Iniciar sessão ou registar-se
    • punzi
    • 13 julho 2014 editado

     # 1

    Boas Tarde, estou no ultimo ano de Mestrado em Engenharia Gestão Industrial e a realizar uma dissertação que envolve a adaptação de painéis solares fotovoltaicos a candeeiros de rua, por forma a que estes fiquem autônomos (o mais possível). Para perceber mais alguma coisa sobre isto consultei este link : "http://science.howstuffworks.com/environmental/energy/solar-cell.htm" aonde para já obtive a maioria das informações acerca de painéis solares fotovoltaicos.
    Como sei que neste fórum existe técnicos de aplicação de painéis solares fotovoltaicos e pessoas mais experiente na área gostaria de saber a vossa opinião acerca das características necessárias, o que devo ter em conta, angulo de inclinação do painel, todas essas coisas indispensáveis para que um painel seja bem adaptado e tenha um bom rendimento.

    Com os melhores cumprimentos
    José Nuno Costa
  1.  # 2

    Boa Tarde, estou neste momento a acabar o meu projeto de final de curso(Técnico de Energias Renováveis) ainda não tenho muitoos conhecimentos como os técnicos que trabalham mesmo na área mas posso esclarecer algumas duvidas. Para meter os candeeiros a funcionar irá precisar de um painel solar policristalino(poderá ser monocristalino mas e mais caro) que apesar de ser maior e menos eficiente do que os monocristalinos são mais baratos, necessitará também de um controlador de carga para gerir a carga da bateria, uma bateria para armazenar a eletricidade para usar a noite visto que os painéis produzem de dia e os candeeiros gastam de noite, e um inversor que irá converter os 12V da Bateria para 220V(corrente normal de casa). Para isto tudo será necessário calcular o que necessita, através do gasto das lâmpadas e das horas por dia que elas estarão ligadas tem de ver quantas baterias necessita que painéis necessita(W)... Sou um novato por isso aconselho-o a esperar por alguém que percebe melhor estas coisas :P
    Estas pessoas agradeceram este comentário: punzi
  2.  # 3

    Não sendo técnico de nada disto, questiono; Será mesmo necesário um inversor de 12v para 220v? estamos a falar de um candeeiro, e que tal usar lampadas de 12v?

    Digo isto a pensar em dimuinuir os custos usando menos 1 equipamento, logo diminuindo os custos, aumentando a fiabilidade do sistema, e elimindando perdas que existem na conversão.
    Concordam com este comentário: ktm333
    Estas pessoas agradeceram este comentário: punzi
  3.  # 4

    Colocado por: nelsontiagoNão sendo técnico de nada disto, questiono; Será mesmo necesário um inversor de 12v para 220v? estamos a falar de um candeeiro, e que tal usar lampadas de 12v?

    Digo isto a pensar em dimuinuir os custos usando menos 1 equipamento, logo diminuindo os custos, aumentando a fiabilidade do sistema, e elimindando perdas que existem na conversão.
    Concordam com este comentário:ktm333


    Pensei no mesmo, mas visto que não foi dito nada pensei que fosse um candeeiro normal a 220V seria muito melhor meter uma lâmpada a 12V eliminando assim o custo do inversor que não é assim tão pequeno... ;)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: punzi
  4.  # 5

    Desdo já agradeço a vossa participação nesta discussão.

    A substituição das lampadas, é uma solução interessante, para diminuir os custos da aplicação do painel fotovoltaico. Irei colocar isso na dissertação ( Obrigado nelsontiago )
  5.  # 6

    Agora quanto a angulos, posição tudo irá ter a ver com o local onde são instalados, mas sempre virados a Sul a inclinação varia de estação para estação, mas existe uma inclinação standard para todo o ano que são(se não estou em erro) 35º isto em Portugal.. Quanto aos cálculos terá de escolher primeiro a lâmpada ( Aconselho LED's a 12v ) depois em relação a isto por exemplo se a lâmpada necessitar de 20W terá de colocar um painel de 20W, ou mais.. mas os mais experientes que falem que eu também não percebo muito e só teoria(e mal) :P
  6.  # 7

    Colocado por: nelsontiagoNão sendo técnico de nada disto, questiono; Será mesmo necesário um inversor de


