Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: eu
    O conceito de solidariedade social é mesmo tirar aos mais "afortunados" para atribuir aos "menos afortunados".

E é assim que deve ser, dentro de certos limites.
    Concordam com este comentário:lc1978

têm toda a razão sem duvida mas esses limites foram ultrapassados a muitos anos com a invenção de tantos subsídios/regalias dadas a quem não faz nada nem contribui para o desenvolvimento do país...
    Concordam com este comentário: two-rok, Tyrande
  2. Tyrande
    Pois pois..
    E quem num desconta nada mama no estado social na mesma...

E... vamos com 3155(6) comentários a discutir o sexo dos anjos! Depois de um governo e um Presidente de Direita, em que este (des)governo pôs novos contra velhos, gente no activo contra reformados, desempregados contra empregados, trabalhadores privados contra funcionários públicos, pobres contra ricos e vice-versa (abrange todas as classes), que mais nos resta? Cá por mim... vou ser anarquista!
    Concordam com este comentário: branco.valter
  3. Colocado por: euO conceito de solidariedade social é mesmo tirar aos mais "afortunados" para atribuir aos "menos afortunados".
    Quer dizer, tirar a quem trabalha de sol a sol, (há gente que se levanta todos os dias às 5 da manhã e chega casa às 20) para dar a quem não faz nada nem se esforça por isso. Belo sistema este... acho que me vou despedir e viver à custa dos palpavos que trabalham.
    Concordam com este comentário: two-rok, Tyrande
  4. Colocado por: lc1978

têm toda a razão sem duvida mas esses limites foram ultrapassados a muitos anos com a invenção de tantos subsídios/regalias dadas a quem não faz nada nem contribui para o desenvolvimento do país...

Que é o que eu estou a tentar a dizer à praí uns 20 posts...
    • eu
    • 28 junho 2014
    Colocado por: lc1978têm toda a razão sem duvida mas esses limites foram ultrapassados a muitos anos com a invenção de tantos subsídios/regalias

Eu também acho que se devia gastar menos em despesas sociais, mas sou totalmente a favor do estado social.

Subsídios e regalias? Convém perceber que a maior parte da despesa social são as pensões de reforma. Por exemplo, a despesa com o RSI (que tanto é odiado), é um pequena gota quase desprezável.

Mas ainda há gente que pensa que se se acabasse com o RSI, se diminuíssem os deputados para metade e se acabassem com os carros dos governantes o problema da despesa seria resolvido. Enfim, gente que não sabe fazer contas...
    Concordam com este comentário: Jorge Santos - Faro, two-rok
  5. a
  6. Colocado por: euMas ainda há gente que pensa que se se acabasse com o RSI, se diminuíssem os deputados para metade e se acabassem com os carros dos governantes o problema da despesa seria resolvido. Enfim, gente que não sabe fazer contas...

O défice do Estado todos os anos supera os 7.000 milhões de euros. O que sugere nem em 10% diminuía, mas a demagogia "vende" sempre bem. Os 80% dos salários do FP e das pensões é que nos lixaram nas ultimas décadas mas isso não interessa para nada.
  7. Os salários da fp, as ppp, o rsi, os magalhaes,... os somatório de tudo isto. eliminar o rsi e reduzir os deputados pode não acabar com a dívida mas pelo menso evitava que ela aumentasse. Mas, nós também andamos a enganarmo-nos a nós próprios, quem olhar bem para os números percebe que jamais seremos capazes de pagar tamanha montanha de dinheiro.
  8. Colocado por: TyrandeTodos os meses vão quase 400€ de impostos..

Não a percebo, com um desconto assim nem uma reforma para si lhe vai chegar, quanto mais arvorar-se de que está com os seus descontos a alimentar a subsídio dependência.

Parece a história do elefante e da formiga ...
  9. Colocado por: pedromdf

Não a percebo, com um desconto assim nem uma reforma para si lhe vai chegar, quanto mais arvorar-se de que está com os seus descontos a alimentar a subsídio dependência.

Parece a história do elefante e da formiga ...

E estou!

