Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: luisvv

Houve cortes de diversas formas, quer na duração do subsídio de desemprego, quer no seu limite máximo, quer nos subsídios de doença, até nas condições de acesso a algumas das prestações (abono de família, RSI, etc).
    Concordam com este comentário:eu,two-rok,Bricoleiro

Oh, isso não foram cortes directos!
    Foram sim estreitadas (e muito bem, alguns casos era uma pouco vergonha), as condições de acesso ao RSI, abono família, etc,tal como disse... Mas o valor em numerário dos mesmos, continua praticamente na mesma.
    Agora, comparativamente, as condições de acesso ao mercado de trabalho também se agravaram exponencialmente... e o rendimento proveniente desse escasso trabalho disponível diminuiu!!!!
    Em termos de %, o corte foi muito maior nos salários, do que nos subsídios!! Como pode ser??!?!?

Eu continuo a dizer que queremos ter um Estado que "é paizinho" de todos os pobres e oprimidos.. e quem anda a pagar o pato é uma classe média (que já não dura muito) sobrecarregada.
    Não me leve a mal, eu não me importava nada de contribuir para, sei lá, a reforma antecipada de um senhor que teve um acidente de trabalho e não pode desempenhar mais as suas funções.. ou ainda alguém que teve cancro (ninguém escolhe ter cancro)...
    Mas faz-me uma confusão terrível ter de andar a sustentar muitos vagabundos que por aí andam... Ninguém escolhe ficar doente, ou ter um acidente, estamos todos sujeitos a tal, mas nós queremos ajudar esses.. e os toxicodependentes.. e os imigrantes sem rendimentos.. e estes.. e aqueles.. e mais aqueles outros..
    É por isso que eu digo que existe a porcaria de um subsídio para quase tudo!!!
    E o estúpido que trabalha é que leva com ela em cima..
    Concordam com este comentário: McArthur
  2. Colocado por: TyrandeCite-os sff..

Bastaram poucos segundos para encontrar algo que é tão falado na comunicação social há anos.

http://www.deco.proteste.pt/dinheiro/desemprego/noticia/subsidio-de-desemprego-regras-apertadas
  3. Ninguém fala do fardo da igreja. Será tabu? Os milhares de paróquias e padres.
    Concordam com este comentário: two-rok
  4. Colocado por: treker666

Bastaram poucos segundos para encontrar algo que é tão falado na comunicação social há anos.

http://www.deco.proteste.pt/dinheiro/desemprego/noticia/subsidio-de-desemprego-regras-apertadas

É mais difícil aceder ao subsídio de desemprego..
    Mas é 10x mais difícil arranjar trabalho, comparativamente com 2011...
    E novamente, em %, desceram mais os salários, do que o subs. desemprego.
  5. Colocado por: TyrandeMas é 10x mais difícil arranjar trabalho, comparativamente com 2011...

Pelo que tem espalhado pensei que não era sua preocupação quem não consegue trabalho.

Que trabalho será o seu que está imune a esse perigo?
  6. Colocado por: pedromdfNinguém fala do fardo da igreja. Será tabu? Os milhares de paróquias e padres.

Qual fardo? Que eu saiba não há crentes involuntários nem transferência de dinheiros públicos para as igrejas. Se está a falar de alguns benefícios fiscais que ainda existem, estou de acordo que acabem.
  7. Colocado por: pedromdf

Pelo que tem espalhado pensei que não era sua preocupação quem não consegue trabalho.

Que trabalho será o seu que está imune a esse perigo?

Não tem absolutamente nada a ver com isso... se trabalho numa fábrica ou num escritório de advocacia, ou numa padaria, a diferença para a discussão é a mesma.
    Não é a profissão de ninguém que está em causa, mas sim o facto de se apoiarem nas costas de quem madruga para trabalhar para sustentar muitos subsídio-dependentes ( e é claro que infelizmente neste bolo encontram-se aqueles que têm algum direito moral aos mesmo.. e os famosos parasitas)., e também o facto de cortarem mais a quem trabalha do que a quem não o faz...
  8. Pensava que mesmo que ficasse sem trabalho lhe seria indiferente. Mas espero que depois não recorra a qualquer subsídio, claro.
    Concordam com este comentário: treker666, maria rodrigues
  9. Colocado por: pedromdfPensava que mesmo que ficasse sem trabalho lhe seria indiferente. Mas espero que depois não recorra a qualquer subsídio, claro.
    Concordam com este comentário:treker666,maria rodrigues

