Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: J.FernandesTambém não estou de acordo com provas de acesso à profissão.

Já fui a uma entrevista de trabalho onde me pediram para escrever um bocado de software num papel para resolver um problema. Achei patético, mas trivial.

Qual é o problema das provas de acesso? Desde que sejam iguais para todos... nheca.
    Concordam com este comentário: two-rok
  2. Uma prova de acesso no final do curso, não seria nada demais. Agora uma prova ao fim de 5, 6, 7, 8 a lecionar não tem lógica.

Caro Carvai, o Paulo Guinote é um simples professor que tem um blog sobre educação, não é nenhum líder
    Concordam com este comentário: becas
  3. Colocado por: euA avaliação de desempenho é algo que deveria ser natural em qualquer profissão.

Mas não vamos confundir conceitos: esta prova não é uma avaliação de desempenho. Esta prova é uma espécie de prova de ingresso, que mistura competências de língua portuguesa com lógica e outras competências genéricas. É ridículo "barrar" ou "permitir" o acesso à profissão com base numa prova destas.
    Concordam com este comentário:j cardoso

Eu também acho que esta prova não é a melhor, mas é a que o lobbying e sindicalismo obrigaram a que se fizesse. Num mundo onde os sindicativos e mafias do género não poluíssem haveria um sistema bem mais adequado.
  4. No ano passado escrevi isto sobre a prova de acesso à carreira docente - http://www.pequenoabsurdo.blogspot.pt/2013/11/sobre-prova-de-acesso-carreira-docente.html - e continuo a pensar o mesmo.
    Acrescento que, a introduzir uma prova de acesso à carreira, esta teria de ser do conhecimento de um aluno que ingressasse agora numa licenciatura habilitadora para a docência, ou seja, teria de haver um compasso de espera para a sua efetivação. Não sei se sabem, mas se uma instituição quiser alterar uma prova de acesso a uma licenciatura, tem de o fazer com 3 anos de antecedência, isto porque um aluno que ingresse agora no 10º ano tem de saber quais são as provas aplicáveis ao curso x e tal não pode ser mudado durante os 3 anos que vai demorar a lá chegar. Curioso que numa prova com muito mais consequências se considere legítimo introduzir uma prova mesmo para quem já está a exercer a profissão.
    É mais uma pérola deste ME, chefiado por um tonto que tem uma vaga ideia do que se passa na sua quinta e com uma equipa que, perante as questões graves que vai criando, a única resposta que tem para dar a quem está no terreno é "depois se vê isso".

5. Uma prova de acesso no final do curso, não seria nada demais. Agora uma prova ao fim de 5, 6, 7, 8 a lecionar não tem lógica.

Uma pergunta verdadeiramente inocente, porque não tive tempo nem paciência para pesquisar: a prova impede os professores de leccionarem, ou apenas impede de leccionarem no ensino público ?

Caro Carvai, o Paulo Guinote é um simples professor que tem um blog sobre educação, não é nenhum líder

Por uma razão ou outra, é-lhe dado um protagonismo significativo. Não sendo um líder de qualquer estrutura, que eu saiba, é no entanto um opinion-maker.
    Concordam com este comentário: becas
  6. Colocado por: luisvva prova impede os professores de leccionarem, ou apenas impede de leccionarem no ensino público ?

Penso que apenas no ensino público, ou seja, concorrerem aos concursos de colocação de professores.

E o concordar foi engano!
  7. A prova não impede ninguém de lecionar em lado nenhum. Fundamentalmente é mais um critério a somar a outros (antiguidade, residência, família, etc) para os concursos futuros. Sempre aconteceu em todos os concursos muitos ficarem de fora , pois não há emprego para todos os licenciados. Só se alguém "chumbar" é que não vai poder concorrer no próximo ano, mas para o ano pode fazer novo teste. Mas chumbar num teste tipo psicotécnico só mesmo um incapaz, pois o que se pretende é criar um escalonamento.
  8. Um texto interessante.

PS: Não é sobre as avaliações dos professores, mas é algo que já se tem falado neste mesmo tópico.
      10530477_662990907112858_4417990648030512796_o.png
  9. Colocado por: two-rokUm texto interessante.

Discordo.
    Além de ser um texto banal que no fundo é copia de muitos outros, contém erros factuais(o que é um feito em meia dúzia de linha) e pior do que isso, a ideia perigosa de que a culpa é personalizável e não do "sistema" em si (embora depois faça a extrapolação do pessoal para o "sistema", o que também é perigoso).
    Concordam com este comentário: marco1
  10. mais um texto de uma criança.
  11. Toda a gente faz o ad hominem, mas ninguém nega o seu conteúdo.
    • jpvng
    • 23 julho 2014 editado
    Colocado por: J.Fernandes
    Os "garotos" que chegam a primeiro-ministro são avaliados pela prova mais rigorosa e democrática: as eleições universais, livres e justas.
    Concordam com este comentário:two-rok,Picareta,Carvai

Esta enganado, a avaliação desse garoto esta já feita nas eleições autárquicas e nas europeias e estará nas próximas legislativas. Essas de que fala apenas o legitimaram infelizmente. Lembra-se das mentiras ou quer que coloque aqui pela centésima vez?
    Esse garoto é que devia ser obrigado a demonstrar qualidades e curriculum para liderar um governo. Ou acha que a JSD e a tecnoforma são exemplo?

Se o curso que é dado nas escolas não é suficiente para qualificar um professor então mudem-no. Esta prova de conteúdo genérico é apenas uma humilhação, se querem avaliar a capacidade de expressão escrita, calculo matemático de índole geral etc que o façam na faculdade caso essa pessoa opte pela via de ensino. Isto é apenas uma humilhação feita a pessoas que já estão devidamente formadas.
  12. Colocado por: jpvngEsta enganado, a avaliação desse garoto esta já feita nas eleições autárquicas e nas europeias

Santa ignorância a minha, pensava que as autárquicas eram para eleger os órgãos autárquicos e que as eleições europeias eram para eleger os eurodeputados!!...estamos sempre a aprender.
  13. Colocado por: Picareta
    Santa ignorância a minha, pensava que as autárquicas eram para eleger os órgãos autárquicos e que as eleições europeias eram para eleger os eurodeputados!!...estamos sempre a aprender.

das duas uma...ou é mesmo santa ignorância ou então apenas se esta a fazer de ingénuo.
  14. São eleições distintas.
    • jpvng
    • 23 julho 2014 editado
    Colocado por: tostexSão eleições distintas.

Pois são. E? acha que não houve uma avaliação das pessoas ao governo? acha mesmo isso ou é apenas ingenuidade também? acha também que o resultado que o PS teve nestas eleições europeias não tem significado nem é uma avaliação da (falta de) oposição que fizeram por parte dos Portugueses?
  15. Acho, mas isso é porque o eleitorado é burro.

Basta pensar no que aconteceu em Coimbra.
    Concordam com este comentário: two-rok, Picareta
  16. Colocado por: tostexAcho, mas isso é porque o eleitorado é burro.

Basta pensar no que aconteceu em Coimbra.

Se os Portugueses são burros já é outra historia. Fica o debate.
  17. O sr. ulrich (do aguenta, aguenta) parece que não está a aguentar ... 106,6 milhões de prejuízo.
  18. O défice agrava-se em 149 milhões de euros. A cada semestre novo máximo histórico.

0.5024 seg. NEW