Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Na sexta-feira um amigo meu, teve um acidente num cruzamento, depois de passar um STOP. Não foram chamadas as autoridades, não houve feridos, apenas veio o agente do seguro da outra pessoa. Este agente do seguro fez a declaração europeia de acidente, fez o meu amigo assinar e não lhe deu a cópia. Na confusão mais tarde o meu amigo apercebeu-se que a pessoa que vinha a conduzir, não era aquela cuja carta ficou na declaração. Foi o primeiro acidente que ele teve, daí não saber como agir nestas situações.

O que fazer agora?
  2.  # 2

Na confusão mais tarde o meu amigo apercebeu-se que a pessoa que vinha a conduzir, não era aquela cuja carta ficou na declaração.

Bom, não sendo culpa do seu amigo e a pessoa deu-se como culpado, eu aconselho a estar calado, das duas uma, ou a pessoa que vinha a conduzir não tinha carta ou estava alcoolicamente bem disposto, e qualquer uma das hipóteses não lhe é muito favorável, corre o risco do seguro se colocar de lado.
  3.  # 3

É exatamente o contrário, a culpa terá sido do meu amigo, pois era ele que tinha o STOP.
  4.  # 4

Não são as seguradoras que decidem quem é o culpado, juntamente com as autoridades ?
  5.  # 5

Colocado por: CyberthugNão são as seguradoras que decidem quem é o culpado, juntamente com as autoridades ?

Boa noite,

Não, as autoridades não decidem absolutamente nada, apenas medem a estrada e fazem auto quando são chamadas ao local.
    Quem decide a culpa é sempre as seguradoras.
    Concordam com este comentário: JPN761
  6.  # 6

É exatamente o contrário, a culpa terá sido do meu amigo, pois era ele que tinha o STOP.

Sendo assim ele pode tentar discutir isso, mas tambem provavelmente não vai dar em nada, ele tinha que ter visto na hora, certamente vai ser uma palavra contra a outra.

Não são as seguradoras que decidem quem é o culpado, juntamente com as autoridades ?

Isso se não houver contradições, o seu amigo foi o culpado mas pode muito bem dizer á seguradora que não foi, bom isso pode dar muita fruta e perda de tempo, ás vezes é melhor esquecer.

Mas se ele tem consciência que ele é que teve a culpa, não acho que seja correto estar complicar, afinal não faz diferença quem ia a conduzir, isto é a opinião de quem não viu nada e apenas está a fazer suposições.
    Concordam com este comentário: doisarquitectos
  7.  # 7

Também partilho da opinião de que se ele não parou no sinal de STOP então é, obviamente, o culpado e independentemente de quem ia a conduzir o outro veículo ele deve dar-se como culpado.

Existia a hipótese dele eventualmente ter conseguido fazer com que a culpa fosse da outra parte caso, logo no momento (não agora), ele se tivesse apercebido antes de assinar, de que a pessoa que constava na declaração não era a que ia a conduzir e, nesse caso, talvez ele tivesse a sorte da pessoa não ter carta, ter a carta apreendida, estar embriagado ou outro qualquer motivo que automaticamente fizesse com que ele ficasse com a culpa - que, pela história que conta, deduzo que fosse esse o caso.

No entanto, tal como também já foi aqui dito, agora já não há nada a fazer pois será a palavra de um contra a palavra do outro e o outro, ainda para ajudar, tem o agente de seguro que foi ao local para testemunhar a favor dele...

Eu já estive 2 meses sem carro porque um senhor de idade se atravessou à minha frente, não respeitando o sinal de STOP. Sorte a de todos nós que eu ia a passear e então no momento do embate ia apenas a uns 40klm/h. O senhor, nervoso, gritou juntamente com a senhora sua esposa e tentaram culpar-me dizendo que ia a mais de 150klm/h...

Chamaram eles a policia e a situação era tão ridícula que a certa altura o agente teve que dizer à senhora o seguinte, cito: "Minha senhora, desculpe mas vai ter que parar. Você claramente nunca viu, felizmente, um acidente a 150klm/h e claramente que o jovem não vinha a mais de 50 ou 60 no máximo! Ainda há dias testemunhei um acidente a mais de 120klm/h e nem queira imaginar o que vi..."

Depois dele dizer isto ela acalmou-se, mas continuaram a achar que não tinham culpa nenhuma! Veio a família de emigrantes "toda" e estavam todos calmos, porque claramente viram que os idosos tinham toda a culpa...