Como teria bons samaritanos como você para me acudir, até nem seria tão mal se calhar! Deixava logo de gastar 300€ com gasolina e outros transportes, e gozava o verão à fartazana! E e tivesse de recorrer a subsídio, ao menos contribuo, e MUITO, para depois usufruir de kkr coisa. Todos os meses vão quase 400€ de impostos.. quantos é que aqui trabalham e fogem aos impostos huh? dezenas, aposto.. e a nível nacional, milhares! Mas esses também se acham no direito de depois reclamar "direitos adquiridos"...
    E se ler com atenção os posts anteriores, irá reparar que a minha revolta é que para tudo existe um subsídio.. por motivos legítimos, e depois por tudo e qualquer coisa... Não sei como conseguiu distorcer o post até agora... é mania de invocar, só pode.
    É o Estado "paizinho", que tem de dar uma mezadinha para tudo...
  10. Quer ver uma coisa que me revolta?
    Vai um gajo para a cadeia...
    Da última vez que vi, esse mesmo gajo recebe 75% do ordenado durante o tempo que está a cumprir pena...
    Ora bem.. se o gajo for solteiro.. não tem de pagar renda.. não tem de pagar alimentação, gasolina, água, luz, aluguel...nada.. medicamentos também é por conta do Estado...
    E ainda recebe 75% do ordenado...
    Sem fazer um boi...
    Quer dizer, eu faço asneiras na vida, vou preso... e no final do mês consigo juntar mais dinheiro às tantas que um otário que trabalha todos os dias...

Mas pela sua brilhante lógica, não posso ficar revoltada, porque às tantas um dia também sou presa e vou querer usufruir disso...
  11. Colocado por: TyrandeÉ o Estado "paizinho", que tem de dar uma mezadinha para tudo...
    De certa forma não posso deixar de concordar consigo, também eu e a minha esposa, ambos a trabalhar na mesma empresa, deixamos por mês em impostos mais de 1100EUR. A empresa, (privada), para quem trabalhamos não admite esquemas e fuga ao fisco como muitos FP por aí dizem que os privados fazem. O que me arrelia mais, é que apesar do enorme valor descontado em impostos, quando vou ao hospital ainda levo com a taxa moderadora em cima, o que desconto não é suficiente para usufruir dos serviços públicos grátis, mas o "coitadinho" do Joaquim, da rosa ou da emilia, que não trabalham, não descontam coisa nenhuma quando doentes ainda estão isentos da taxa moderadora.
    Concordam com este comentário: two-rok
  12. Teoricamente alguém que seja preso também será despedido, trabalhe no privado ou no público. Porque estando preso falta ao trabalho sem justificação e vai para a rua. Ou será que não é assim???
  13. Colocado por: CarvaiTeoricamente alguém que seja preso também será despedido, trabalhe no privado ou no público. Porque estando preso falta ao trabalho sem justificação e vai para a rua. Ou será que não é assim???

Sinceramente não sei 100% como funciona. Mas sei que muitos FP que vão presos não são despedidos... e eu, mesmo sendo FP, acho que tá mal! Tem de ir pra rua!
    Sei que há cerca de 6meses atrás foi transferido para o meu setor um senhor que trabalhou mais de 10anos numa prisão..e eles bem nos conta as mordomias que os presos tinham. E que alguns (provavelmente não todos, imagino..não sei qual era a condição para tal) ainda recebiam 75% do ordenado...
    Mas, sendo o senhor uma pessoa idosa e confiável, não tenho motivos nenhuns para duvidar dele..
    é só seguir notícias como estas:

http://ideiasamonte.blogs.sapo.pt/16243.html

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/exclusivo-cm/estado-da-rendimento-minimo-aos-reclusos

