Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    tinha uma casa arrendada e o inquilino saiu +/- à um mês dizendo que no espaço de 5 dias pagaria as 3 rendas que deixou em falta e viria levantar alguns móveis maiores e electrodomésticos que deixou na casa.

    A verdade é que o inquilino nunca mais disse nada e eu quero arrendar a casa novamente e não sei o que faça que aquilo tudo....posso deitar fora, doar?

    Obrigada desde já pela ajuda,
  2.  # 2

    Tive um caso parecido.
    A pessoa saiu e deixou lá os móveis até ter tempo ou conseguir um sítio aonde os colocar.
    foi-lhe enviada uma carta para que retirasse os móveis da casa com um prazo para o fazer. Tinha outras prioridades na vida.
    Tive que pagar a alguém para os guardar e transportar.
    Nunca os foi levantar, nem entregou todas as chaves.
    Passado um certo tempo, foi tudo enviado para a lixeira e as facturas de tudo foram contabilizadas e o processo está em tribunal há quase três anos.
    A nossa justiça, digam o que disserem, continua a ser muito, mas muito fraquinha.
    Afinal, é o dinheiro dos particulares. Se fosse do estado, o problema talvez já estivesse resolvido há muito tempo.
    Infelizmente, sssim vai a vida no nosso país.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: luisatnvs
  3.  # 3

    Mas eu nem tenho morada para onde enviar carta...e telemóvel não atendem...

    Não quero acreditar que tenho de guardar aquilo tudo!! Mas que prova tem o inquilino do que deixou lá?

    Desculpe Matilde, mas porque não deitou tudo fora logo de inicio?

    Obrigada
  4.  # 4

    Eu também não tinha, mas o advogado (lá terá que ser!) descobriu.
    Parece que não está legalmente correcto. Afinal, as coisas pertencem a outra pessoa.
    Os motivos para não as ter retirados podem ser os mais incríveis que possamos imaginar.
    Há "lata" para tudo nesta vida.
  5.  # 5

    Se fosse comigo, deitava tudo fora, mudava a fechadura e alugava novamente a casa.
  6.  # 6

    Como é que o ex-inquilino prova que deixou pertences dentro de casa?
  7.  # 7

    Colocado por: RJAS1972Como é que o ex-inquilino prova que deixou pertences dentro de casa?


    nao substime os idiotas dos inquilinos!
  8.  # 8

    Colocado por: RJAS1972Como é que o ex-inquilino prova que deixou pertences dentro de casa?


    Com três amigos que juram a pés juntos que foram lá tomar café no último minuto do último dia de ocupação e aquilo estava cheio de móveis.
  9.  # 9

    E esses três amigos também juram que no mês seguinte estiveram sempre com o ex-inquilino pelo que é humanamente impossível ele ter retirado os móveis?
    E se eles se lembrarem de jurar a pés juntos que o ex-inquilino lhes mostrou durante o café a sua colecção de relógios de ouro que vale para cima de 500.000€ e que ele depois colocou numa gaveta desses móveis e que também desapareceu?
    E o senhorio, não tem amigos? Amigos que juram a pés juntos que foram com ele à casa quando ele lá entrou pela primeira vez e que não estava lá um papel no chão que fosse?
    Grandes provas, dá para tudo!!!
  10.  # 10

    Colocado por: RJAS1972Grandes provas, dá para tudo!!!


    sim mas isso cabe ao tribunal decidir ......e enquanto decide e nao decide, voce tem que esperar! eu tambem tive que esperar 6 meses para legalmente rescindir um contrato (nao de aluguer...outro assunto)...... faz sentido? nao...mas é o que temos!
  11.  # 11

    O tribunal tanto demora a decidir o que fazer com móveis abandonados como demora a decidir se os móveis realmente lá estavam ou não. Como em tudo na vida há que verificar as três componentes das coisas: Custo/Risco/Beneficio.
  12.  # 12

    Colocado por: RJAS1972E esses três amigos também juram que no mês seguinte estiveram sempre com o ex-inquilino pelo que é humanamente impossível ele ter retirado os móveis?
    E se eles se lembrarem de jurar a pés juntos que o ex-inquilino lhes mostrou durante o café a sua colecção de relógios de ouro que vale para cima de 500.000€ e que ele depois colocou numa gaveta desses móveis e que também desapareceu?
    E o senhorio, não tem amigos? Amigos que juram a pés juntos que foram com ele à casa quando ele lá entrou pela primeira vez e que não estava lá um papel no chão que fosse?
    Grandes provas, dá para tudo!!!