Nem para mim chega, mas tenho de andar a alimentar subsídio dependentes, que descontam 0. E de certeza que daqui a muitos anos, quando chegar a minha vez de me reformar, a coisa vai ser feia.

Eu desconto 400.. quanto desconta você?
    E o vizinho do lado?
    Pois.. o grande problema é que se começar a ver, há de haver realmente quem descontem muito mais que eu (ainda este mês vi um boletim de vencimentos com mais de 1200 euros só de impostos).
    Mas muito, muitos mais serão os que nada fazem para contribuir..
    Já parece o outro..

CÁ EM CASA É TAREFAS DIVIDIDAS!
    TU LAVAS, EU SUJO!
    TU COZINHAS, EU COMO!
    TU TRABALHAS, EU GASTO...

mas a si já nem lhe respondo.. Parece que tirou o dia para ripostar qualquer coisa que eu diga...

Eu é que estou mal, no meio disto tudo, de certeza.
    Quem está bem são os "coitadinhos" da esquina que vão para o bar beber umas minis e esperar que caia o RSI no final do mês...

Quanto ao facto de se cortarem os tão odiados RSI's, cortam os deputados pela metade, acabar com as viaturas de svc para toda a gente... etc etc
    É claro que temos noção que isso não vai tapar o fosso abissal das nossas dívidas. É uma questão de ética!
    Que moral tem o governo para cortar seja no que for aos trabalhadores, quando tem exemplos destes do outro lado???

O real fosso, as famosas PPP's, BPN's, swaps, sei lá mais o que, roubam mais num só "golpe" do que uns 10 anos de salários aos FP.
    Outra coisa que não consigo entender... (quer dizer, até entende, mas custa-me muito aceitar)

Eu se fico sem dinheiro e peço um empréstimo ao banco, apresento as devidas garantias, o banco aceita ou não o conceder o crédito.
    E prontos..
    Se aceitar, vou eu pra casa com o dinheiro, e faço o que bem entender dele. Pago os juros sobre o empréstimo, mas o banco não vem a minha casa pedir para ver em que é que estou a gastar o dinheiro..
    Não me diz: "olha, só te emprestamos dinheiro se cortares a semanada ao teu filho e mudares a marca da ração do cão".

Para além de pagarmos uns juros completamente astronómicos à troika, ainda temos de estar sob a sua administração...
    eles fazem-se de bom samaritanos, mas este empréstimo a Portugal é um negócio da China para os credores!!!!

Recebem bilhões em juros e ficam com administração de um país...
    Portugal historicamente é o único país da Europa que nunca foi conquistado.. bem, isto em termos práticos, quase que parece que sim...
  10. http://www.jn.pt/PaginaInicial/Politica/Interior.aspx?content_id=3996944

Um mês após o fim do resgate, técnicos do FMI enviaram um artigo ao Conselho Consultivo dizendo que Portugal teria saído a ganhar com uma reestruturação da dívida externa do país.
  11. Colocado por: jpvnghttp://www.jn.pt/PaginaInicial/Politica/Interior.aspx?content_id=3996944

Colocado por: jpvnghttp://www.jn.pt/PaginaInicial/Politica/Interior.aspx?content_id=3996944

Obediência cega ...

O pr reforçou ainda há bem pouco essa subserviência ...
    Concordam com este comentário: jpvng, maria rodrigues
  12. Colocado por: euO conceito de solidariedade social é mesmo tirar aos mais "afortunados" para atribuir aos "menos afortunados".

No que toca ao estado não se deve sequer usar a palavra solidariedade, esta pressupõe a livre opção do indivíduo não a imposição.

Tenho a convicção de que os necessitados estariam muito melhor sem receberem nada do estado. Uma sociedade civil, como as anglo-saxónicas, que valoriza quem partilha parte do que tem, em que o voluntariado é uma obrigação moral e em que os beneficiários são alguém próximo na comunidade e não uma entidade a 300kms do ministério, é a via correcta para os menos afortunados serem ajudados pelos mais afortunados.
    Concordam com este comentário: two-rok
    • eu
    • 29 junho 2014
    Colocado por: J.FernandesTenho a convicção de que os necessitados estariam muito melhor sem receberem nada do estado

Dê-me um exemplo de um País onde isso aconteça.

