Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite,

Como já li em vários sítios há imensos problemas no que toca a cafés com apartamentos por cima.
    Estou desesperada e já não sei como lidar com a situação.
    Faz três anos que me mudei para Coimbra, entrei em contacto com uma imobiliária e fiquei com a casa actual, vi que tinha um café por baixo ao qual me disseram que era bastante calmo.
    O problema é que o café é tudo menos calmo e o dono não é nada acessível.
    Há barulho até as 3h da manhã todos os dias excepto ao Domingo.
    As forças policiais pelo que me apercebi dão-se bem com o dono do café e apesar das queixas e depois da hora de licença de funcionamento nunca lhe foi aplicada nenhuma coima.
    Fui à câmara municipal de Coimbra, tentar resolver o assunto e o que me foi dito é que teria que entregar por escrito a queixa e que de preferência tinha que ter assinaturas de mais vizinhos ao qual expliquei que era a única que me queixava visto morar mesmo em cima do café.
    Entreguei a queixa por escrito, foi encaminhada para a policia municipal. A Policia não aparece nem quando faço queixa por telefone, o que me dizem é que o processo está activo e que estão a tratar do assunto. Entretanto pedi uma medição de decibéis ao qual a resposta foi "você está na lista de espera, tem que compreender que a policia não tem aparelho para fazer a medição", e nisto estou na lista de espera faz dois anos e faz dois anos que está em processo a queixa apresentada.
    Voltei a ir a câmara municipal expliquei que não me estavam a resolver o caso, lá a policia municipal apareceu uns dias e o barulho do café cessou.
    Entretanto voltou, chamo a PSP e nada acontece. O dono do café sempre que faço queixa ou risca-me o carro, desliga a água, mete algo na campainha e esta fica a tocar, inclusive apresentou queixa minha por ter roupa estendida e que não queria pó em cima dos clientes dele.
    Já tentei GNR, PSP, Policia Municipal, Câmara Municipal e ASAE, já fiz queixa à Inspeção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território. Até fiz um abaixo assinado com os nomes de alguns condóminos pois nem todos assinaram pois na casa deles não ouvem barulho.
    Outra coisa é que na câmara municipal deram-me informação que o dono tem licença de esplanada para 5 mesas e 10 cadeiras e tem licença até a 00h, mas tem 7 mesas e tem uma folha não original até parece fotocopiada que tem licença até as 2h00 da madrugada.

Alguém me sabe ajudar?
    Agradecia imenso.
  2.  # 2

Para além de todas a iniciativas que já desenvolveu e que à semelhança de outros casos idênticos, não têm qualquer efeito, a única que resolve definitivamente é procurar outra casa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Inês R.
    •  
      FD
    • 1 julho 2014 editado

# 3

O ruído causado, é fora ou dentro do café?

Se for fora, umas boas janelas podem resolver em grande parte o problema.
    Se for dentro, o dono do café tem que isolar acusticamente o estabelecimento.
    Se for ambos, tem que fazer as duas coisas.

Pelo que descreve, já fez quase tudo o que era possível.
    Neste momento, tem três hipóteses:
    -> muda de casa
    -> pressiona mais a Câmara Municipal
    -> inicia um processo cível para obrigar o café a fazer obras de isolamento acústico

Quanto ao mudar de casa, penso que é esclarecedor o suficiente.

Pressionar mais a câmara: já foi a alguma assembleia municipal? A assembleia reune normalmente em períodos certos, semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente. É uma espécie de "parlamento" da câmara onde são discutidos e aprovados diversos assuntos. Regra geral, dentro de cada sessão existe um período para dar voz aos munícipes. Veja quais são as regras para falar à assembleia e exponha o seu caso - argumente-o bem, com provas documentais. Estará a passar por cima da polícia e do resto da malta que não fez nada (ou que não pode fazer nada), estará literalmente a puxar cordelinhos de forma legal. É uma forma de pressão que poderá ou não resultar mas, se já tentou tudo o que disse, será uma última tentativa...