Perante a seguradora deles recusaram sempre a culpa mas chega a um determinado momento em que existe um prazo legal para o caso ser protelado, sendo que para continuar a negar a culpa é necessário a apresentação de provas, algo que obviamente eles não tinham pois eu tinha tudo a meu favor. O relatório da polícia, as minhas fotos, 7 testemunhas (ia um carro de um familiar atrás de mim).

Ainda assim, foram 2 meses sem carro por causa dos tipos não quererem aceitar... e o arranjo até nem era muito complicado!
  8.  # 8

Nestas situações o ideal a fazer é chamar a polícia.
    Eu sei que as declarações amigáveis existem para evitar que a polícia tenha de andar dum lado para o outro a tirar medidas nas estradas, mas numa situação de inexperiência a polícia no local ajuda a garantir que tudo é verificado.

Outra coisa importante a fazer é não se declarar culpado ali no local, ou sequer discutir sobre isso. O que importa são os factos e não o que cada um acha... e é isso que deve ser colocado na declaração. Outra coisa a ter em conta é que após um acidente muito provavelmente ainda estamos em choque ou até, no caso do air bag disparar, um bocado confusos com o que aconteceu e estar a tentar ser lógico e racional é difícil.

Isto lembra-me um acidente que tive em que um artista se cruzou à minha frente sem me dar oportunidade de parar e mal saiu do carro veio logo com a conversa que eu é que era culpado... Eu apenas disse que isso era para as seguradoras, ou caso não concordássemos no que escrever na participação, a polícia decidir... eu não me ia declarar como nada.

Fizemos a descrição de como tudo aconteceu na declaração amigável... no dia seguinte recebo um telefonema da empresa dele a dizer que tinha de me dar como culpado na declaração, senão quem era o culpado era o condutor da camioneta... ;)
    Isto apenas para dizer que numa situação destas a nossa cabeça está longe de ser racional, a não ser que tenhamos muita experiência nestas situações, e o melhor a fazer é deixar de lado discussões e apontarmos os factos como são na declaração ou chamar a polícia ao local para dar o parecer e verificar tudo (alcool, documentos...).

Esse agente de seguros da outra empresa que apareceu no local... demorou muito a aparecer? Como vinha vestido? Mostrou alguma identificação?
    Isso para mim é um alerta vermelho e muito provavelmente seria o legítimo condutor do carro que apareceu e preencheu tudo para safar o amigo.

Agora resta aprender com a experiência.
  9.  # 9

Vá à sua companhia e exponha o assunto. O simple facto de lhe terem negado a sua cópia da declaração já dá pano para mangas.
  10.  # 10

Neste caso se tivesse chamado a policia levava com uma multa e inibição de conduzir por não ter parado no Stop.
    A troca do condutor pode ter sido porque o que ia a conduzir ter a carta apreendida e aí não sei se o ilibaria da culpa. È sempre melhor preencher a declaração amigável mas temos sempre que ver os documentos do condutor e da viatura.
  11.  # 11

o ter um Stop obriga a parar e só depois avançar, agora depois de avançar pode não ser o culpado.

Se estiver a mais de 50 % da fiaxa de rodagem , ou outros fatores que podem mudar as coisas.

O fato de ter mudado o condutor pode significar que quem conduzia na verdade o carro ou nao estava em condiçoes para o fazer fosse por estar com alcool , nao ter carta ou ter a mesma apreendida.

Agora qualquer agente de seguros sabe que têm de deixar a copia ou o original consoante quem for o dono da declaração.
    o obrigar a assinar é relativo pois só asssino quando concordo com o que está escrito, o mais imporatne é o desenho conjunto da frente. depois cada um faz o que lhe compete no verso.
    quando não ha acordo a declaraçao serve unicamente para ficarem registados os dados dos condutores e chama-se a força policial da aerea seja PSP ou GNR

Neste caso ha fotos dos carros?
    apanhou o condutor na foto por acaso?
    vai ser muito dificil fazer algo pois carece de testemunhas caso contrario será sempre a palavra de um contra o outro.
    O tal agente de seguros chegou a pé ou de carro? foram tiradas fotos do carro que possa ter chegado?
  12.  # 12

Segundo os factos, a culpa foi dele e o seguro teve que pagar.
    Obrigado a todos pelos esclarecimentos.
    • ceac
    • 30 agosto 2014

# 13

Colocado por: CarvaiNeste caso se tivesse chamado a policia levava com uma multa e inibição de conduzir por não ter parado no Stop.
    A troca do condutor pode ter sido porque o que ia a conduzir ter a carta apreendida e aí não sei se o ilibaria da culpa. È sempre melhor preencher a declaração amigável mas temos sempre que ver os documentos do condutor e da viatura.

Sabe disto por experiencia propria? Ou e sabedoria popular?

0.0202 seg. NEW