Iniciar sessão ou registar-se
    • spoliv
    • 10 julho 2014 editado

# 1

Boa tarde.

Adquiri um prédio antigo no centro do Porto que vou começar a reabilitar em breve.

Atendendo a que o imóvel precisa de um telhado novo, solicitei um orçamento para o efeito. O orçamento apresentado é o seguinte:
    - Montagem, manutenção e desmontagem de estaleiro, incluindo o fornecimento e montagem de vedações, equipamentos, andaimes e equipamento de segurança.
    - Desmontagem de cumes, telha, limpeza de toda a cobertura, e remoção de entulho.
    - Reparação pontual da estrutura de madeira com substituição de peças partidas e em falta.
    - Fornecimento e assentamento de painel de poliureteno com 40mm, incluindo todos os acessórios.
    - Fornecimento e assentamento de telha marselha da "Sotelha", incluindo ripado em madeira de pinho tratado, cumeeiras e remates necessários.
    - Recuperação de clarabóia (vidros, rufos e estrutura de ferro).
    - Fornecimento e colocação de caleira em chapa lacada.
    Preço: cerca de € 10.000 + IVA

O telhado em questão tem estrutura em madeira, cerca de 100m2, e 4 águas.

Gostava de pedir a vossa opinião para o seguinte:

1. Em termos de isolamento quanto à entrada de água pelo telhado a solução painél de poliureteno com 40mm + telha é satisfatório? Pelo que percebi o painel (julgo que é vulgarmente chamado de painel sandwich) fucniona como uma subtelha, correto? E em termos de isolamento térmico esta solução funciona?

2. Atendendo a que o telhado é uma zona de muita humidade, o que é mais aconselhável: ripado em madeira de pinho tratado ou ripado em pvc?

3. A telha marselha da Sotelha é de boa qualidade? Qual a garantia da marca? Sei que a Margon dá 40 anos de garantia, pelo que se a diferença de preço não fosse muito alta preferia a Margon.

4. Qual a durabilidade das caleiras de chapa lacada? Pelo que li é preferível executar as caleiras em zinco, mas temo pelo preço!

5. O preço do orçamento é ajustado ou não (ainda estou à espera de outros orçamentos... vai ser uma obra em grande ;-)?

Agradeço os vossos comentários para tentar decidir qual a melhor maneira de executar esta primeira parte da obra. Numa casa com estrutura em madeira é fundamental manter a água bem longe!
  1.  # 2

Boa tarde,

Já averiguou se necessita de licenciamento? e projeto? afinal que alterações tem? ou não tem?

Cumprimentos
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
  2.  # 3

Boa tarde,

As placas de poliuretano ao que sei são apenas para efeitos de isolamento térmico, devia colocar uma subtelha...O ripado de PVC pode-lhe dar mais garantias, uma vez que por vezes o pinho pode ser "mal tratado". Caleiras de chapa lacada só se for para estar a mudá-las daqui a 5, 7 anos (se aguentarem até lá)...darmos uma opinião de preço sem saber se é uma cobertura de 10 m2 ou de 100 m2, é dificil...

Cumprimentos,

Rafael Fortes
    Arquitecto
    • P+V
    • 10 julho 2014

# 4

Colocado por: spolivEm termos de isolamento quanto à entrada de água pelo telhado a solução painél de poliureteno com 40mm + telha é satisfatório?
    Sim e não; sim se for bem executada, não se for mal executada...

Colocado por: doisarquitectosPelo que percebi o painel (julgo que é vulgarmente chamado de painel sandwich) fucniona como uma subtelha, correto?
    Não e não; o painel é vulgarmente chamado de "roofmate", e não funciona como subtelha.

Colocado por: spolivem termos de isolamento térmico esta solução funciona?
    sim

Colocado por: spolivripado em pvc
    mantenha a coerência construtiva: exija a aplicação de boas madeiras tratadas.

Colocado por: spolivQual a durabilidade das caleiras de chapa lacada?
    Se o prédio estiver mesmo no centro do Porto (Ribeira + Baixa, assim por alto) é "quase" obrigatório usar a chapa lacada.
  3.  # 5

Já averiguou se necessita de licenciamento?

