Iniciar sessão ou registar-se
    • 14
    • 15 julho 2014 editado

# 1

desculpem fazer uma pergunta um pouco á parte do tema do forum mas sei que por aqui existe sempre uma resposta. Já ganhei recentemente 19 pequenos passatempos de escrita pela net, foi uma das vencedores da nova edição dos micro-contos da edição novos autores sou a nº 1 da coleção, também recentemente fui co-autora de um livro que foi lançado a semana passada. A questão é eu queria publicar um livro da área-infantil -juvenil( 30 páginas)ou seja tenho vários trabalhos destes guardados no móvel e queria publicar um deles em especial. mas não sei por onde começar, e eu não posso andar pelo país por isso não o posso enviar a editoras fora da minha área. O que me diminui as hipoteses. É possível eu simplesmente pagar a uma editora para o fazer daqui da zona? quais são os passos que teria que dar? Como não tenho ilustrador e é necessário devido ao tipo de livro como posso encontrar um? Obrigado
  1.  # 2

Eu tinha pesquisado um pouco sobre este assunto e tinha-me deparado com este site. Não sei se ajuda, mas aqui vai:

http://forum2.corposeditora.com/forum/viewtopic.php?f=2&t=4

Mas estou convicto que, via internet e telefone, terá todas as hipóteses de consultar editoras fora da sua área de residência.

cumps
    • 14
    • 15 julho 2014

# 3

a minha preocupação por ser fora da minha área de residência é devido a não poder comparecer na apresentação do livro ou até outros locais dependendo do contrato com a editora. Por exemplo este livro onde fui co-autora a apresentação foi no passado fim de semana no porto isto porque a editora é em rio tinto.
  2.  # 4

Comece por tentar localizar na sua região pequenas editoras. Nas grandes cadeias de editores nem vale a pena tentar, a não ser que seja um êxito editorial. Pode, e o não está sempre garantido, pedir a colaboração da sua Câmara Municipal. Se no departamento de Cultura estiver alguém sensível à Cultura até pode ter sorte e ser apoiada. Digo eu!
    Qual é a sua região/município?
  3.  # 5

Parece-me que a editora ser fora da sua área de residência seria um problema menor. Deslocar-se para fazer a apresentação ou promoção do livro seria um pequeno preço a pagar por algo que, hoje em dia, é extremamente difícil - publicar.
    Há imensas editoras que publicam seja o que for desde que se pague, mas provavelmente não é isso que pretende. Editoras locais também podem publicar...desde que pague. Restam-lhe as editoras especializadas em literatura infanto-juvenil, envie os originais e nunca se sabe. Outra opção é ir concorrendo a prémios literários que, geralmente, têm como contrapartida a publicação da obra.
    • 14
    • 16 julho 2014

# 6

a minha região é a Maia.
  4.  # 7

Estas editoras são da zona Maia/Porto. E, tente o departamento de Cultura da Câmara da Maia. Pode ser que haja verba para apoiar a cultura!
    http://www.gailivro.pt/
    www.livrodirecto.pt
    http://www.trampolimedicoes.pt/
    •  
      FD
    • 16 julho 2014 editado

# 8

Colocado por: 14e eu não posso andar pelo país por isso não o posso enviar a editoras fora da minha área

Tem problemas em se deslocar? Limitação física ou outro tipo?

Colocado por: 14É possível eu simplesmente pagar a uma editora para o fazer daqui da zona? quais são os passos que teria que dar? Como não tenho ilustrador e é necessário devido ao tipo de livro como posso encontrar um? Obrigado

O que as editoras oferecem é a estrutura, em especial o canal de comercialização, a distribuição.
    Eu acho que nunca foi tão fácil publicar... qualquer pessoa hoje em dia consegue publicar um livro. Aliás, muitos há que se calhar deveriam ser proibidos de o fazer. :D
    Até há editoras que procuram qualquer coisa para publicar... por exemplo, a passagem de textos de blog para livro é algo relativamente comum nos últimos tempos.
    Podem pagar trocos mas, quem publica um livro não é para ganhar dinheiro... é porque faz gosto disso.
    Seja a pagar ou não, acho que é mais fácil hoje do que alguma vez foi.

Dito isto, pode até fazer auto edição, de forma "relativamente barata", existem dezenas de recursos na internet para isso mesmo, só é preciso algum capital, interesse em conhecer o meio e força de vontade.
    O mais difícil mesmo é vender - a concorrência nos escaparates é brutal, tal é a enormidade da oferta, pelo que é preciso marketing para chegar a algum lado - o que não faltam para aí são bons livros mal promovidos e maus livros que vendem bastante.