Quanto ao processo cível, há bastantes casos em que foram bem sucedidos. Mesmo que não haja direito a indemnizações, por norma, os tribunais obrigam os estabelecimentos a fazer obras para atenuar bastante o ruído.
    Leia os acórdãos de alguns desses casos, uns com sucesso total e outros com sucesso parcial, depende muito do que se pede e do que se argumenta:
    https://www.google.pt/search?q=site%3Adgsi.pt%20ruido%20incomodidade%20cafe
    Ao ler os acórdãos, tire também ensinamentos do que aconteceu em situações análogas.

Eu procurava outra casa e vendia essa...

Boa sorte!
  3.  # 4

A casa é alugada ou comprada?
    Se for alugada o melhor é arranjar outra, isso já não se resolve a bem.
    Se for comprada, é mais complicado.
    Mas envie cartas registadas a todos os serviços a quem já fez queixa, ameace com queixa ás entidades fiscalizadoras destas e que vai recorrer a um advogado para resolver a situação nas instâncias superiores. Denuncie as suas desconfianças da falsificação do horário.
    Não é facil mas tem de ser maito, mas muito chata com as autoridades. Telefone todos os dias e todas as horas se for preciso e registe tuodas as diligências que tem feito para denunciar a inoperacionalidade deles. Repita as cartas com os registos do que tem feito até à exaustão, o caso vai ficar de tal maneira em cima da mesa que alguém o vai ver.
  4.  # 5

ou pode tambem iniciar um processo com o dono do café de igual forma ou calibre que ele iniciou.... ( campainha presa toda a noite, riscos no carro, etc etc)

pode por exemplo começar por utilizar bucha quimica ou super cola 3 na fechadura da porta do café.....Assaltos e vandalismo é uma coisa que acontece com alguma regularidade em Coimbra... os cafés ás vezes sofrem este tipo de situações, vidros partidos... ou acidentes tambem acontecem deixar cair um balde de agua na esplanada todos os dias rapidamente rebenta com o negocio!
  5.  # 6

Casa alugada ou comprada?
  6.  # 7

Qual é o café?
  7.  # 8

Bom dia,

Muito obrigada pelos comentários a ajudar.
    Liguei para a policia municipal para saber quem estava a tratar do meu processo, o senhor agente respondeu-me com sete pedras na mão e disse-me apenas o nome dele, perguntei quando é que vieram cá pois gostaria de apontar os dias, disseram que a minha pergunta era ridícula pois não sabem os dias que vieram cá e que vieram uma vez por causa de gatos.. não percebi. Entretando disseram-me que se o dono do café tem horário até as 2h da manhã tem todo o direito de lá estar e se há ruído eles não podem fechar o estabelecimento só porque me estou a queixar. Mandaram-me então com sete pedras na mão fazer uma exposição ao presidente da câmara municipal. Entretanto liguei para a câmara municipal ao qual explico a situação e a resposta foi "então se lhe mandaram fazer isso na policia municipal faça, o que quer que lhe diga?", entretanto estou esperei e esperei para falar com outra pessoa e passado 10 minutos de espera dizem-me que os colegas estão a almoçar para ligar as 15h30.
    Esta casa é arrendada e já ando a procura de outras casas mas infelizmente esta é a que está mais acessível em termos monetários, pois aqui as casa em Coimbra são bastante caras.
    O barulho é dentro do café não fora.
    Acho que já nada resolve o assunto. Ontem liguei à psp, eles chegaram, bateram a porta e falaram com o dono... Se estava tudo bem, como se fossem amigos.
    Um processo cível requer advogado.. e não tenho posses para isso.
    •  
      FD
    • 1 julho 2014

