Iniciar sessão ou registar-se
    • vr
    • 5 março 2009 editado

     # 1

    Preciso da vossa ajuda

    Comprei uma casa nova e mandei colocar um tecto falso, e uma zona ainda mais baixa (sala estar) com uma sanca electrica,
    para dar luz indirecta.

    Só que agora percebemos um defeito.

    Exite uma junta entre 2 placas, que segundo o construtor leva uma fita, o que faz com que fique mais elevada,
    normalmente não se nota.

    De facto na cozinha isto é verdade, porque tem focos e não se vê os pormenores

    O problema é quando se liga a luz indirecta que ilumina só o tecto com uma incidència de lado,
    aí nota-se, já tentaram disfarçar com massa e pinturas mas nota-se na mesma.

    Como devo interpretar:

    1- TODOS OS TECTOS FALSOS TÊM ESTES DEFEITOS PODE-SE AINDA DISFARÇAR COM OUTRAS TECNICAS
    2-ERRO GROSSEIRO, DEVO MANDAR FAZER DE NOVO
    3- NÃO SE PODE TER TUDO, A LUZ INDIRECTA PROVOCA UM EFEITO DE REALÇAR DEFEITOS, DEVO VIVER COM ISSO

    Ainda não paguei nada, daí a minha dúvida de como vou abordar o problema
  1.  # 2

    Colocado por: vr2-ERRO GROSSEIRO, DEVO MANDAR FAZER DE NOVO

    Foi feito um mau barramento. As placas de gesso cartonado têm um bordo (BA) rebaixado que permite a aplicação da fita e da massa de barramento, sem que isso aconteca. O barrador era nabo e aplicou massa a mais. Se foi logo na primeira camada, antes da colocação da fita, terão de retirar todo o barramento e voltar a fazer. Se foi a segunda camada terão de passa lixa com fartura.

    Sabe que uma das técnicas de verificação dessas situações, é apagarmos a luz e por uma lanterna encostada à parede. O foco de luz rasante não engana
    •  
      alv
    • 6 março 2009

     # 3

    Vivam!
    Na realidade poderá ser o que diz o Paulo, mas também pode não ser. Vejamos:
    Em gesso laminado, quando existem emendas de placas , elas, salvo umas placas XPTO que já existem com quatro bordos "amorcis" ou afinados, normalmente, dizia, têm dois lados com os bordos afinados (junta de fábrica) e dois topos que se denominam junta de topo que não tem qualquer rebaixo para receber as bandas de emenda.
    Bom, se se trata da emenda no sentido longitudinal, e as duas placas contiguas têm ambas junta de fábrica, então se bem acabada não deveria haver problemas mesmo com luz razante. Se é assim, só pode ser o que diz o Paulo no poste anterior.

    O problema é nas emendas de topo.
    Existem duas técnicas básicas de emendas de topo:
    A primeira que é a mais resistente em termos mecânicos e que as marcas normalmente recomendam consiste em cruzar essas juntas por forma a que fiquem desencontradas. Esta técnica é utilizada em tectos grandes e altos, sem grandes iluminações tangenciais ou sem envidraçados altos até ao tecto, porque como não existe "caixa" para a banda o que acontece é que estas emendas ficam sempre visiveis a um olhar mais apurado. Se existir iluminação tangencial, então é uma desgraça e as emendas notam-se todas. Esta técnica é normalmente utilizada pelos instaladores "ao metro". è rápida, evita fissuras,é segura e quem vier atrás que se "desenrasque", e normalemnte a "culpa" é sempre do pintor que não lixou convenientemente. Estas são aquelas em que se tem de viver com elas!!!!

    A segunda é uma técnica normalmenet reservada aos "profissionais" que consiste em alinhar as juntas de topo e através de um pormenor de construção criar artificialmente uma deflecção na estrutura que permite obter a "caixa" que absorve a banda e assim criar uma superfície mais lisa que fica "quase" imperceptível á luz rasante. Esta técnica é mais demorada, gasta mais material e consquentemente mais cara e mais precisa, pelo que como entendem pouca gente a aplica bem.

