Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

estou a fazer umas pequenas obras de remodelação de um apartamento e nesta fase tenho que tratar do chão. O chão é em tacos. O chão apresenta alguns riscos (normal do uso) algumas zonas com cor diferente (onde estavam armários). Eu não quero ter grandes custos. talvez tentar aplicar alguma cera que "disfarce" os riscos e dê alguma protecção aos tacos. Mas tenho andado a investigar mas não encontrei nada. Será que me podem dar sugestões de produtos e materiais para fazer esta intervenção ao mais baixo custo.

desde já obrigado pela dicas e sugestões.
    •  
      FD
    • 3 julho 2014

# 2

Colocado por: miguelleitaoSerá que me podem dar sugestões de produtos e materiais para fazer esta intervenção ao mais baixo custo.

Para ficar alguma coisa de jeito só retratando todo o chão - afagar e envernizar/encerar novamente.
    Não sei como está mas, se tentar disfarçar esses problemas poupando pode ser pior a emenda que o soneto... ou seja, pode ficar com pior aspecto que aquele que agora tem.

Porém, também depende muito do estado em que está... se forem riscos relativamente leves, se calhar lixando levemente e aplicando verniz em todo o pavimento pode ficar mais ou menos.
    Mas isso nem é muito barato nem demora pouco tempo...

Milagres são sempre difíceis. :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: miguelleitao
  2.  # 3

Os tacos são encerados ou envernizados? Existem produtos específicos que ajudam a atenuar os riscos e uniformizar a cor, mas tudo depende de como estão. Se forem encerados, é muito mais fácil.
  3.  # 4

Viva FD,
    compreendo perfeitamente o que diz. mas nesta fase não há verba para uma intervenção mais a fundo.
    Por isso o que procuro é um produto que ajude a dar um melhor aspecto e que proteja os tacos. Eu tenho encontrado mais é produtos de limpeza mais especificos para chão de tacos. Mas imagino que possa haver alguns produtos (tipo ceras, ou algo do genero) que não sejam só de limpeza mas que façam mais um bocadinho.
    Infelizmente não é area que domine e como já lhe disse não tenho encontrado nada que me parece que ajude na resolução do meu assunto. (se calhar nem há).
    mas como por este forum já obtive dicas interessantes tenho esperança de obter uma boa dica.

Mais uma vez agradeço as suas dicas e conselhos... se souber de mais alguma coisa diga, eu agradeço.
  4.  # 5

Viva Becas,

penso que sejam encerados. no entanto se me puder dar nomes de produtos para as duas opções agradeço.
    ah, e que seja produtos que não requeiram profissionais na sua aplicação.
    fico a aguardar por dicas e sugestões da sua parte. Obrigado.
  5.  # 6

Se forem encerados, a solução é raspar tudo com palha de aço ou, para ser mais a fundo, com aqueles esfregões de arame que se usam para lavar os tachos. Depois duas camadas de cera (da antiga, búfalo, que se vende em bisnagas no supermercado ou nas drogarias) e puxar o lustro. Atenção que isto dá trabalho, prepare-se para muitas horas de joelhos no chão.
    Há muitos anos tirei a alcatifa que tinha no chão do quarto alugado onde vivia, fiz isto e fiquei (ficou o senhorio) com um chão de tacos novo em folha.
    Se for envernizado, aplicar decapante e depois um restaurador de verniz - ambos à venda no super. Não fica perfeito, mas melhora o aspeto. Também aqui várias horas de joelhos no chão...
  6.  # 7

pode adquirir uma lixadeira de rolos baratas encontradas nos kontinentes e usar uma cinta de lixa de grão 100/120 para afagar ligeiramente as zonas mais danificadas.
    se com grao 100 ou 120 "empapar" muito pode tentar 80, mas evite usar grao muito grosso pq essas lixadeiras podem ser mto agressivas e remover mais material do que pretende.
    se tiver paciencia e várias cintas de lixa pode passar em todo o soalho evitando raspar à mao com palha de aço ou raspador à moda antiga.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: miguelleitao, maria rodrigues
  7.  # 8

Viva Gazebo,
    obrigado pela dica. Mas para já não penso em meter-me em trabalho tão tecnicos. A minha competencia não dá para tanto. e por isso não quero arriscar.
    procurava algo que fosse mais facil de aplicar, tipo uma cera ou algo parecido que com uma esfregona ou um pano se aplicasse diretamente no chão de tacos. Imagino que deva haver uma solução tipo isto. não me parece que quando se queira fazer algo de manutenção/conservação num chão de tacos seja preciso logo afagar ou intervenções tão caras.
    Agradeço a sua atenção para o meu assunto. Obrigado. Vamos ver como me safo.
  8.  # 9

(...) tipo uma cera ou algo parecido que com uma esfregona ou um pano se aplicasse diretamente no chão de tacos (...)

