Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas,

Foi-me diagnosticado hérnia discal lombar em L5-S1 que é a última vértebra no fim da região lombar e início do sacro.
    Haverá aqui companheiros de hérnias que sabem o que devem e não podem fazer em termos de exercício físico caseiro para fortalecer?
    O que me dizem os mais preocupados ou necessitados com a área saúde e estética?
  2.  # 2

Bricoleiro, do que vejo por casa, uma ida a um fisioterapeuta resolve-lhe a questão pedindo um guia de exercícios.

Editado: o ideal será sujeitar-se a fazer esses exercícios acompanhado (para correcção de postura), replicando-os em casa. Isto porque se o exercício for adequado mas mal executado...dá asneira na mesma.
  3.  # 3

Colocado por: RRufinoBricoleiro, do que vejo por casa, uma ida a um fisioterapeuta resolve-lhe a questão pedindo um guia de exercícios.

Pois isso é evidente mas o que eu gostava era de ver aqui partilhadas histórias idênticas de pessoas com o mesmo problema.
  4.  # 4

Colocado por: BricoleiroPois isso é evidente mas o que eu gostava era de ver aqui partilhadas histórias idênticas de pessoas com o mesmo problema.

Ok, tentei ajudar.

Não vejo como uma história possa ser idêntica...veja-se condição física, postura, idade, amplitudes, blablabla.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bricoleiro
  5.  # 5

Se nem os médicos apresentam todos coerência nas respostas, não me admira nada que fiando em fisioterapeutas que nem médicos são, um diga que agachamento pode fazer e é bom, outro diga que é proibido. Cada problema é um problema e quem passa por eles é que sabe, por isso é que gostava de ouvir relatos verídicos de quem também tem e testemunhos já comprovados.
  6.  # 6

Colocado por: RRufino

Ok, tentei ajudar.

Não vejo como uma história possa ser idêntica...veja-se condição física, postura, idade, amplitudes, blablabla.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Bricoleiro

Sim tem razão, mas a partilhar ideias e a falar ou escrever é que a gente se entende.
  7.  # 7

Olá
    Na minha coluna mora duas hernias discais na zona lombar.

O que não pode nunca fazer é desportos com impacto (bicicleta por causa de possíveis buracos, corrida sem ser em local próprio com tenis próprios, e outros)
    Eu pessoalmente dou-me muito mal quando faço algum esforço em torção, é fatal e a minha coluna dá logo sinal. Carregar pesos idem.
    Ouve uma altura que fazia piscina. Não é mau à partida. No entanto não pode fazer corridas na água. Bruços também não é aconselhável. Croll, costas e "costas só pernas" à vontade, feitos calmamente.
    Tem piscina municipais que cobram por utilização, sem mensalidade.
    Dei-me muito bem a fazer Pilates (que agora não faço), que no fundo é uma prática muito estática onde apenas movimentamos o corpo. Saía ao final de uma hora mais cansado do que da piscina. E a minha coluna nunca se queixou.
    No fundo, tem de fazer todos os desportos ou exercícios que melhorem a musculatura abdominal para auxiliar no suporte do peso do corpo. E alguma elasticidade também não é má.
    Mas, apesar de puder dizer que pode fazer abdominais em casa e alguns exercícios de bola, pode estar a fazer pior se os fizer mal feitos.
    Eu, como numa altura crítica tive de fazer 20 sessões de fisioterapia, fiquei com a ideia de que exercícios podia fazer em casa. Aconselharia a ir por aí.
    E não terá de fazer muitos investimentos, um colchão e uma bola de exercícios dá para a maioria das coisas.

Consulte um médico de família para passar uma credencial ou, se tiver algum seguro ou sub-sistema de saúde, uma ida ao ortopedista privado.

Paulo Valente
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
  8.  # 8

É verdade
    Pode andar a pé (muito). Boas caminhadas.
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
  9.  # 9

Já fiz cirurgia em L5/S1
    e foi-me corrigida a L4/L5, mas penso que não ficou bem

Deve evitar pesos
    se precisar de fazer algum esforço, use uma cinta adequada. mas não abusar da Cinta, porque enfraquece os musculos.
    deve fazer exercicios que fortaleçam os musculos da zona lombar.

