Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas sou tecnico comercial nas Energias Renováveis e gosto de ler neste forum alguns comentários de outros participantes,o que muitas das vezes não tem grande sentido . Ex: numa das dicussões de paineis solares havia alguem que dizia que os paineis de tubo de vacuo não eram muito bons e aconselhavam só planos.
    A minha grande expriência nesta area visto que sou grande conhecedor de todos os produtos existentes no mercado , posso dizer que os melhores paines com uma efeciência mais elevada são os paineis de tubo de vacuo em todos os sentido tecnicos.
    noutra das discussões falava-se em bombas de calor para trabalhar com radiadores . e faziam alguns comentarios mais uma vez sem nexo nenhum.
    e outras discussões que relacionadas com o assunto das energias.
    Se tiverem alguma duvida nesta área nas energias , paineis solares , fotovoltaicos, Bombas de calor, Aerotermia, Geotermia , Aerogeradores, piso radiante, terei todo gosto em esclarecer. deixo os meus contactos ,[email protected] 967270543
    Estas pessoas agradeceram este comentário: raquel.jma, Luis K. W.
      France[1].jpg
  2.  # 2

    Cesarfeijoca,

    eu estou prestes a escriturar uma moradia nova e gostaria de saber qual a melhor opcao a nivel da relacao eficiencia/preco de um sistema de aquecimento de aguas sanitarias e eventualmente tb de aquecimento central.

    Refiro que a casa esta preparada com pre instalacao de ar condicionado e tem tb a pre instalacao de aquecimento central a caldeira de gas. caldeira esta que esta instalada e pronta a funcionar como esquentador normal.

    A minha duvida reside no facto de saber se me é compensador colocar algum painel solar ou algo semelhante. Refiro que no sotao existem ja as ligacoes de agua quente e fria e de esgosto ( seria para uma futura casa de banho que nao tenho intencao de fazer) e deste modo nao teria que andar a partir o resto da casa.

    Se me puder dar uma ajuda, agradecia-lhe. obrigado
    • 69x
    • 5 março 2009

     # 3

    Ola Cesar.
    Eu estou a construir a minha casa, com pre instalação de ar condicionado e com cilindro para as aguas. Tenho que meter um painel solar. Não percebo nada desse assunto. Preciso de ajuda a nivel de qualidade/preço e que tipo de painel me aconselha? A casa tem sol todo o dia...
  3.  # 4

    Os tubos de vacuo teem uma grande desvantagem....aquecem muito!!
    Quando os "habitantes" da casa vão de férias teem de tapar os paineis para que o sistema não deite fora o glicol do sistema. Como não há consumo, o glicol vai aquecendo, aquecendo (aumentado o volume) até ao maximo de capacidade do expansor. A partir daqui, a valvula dispara mandando o glicol para fora.
    Quando os habitantes regressam e começa a haver consumo, passa a existir deficiencia do glicol e respectiva "chamada" ao técnico para reposição.

    Isto é apenas a minha opinião obtida junto de pessoas que teem paineis solares. Vale o que vale..
    • kami
    • 5 março 2009

     # 5

    Boas

    Aquecer é desvantagem?

    Para mim é vantagem!

    Com esse problema posso eu bem! Existem soluções para tudo!

    Cumps
  4.  # 6

    Cesarfeijoca,

    vou iniciar em breve a construção de uma moradia. Ainda estou a pedir orçamentos, mas devido ao facto de estar completamente indeciso quanto ao sistema de climatização e aquecimento de águas sanitárias a adoptar, optei por incluir no pedido de orçamento apenas uma "pré-instalação de aquecimento central". Depois renegociarei com o empreiteiro ou qualquer fornecedor.
    A minha intenção é aguardar pelo 1.º ou 2.º ano e verificar as reais necessidades da casa em termos de aquecimento/arrefecimento. Ainda assim, tenho uma fixação por um sistema inovador: aero ou geotermia. Podem dar-me custos reais de uma instalação deste género? Uma vez que vou construir de raíz poderia aproveitar as fundações...
    Por outro lado, as indecisões são vastas: piso ou radiadores? AC ou Caldeira? Termo ou ventiloconvectores?
    Outra questão é a pretensão em fazer uma reciclagem de água, nomeadamente para as sanitas e rega. Origem? Pluviais e/ou pequena nascente anexa. Sugestões?
  5.  # 7

    Olá a todos,

    Como sou leigo na matéria e pretendo encetar a "aventura" de construir uma casa, melhor, pagar para construir...Aproveito o tema, bem actual por sinal, e coloco algumas questões concretas, as quais apelo a quem me possa dar respostas objectivas.

    1)- Bombas de calor, Aerotermia, Geotermia , Aerogeradores...podem-me traduzir?? Que comtempla, como funciona, que consome e qual a melhor utilização de cada um?
    2)- Produção de electricidade através de paineis solares. Vale o investimento? Para uma habitação com área util de 250m2 quanto poderia custar?

    Desde já obrigado a quem possa responder.
  6.  # 8

    Boa tarde Cesar,
    Quero colocar paineis solares para aquecimento de água numa primeira fase e posteriormente paineis para produção fotovoltaica. vivo no algarve e por isso tenho sol quase todo o ano. A minha casa têm a orientação nascente e poente. qual é a melhor solução?
    • ES
    • 16 março 2009

     # 9

    Olá ao forum,
    pois eu também estou a pensar em colocar um "cilindro com painel solar" para o aquecimento das aguas sanitárias e gostaria de obter opiniões de quem já tenha este sistema, vale a pena o investimento financeiro ??, aquece o suficiente para uma casa com 4 pessoas a tomar banho??? ou exite ainda assim necessidade de pôr tb um cilindro convensional ligado à electricidade ..??? a agua sai quente o suficiente .. e no inverno como se comporta este sistema ??, obg a todos pelas v/ opiniões/sugestões , ES
  7.  # 10

    Parece-me que o senhor Feijoca veio aqui só para fazer a sua publicidade, quando começaram os pedidos de ajuda nem um piu, é isso mesmo que se quer...
    Concordam com este comentário: LiliFrancisco
 
0.0142 seg. NEW