Com esfregona, só se for cera líquida! Uma das sugestões mais baratas (mas mais difíceis de executar, fisicamente falando), já foi aqui proposta pela becas. Eu aconselharia, antes de qualquer raspagem, uma lavagem com um decapante apropriado, para remover a cera velha (se o chão for, de facto, encerado). Caso opte pela cera tradicional, que
    já foi aqui aconselhada, procure aplicá-la sempre no mesmo sentido. Quando for a puxar o lustro, comece por um pano de flanela (que trabalheira!...) e acabe com collants usados, de senhora, em rodilha, puxe bem pelos braços e pelo tronco. Garanto-lhe que vai ter uma superfície espelhada. Aqui para nós, que ninguém nos lê, use e obrigue a usar, aos habitantes da casa, flanelas debaixo dos pés: não riscam o chão e vão polindo os tacos! Por esta é que o Miguel não estava à espera! Mas era assim que muito boa gente procurava manter o chão limpo e brilhante! Ainda há quem se queixe das novas tecnologias!!! (É uma piada, bem entendido)
  9.  # 10

Viva Maria Rodrigues,
    obrigado pelas dicas. Ontem experimentamos um pouco só para ver como ficava. e parece que a solução da cera até vai ficar bem. Apenas uma questão, é obrigatório o uso do decapante ou a raspagem? quais as consequências se o não fizer?

E sim pelo que percebi vou ter muito trabalhinho... mas fiquei com a sensação que vai valer a pena e será o suficiente para dar um novo aspecto ao chão.

mais uma vez obrigado a todos pelas dicas, sugestões e aconselhamentos.

cumprimentos
  10.  # 11

(...)o uso do decapante ou a raspagem? quais as consequências se o não fizer? (...)

Não é uma opinião técnica, mas parece-me que a vantagem do decapante é poupar um pouco mais a madeira, porque não vai precisar (digo eu), de raspar o chão tão profundamente. Muitas raspagens (ou afagamentos) fragilizam os tacos, opino eu. O nosso chão é de tacos, com cerca de 44 anos, e gostamos muito. Optamos por lavar o chão com detergente líquido, próprio para soalho; nas zonas mais escuras, com alguma sujidade, esfregamos com uma escova e sabão azul e branco. Limpamos depois com o sabão líquido. Aplicamos cera líquida, com uma esfregona, exclusiva, só para cera. Fazemos uma aplicação no sentido transversal, deixamos secar e aplicamos a segunda demão no sentido vertical. Claro que não elimina os riscos, talvez disfarce. Aplicamos cera líquida porque o técnico que nos afagou o chão (apenas quando fizemos obras de restauro), nos aconselhou: com verniz em rés-do-chão, que é o caso, apodrece a madeira porque a impermeabiliza e esta não respira. O facto é que desde há mais de 40 anos poucos tacos se estragaram e foi mais pelo caruncho.
    Bons trabalhos, é o que desejamos!
  11.  # 12

Se vai aplicar cera, invista numa enceradora elétrica (para puxar o lustro). Vale a pena. Em casa da minha mãe, 40 anos de palha de aço, depois cera, depois enceradora e está lá um chão para mais 40...pelo menos.
    Concordam com este comentário: maria rodrigues
  12.  # 13

O desgaste em chão de tacos é sempre o problema para quem tem piso assim.
    O problema são os riscos mais profundos, exite empresas que fazem uma raspagem, logo depois eles aplicam uma espécie de verniz, assim seu chão estará novinho em folha..

Alguns modelos de pisos que talvez você se interesse, sem gastar tanto, pelo menos futuramente.
  13.  # 14

Viva,
    caso aplique nova cera sem tirar a antiga o que pode acontecer?
    na aplicação da nova cera qual o tempo de espera para fazer a passagem de puxar lustro?
    depois desta aplicação qual o tempo de duração até novo enceramento?
    e para finalizar depois de encerar e puxar lustre qual os cuidados a ter e manutenção a fazer para prolongar ao maximo a vida util do chão até nova operação de enceramento?

obrigado a todos. tudo me tem ajudado nesta tarefa dificil de manutenção de um chão de tacos.

PS: Becas, sim estou a equacionar o aluguer de uma maquina. Na zona de lisboa tem conhecimento de onde posso alugar? (conheço no leroy).
  14.  # 15

Viva,
    alguém me ajuda com as perguntas que fiz?

Obrigado
  15.  # 16

Colocado por: miguelleitaoViva,
    caso aplique nova cera sem tirar a antiga o que pode acontecer?

manchas, irregularidades na superficie. depende do estado da antiga e da natureza da cera, pode até ser possivel a aplicação se for apenas para renovar o brilho

na aplicação da nova cera qual o tempo de espera para fazer a passagem de puxar lustro?

se for cera tradicional é semelhante a aplicação de graxa de sapatos. qdo comecar a secar está na altura de puxar o lustro.
    em todo o caso consulte a ficha do produto.

depois desta aplicação qual o tempo de duração até novo enceramento?

quando o aspecto do chão começar a desagradar-lhe

e para finalizar depois de encerar e puxar lustre qual os cuidados a ter e manutenção a fazer para prolongar ao maximo a vida util do chão até nova operação de enceramento?

evitar acçoes que possam ser abrasivas para o soalho, como andar com sapatos sujos de terra, arrastar moveis, ter cadeiras metálicas sem borrachas nos pés, etc
  16.  # 17

muito obrigado
  17.  # 18

Lembro-me na casa da minha mãe, nas limpesas grandes e mais a fundo, se lavar o chão com aguarrás para eliminar a cera velha, secar e cera nova em cima...

Era festa em casa que saiamos dos quartos e vinhamos todos dormir para a sala que era sempre trabalho de 2 dias. 1 para aguarrás e secagem e outro para encerar, secar e voltar a arrumar...

0.0207 seg. NEW