    A solução para evitar este tipo de defeitos está "nos livros" ou nos manuais de instalação que também são coisa que os instaladores não têm tempo para ler ou não têm quem leia e lhes explique porque isso dá trabalho e perde-se tempo, além de que sempre fizeram assim e "em France era assim, à bom??!!" .
    Uma regra básica consiste em ter o cuidado de aplicar as placas com o BA perpendiculares ao sentido da maior entrada de luz por forma a que as juntas mais dificeis de tratar fiquem paralelas ao sentido da maior intensidade de luz, logo menos expostas e visiveis.
    A outra forma de evitar esse problema é aquela que todos usam, isto é, fazer um barramento geral da totalidade da superfície das placas e assim criar uma superficie "homogeneamente heterogénea" fazendo com que as emendas se dissimulem na "heterogenidade homogénea". Entenderam??
    Resumindo: Os "patos bravos" do Pladur quando fazem o barramento total das placas é para disfarçar os maus acabamentos e nada mais, porque se bem feito e acabado por profissionais competentes só em situações muito especiais é que se fazem barramentos totais.

    Quanto ao problema em apreciação, resará então um barramento total, com o cuidado de não colocar mais massa sobre a emenda que se está a notar, lixar e pintar com tinta de baixa gama sem qualquer tipo de acetinado.
    "Fassam" parte.
  2.  # 4

    Apesar de eu achar que é possível deixar todas essas juntas quase perfeitas (mesmo com luz rasante), penso que colocar luz rasante numa casa de habitação é estar a pedi-las. Por isso:
    Colocado por: vr 3- NÃO SE PODE TER TUDO, A LUZ INDIRECTA PROVOCA UM EFEITO DE REALÇAR DEFEITOS, DEVO VIVER COM ISSO
    Luz rasante numa casa de habitação (em que todas as paredes podem estar a menos de 1metro do nosso nariz) é o mesmo que andar à noite com uma lanterna debaixo do queixo apontada para a nossa cara. Parecemos uns monstros.
    A luz rasante deverá ser utilizada durante a obra para detectar e corrigir os defeitos. Mas não para «iluminar» os tectos (falsos ou estucados) de uma habitação.
  3.  # 5

    alv
    Onde se pode encontrar um bom manual de aplicação de pladur onde tenha fotos destas técnicas?
    Todos sabemos que a maioria dos aplicadores que nos apreçem em obra estiveram em França.
    E en Françe on fait come çá et il est toujour bien.
    •  
      alv
    • 6 março 2009

     # 6

  4.  # 7

    Alv

    Independentemente da razão, está mal feito e o responsável é o aplicador, se não sabe barrar, aprenda. Não arrisquei o barramento geral, porque se ele não sabe barrar uma junta, menos ainda saberá barrar a placa toda e provavelmente acabará na mesma, só que mais espesso
    •  
      alv
    • 7 março 2009

     # 8

    Vivam!
    Claro que não posso deixar de concordar. É para isso que muitas vezes me pagam, isto é, ir corrigir os erros que os outros fizeram, mas por vezes a correcção não existe, ou melhor, existe apenas desfazendo e fazendo de novo.Umas vezes consegue-se melhorar e raramente resolver, mas também é certo que na maoioria dos casos as pessoas optam por deixar ficar como está uma vez que normalmente já está pago.
    Esta é a realidade !
    "Fassam" parte.
  5.  # 9

    Colocado por: PauloCorreia
    Colocado por: vr2-ERRO GROSSEIRO, DEVO MANDAR FAZER DE NOVO

    Foi feito um mau barramento. As placas de gesso cartonado têm um bordo (BA) rebaixado que permite a aplicação da fita e da massa de barramento, sem que isso aconteca. O barrador era nabo e aplicou massa a mais. Se foi logo na primeira camada, antes da colocação da fita, terão de retirar todo o barramento e voltar a fazer. Se foi a segunda camada terão de passa lixa com fartura.

