxo de água é constante. Se for o caso do "golpe de aríete", o que há a fazer??

    Estou a pensar instalar um redutor de pressão... Mas nem sei quanto isso custará...
    Nem sei quanto custará uma obra de partir as paredes para substituir a canalização, tal como foi sugerido pelo canalizador. Têm ideia?
  17.  # 18

    Tenho esse problema exectamente...só que os castelos sao caros...é na ultima torneira da agua quente,tirei a de serviço e já nao há barulho..pus uma torneira de segurança para esta tal,e quando preciso de a utilizar tenho de a abrir,mas ja sei ke é daí...
  18.  # 19

    Riccardo Zhora, conseguiu resolver o seu problema? Estou com o mesmo problema e não sei como resolver! Sei que já passaram vários anos desde que esta discussão teve início, mas resolvi arriscar à mesma. Obrigada!
 
0.0199 seg. NEW