    A função do inversor é inverter a corrente continua dos paineis fotovoltaicos para corrente alterna usada. Portanto será sempre necessário um inversor!
    Concordam com este comentário: ktm333
  7.  # 8

    Colocado por: Costa53

    A função do inversor é inverter a corrente continua dos paineis fotovoltaicos para corrente alterna usada. Portanto será sempre necessário um inversor!
    Concordam com este comentário:ktm333


    Penso que existem umas "lampadas" LED 12v que funcionam em AC, mas posso estar enganado..
  8.  # 9

    Colocado por: ktm333Penso que existem umas "lampadas" LED 12v que funcionam em AC,

    o ideal é usar lâmpadas 12V DC para aumentar a eficiência e rentabilidade da solução,
    Concordam com este comentário: electrao, ultrahipermega, punzi
  9.  # 10

    Boas. Vou tentar dar o meu contributo visto ter trabalhado com este tipo de sistemas no passado. A quando da instalação de um sistema destes à que ter em atenção vários fatores a começar pelo mais importante para mim que é a viabilidade, pela minha experiencia nunca é viável um sistema destes quando existe energia da rede por perto e deixem-me explicar o porque. Partimos para efeito de calculo com uma lâmpada de 20W, que na minha opinião e muito pouco para um candeeiro de iluminação publica... no pior caso o candeeiro estará aceso no inverno das 18:00 às 7:00 da manha seguinte, logo estamos a falar de 13 horas -> 20x13 = 260W, com energia de 12V teremos 21A, temos que prever um período de 3 a 4 dias sem carga no inverno devido a dias de intensa chuva e céu encoberto, logo 21x4 = +-80A, como uma bateria idealmente deverá ter uma descarga máxima de 60..70% para não lhe diminuir a vida útil teremos no final uma bateria de +100A/h.
    Para carregar não recomendo (e sem fazer contas) um painel inferior a 120W e estou a ir muito por baixo.
    Para finalizar nem estou a contar com o consumo da célula fotoelétrica e a que a lâmpada funciona a 12V directos.

    Em termos de rentabilidade do sistema também não esquecer que a bateria terá uma vida útil de cerca de 3 a 5 anos, se o mesmo sistema com a lâmpada de 20W estivesse ligada à rede e a uma media anual de 10 horas com a lâmpada acesa por dia teríamos 20W x 10horas x 365dias = 73000W x 5anos = 365 000W, como a energia esta a cerca de 13cent (penso eu :) ) teríamos um custo de 47.45€ ......... Sem contar com o valor do investimento no sistema :) , e contando apenas com o valor dos consumíveis (bateria) que terá que ser trocada a cada no máximo 5 anos teremos cerca de 200€ ... :)

    O verde e ecologicamente correto é bonito, mas temos que ser acima de tudo realistas e não esquecer que em termos de custos e até de consumo de recursos (painéis, baterias, electronica, mastro reforçado para receber toda esta tralha) uma solução destas não é assim tão verde!!!
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, LuisPereira, Jorge Santos - Faro, joni
    Estas pessoas agradeceram este comentário: punzi
  10.  # 11

    É mais barato colocar um novo poste e novas lampadas do que alterações nos postes existentes e colocação de paineis e inversores.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  11.  # 12

    e visualmente será sempre um "espantalho"...

    Outra hipotese ( fazer as contas de viabiliade), poderia ser a centralização do circuito de iluminação publica num sistema assente em energia fotovoltaica... manter os postes, alterar o tipo de armaduras por outras de melhor rendimento.

    Mas isso depende de muitas variáveis.
  12.  # 13

    Boa tarde, mais uma vez obrigado pela vossa colaboração.

    Inicialmente a solução que propus de adaptar os painéis fotovoltaico a candeeiros ruais,deve-se principalmente por que no conselho aonde vivo, adoptaram medidas para reduzir os custos eléctricos. Então o que eles definiram era desligar candeeiros, o que por sua vez torna as ruas demasiados escuras.

    Ora a adaptação dos painéis solares visa principalmente durante o verão produzir energia sem ter custos. Ou seja se anualmente a câmara gasta, imaginemos 2.75 Milhões de €€ com a iluminação publica, se um ano tenha 6 meses capazes de produzir energia limpa, e outros 6 em que não consegue produzir nada, o custo da iluminação ficará por metade, podendo assim utilizar sempre a totalidade dos candeeiros disponíveis.
  13.  # 14

    Para reduzir os custos na iluminação publica há diversas formas sendo uma que está agora em moda é a iluminação por candeeiros com LEDs
    Nunca fiz as contas mas se está por dentro delas faça também as contas na substituição do tipo de lampadas.
    Na minha cidade já há algumas ruas com iluminação a LED tal como alguns nós da A25 e A28
    O custo de aquisição é elevado mas talvez compense.

