Iniciar sessão ou registar-se
    • ft10
    • 8 julho 2014 editado

     # 1

    Olá amigos! Venho apelar à vossa experiência e genenorisade em me ajudar :)

    Eu tenho sala e cozinha ambas na mesma divisão, sem parede física a separa-las, apenas um balcão que faz de mesa de refeições. E tanto a sala como a cozinha têm tijoleira em tom vermelho/bordô.

    Mas gostava de colocar piso flutuante (daquele de "click" para ser mais fácil para eu aplicar). Mas tenho uma dúvida: há problema se colocar esse soalho flutuante por cima da tijoleira? Ou é mais aconselhável retira-la?

    Tenho uma porta em madeira que dá acesso ao hall de entrada e duas portas em alumíno, que são as portas de entrada para a casa: a da sala e da cozinha. Penso que se colocasse o soalho por cima da tijoleira teria de cortar um pouco a essas portas.

    Dado estes factos, qual acham mais económico e prático: tirar a tijoleira e aplicar o soalho, ou meter soalho por cima e cortar as portas?

    E se colocar o soalho por cima da tijoleira, não haverá mais ruído ao caminhar sobre o piso?


    Obrigado desde já pelas opiniões! ;)
  1.  # 2

    O que dá menos trabalho (e é mais barato) é colocar por cima da tijoleira.
    O tirar a tijoleira, para além da trabalheira e entulho que tem, deixará o pavimento irregular que terá de ser nivelado depois com uma betonilha. Isto terá custos, muito certamente superiores ao custo do flutuante.

    O cortar as portas, a porta do hall, sendo interior e de madeira, não apresentaria grande dificuldade corta-la.
    As portas exteriores de alumínios, também são fáceis de cortar, mas não sei se o poderá fazer tendo em conta que depois fica com uma grande folga embaixo junto à pedra (partindo do principio que tem pedra a fazer a soleira da porta).

    Não mencionou, mas também tem a questão de que nem todos os flutuantes são indicados para zonas húmidas (neste caso cozinhas). Portanto teria de ser um que servisse para o local.
    E tem de ver muito bem os remates e os rodapés, pois na cozinha, dependendo do tipo de pés que tenha na bancada, poderá ter que colocar uma rodapé a contornar os móveis. A não ser que desmonte os móveis, coloque o pavimento, e volte a montar os móveis.

    O "toc toc" tipico do flutuante (ruído ao andar sobre ele) não depende tanto da base (seja tijoleira ou cimento) mas do material que colocará debaixo do flutuante. O mais barato é um tipo de espuma, mas sei que há em cortiça (que tem melhor desempenho acústico) e outros materiais. Se não estou em erro, terá de sempre colocar um plástico em primeiro lugar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ft10
  2.  # 3

    Muito obrigado amigo, pela ajuda!
    Em relação à pedra das portas de entrada, foi um excelente reparo, não tinha pensado nisso. Realmente ficaria muito mal. Há alguma solução?

    Em relação à cozinha, acho que fica um bocado mal colocar soalho lá também, não acha? Mas também acho que se ficarem com pisos diferentes visto ser na mesma divisão, embora com uma mesa-balcão a separar, não deve ficar muito bem. O que aconselham?
  3.  # 4

    Não sendo mais que apenas um curioso, lanço aqui duas idéias possíveis:

    Apesar das áreas não terem separação física, pode criar uma divisão no soalho, não sei se me vou conseguir explicar, mas a idéia é, primeiro de tudo e o mais importante é atenção ao post do paulovalente que refere e muito bem que o soalho para a cozinha deve ser apropriado para zonas húmidas.

    Ora sabendo que este tipo de soalho é bastante mais caro que o normal vejo duas hipóteses;

    1- Colocar um soalho na sala a seu gosto, em seguida o aplicar o soalho apropriado na cozinha, colocar perfil na junção entre os dois pisos (junto do balcão calculo), substituir a pedra da cozinha e cortar a porta de acordo.

