"Uma preocupação da OCDE não é a dívida pública, mas a dívida privada, a dívida das empresas portuguesas"
Ler mais em:http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/ultima-hora/ocde-gurria-manifesta-preocupacao-com-divida-privada-portuguesa
Já que está assim tão certa, consegue enumerar quais privados e em que montante viram as suas dívidas assumidas pelo estado?
(aposto que consegue dar um exemplo: BPN)
Vá procurar grandes empresas e bancos privados...
Você quer nomes? é claro que nomes só as entidades competentes é que sabem (mas não divulgam, obviamente). O único "peixe" que passou para a comunicação social foi o famoso BPN, mas não foi o único.
Por acaso quando o pessoal reclama que "os altos cargos da FP recebem demais", também mencionam nomes? Não, pois não?
Se se desse ao trabalho de ler a reportagem, ficaria um bocadinho melhor informado, de qualquer forma...
PeSilva, você está a desculpar-se com retórica e a não admitir um facto!
A dívida pública cresceu sim, em grande parte, pela absorção que tivemos de fazer de dívidas de entidades privadas!
68% de dívida pública contra 200% de dívida privada, mas no entanto tudo é que é público leva com a tarja de que "o país está nesta situação por vossa causa".
Colocado por: TyrandeA dívida pública cresceu sim, em grande parte, pela absorção que tivemos de fazer de dívidas de entidades privadas!
Colocado por: Tyrandepela absorção que tivemos de fazer de dívidas de entidades privadas!
Colocado por: Tyrande68% de dívida pública contra 200% de dívida privada, mas no entanto tudo é que é público leva com a tarja de que "o país está nesta situação por vossa causa".
Colocado por: CarvaiO que aconteceu de 2008 a 2011 foi que para combater a crise económica provocada pelo sector privado sobretudo os bancos a receita que a UE encontrou foi deitar mais dinheiro (divida) em cima do problema. E o Governo da altura - Sócrates - fez o que se pensava que era correcto á época - mais obras, mais PPP's, aumentos para os FP's, escolas novas,etc.
Na altura toda a gente incluindo a oposição reclamava mas para aumentar ainda mais a despesa. Só uns maluquitos tipo Medina Carreira é que chamaram a atenção para o buraco que estávamos a caminhar.
Quando o Estado atingiu a bancarrota e os mercados estava sem liquidez para emprestar mais dinheiro lá veio a Troika com o tratamento de choque e toda a gente estrebuchou. Agora já começam todos a dizer que a Troika exagerou - é tão fácil adivinhar o Totoloto ao domingo - e já se promete nova rebaldaria. Vamos renegociar a dívida, isto é empurrar a mesma para os nossos filhos e netos e eles que se amanhem daqui a 15 ou vinte anos, porque cá o pessoal não está para prescindir dos roubos adquiridos.
Colocado por: pavimentosOs funcionarios publicos tem que trabalhar como os outros!!....serem prestaveis ao pais !
Colocado por: tostexNão eram só 'uns maluquitos', qualquer pessoa com um mínimo de conhecimento de Economia previa isto.
Colocado por: Carvai
Tirando o caso do BPN que foi um caso de roubo mas que curiosamente os juízes não têm pressa nenhuma de julgar, que outras dividas do privado o Estado absorveu???
Penso que não estará a falar da Carris, CP, Refer, Metro Lisboa e Porto, etc.
Colocado por: Carvai
Infelizmente até 2011 só mesmo uma pequena minoria defendia a redução de despesas do Estado, e toda a gente votava ( e vota) em quem prometia gastar mais. Já na altura do Euro 2004 muito poucos protestaram contra a construção dos estádios.
Mas vamos ser claros - a culpa da actual situação não é só dos FP's , não só dos privados, não só dos banqueiros, e sobretudo não só dos políticos que prometiam aquilo que não era viável e fazia o que a opinião publica reclamava mais alto.
A CULPA É DE TODOS e todos estamos a pagar as favas.Concordam com este comentário:eu