Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Remédio Santo:

    Reclamação por escrito, em carta registada com aviso de receção à EDP e cópia dessa carta para a ERSE, também registada com aviso de receção. Envie também para a DECO nas mesmas condições. Mas dê conhecimento a cada um deles que está a enviar a mesma carta para todos.

    Caso tenha sido um erro de leitura dada por si, vai andar muitos meses sem pagar eletricidade.
  2.  # 2

    O contador está maluco....

    A serem verdadeiras as leituras que fez e as comunicou À EDP, conforme contsa na sua área de cliente, o contador até anda para trás . Caricato !

    Entre 4/5 e 9/5 andou para trás..

    Reporte tudo isso à EDP -

    É necessário testar o contador com um só electrodoméstico ligado
  3.  # 3

    Tem painel solar com apoio de resistência? Sim, está ligada? Quanto está a consumir?
    Tem acumulador? Sim, está ligada? Quanto está a consumir?
    Tem computadores/routers/ligados?
    Ligou algum equipamento elétrico de alto consumo recentemente?
    Tem AC ligado?

    Se nada resulta, desligue todos os disjuntores e de 30 em 30 min regista o valor, desliga o disjuntor e liga outro. Quando reparar um intervalo com consumo exagerado, descobrirá onde está pendurado o dito.
    Para ter "quase" a certeza de que o contador está marado ou não, desligue tudo de casa e ligue a TV por ex. com um contador, ao fim de 1h por ex, verifique se o contador bate certo.
    Se sim, contador ok. Se não, pode estar a contar mal ou então tem algo nesse circuito a consumir desalmadamente.

    O consumo exagerado é de dia ou noite?
    Ou seja, a contagem ao fim do dia sem ninguém em casa é parecido ao de manhã quando saem?
    Se sim, contador ok. Se não, algo se passa à noite.

    Casa ou apartamento? Será que algum vizinho lhe está a roubar a eletricidade?
  4.  # 4

    RJAS1972
    Estive esta manha com o electricista a desligarmos equipamentos. Começamos por desligar um dos frigorificos, depois ficou so a arca, etc etc
    O homem só me disse, pois isto está a dar 45 amperes, é dentro do normal para estes equipamentos, e nao vejo fugas de corrente na massa (penso que foi este o termo)
    De momento, um amigo emprestou-me uma extensao que conta os watts e amperes e isso tudo, mas avisou-me que acha que está meio marada... deixei ligado agora, daqui a pouco ponho dados apenas da arca congeladora (embora suspeite que nao seja dai mas ok)

    LuisPereira
    E como é que alguem me iria roubar energia?

    fernandoFerreira
    Sou de Sagres fernando...
    Medidor de consumos deves estar a falar do aparelho que o electricista usou esta manha para ver os consumos instantaneos
    Tambem me parece que nao gastem tantos Kw, mesmo supondo que estejam avariados

    anatrindade
    Seria abusar dares me topicos sobre o que indicar na carta? As minhas leituras? Facturas passadas interessam , ou o ano de 2013 tambem como referencia?

    size
    o contador nao anda para tras isso garanto-te.
    A leitura foi mal dada por mim, mas corrigida depois para os 62xxxx
    Se voces verem, a factura foi me cobrado com base num consumo na casa dos 63XXXX ou seja a EDP nem ligou ao erro dos 64XXXX

    mafgod
    tenho painel de aquecimento de aguas, mas com a resistencia desligada pois aqui em Sagres até temos sol suficiente
    nao tenho acumuladores nenhuns
    computador apenas uma torre, router 1
    a unica coisa recente que liguei (apos a factura ter sido emitida) foi uma serra para cortar madeira, presumo que seja potente?
    nao tenho AC em lado algum

    Sobre o consumo dia/noite vou obter esses dados esta mesma noite. Desde as 12H que estou hora a hora a apontar o consumo e pretendo obter ate amanha o consumo horario, efectuando a minha rotina normal.
    Casa, apenas com um vizinho parede colada, mas que nao suspeito de nada, pois isto iniciou em Maio, e como ja referi, para me roubarem energia teriam que partir as paredes divisorias das duas habitoes (dele e minha) e tentarem acertar nos fios por onde passam certo?