    2- Colocar um soalho na sala a seu gosto, colocar um perfil de finalização e deixar a cozinha inalterada.
    Concordam com este comentário: mmgreg
  4.  # 5

    Gosto muito da sua primeira sugestão amigo, acho que é mesmo isso que vou fazer, colocar 2 soalhos diferentes!
    Sabem dizer-me a média do preço do m2 do soalho normal (talvez AC5 por ser uma sala) e do soalho impermeável para a cozinha?
  5.  # 6

    Colocado por: ft10Em relação à pedra das portas de entrada, foi um excelente reparo, não tinha pensado nisso. Realmente ficaria muito mal. Há alguma solução?


    Primeiro, não seria mau tirar umas fotos para ver.
    Pode ser que a folga que tenha agora do fundo da porta até à tijoleira seja suficiente para caber o flutuante. Se for um flutuante com 7mm + 2mm de esponja são 9mm; mais umas folgas talvez precise 1,5cm de altura.
    Se tive já 1cm (tudo depende se a soleira é ligeiramente subida em relação ao pavimento ou não) basta desbastar 5mm à porta. Ou menos. Terá mesmo de medir as folgas todas. E não seria mau medir com a porta em diversas posições pois basta que ela esteja descaída para variar na distância.

    Ou então (não é que eu goste, mas é uma ideia) faz tipo entrada de loja, no local da abertura da porta tem um tapete em vez do flutuante, faz o flutuante dar a volta e compra um tapete à medida par acaber certinho no buraco.

    Colocado por: ft10Gosto muito da sua primeira sugestão amigo, acho que é mesmo isso que vou fazer, colocar 2 soalhos diferentes!
    Sabem dizer-me a média do preço do m2 do soalho normal (talvez AC5 por ser uma sala) e do soalho impermeável para a cozinha?


    Até talvez encontre um pavimento para zonas húmidas que goste também de ver na sala e que não seja caro, e assim não tem necessidade de dois pavimentos diferentes. É melhor ver primeiro preços e materiais.
    Eu penso que não precisa de ir ao AC5, o AC4 serve para o local que pretende. O AC5 penso ser mais para lojas comerciais.
    Eu montei na minha antiga casa pavimento flutuante AC3 (do ikea que custou aprox. 5 a 6€ / m²) e serviu perfeitamente para a finalidade pretendida.

    Penso que aqui no fórum há outra discussões (recentes) só sobre pavimentos flutuantes onde aparecem também fornecedores.
  6.  # 7

    Assim que puder irei colocar umas fotos amigo.
    Mas em relação às portas, será necessário cortar também as aduelas? Ou cortar a porta bastará?
  7.  # 8

    Colocado por: ft10Mas em relação às portas, será necessário cortar também as aduelas? Ou cortar a porta bastará?


    As aduelas não cortaria, também que não seria nada fácil corta-las. Já as guarnições (se as tiver) se tivessem cortadas para a junta do flutuante ficar escondida, não ficava mal solucionado. Tanto mais que normalmente é uma peça mais fina.
    O flutuante tem de ter uma folga na relação com a parede, penso que 1cm. Que serve para que o flutuante possa dilatar sem empolar. Na situação normal, o rodapé esconde essa folga. Quando chega ao detalhe com a porta, terá de ser resolvido pontualmente. Em principio deverá rematar o rodapé contra a guarnição, cortar a guarnição e depois no encontro com a aduela deixar um pouco de folga, que eventualmente poderá disfarçar com um silicone à cor do pavimento. No espaço da porta propriamente dito terá de ter o perfil de remate.
    Resumindo, a porta tem de cortar para que esta possa passar por cima do flutuante. A guarnição e o aro (aduela) só corta se quiser esconder o flutuante debaixo dos mesmos.
    Mas isto são detalhes que um aplicador já saberá resolver só olhando.
 
0.0141 seg. NEW