    Não penso que a colocação de paineis fotovoltaicos seja assim tão verde, os materiais utilizados na produção dos paineis e a utilização de baterias leva-me a crer que de verde nao tem nada.
    Concordam com este comentário: ClioII, punzi
  14.  # 15

    continuo a achar que não compensa ( a solução fotovoltaica). O investimento necessário e o retorno... os problemas/ custos com manutenção e fiabilidade...
    Em certos caminhos rurais há é que tirar de lá os candeeiros.. não faz sentido nenhum.!!
    Aqui pela minha zona, quantos montes há em que existe iluminação publica nos postes de electricidade, dentro de propriedades privadas até à casa.... impressionante, e todos NÓS a pagar...

    O que vale é que as Câmara municipais, agora estão mais atentas e já fazem contas à vida.
    Concordam com este comentário: punzi
  15.  # 16

    Colocado por: LuisPereiraPara reduzir os custos na iluminação publica há diversas formas sendo uma que está agora em moda é a iluminação por candeeiros com LEDs
    Nunca fiz as contas mas se está por dentro delas faça também as contas na substituição do tipo de lampadas.
    Na minha cidade já há algumas ruas com iluminação a LED tal como alguns nós da A25 e A28
    O custo de aquisição é elevado mas talvez compense.


    Eu pretendo abordar esse género de alternativas, até porque a minha dissertação é acerca de métodos de gestão nos serviços, e todas as soluçoes para diminuir custos são bem vindas :)
  16.  # 17

    Existe software de gestão e cadastro de iluminação pública... já ajudará a gerir o parque de iluminação publica.
  17.  # 18

    Colocado por: punzi

    Eu pretendo abordar esse género de alternativas, até porque a minha dissertação é acerca de métodos de gestão nos serviços, e todas as soluçoes para diminuir custos são bem vindas :)


    Já existem muitas camaras municipais com soluções destas, contacte as mesmas e fale com os responsáveis pelas implementações...

    Apagar iluminação em ruas fora de localidades durante por exemplo meia noite e as 5 da manhã....
    Apagar como diz alguns candeeiros em locais menos movimentados....
    substituição por iluminação LED...
    Colocar sensores de luminosidade e não temporizadores...
    Rever a localização dos postes de iluminação publica, há locais sem iluminação e devia ter e outras com iluminação a mais.
    Por exemplo na minha rua os candeeiros publicos estão espaçados entre eles igualmente o que é um erro, podem numa recta estar mais afastados e nas curvas mais proximos. Para nao falar que junto a um fucnionario da EDP em 10m tem 3 candeeiros...
    Concordam com este comentário: ktm333
  18.  # 19

    Outra opção é como referiram a instalação de um sistema solar num determinado local em vez de ser em cada poste, irá poupar muito porque por exemplo o inversor só precisa de 2 ou 3 (dependendo dos W), sendo o custo de 1 inversor para 6000W de 2000€(Aprox.) Na minha maneira de pensar este tipo de investimentos será muito bom, pensem no futuro, um problema dos portugueses e não pensarem no futuro, de onde vem a energia produzida atualmente? Muita dos combustíveis fosseis, e esses combustíveis estão a ficar cada vez mais caros, ou seja o valor do KW/h vai aumentar e não deve ser pouco, já está nos 0,1528€KW/h...
  19.  # 20

    Colocado por: Pedro Barradase visualmente será sempre um "espantalho"...


    Acho que um bom arquitecto consegue disfarçar bem e deixar de ficar um espantalho :-) Note que o painel não tem que ser plano

    Este por exemplo não é feio :



    Ou esta tenda ...



    Colocado por: LuisPereiraÉ mais barato colocar um novo poste e novas lampadas do que alterações nos postes existentes e colocação de paineis e inversores.


    Mas as vezes o que é mais caro compensa :-) ... Pois dá mais comissão ao responsável das compras !
 
0.0220 seg. NEW