    Sabe que uma das técnicas de verificação dessas situações, é apagarmos a luz e por uma lanterna encostada à parede. O foco de luz rasante não engana


    Antes de mais quero realçar que não conheço o trabalho, muito menos quem foi o construtor que o realizou e tao pouco o cliente.

    No entanto depois de ler os vossos post, e principalmente o seu, so me apraz perguntar o seguinte:

    Como avalia um trabalho sem o ver?
    Como pode rotular de "nabo" que não conhece e muito menos o seu trabalho?
    Será o simples prazer de dizer mal ?
    Será para se auto valorizar?
    Julgava que este forum servia para transmitir conhecimentos, esclarecer dúvidas, ajudar, etc... mao sinceramente não sabia que servia tambem de consultorio onde os Srs. Doutores passam atestados de incompetência sem ver o "paciente".
    Já vi muito tectos falsos e também muito "Americanos" bons falantes que na hora de mostrar o que valem, valha-me Deus?
    Hulmildade e agua benta cada um toma a que tem?

    Não pretendo ser Advogado de defesa de ninguem, mas será assim tao dificil respeitar quem exerce a mesma profissao e neste caso como o cliente disse trata-se de um construtor e de patos bravos a construtors vai uma grande diferença.

    Já agora se eventualmente conhece o trabalho ou quem o fez, demonstre que sabe fazer melhor.

    Cumprimentos
  6.  # 10

    Colocado por: jpmar
    Como avalia um trabalho sem o ver?

    Pela descrição feita?

    Colocado por: jpmarComo pode rotular de "nabo" que não conhece e muito menos o seu trabalho?

    Se conhecesse, isso mudava alguma coisa? Se as juntas não ficaram bem barradas, isso é o quê? trabalhos bem feito?

    Colocado por: jpmar
    Julgava que este forum servia para transmitir conhecimentos, esclarecer dúvidas, ajudar, etc... mao sinceramente não sabia que servia tambem de consultorio onde os Srs. Doutores passam atestados de incompetência sem ver o "paciente".

    Não sou doutor e menos ainda sou engenheiro, por não posso passar atestados a ninguém. Mas não sendo membro de nenhuma ordem profissional, com um daqueles códigos de ética ridículos que os impede de emitir opiniões sobre os colegas, eu posso dar a minha opinião que vale o que vale. Caso ela esteja errada, por favor, demonstre onde a minha opinião está errada.

    Colocado por: jpmarNão pretendo ser Advogado de defesa de ninguem, mas será assim tao dificil respeitar quem exerce a mesma profissao e neste caso como o cliente disse trata-se de um construtor e de patos bravos a construtors vai uma grande diferença.

    O respeito conquista-se com a qualidade do trabalho que se faz e não pelo facto de ser exercer a mesma profissão que nós.

    Colocado por: jpmarSerá para se auto valorizar?

    Para ganhar o quê? trabalho? Todos por aqui sabem que sempre o recusei

    Colocado por: jpmarSerá o simples prazer de dizer mal ?

    Não é prazer, é o poder quando for essa a minha opinião. Se apenas podermos dizer bem, isto começaria a parecer-se perigosamente com uma ditadura.
    • vr
    • 8 março 2009

     # 11

    Já tentaram fazer um barramento , mas nota-se na mesma um pouco e tb se nota um pouco as novas margens.

    O pintor diz que já teve um trabalho grande.

    Sinceramente, não me apetece refazer tudo.
    Vou discutir o preço final.

    No fim de tudo a melhor forma de disfarçar é ter alem desta luz ligada, mais uns focos, o que torna imperceptivel os defeitos
  7.  # 12

    Colocado por: vrNo fim de tudo a melhor forma de disfarçar é ter alem desta luz ligada, mais uns focos, o que torna imperceptivel os defeitos

    Sabe como chamamos a isso? O barulho das luzes, depois de ligadas ninguém vê nada
    (é por isso que sempre as fiscalizações vão à obra, ligam-se as luzes todas para eles verem bem)
 
0.0189 seg. NEW