Iniciar sessão ou registar-se
    • xes
    • 2 julho 2014 editado

# 1

Boas

Estou em vias de adquirir um painel solar para a minha nova casa, a minha ideia é um painel solar de circulação forçada, para depois ligar a uma caldeira a pellets, e tenho umas questões

Quanto acham que fica o painel? Que marcas devo ver?
    Posso optar por comprar a caldeira a pellets mais tarde? Se sim como é que faço depois para ter água quente no inverno?

PS: Não sou muito entendido nisto apenas li umas coisas aqui pela net.
  1.  # 2

Boa Tarde, o custo do painel terá de ser calculado de acordo com os litros de agua necessários, eu aconselhava o Termossifão porque tem um menor custo e maior facilidade de manutenção, mas poderá encontrar mais informação na internet de acordo com o que pretende gastar e com a necessidade.
    Quando a água no inverno, aconselho um sistema de Tubos de Vácuo pois "A tecnologia de tubos de vácuo garante não só a absorção da energia solar directa, mas também a absorção da energia radiante, muito importante nos dias de maior nebulosidade. "
    Quanto as restantes duvidas que tem, penso que este site pode esclarecer melhor.
    http://www.vimasol.pt/s/53
    • xes
    • 2 julho 2014

# 3

Esqueci-me de referir que era 300L que estava a procura...
  2.  # 4

Colocado por: xesQuanto acham que fica o painel?
    depende!!

Colocado por: xesQue marcas devo ver?
    ui ha tantas que nem sei por onde começar! mas depende muito do que procura, qualidade paga-se se é que me entende!! em Portugal pode pesquisar por ex por Buderus ou sonnenkraft que têm qualidade bem acima da media.

Colocado por: xesPosso optar por comprar a caldeira a pellets mais tarde?
    sim

Colocado por: xesSe sim como é que faço depois para ter água quente no inverno?
    escolhe um outro tipo de apoio, ou uma resistencia electrica ou uma outra coisa qualquer, tera que é ter um deposito ja preparado para no futuro instalar a caldeira a pellets que pretende! ou pode esquecer isso tudo e colocar uma deposito com uma bomba de calor incorporada e esquece resistencia electricas e caldeiras!!! tipo isto http://www.climaconforto.pt/?download=Bombas_Calor_Agua_Quente_Sanitaria_AQS_OCHSNER_alta_temperatura.pdf e depois coloca uns paineis solares!!
  3.  # 5

pode colocar uns destes, são um espectaculo.
      2014-07-02 16.52.44.jpg
  4.  # 6

Colocado por: jorgealvespode colocar uns destes, são um espectaculo.
      2014-07-02 16.52.44.jpg
    certo esquecia-me desses http://www.sertasol.pt/download/Rotex-Solaris.pdf
    • xes
    • 2 julho 2014

# 7

Obrigado pela ajuda

Mas tem uma coisa que me esta a causar alguma duvida, a bomba de calor faz a vez da caldeira a pellets? Como funciona? Gasta luz?
  5.  # 8

Colocado por: xesa bomba de calor faz a vez da caldeira a pellets?

sim,

Colocado por: xesComo funciona? Gasta luz?

gasta energia eléctrica e funciona por via termodinamica em que por cada Kw absorvido de energia eléctrica produz acima de 4Kw,
    pode ver aqui alguns detalhes deste tipo de soluções e possibilidades,
  6.  # 9

Colocado por: jorgealvespode colocar uns destes

ligados num deposito deste tipo.
      2014-03-22 19.02.58.jpg
    • xes
    • 3 julho 2014

# 10

Obrigado pela explicação Jorge, mas já agora ao usar energia electria não o torna demasiado despesista? Ou seja gastar demasiada luz para fazer o que lhe compete, apesar que se meter uma caldeira a pellets tenho o gasto das pellets e deve rondar os 3000mil só a caldeira a pellets + 3000 do painel solar de circulação forçada, quanto ronda o preço de uma bomba de calor desse gênero? Valera a pena?
  7.  # 11

voce pretende uma solução so para Agua quente sanitaria ou tambem pretende uma solução que tambem faça aquecimento da casa?
    • xes
    • 3 julho 2014

# 12

Eu pretendo também fazer o aquecimento da casa, tenho pre-instalação para radiadores em todas as divisões, e estava a pensar em comprar no futuro uma caldeira a pellets, mas se existir uma solução melhor posso optar por outra coisa, e depois no inverno, a caldeira fazia também o aquecimento da casa em caso de insuficiência do painel
  8.  # 13

Colocado por: xesEu pretendo também fazer o aquecimento da casa, tenho pre-instalação para radiadores em todas as divisões, e estava a pensar em comprar no futuro uma caldeira a pellets, mas se existir uma solução melhor posso optar por outra coisa, e depois no inverno, a caldeira fazia também o aquecimento da casa em caso de insuficiência do painel

A caldeira a pellets é uma boa solução para aquecimento e poderá associar a um painel solar para aquecimento de águas.

Veja este site que poderá dissipar algumas duvidas que tenha e ajuda-o a encontrar a melhor solução:

http://www.homie.com.pt/
  9.  # 14

Colocado por: xesObrigado pela explicação Jorge, mas já agora ao usar energia electria não o torna demasiado despesista? Ou seja gastar demasiada luz para fazer o que lhe compete
    faz o mesmo que uma caldeira mas tem manutenção muito simplificada ao contario de qualquer caldeira e as a pellets obrigam a limpezas quase semanais, um futuro cliente meu comprou à 2 anos uma caldeira a pellets de suposta boa marca e esta e tentar juntar uns trocos para a trocar por uma bomba de calor por causa da chatice das limpezas e da sujidade, isto palavras dela,

não deixam de ser ambas opções viáveis mas cada qual tem as suas vantagens e desvantagens,

Colocado por: xesquanto ronda o preço de uma bomba de calor desse gênero?

a bomba de calor é sempre mais cara, tem desde 5000€ a 8000€ além do sistema solar termico,

0.0177 seg. NEW