    Por curiosidade deixo aqui as leituras até agora:
    66272 15h30 30/06/2014
    66348 12h 1/07/2014
    66352 13h
    66354 14h
    66358 15h
    66359 15h30
    66360 16h
    66366 17h

    66370 19h
    66379 20h
    • mec
    • 1 julho 2014

     # 5

    Boa noite, em ultimo caso peca para mudar para tarifa bi-horaria ou tri-horaria, o contador tera que ser outro,substituindo esse,
    Cumprimentos
    • zeto
    • 1 julho 2014 editado

     # 6

    essa fatura de 498€ é de dois meses certo?
    Mas de qualquer maneira, alguma coisa não bate certo....
      image5.jpg
  5.  # 7

    é uma moradia?
    o contador esta no muro afastado da casa?

    por acaso não andaram por ai com obras que envolve-se mexer no terreno?

    por acaso estes picos de consumo não coincidiu com a ligação da rega automática?
  6.  # 8

    Mas Mec
    isso seria dar razão à EDP
    e mais, 500€ de Maio mais a proxima factura, e estamos a falar de valores aproximados a 900€
    e supondo que o meu consumo fosse de vá...70€ em Maio e 80€ em Junho, 750€ de lucro para a EDP por uma avaria que nao me parece ser minha.

    [IMG]http://i59.tinypic.com/33dkock.jpg[/IMG]
    Valor do consumo da arca congeladora
    passado mais de 1h marca lá 0.1kW
    dentro do consumo normal correcto? Nao sei é qual o consumo da mesma, é uma arca das mais pequenas
    • mec
    • 1 julho 2014

     # 9

    Apenas referi esta solucao em ultimo caso, para ter uma solucao se mais nenhuma resultar e nao lhe quiserem trocar o contador com voce referiu,
    Cumprimentos
  7.  # 10

    Zeto
    bem visto, assim sendo se estou a ver bem, divido os 500€ por 2...
    250€ de luz num mês, continua a exceder o normal para a minha habitação

    Mas porque razão juntaram eles dois meses então?

    MEC
    sim, agradeço a ideia e nao está descartada!

    jorgealves
    é uma moradia, contador na parede da moradia, nao no muro.
    Realmente andaram aqui com obras faz uns meses, os gajos da CME, instalaram num dos meus muros uma caixa, que nao tenho a certeza para o que é, mas suponho que seja para controlar o ligar e desligar dos candeeiros publicos??? Amanha posso colocar foto da caixa.
    Como o meu cabo de energia vem pelo subsolo, directamente do posto de distribuição, poderá a maquina ter destruido o meu cabo algures???
  8.  # 11

    Colocado por: master_chiefComo o meu cabo de energia vem pelo subsolo, directamente do posto de distribuição, poderá a maquina ter destruido o meu cabo algures???

    destruído no sentido literal de certeza que não está, mas pode eventualmente ter alguma passagem que o contador interpreta como consumo,
  9.  # 12

    esses consumos não são nada normais. chega a ter 6 Kw numa hora... (das 16 às 17)
  10.  # 13

    Poderá ser um defeito no isolamento da cablagem eletrica... poderá o diferencial não detetar a fuga de corente para a terra.... Pode estar a ocorrer uma passagem continua de corrente para a terra, é a mesma coisa que ter um motor eletrico ligado 24 sobre 24 horas.

    no fundo é ver qual o circuito que apresenta mais consumo e verificar se esse mesmo justifica esse mesmo consumo....

    Não sei... poderia experimentar substituir o diferencial por um mais sensível, por exemplo 30mA. Se ele disparar consecutivamente, então tem problemas na instalação eletrica.
    • size
    • 2 julho 2014 editado

     # 14

    Colocado por: master_chiefRJAS1972
    Estive esta manha com o electricista a desligarmos equipamentos. Começamos por desligar um dos frigorificos, depois ficou so a arca, etc etc
    O homem só me disse, pois isto está a dar 45 amperes, é dentro do normal para estes equipamentos, e nao vejo fugas de corrente na massa (penso que foi este o termo)


    Que raio de electricista foi esse ?

    Então ele detecta que o frigorifico/arca estava a consumir 45 amperes e diz que está dentro do normal. ? Impossível, autentico disparate....






    Por curiosidade deixo aqui as leituras até agora:
    66272 15h30 30/06/2014
    66348 12h 1/07/2014
    66352 13h
    66354 14h
    66358 15h
    66359 15h30
    66360 16h
    66366 17h

    66370 19h
    66379 20h


    E então ? A que conclusão chega ?

    Que electrodomésticos estiveram ligados durante esses vários periodos ?

    Verifica-se assim, que em 24 horas o contador marcou um consumo de 87 KWh .