    Claro que dá para tudo, especialmente dá para suscitar dúvidas e em vez de ganhar quem tem razão, divide-se o mal pelas aldeias.

    Faz lembrar aqueles casos de acidentes de automóvel em que aparecem testemunhas de todo o lado e decide-se pelos famosos 50/50: quem teve a responsabilidade real no acidente fica a rir-se porque não paga tanto e quem tinha razão lixa-se porque vai arcar com parte de uma despesa que não é sua.
  13.  # 13

    E o proprietario? tambem preçisa de 3 amigos como testemunha para se saber que o inquilino nao paga a renda? Essa é que é boa, so visto...nao paga a renda ruuuua! tem la moveis ? fora com eles!
    Concordam com este comentário: Casa1980
  14.  # 14

    Vocês argumentam muito mas ainda não disseram como é que se prova que se deixou coisas numa casa que se abandonou.
    Tirando essa dos amigos que vale para os dois lados, como é que se faz?
  15.  # 15

    Nem sei se rio ou se choro...isto parece-me surreal!

    O inquilino saiu e não pagou os ultimos 3 meses, deixou-me a casa num estado lastimável e com móveis e agora eu tenho de arranjar um advogado para descobrir a morada dele para o notificar que tem x dias para vir buscar as coisas dele?! E depois desses dias já posso deitar fora?

    Eu tenho uma declaração assinada por ele que no dia x deixou a casa e entregou as chaves. Isto não põe fim ao contrato e considera as coisas em abandono?

    Obrigada
  16.  # 16

    Colocado por: luisatnvs
    Eu tenho uma declaração assinada por ele que no dia x deixou a casa e entregou as chaves. Isto não põe fim ao contrato e considera as coisas em abandono?

    Obrigada


    surreal parecem-me as pessoas que vem pedir ajuda e dao informação a conta gotas!

    olhe desenrasque-se!
    Concordam com este comentário: JOCOR
  17.  # 17

    Sr. Loverscout, não sei se alguma vez arrendou uma casa, mas se eu fosse a descrever aqui todas as gotas de uma história de inquilino que não paga e todo o processo de exigir que saia, teria de colocar um testamento aqui.

    É evidente que agradeço todos os conselhos/atenção que possam dar mas só à medida que vou vendo a possivel resolução é que posso argumentar, compreende?
  18.  # 18

    Colocado por: luisatnvsSr. Loverscout, não sei se alguma vez arrendou uma casa, mas se eu fosse a descrever aqui todas as gotas de uma história de inquilino que não paga e todo o processo de exigir que saia, teria de colocar um testamento aqui.

    É evidente que agradeço todos os conselhos/atenção que possam dar mas só à medida que vou vendo a possivel resolução é que posso argumentar, compreende?


    nao é preciso todos os detalhes e pintelhices.... mas nao acha essa ultima informação que deu, Bastante importante, ou de relevo e capaz de mudar o rumo da historia?
  19.  # 19

    As coisas estão abandonadas mas não as deite fora. Há quem lhe faça a recolha e ainda lhe pague qualquer coisita. Procure na net por compra de recheios.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: luisatnvs
  20.  # 20

    Se pretende receber as três rendas que lhe ficaram a dever, encaminhe o processo para um julgado de paz, com todos os documentos e detalhes que tem em seu poder e faça-se reembolsar do tempo em que a casa esteve ocupada com a tralha e da factura de transporte da tralha para a lixeira.
    Até 5.000 euros de dívida, pode encaminhar o processo para um julgado de paz, que dizem ser muito rápido, eficaz e barato.
 
0.0211 seg. NEW