Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,

Uma cobertura de um edifício bastante antigo em que a estrutura de suporte é toda em madeira, qual será a melhor/adequada madeira e tratamento para a sua reabilitação?

Obrigado
  2.  # 2

3.  # 3

Outra questão:

Os tetos antigamente como eram apoiados? Tinham uma estrutura própria de suporte (vigas), ou são apoiados nas linhas das asnas?

A minha questão vem no sentido de saber se num processo de reabilitação, a mudança de asnas da cobertura implica trabalho adicional na suportagem dos tetos enquanto as asnas são mudadas.

Há algum pormenor construtivo que mostre como é a ligação ou não, do teto à asna?

Obrigado
      Teto decorativo.jpg
  4.  # 4

Diria que o teto é provavelmente feito em estafe (revestimento tipo teto-falso, em placas de gesso e fibras vegetais, reforçadas com réguas de madeira).

cumps
  5.  # 5

Pormenor do forro, por baixo da telha
      Cobertura - Pormenor telha.jpg
  6.  # 6

Pormenor do beirado, incluindo caleira
      Cobertura - Pormenor beirado.jpg
  7.  # 7

Já alguém implementou uma solução destas (telhado marselha com beirado à antiga portuguesa)?

http://www.techitt.com/Homepage/2003_GuiaoTecnico/Ficheiros/ft_514_csilva_21_2008_07_22.pdf

cumps
  8.  # 8

Colocado por: electraoA minha questão vem no sentido de saber se num processo de reabilitação, a mudança de asnas da cobertura implica trabalho adicional na suportagem dos tetos enquanto as asnas são mudadas.

O estafe era, e é fixo com vários arames sendo fácil mudar as vigas sem que caia tudo abaixo ... O estafe tem muita resistência, pode também por baixo reforçar enquanto faz as obras.

Para mudar as vigas principais eu usaria vigas em ferro !
    Estas pessoas agradeceram este comentário: electrao
  9.  # 9

Colocado por: Jorge Santos - FaroPara mudar as vigas principais eu usaria vigas em ferro !

Sendo uma casa centenária, preferia manter, tanto quanto possível, os seus materiais originais (madeira).
  10.  # 10

As asnas parecem encontrar-se em boas condições.
    Que tratamentos aconselham para a madeira (em princípio parece ser cerne de pinho)? Óleo de Linhaça, Cuprinol, Xylophene? São mutuamente exclusivos, ou complementam-se?

Obrigado
  11.  # 11

Estava a ler este tópico:

https://forumdacasa.com/discussion/23891/subtelha-numa-reabilitacao-sim-ou-nao/

E em relação ás subtelhas? Há várias marcas no mercado?

cumps
  12.  # 12

Colocado por: electrao
    Que tratamentos aconselham para a madeira (em princípio parece ser cerne de pinho)? Óleo de Linhaça, Cuprinol, Xylophene? São mutuamente exclusivos, ou complementam-se?

cerne de pinho nao impregna muito bem (tem resina). se pretende tratamento anti caruncho com alguma proteção anti-fúngica o xylophene costuma dar bons resultados (pelo menos como tratamento preventivo)
    já o óleo de linhaça actuará apenas como hidrofugante. se aplicar terá que ser após os tratamentos anti-caruncho. geralmente aplica-se diluido 50% com aguarraz por várias vezes e pode demorar algum tempo a polimerizar (secar).

há quem defenda a aplicação de óleos minerais (tipo óleo de motor queimado) como proteção conjunta, mas nunca usei pessoalmente.
  13.  # 13

Já agora, o cerne de pinho, é que madeira em concreto?
  14.  # 14

Colocado por: electraoá agora, o cerne de pinho, é que madeira em concreto?

Concretamente.. é pinho!!! ;)
    Concordam com este comentário: ClioII
  15.  # 15

Colocado por: Pedro Barradas
    Concretamente.. é pinho!!! ;)

Humor de quem está prestes a entrar em fim de semana... :)

Ok Pedro, mas porque é designado assim? que variante de pinho é?
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  16.  # 16

Quando corta um tronco é frequente que no centro tenha uma parte escura e por fora uma parte mais clara. A parte escura no centro é o cerne. Basicamente é madeira morta. Costuma ser mais rija e resistente que o resto da madeira da árvore.
  17.  # 17

Colocado por: RJAS1972Quando corta um tronco é frequente que no centro tenha uma parte escura e por fora uma parte mais clara. A parte escura no centro é o cerne. Basicamente é madeira morta. Costuma ser mais rija e resistente que o resto da madeira da árvore.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:electrao

Já agora, e como sou curioso, diga-me uma coisa: em que situações é que fazem isto? Digo, para "recolher" esta parte interior da madeira, o cerne, terão de eliminar uma boa parte da madeira de pinho (envolvente). É simplesmente resíduo, ou é aproveitado para outro processo?

Cumps
  18.  # 18

Bom, isso já me ultrapassa completamente... Mas deduzo que quando um tronco é cortado em ripas, barrotes, folhas, etc, o seja de acordo com as caracteristicas do mesmo e com as necessidade existentes. Sinceramente não estou a ver uma serração a descascar um tronco até chegar a uma determinada parte onde a madeira tem as caracteristicas para um fim especifico.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  19.  # 19

Leia aqui este artigo sobre madeiras:
    http://paginas.fe.up.pt/~jcouti/Madeiras%2099.pdf
  20.  # 20

0.0218 seg. NEW