Colocado por: danobregaÉ tramado, o papá sabe melhor e temos de aceitar. ;)
Colocado por: becasEstá a falar de valores ilíquidos, de certeza.
Colocado por: PeSilva
A questão é que defender a redução de reformas/pensões é a mesma coisa que defender este sistema, para mim não faz lógica.
Ou
- se defende que não pode haver redução e no limite que possa haver falência
- se defende que a adesão seja voluntária.
Colocado por: PeSilvaHá uma coisa que me faz muita confusão:
Como é que alguém, independentemente do seu posicionamento ideológico, pode defender que o estado possa alterar o que paga de reformas/pensões respeitantes ao regime contributivo.
Não esquecer que a adesão não é voluntária.
No fundo dá-se o direito ao estado de cobrar o que lhe apetecer e de pagar o que lhe apetecer quando lhe apetecer.
Colocado por: PeSilvaImagine o two-rok que um cliente seu depois de um serviço que lhe prestou se vira para si e lhe diz:
- eh pá, só vou pagar metade do que lhe devo porque estou em risco de falência (desculpa mais utilizada para defender os cortes).
Mais:
- Mas vai ter de continuar a fornecer os mesmos serviços agora a metade do preço (é o que o estado faz).
Colocado por: PeSilvaO two-rok aceita este comportamento, ou acha que pelo menos deveria ser o two-rok a decidir se aceita ou não receber pela metade e em caso de não aceitar e o cliente falir, seguir o caminho de uma falência normal?
Colocado por: PeSilvaPS: sou contra a existência da SS não voluntária.
Colocado por: Tyrande1- Reformas
As pessoas andaram a descontar a vida toda, com o intuito de no final das suas carreiras receberam X de reforma... Elas pagaram por elas. Eu que vejo muitos boletins de vencimentos passar à minha frente, não fico tão chocada quando vejo pessoas a receberem mais de 1500€ de reforma (embora também seja da opinião que deveria haver um teto), pois os descontos são brutais!!!
Não se pode ter as pessoas a descontar 40, 50 anos, e agora no final, por tudo a perder!!! Você agora também desconta para a sua reforma não? Imagine como vai se sentir se o Governo, daqui a uns 50 anos, disser:"meus amigos, não há dinheiro, não vos vamos pagar reforma nenhuma"... (é uma hiperbolização, mas é só para ter uma idéia). De certeza que também vai se sentir enganado, tal como os nossos aposentados estão a sentir-se hoje.
Colocado por: Tyrande2- Salários.
Eu já havia comentado isto antes. Aqui em Portugal, quem é saúdavel e trabalha é que é penalizado.
Se ficar desempregado..tenho subsídio
Se virar toxicodependente...tenho apoio do estado
Se virar alcoolatra, idem aspas...
Se tiver um acidente...tenho subsídio...
Se ficar doente...tenho subsídio
Se tiver filhos...tenho subsídio
Colocado por: TyrandeNão tenho filhos, sou saudável, não tenho vícios...e trabalho...
PAGA E NÃO BUFA!
Colocado por: TyrandePortanto acho bem que cortem sim, nos RSI's e subsídios que não acabam mais, mas penalizar que trabalhou e quem trabalha... não acho bem.
Colocado por: TyrandeEu sou 100% a favor de SS opcional. Quero descontar, desconto.. Quero eu fazer o meu pé de meia particular, sem precisar do Governo, faço-o. Se no futuro correr mal, ao menos a responsabilidade foi minha. Agora estar a pagar para outras pessoas andarem na subsídio-dependência sabendo que, quando chegar a altura da minha reforma, vou ver navios...
Colocado por: PeSilvaSe o estado não tiver capital para pagar deve-se seguir o mesmo caminho que se segue quando uma empresa não tem capital para pagar o que deve.
Colocado por: danobregaO segmento produtivo da sociedade desconta A% para suportar o não produtivo. O A é a constante
Colocado por: becas(2500 euros de reforma)
Está a falar de valores ilíquidos, de certeza. A minha mãe, professora primária reformada, nunca recebeu nem perto disso e atualmente recebe uns 1400 euros. Eu sou professora do ensino superior, doutorada, e não recebo nem perto disso. Nem aos 2000 chega e duvido que alguma vez passe.
Colocado por: PeSilvaOu
- se defende que não pode haver redução e no limite que possa haver falência
- se defende que a adesão seja voluntária.