Colocado por: J.FernandesUma sociedade civil, como as anglo-saxónicas, que valoriza quem partilha parte do que tem, em que o voluntariado é uma obrigação moral e em que os beneficiários são alguém próximo na comunidade e não uma entidade a 300kms do ministério, é a via correcta para os menos afortunados serem ajudados pelos mais afortunados.

Dê-me um exemplo de um País Anglo Saxónico onde o estado não presta apoios sociais e estes são prestados exclusivamente pela sociedade civil.

As teorias abstratas e as convicções, sem exemplos concretos e reais que as demonstrem, para mim não valem absolutamente NADA.
  13. Colocado por: pedromdfObediência cega ...

O pr reforçou ainda há bem pouco essa subserviência ...

È o PR que temos. Uma vergonha. Sera um grande alivio quando este Senhor for embora porque as pessoas estão fartas dele. 20 anos no poder e teve a falta de dignidade de mais uma vez rebaixar e humilhar os Portugueses.

"Aprendemos a lição dos últimos anos. O povo português teve um comportamento extremamente responsável e queremos agora entrar numa trajectória de crescimento económico e de criação de emprego, em particular pensando nos nossos jovens que tem tido alguma dificuldade no acesso ao mercado de trabalho", afirmou o chefe de Estado português.
    • jpvng
    • 29 junho 2014 editado
    Colocado por: J.Fernandes
    No que toca ao estado não se deve sequer usar a palavra solidariedade, esta pressupõe a livre opção do indivíduo não a imposição.

Tenho a convicção de que os necessitados estariam muito melhor sem receberem nada do estado. Uma sociedade civil, como as anglo-saxónicas, que valoriza quem partilha parte do que tem, em que o voluntariado é uma obrigação moral e em que os beneficiários são alguém próximo na comunidade e não uma entidade a 300kms do ministério, é a via correcta para os menos afortunados serem ajudados pelos mais afortunados.

Enfim. Que triste gente, que tristeza de pessoas e de carácter.
  14. Colocado por: jpvngEnfim. Que triste gente, que tristeza de pessoas e de carácter.

Criticar afirmações minhas levantando dúvidas sobre o meu carácter diz tudo sobre o seu.
  15. Colocado por: euDê-me um exemplo de um País onde isso aconteça.

Não conheço, mas isso não altera as minhas convicções.

Colocado por: euDê-me um exemplo de um País Anglo Saxónico onde o estado não presta apoios sociais e estes são prestados exclusivamente pela sociedade civil.

Não sei se haverá algum. Mas é facilmente observável que tudo o que funciona bem nesta área é privado e do voluntariado. Imagine o que seria um Banco Alimentar com funcionários públicos e financiamento público.
    • eu
    • 29 junho 2014
    Colocado por: J.FernandesNão conheço, mas isso não altera as minhas convicções.

Tudo bem... só o desafiei porque não dou qualquer valor a construções teóricas/abstratas da sociedade: para mim, esses modelos só são válidos se funcionarem na prática. Se não funcionarem, são apenas ideias ingénuas de idealistas que não compreendem que o mundo é muito complexo, não é a preto e branco.

Colocado por: J.FernandesMas é facilmente observável que tudo o que funciona bem nesta área é privado e do voluntariado. Imagine o que seria um Banco Alimentar com funcionários públicos e financiamento público.

Está a querer passar a ideia que, em Portugal, na área de apoio social, só o Banco Alimentar é que funciona bem ?
    • eu
    • 29 junho 2014 editado
    Colocado por: J.FernandesNão sei se haverá algum.

Porque será?

Mas se fugir ao mundo anglo saxónico, não faltam países onde não existe um estado a prestar apoios sociais (só em África são dezenas). Não quer mostrar-nos como é que nesses países, os privados são voluntariamente solidários com os menos desfavorecidos?
    Concordam com este comentário: jpvng, maria rodrigues

0.2603 seg. NEW