O prédio é no centro do Porto, mas não na zona histórica protegida. O telhado vai ser recuperado sem alteração de materiais ou forma do telhado. A única alteração que vai ser efetuada é a colocação de isolamento, que segundo me explicaram vai implicar uma subida imperceptivel de alguns milimetros do telhado. De resto em termos de reabilitação, será mantido todo o interior em madeira (com tratamento da madeira e substituição de madeiras que já não estejam em condições) e colocado novo ladrilho hidraulico nos wc e cozinha. Não iremos alterar nada do interior da casa, dado que as divisões estão perfeitas como estão.

Irei necessitar de projeto de licenciamento apenas para alteração de fachada, dado que será aberta uma porta para garagem.

Quanto às redes de fornecimento será substituída a rede elétrica, de água, saneamento e terá de ser colocada uma rede de telecomunicações (já que a casa é centenária e não a possui). Para efetuar estas redes é necessário elaborar projeto para entregar nalguma entidade?

A minha ideia é também colocar uma salamandra para aquecimento central a água (até agora só vi da marca Edikalmin) e para aquecimento das águas sanitárias uma bomba de calor (queria evitar painéis solares porque tenho algum receio do peso sobre a estrutura de madeira do telhado).

darmos uma opinião de preço sem saber se é uma cobertura de 10 m2 ou de 100 m2, é dificil

A cobertura tem cerca de 100m2 e é de 4 águas.
  4.  # 6

Colocado por: P+Vmantenha a coerência construtiva: exija a aplicação de boas madeiras tratadas.

pode exemplificar?

cumps
  5.  # 7

Colocado por: spoliv, será mantido todo o interior em madeira (com tratamento da madeira e substituição de madeiras que já não estejam em condições)

Que tratamento para a madeira propuseram?
  6.  # 8

Colocado por: spolivpainél de poliureteno com 40mm

pode exemplificar que produto em concreto querem aplicar? É que a pesquisar no Google apenas encontro painéis sandwich de poliuretano.

cumps
  7.  # 9

Reabilitação do Ponto de Vista Térmico de Coberturas Inclinadas

http://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/58536/1/000129592.pdf

cumps
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Goncalo D.
  8.  # 10

Que tratamento para a madeira propuseram?

Essa parte da obra ainda não está em andamento, por isso ainda não tenho orçamento, nem sei qual o produto que vai ser aplicado. A obra vai começar pelo telhado para ser feita com tempo quente e também para evitar que, no Inverno, infiltrações de humidade viessem estragar obras já realizadas.

pode exemplificar que produto em concreto querem aplicar? É que a pesquisar no Google apenas encontro painéis sandwich de poliuretano.

Penso que é painel sandwich. O roofmate é poliestireno extrudido.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: electrao
  9.  # 11

Colocado por: spoliv- Fornecimento e assentamento de telha marselha da "Sotelha", incluindo ripado em madeira de pinho tratado, cumeeiras e remates necessários.

estava a ler esta descrição no orçamento e não vi referências ao beirado. Não está incluído nos seus trabalhos a sua reparação ou substituição?
  10.  # 12

Quanto ao beirado, ele é feito em telha normal (penso que se chama beiral simples).

E quanto à telha que me aconselham: Sotelha, Margon, ou outra equivalente?
  11.  # 13

Colocado por: spolivE quanto à telha que me aconselham: Sotelha, Margon, ou outra equivalente?

Tem também Coelho Silva:

http://www.cs-telhas.pt/

Mas sinceramente não lhe sei dizer qual a melhor. Atenção que dentro da mesma marca, há vários modelos e qualidades. Uma marca só por si, não dita se é melhor que a outra.

cumps
    Estas pessoas agradeceram este comentário: spoliv
    • fpc
    • 12 julho 2014

# 14

Colocado por: electrao

Tem também Coelho Silva:

http://www.cs-telhas.pt/

Mas sinceramente não lhe sei dizer qual a melhor. Atenção que dentro da mesma marca, há vários modelos e qualidades. Uma marca só por si, não dita se é melhor que a outra.

cumps

A telha Tecno da CS é excelente. Contudo tem um senão, não é barata...
  12.  # 15

Bom dia!

Gostava de investir na telha Tecno da CS, mas tenho algum receio da diferença de preço. É uma questão que ainda tenho de analisar com a construtora.

Por acaso alguém tem tabelas de preços da Sotelha, Margon e Coelho da Silva, para tentar comparar preços?

Cumps.
  13.  # 16

Procure aqui:

http://orcamentos.eu/tabelas-de-precos-online/tabelas-de-precos-de-coberturas/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: spoliv
  14.  # 17

Boa tarde,
    Já tem alguém para tratar do licenciamento?

0.0216 seg. NEW