Colocado por: danobregaQuem acredita neste sistema
Colocado por: danobregaentão tem é que defender a reinterpretação da Segurança Social como um sistema solidário, em vez de contributivo
Colocado por: danobregaO segmento produtivo da sociedade desconta A% para suportar o não produtivo. O A é a constante. O segmento não produtivo recebe uma pensão directa dos descontos do anterior, proporcional ao que descontou, mas possivelmente levando outros factores em conta. Assim reconhece-se aquilo que só pode ser a realidade,independentemente de qual seja o modelo, o segmento não produtivo só vai conseguir ter acesso a bens e serviços se houver alguém a criá-los. Assim, o ajuste é automático e... normal.
Colocado por: PeSilvaNo fundo é o que já acontece hoje em dia: quoeficiente sustentabilidade.
Apenas com uma diferença: em vez de ser "aplicado" a todas as prestações é "aplicado" quando se calcula a primeira prestação.
Colocado por: two-rokSe acha que existe outra forma, diga-me qual, saberei analisá-la, poderei até concordar e mesmo que não concorde respeitarei.
Colocado por: two-rokNão estou a defender que deva ser assim, mas com défices sucessivos e bancarrotas umas atrás das outras (3 em 40 anos), não vejo nada de bom a acontecer aos reformados.
Colocado por: eu...O que cria injustiças imorais e incompreensíveis...
Colocado por: PeSilvaOlha, descontas todos os meses X e quando te reformares recebes Y.
Colocado por: TyrandeSe ficar desempregado..tenho subsídio
Colocado por: Tyrande
Há 2 coisas que me fazem confusão ai.
1- Reformas
As pessoas andaram a descontar a vida toda, com o intuito de no final das suas carreiras receberam X de reforma... Elas pagaram por elas. Eu que vejo muitos boletins de vencimentos passar à minha frente, não fico tão chocada quando vejo pessoas a receberem mais de 1500€ de reforma (embora também seja da opinião que deveria haver um teto), pois os descontos são brutais!!!
Não se pode ter as pessoas a descontar 40, 50 anos, e agora no final, por tudo a perder!!! Você agora também desconta para a sua reforma não? Imagine como vai se sentir se o Governo, daqui a uns 50 anos, disser:"meus amigos, não há dinheiro, não vos vamos pagar reforma nenhuma"... (é uma hiperbolização, mas é só para ter uma idéia). De certeza que também vai se sentir enganado, tal como os nossos aposentados estão a sentir-se hoje.
2- Salários.
Eu já havia comentado isto antes. Aqui em Portugal, quem é saúdavel e trabalha é que é penalizado.
Se ficar desempregado..tenho subsídio
Não tenho filhos, sou saudável, não tenho vícios...e trabalho...
PAGA E NÃO BUFA!
Portanto acho bem que cortem sim, nos RSI's e subsídios que não acabam mais, mas penalizar que trabalhou e quem trabalha... não acho bem.
Eu sou 100% a favor de SS opcional. Quero descontar, desconto.. Quero eu fazer o meu pé de meia particular, sem precisar do Governo, faço-o. Se no futuro correr mal, ao menos a responsabilidade foi minha. Agora estar a pagar para outras pessoas andarem na subsídio-dependência sabendo que, quando chegar a altura da minha reforma, vou ver navios...
Colocado por: PeSilvaE o contrário não?
Estado: Olha, descontas todos os meses X e quando te reformares recebes Y.
(passados 20 anos)
Estado: Olha, vais passar a pagar 1,25*X e quando te reformares só recebes 0.75*Y
(passas à reforma)
Estado: eh pá, disse que te pagava Y ou 0.75*Y? Foi a brincar, só te pago 0.5*Y.
Muito justo e moral ... e compreensível ...
Colocado por: danobregaSe descontares a título individual X na expectativa de receber Y quando te reformares e se, quando te reformares, a relação entre segmento produtivo e segmento não produtivo for totalmente distorcida, o efeito vai ser o mesmo.
E acha mal pagar mais quem é saudável???
Se amanhã tiver um acidente ou ficar doente acha que deveria contribuir nos impostos da mesma forma como se tivesse a trabalhar e fosse saudável? Como?
Colocado por: Tyrandeas pessoas estão salvaguardadas em praticamente todas e quaisquer situação.