    Que em apenas 1 hora, das 19h às 2O h de hoje , marcou o consumo de 9 KWh. O que esteve ligado ? Identificou a tomada ou tomadas ?

    Para ocorrer este consumo de 9 KWh em 1 hora, seria necessário que pelo diferencial da EDP houvesse, indispensávelmente, a passagem de cerca de 45 amperes de corrente, o que se torna impossível, dado ter apenas contratada a potência de 25 amperes. Portanto, por aqui, o contador estará marado ...

    Recorra, com urgência a um electricista competente...
  11.  # 15

    Vou sugerir-lhe o básico. Desligue um a um os disjuntores no quadro e veja o consumo. Quando vir que normalizou, já sabe a zona em que está o problema. Isto se for dentro da sua instalação.
    Concordam com este comentário: eu, Jorge Santos - Faro
  12.  # 16

    Faça o que eu lhe disse. Se não for você a descobrir onde está o problema só vai andar a perder tempo com cartas, electricistas e afins. Enquanto isso a EDP agradece porque é sempre a facturar.
    O mais importante neste momento é isolar o problema. Problema esse que pode até nem ser um aparelho electrico, pode ser num dos segmentos da instalação.
    Depois de descobrir o problema, então sim, contacta um profissional para o resolver e/ou substitui o que o estiver a causar.
  13.  # 17

    Boas
    o que o size disse tem razão uma arca com consumo de 45A não e possível a não ser que seja industrial e ????
    se o limitador for de 25A não podes consumir mais de 25A então o problema esta entre o contador e limitador (disjuntor diferencial da EDP)
    eu em primeiro lugar substituía os cabos entre o contador e o limitador, esse consumo da arca deve ser 4,5A e não 45A.
    Se esse problemas vieram depois das obras exteriores foram eles que fizeram ****.
    á aparelhos de medição alicate amperímetros em que metes a volta da phase e sabes o consumo instantâneo de cada alimentação e não são caros 50€ a 100€.
  14.  # 18

    66272 15h30 30/06/2014
    66348 12h 1/07/2014
    66352 13h
    66354 14h
    66358 15h
    66359 15h30
    66360 16h (nesta hora este ligado o computador)
    66366 17h

    66370 19h (ferro de engomar ligado)
    66379 20h
    66384 21h
    66388 22h
    66392 23h
    66397 00h

    66407 02h

    66428 09h (maquina lavar ligada)
    66435 10h

    Vou tentar fazer esse teste RJAS1972
    Já volto

    PS. vou tambem enviar carta registada para a EDP Distribuição a relatar o sucedido e a pedir um contador de aferiçao... :\
    Acham que deva gastar eu mesmo e instalar um contador MEU à saida do contador da EDP?
  15.  # 19

    Boas!

    A reclamação deverá ser feita quando estiverem esgotadas todas as medidas de rastreio do problema.
    Se os técnicos da EDP não resolveram e se o problema está de facto comprovado, tem todas as condições para apresentar reclamação e exigir a sua rápida resolução.

    Na reclamação deverá explicar ao detalhe o sucedido, todas as deslocações e intervenções. Não é preciso enviar cópias de faturas pois eles têm-nas lá. Mencione apenas os números das faturas. Indique todas as contagens que deu voluntariamente e em que datas. Refira que solicitou o apoio técnico da EDP "X" vezes e que nada resolveram. Se tiver que recorrer ao um técnico externo(deverá ser credenciado pela DGEG, caso contrário a validade do seu trabalho não será reconhecida pela EDP) envie cópia do relatório e cópia da fatura dessa despesa.

    Tudo o que enviar para a EDP, faça cópia e envie para a ERSE e para a DECO. Tudo sempre em carta registada com aviso de receção.

    A comprovar-se a falha da EDP, pode pedir indemnização à EDP.
  16.  # 20

    aposto mais para fugas á terra algures...

    e tendo havido obras no terreno junto... cuidado...

    de qq forma, concordo com quem disse: o electricista detecta 45 amperes de consumo num arca e diz ser normal?!?



    Outra sugestão, apesar de condicionar a sua vivência na moradia:
    ligue para a EDP e peça reduçao de potência para 2.30kVA.

    Aguente assim 2 dias, se conseguir (digo isto porque com esse consumo de certeza que o diferencial vai disparar logo, ou sempre...), e vá registando os consumos, e veja se se mantém no mesmo nível.

    Se se mantiverem, é porque há algo no exterior da instalação (novamente, cabo com fugas á terra)
 
0.0281 seg. NEW