Iniciar sessão ou registar-se
    • jbar
    • 12 julho 2014 editado

# 1

Planeio isolar o andar superior do meu duplex de forma a melhorar as características térmicas do mesmo.
    A ideia seria reduzir a altura dos tectos (actualmente têm até 3.5m) isolando melhor o calor/frio vindos da placa do telhado. É comum existir uma diferença de 6-8º entre os 2 andares (ex, dias com muito sol).
    A área total é de ~35m2 de tecto separado em 3 divisões.

Tenho um orçamento que aponta para 2600 euros (com IVA) usando Pladur e Cortiça, o que para ser sincero que me deixa algumas dúvidas. Pelo preço que acho ser um pouco alto e pelos materiais propostos.
    Planeiam colar placas de aglomerado de cortiça ao tecto e depois montar perfis metálicos mais abaixo para suportar gesso cartonado.

Tenho procurado mais orçamentos para comparar soluções, o que nem sempre é fácil...
    Portanto, tendo em consideração que no passado as opiniões do forum correram bastante bem :), volto a pedir alguns conselhos:

- Vale a pena usar cortiça? Não vejo qualquer vantagem neste produto e o preço é superior. Porque não EPS ou Lã de Rocha?
    - Posso ficar com problemas se isolar a placa? Nunca existiram problemas de humidade, mas não sei como o sistema se comporta se for isolado (fungos?).
    - O preço de 2600e é o esperado para este tipo de trabalho em 35m^2?
    - Alguém na área de Aveiro para realizar este trabalho que possa ver o local e apresentar orçamentos?

Desde já obrigado :)
    •  
      FD
    • 14 julho 2014

# 2

Colocado por: jbar- Vale a pena usar cortiça? Não vejo qualquer vantagem neste produto e o preço é superior. Porque não EPS ou Lã de Rocha?

Porque é um material ecológico e sustentável.

Colocado por: jbar- Posso ficar com problemas se isolar a placa? Nunca existiram problemas de humidade, mas não sei como o sistema se comporta se for isolado (fungos?).

Deverá ser o oposto - isolado fica melhor. Claro que, se houve ventilação natural como está, essa ventilação poderá ter que ser substituída por outra similar, no caso de aparecerem os famosos bolores.

Colocado por: jbar- O preço de 2600e é o esperado para este tipo de trabalho em 35m^2?

Para 35m2 parece-me um pouco puxado. Tem alguma descriminação de material e mão de obra?
  1.  # 3

pessoalmente considero a cortiça um muito melhor isolante que os outros que mencionou..... alem de ser produto nacional, e alem de ser muito mais verde que os outros!
  2.  # 4

Colocado por: Anonimo16062021
    No que o isolamento térmico diz respeito muito idêntico á LM ,em comparação com o EPS muito mais fraco..

Por isso tive o cuidado de dizer "Pessoalmente".... pancadas! =)
  3.  # 5

A cortiça e a LM tem uma vantagem sobre o EPS/XPS, que é o facto de fazer tanto isolamento térmico como sonoro.

E eu também tenho uma certa panca pela cortiça.
  4.  # 6

A cortiça não deve ser a coisa mais inflamável do mundo. Queima superficialmente mas por baixo continua tudo igual.
  5.  # 7

Diga isso à NASA.

Ou diga-me a mim já que uma das formas para escurecer esta carinha linda durante a semana de campo da recruta era queimar uma ponta de uma rolha de cortiça e depois passar na cara. À superficie estava queimada, no final de passar na cara já só se via a cortiça quase intocada.
    • jbar
    • 15 julho 2014 editado

# 8

Já percebi que a questão da cortiça não é clara e entretanto tb já pesquisei qq coisa.

A nível de ruído é-me indiferente pois não ha vizinhos no telhado.
    A nível de combustão, a LM ganha claramente. A cortiça, se tiver de arder tb arde (não é bem arder mas mais decompor-se com o calor), o EPS com o fogo é uma festa :)
    A nível de isolamento térmico, pelos valores que vi, o EPS e LM são melhores que a cortiça.
    A LM tem "o problema das fibras" para os puristas.

Voltando ao tópico, o material que planeiam colocar é:
    Placas de Aglomerado de Cortiça Expandida, perfis metálicos F530 a cada 500mm e Pladur BA13A + massas, juntas, etc... sem pintura.
    Referem que a mão de obra cobre 50% e o material outros 50%.

Entretanto pedi-lhes opções noutros materiais pois acho que é um bocado puxado. Ainda pensei que a cortiça fosse um milagre do isolamento térmico (não é...)
    Parece-me ser mais uma moda, ou uma preferência por materiais naturais ( a LM tb pode ser considerado natural e até é mais inerte...enfim), com isto a justificar um preço mais alto.
    • jbar
    • 15 julho 2014

# 9

Ou diga-me a mim já que uma das formas para escurecer esta carinha linda durante a semana de campo da recruta era queimar uma ponta de uma rolha de cortiça e depois passar na cara. À superficie estava queimada, no final de passar na cara já só se via a cortiça quase intocada.

A cortiça queimada dá tanto trabalho a sair da cara... hehe. Mete-se nos poros todos.
  6.  # 10

Todos aqui são bastante claros, a cortiça é cara.

Dificil de sair? Não sei, estive sempre com a cara toda suja durante uma semana, aquilo já era uma camada protectora a tudo, era creme facial, era cortiça queimada, era kit de camuflagem, ele era...

Quando finalmente tomei banho na sexta-feira saiu tudo, só o maus aspecto é que ficou.
    Concordam com este comentário: jbar
  7.  # 11

Isso não sei, mas sei que usam cortiça.

http://www.dn.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=1900191&seccao=Tecnologia

http://www.amorim.com/porque-cortica/Na-Industria-Aeroespacial/39/

«A cortiça é uma espuma da natureza, uma espuma com combinação única de propriedades.»

NASA Technical Reports Server
    Concordam com este comentário: Jorge Santos - Faro
  8.  # 12

E porque é que a NASA não usa LM? Porque os astraunautas morriam todos com o pózinho que vem dessas tretas! TODOS mortos por causa do pó!...

LOL
  9.  # 13

estamos a falar de preços e de isolamentos, e ainda não vi aqui escrito qual a espessura que estão a propor...
    de qualquer forma 2600 paus para 35 m2 acho caro!

importa dizer:
    espessura do isolamento
    inclui barramento e pintura?
    inclui sancas?

como é o acesso ao local?

podia meter umas fotos...

também acho que o isolamento devia ficar logo por cima do tecto falso.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas

0.0148 seg. NEW