Natação de costas faz bem, como já foi dito acima

consulte um Ortopedista / Neurocirurgião / Fisioterapeuta

Veja também que há agora técnicas inovadoras de tratamento por ozono
  10.  # 10

Colocado por: paulovalenteÉ verdade
    Pode andar a pé (muito). Boas caminhadas.
    Concordam com este comentário:fernandoFerreira

Já o faço e não é pouco! :)
  11.  # 11

Já fui a um ortopedista privado que me aconselha a operar assim do nada. Apenas tive 2 crises fortes, tirando isso e agora estou bem, não me dói nada nem estático nem a fazer esforços, mas a ressonância magnética acusou uma hérnia grande quase a descolar do disco.
    O que me admira é aconselhar logo a operar sem muito diálogo nem qualquer preparação ou tentativas de resolver ou minimizar a coisa por métodos não invasivos.

Estou a ponderar experimentar a osteopatia.
  12.  # 12

1º há que perder peso!!!! é uma grande ajuda.
    Concordam com este comentário: eu
  13.  # 13

Colocado por: Pedro Barradas1º há que perder peso!!!! é uma grande ajuda.

Isso é coisa que nunca precisei! Preciso é de ganhar e não de perder. Se deixar de comer uma refeição perco logo peso, para ganhar ui ui nem que coma a vaca toda numa noite não vou lá! Tenho metabolismo acelerado, não ganho peso facilmente.
  14.  # 14

Aliás isso é um mito falso. A relação de hérnias na coluna com o peso não está de todo interligado, foi o que me disse o médico ortopedista.
  15.  # 15

Eu tive uma crise forte no fim do verão passado.
    A Ortopedista indicou-me fisioterapia e tomei medicação para atenuar as dores.

Avisou-me que se continuasse com as dores, aí que ela me recomendaria um neurocirurgião para ver o que fazer.
    No entanto tento fugir como o diabo da cruz.
    Já vou mais ou menos com 10 anos após a primeira TAC e respectivo diagnóstico e ainda cá estou, sem operações.
    E neste momento também sem dores.

Noto que quando estou mais activo no sentido de não estar o dia inteiro sentado à frente do computador, é quando estou melhor. Mesmo que haja pequenos esforços (pequenos).
    Já o estar sentado, é uma tortura. Nós não fomos feitos para estarmos imóveis.

Também tenho um amigo que me aconselha um Osteopata, mas aí a minha experiência é nula.

Se fosse a si, caso tenho alguma dúvida em relação ao médico, consulte outro.
    Acho que não vem mal ao mundo, é uma segunda opinião.
  16.  # 16

meu caro se puder evite a cirurgia.

já a fiz e só em ultimo caso voltarei à "faca"

se conseguir é de evitar.

claro que também há quem diga o contrário, que fez e ficou bem. mas não foi o meu caso.
    Concordam com este comentário: eu
  17.  # 17

Colocado por: fernandoFerreirameu caro se puder evite a cirurgia.

já a fiz e só em ultimo caso voltarei à "faca"

se conseguir é de evitar.

claro que também há quem diga o contrário, que fez e ficou bem. mas não foi o meu caso.
    Concordam com este comentário:eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Bricoleiro

Obrigado pela partilha do seu caso, é isso mesmo que tenciono fazer, evitar a todo o custo só em último caso me submeterei a cirurgia à coluna, sempre fui contra "mexer" na coluna. E independentemente de poder ter sucesso ou não na operação só da hérnia sei que há alguns outros riscos associados por isso só mesmo em último caso.

E também tenho lido pessoas que foram operadas sem sucesso em que as hérnias voltaram no espaço de poucos meses depois. Isso associado às dores e a todo o processo de recuperação que é longo e mais alguns riscos se correr mal, faz-me pensar!Porque o médico também me disse que caso fosse operado não tinha garantias em como naquele sítio não iria romper mais hérnias, mas como para eles aquilo é o prato do dia aconselham logo a operar, devem ganhar mais assim, mas a coluna e a vida é minha!!
  18.  # 18

Se tem dores sugiro acunpunctura. Ainda não tenho hérnias, mas dores tinha muitas. Foi a minha salvação...

0.0167 seg. NEW