O meu sentimento é tal e qual o do McArthur.. Deixar um estouro em impostos no final do mês, e depois o "coitadinho" da esquina não paga nada e tem acesso a tudo... E eu pra ter acesso ao mesmo, pago e não bufo!
    Agora é claro que o "coitadinho" da esquina pode ter uma razão válida para o ser, ou pode ser mais um como os milhares de gatunos que se aproveitam! E isso irrita-me!
    Se você sei lá, vê um gajo a passar fome na rua porque ficou sem emprego ou coisa assim porque a empresa fechou portas e ele foi mandado embora, é uma coisa.
    Se você vê outro gajo que está a passar fome na rua porque chegava todos os dias atrasado ao trabalho, não fazia nada direito, só arranjava intrigas, nem queria saber de melhorar e foi mandado embora, é outra.
    Certo é que, você vai ter de sustentar os dois.. O incompetente e o azarado.

Tem um gajo um acidente de trabalho e fica inválido para o serviço.. é uma coisa.
    Um gajo tem um dependência de crack ou heroina, ou seja lá o que raio for, não quer saber de nada na vida a não ser satisfazer o vício.. é outra
    Mas no entanto você paga subsídio para os dois!
    Para o que teve azar, e para o traste que não merece...

É por isso que eu digo, em Portugal, os mais penalizados, são aqueles que são saudáveis e trabalham. Parece que temos de pagar uma "taxa" por isso! Incrível!
    Concordam com este comentário: two-rok, Sabrina
  14. Tentar fazer aqui um exercício matemático...
    Provavelmente muitos destes valores estarão mal, mas com certeza alguém com mais conhecimentos poderá fazer a devidas correcções.
    Ora bem: duas situações distintas.
    a) sujeito que ganha salário mínimo nacional e descontou durante sobre esse valor toda a sua carreira.
    b) sujeito que ganha 1500€ brutos, e descontou sobre esse valor toda a sua carreira.
    Partimos do pressuposto que ambos começaram a trabalhar aos 18 anos e aposentaram-se aos 68. Portanto, 50 anos de descontos.

Ora bem, temos de fingir que o SMN era de 485€ a 50 anos atrás.. mas é só para efeitos do exemplo mesmo, portanto...

O sujeito a) descontou 11% do seu salário para a SS durante 50 anos.
    11% sobre 485€ dá 53,35€,
    x 14meses dá 746,9€ por ano.
    x 50 anos dá 37345€.
    Vamos supor que o sujeito vive até os 88 anos. Portanto, irá receber pensão durante 20 anos. Ora (quase de certeza que a conta não é feita assim, mas ok).. 20 anos » 240 meses. 37345€ / 240 meses » 155,60€. Teoricamente, se o sujeito vivesse então mais 20 anos para além da idade da reforma, e partindo do pressuposto que 100% dos seus descontos para a SS seriam canalizados para a sua reforma, só teria direito a 155,60€ por mês. Mas se eu não estou enganada, existe um valor mínimo de reforma, que está bem além disso. Breve pesquisa sugere que o valor médio das reformas minímas são de 400€.
    Bem, se alguém que descontou sobre o salário minimo receber de facto cerca de 400€ de reforma, isso quer dizer que recebe 2,5x a mais do que aquilo que descontou.
    Detalhe, o sujeito nunca pagou IRS, pois quem ganha salário minímo não paga.

sujeito b) descontou os mesmos 11% para a SS.

11% sobre 1500 são 165€
    x14meses dá 2310€ por ano
    x50 anos dá 115500€.
    115500 / 240 meses » 481,25€
    Acontece que o sujeito que ganha 1500€ BRUTOS ainda tem de levar com 17,5% de IRS em cima. Portanto o seu ordenado vem para cerca de 1050€ (já estou a tirar 20 euritos, embora seja mais, para sub-sistema de saúde. Mas é só para trabalhar com números redondos.) Um sujeito que ganha hj em dia 1050€ líquidos deve de ir para casa com uns 900€ de reforma, não? se for assim, vai receber de reforma 2.2x mais do que aquilo que descontou.

Conclusão: o gajo que descontou sobre o salário mínimo nunca pagou IRS.. mas tinha direito a tudo e mais alguma coisa, inclusive acesso a diversos tipos de subsídios.. como por exemplo, subsídio de família, se viesse a ter um filho. Mas se fosse assim...eu até nem me queixava muito, porque pelo menos o sujeito a) trabalhou e descontou algo durante toda a sua vida...