# 9

Colocado por: Inês R.Esta casa é arrendada

Eu já me tinha ido embora...
  8.  # 10

+1
  9.  # 11

Colocado por: Inês R.Bom dia,

Muito obrigada pelos comentários a ajudar.
    Liguei para a policia municipal para saber quem estava a tratar do meu processo, o senhor agente respondeu-me com sete pedras na mão e disse-me apenas o nome dele, perguntei quando é que vieram cá pois gostaria de apontar os dias, disseram que a minha pergunta era ridícula pois não sabem os dias que vieram cá e que vieram uma vez por causa de gatos.. não percebi. Entretando disseram-me que se o dono do café tem horário até as 2h da manhã tem todo o direito de lá estar e se há ruído eles não podem fechar o estabelecimento só porque me estou a queixar. Mandaram-me então com sete pedras na mão fazer uma exposição ao presidente da câmara municipal. Entretanto liguei para a câmara municipal ao qual explico a situação e a resposta foi "então se lhe mandaram fazer isso na policia municipal faça, o que quer que lhe diga?", entretanto estou esperei e esperei para falar com outra pessoa e passado 10 minutos de espera dizem-me que os colegas estão a almoçar para ligar as 15h30.
    Esta casa é arrendada e já ando a procura de outras casas mas infelizmente esta é a que está mais acessível em termos monetários, pois aqui as casa em Coimbra são bastante caras.
    O barulho é dentro do café não fora.
    Acho que já nada resolve o assunto. Ontem liguei à psp, eles chegaram, bateram a porta e falaram com o dono... Se estava tudo bem, como se fossem amigos.
    Um processo cível requer advogado.. e não tenho posses para isso.

se calhar nao é a toa que esse apartamento é mais barato do que aquilo que encontra em coimbra.....

julguei qe a casa fosse sua....assim esqueça as minhas sugestões e faça as malas!
  10.  # 12

Eu ando a procura de casas... Não é fácil encontrar casa com preços acessíveis em Coimbra.
    Claro que por mim já estava fora daqui. Tenho que ver bem as coisas, se não com a pressa ainda me meto numa situação semelhante.
  11.  # 13

Obrigada pela ajuda!
  12.  # 14

Se realmente não consegue outra casa, tente arranjar na farmácia uns tampões para os ouvidos de boa qualidade e talvez consiga remediar a situação.
  13.  # 15

(...) Claro que por mim já estava fora daqui. Tenho que ver bem as coisas, se não com a pressa ainda me meto numa situação semelhante.

Lê-se por aí que Coimbra é das zonas do país onde a habitação é mais cara, tanto no arrendamento como na aquisição. Podemos compreender a sua hesitação em mudar de casa, mas... a sua saúde mental (e a dos seus familiares?...) não é importante, para si? É muito difícil juntar o útil ao agradável, só que me parece uma luta desigual, de David contra Golias!... Não estamos a aconselhar que tome uma decisão precipitada, mas pondere sair dessa casa para sua tranquilidade! Nunca ouviu falar nas »ligações perigosas« entre o Poder Local e certos poderes económicos? Nunca ouviu falar nos »cabazes de Natal« que entram, pela porta do cavalo, para «pagarem« favores de protectorado? Olhe pela sua saúde!
  14.  # 16

Entretanto estou a procura de outra casa, mas claro primeiro que tudo está a saúde, e a mental que já não está muito boa.
    Só fico triste que as coisas em Portugal funcionem assim e que as pessoas estejam compradas por interesses e pelo que lhes convém... Mas como disse e bem é uma luta desigual...
  15.  # 17

E qual é o café??
  16.  # 18

Sinceramente já tenho receio de dizer o nome do café
  17.  # 19

Sinceramente já tenho receio de dizer o nome do café

Não se sinta obrigada a divulgar o nome do café! Preserve a sua segurança e a dos seus!

(...) as coisas em Portugal funcionem assim e que as pessoas estejam compradas por interesses e pelo que lhes convém (...)

Assuma isso como verdadeiro; vivemos num sistema de compadrio e favorecimentos como não há memória! E tem tendência a piorar!... Diz o provérbio: Adeus mundo, cada vez pior!>

0.0190 seg. NEW