Depois, temos aqueles que descontaram pelo menos 15 anos,e temos aqueles que nunca descontaram um cêntimo, mas têm "direito" a qualquer coisita.. é o estado "paizinho" a funcionar.

do site da SS
    "Pensão de velhice
    Informação dirigida às pessoas com 66 ou mais anos de idade e tenham pago contribuições para a Segurança Social durante pelo menos 15 anos."

Montantes mínimos

À pensão de velhice no regime geral, são garantidos os seguintes valores mínimos de acordo com a carreira contributiva do pensionista:
    Carreira contributiva
    Valor mínimo
    Menos de 15 anos 259,36 EUR
    De 15 a 20 anos 274,79 EUR
    De 21 a 30 anos 303,23 EUR
    Igual ou superior a 31anos 379,04 EUR

(ou seja, um sujeito que descontou apenas 15 anos vai receber mais da metade do que o tipo que descontou 40!!!! (ou seja, que descontou quase 3x mais)

E ainda temos:
    Pensão social de velhice
    Informação dirigida às pessoas com 66 ou mais anos de idade, com baixos rendimentos, que não tenham direito à pensão de velhice. (ou seja, que podem muito bem nunca ter descontado nada)
    "O montante mensal da pensão social de velhice é de 199,53 EUR, ao qual acresce o complemento extraordinário de solidariedade (CES) cujo valor é variável consoante a idade."
    Pode acumular com:
    Complemento extraordinário de solidariedade (não necessita de ser requerido, é acrescido automaticamente ao valor da pensão social de velhice)
    Complemento por dependência
    Complemento solidário para idosos
    Rendimento social de inserção
    Pensão de sobrevivência
    Rendimentos de trabalho (desde que não ultrapassem os limites definidos como condição de recursos).

Basta combinar com algum destes que quase que sobre para o valor da reforma de um tipo que trabalhou a vida inteira a descontar salário mínimo!!!!! E mesmo que fosse apenas o montante minímo, irá receber quase metade do tipo que andou a descontar 40 anos!!!

Conclusão. O sujeito b) saiu prejudicado em relação ao sujeito a).. e ambos saíram prejudicados por todos aqueles que nunca descontaram, mas que vão lá buscar €€€€.

Novamente, é bem provável que estas contas não sejam assim tão lineares quanto isso..mas se for, nem que seja parecido com isto.. enfim.
  15. Não se canse Tyrande, sozinha não consegue mudar o mundo, a maior parte do povo não quer saber disto para nada, uns não se importam de pagar e outros não se importam de receber, os que pagam só se vão importar quando chegarem a velhos e virem que os cofres da SS estão a negativo, aí... mas já nada haverá a fazer. Os poucos que se preocupam e já não suportam viver sob estas condições, emigram, os que ficam esperam que estes enviem para cá as remessas... É meio mundo a f... o outro meio.
    • eu
    • 28 junho 2014
    Olha, a Tyrande descobriu agora que quanto mais se ganha mais se contribui para o estado social...
  16. Colocado por: TyrandeE se você deixar de ser um asno e ler com atenção os posts anteriores,

Isso de ofensas já não vale, está bem? Se não sabe ripostar é melhor calar-se! Contenha-se, não fui mal educado consigo.
  17. Colocado por: pedromdf

Isso de ofensas já não vale, está bem? Se não sabe ripostar é melhor calar-se! Contenha-se, não fui mal educado consigo.

Realmente, peço imensa desculpa.. foi um pouco overboard.
    Agora tente ver o conteúdo de todo o post , e não retire somente aquilo que quer ver, ainda por cima de forma distorcida.
    Se não conseguir fazer isso, cale-se...
  18. Colocado por: euOlha, a Tyrande descobriu agora que quanto mais se ganha mais se contribui para o estado social...

Pois pois..
    E quem num desconta nada mama no estado social na mesma...
    • eu
    • 28 junho 2014
    Colocado por: TyrandePois pois..
    E quem num desconta nada mama no estado social na mesma...

O conceito de solidariedade social é mesmo tirar aos mais "afortunados" para atribuir aos "menos afortunados".

E é assim que deve ser, dentro de certos limites.
    Concordam com este comentário: treker666, lc1978

0.3804 seg. NEW