Alguns links interessantes:
    http://blogtailors.com/ - a referência portuguesa para ficar a perceber o meio
    http://bookoffice.booktailors.com/
    http://www.bubok.pt/
    http://www.sitiodolivro.pt/pt/publicar-ineditos/
    http://www.lulu.com/
    https://www.createspace.com/
    http://studio.envato.com/ - para encontrar ilustradores low cost
  5.  # 9

Colocado por: FDEu acho que nunca foi tão fácil publicar... qualquer pessoa hoje em dia consegue publicar um livro. Aliás, muitos há que se calhar deveriam ser proibidos de o fazer. :D

É claro que é fácil porque há editoras que se dedicam exclusivamente a "realizar um sonho" e publicam seja o que for, pois os autores pagam todos os custos e mais uma boa margem de lucro (para a editora). A Chiado é a mais conhecida, mas mesmo editoras conceituadas cobram aos autores e não é pouco. Estes livros nunca são distribuídos em lado nenhum, os autores vendem umas dezenas de exemplares aos amigos (quando corre bem) e ficam com uns caixotes em casa para mostrar aos netos. Supostamente receberiam o retorno do investimento com a venda dos livros, mas ninguém os compra porque eles não estão acessíveis e, obviamente, porque muitos (diria, quase todos) também não merecem ser comprados.

Colocado por: FDAté há editoras que procuram qualquer coisa para publicar... por exemplo, a passagem de textos de blog para livro é algo relativamente comum nos últimos tempos.

É verdade, quando os blogues são da moda e garantem vendas.
  6.  # 10

Se não pode fazer divulgação presencialmente, dificilmente conseguirá vender o livro. Conheço alguém que é das maiores autoras de livros infanto-juvenis e está continuamente a divulgar presencialmente, inclusivamente lá fora. E só o faz em part-time (usa férias, fins de semana, etc.)
    • MIBS
    • 16 julho 2014

# 11

14,

Há várias maneiras de se conseguir publicar um livro, mas o controlo de qualidade, os riscos, a divulgação e o envolvimento variam, e muito, consoante a opção.

- pode ser você mesma a publicar, numa edição de autor. Aqui tem de tratar literalmente de tudo: revisão, paginação, ilustração, capa, impressão, distribuição, divulgação, ...
    - pode contratar os serviços editoriais a uma editora que tenha esse tipo de serviço (hoje em dia já existem várias). Basicamente, paga para lhe garantirem um bom trabalho final e, consoante a opção, para o distribuirem.
    - pode conseguir um contrato editorial. Terá de ter um bom texto/conceito para o conseguir, mas não tem de pagar pelo serviço editorial. Poderá, no entanto e consoante os casos, ter de comprar alguns livros seus à partida. Depois recebe uma percentagem sobre as vendas efectivas, mas irá demorar algum tempo até receber o primeiro pagamento.

Agora a minha opinião pessoal: se acredita que o seu trabalho é mesmo bom, tente conseguir um contrato com uma editora. Para si, o risco será menor, mesmo que tenha de assumir a compra de alguns exemplares. Prepare-se para ouvir uma opinião bastante crua do seu editor (se for dos bons). Uma boa relação com o seu editor é essencial ao sucesso do seu livro e, como em tudo, há bons e maus profissionais.
    Independentemente da opção que tome, peça sempre a alguém que reveja o seu texto. Alguém que não tenha receio de lhe corrigir os erros ortográficos ou mesmo de fazer observações pertinentes. Os nossos pais acham sempre que somos um máximo e, normalmente, não conseguem ser críticos o suficiente :)

Se deslocar-se é complicado, não se preocupe. Pode ser um problema contornável e, em muitos casos, de fácil resolução (mesmo que não pareça). Para além de que, o que é complicado hoje nem sempre o é amanhã.

Resta-me desejar-lhe boa sorte! Não é um mundo fácil, mas é um mundo fascinante! :)
    • 14
    • 17 julho 2014 editado

# 12

o meu problema na deslocação é a nível de empregos, não tenho possibilidade económica para sobrecarregar me com grandes deslocações variáveis. A nível de criticas não tenho medo algum mas apesar disso tenho ouvido boas criticas este livro onde fui co-autora que passou já na sic por duas vezes ouvi bons comentários no que eu escrevi, na edição novos autores da sical também aliás a minha apresentação teve comentários de - foi um máximo, adorei, foi super gira. O livro que quero publicar não pelo dinheiro mas por acreditar que vale a pena chama-se a (eliminado), o que acham? gostariam?
  7.  # 13

Não divulgue o título se não tiver registado! Edite. Pode alguém registar e ter de pagar direitos.
  8.  # 14

@14
    mandei-lhe mensagem privada sobre um possível ilustrador
    • 14
    • 17 julho 2014

# 15

Como faço para apagar uma mensagem que escrevi aqui no forum?
  9.  # 16

Colocado por: 14Como faço para apagar uma mensagem que escrevi aqui no forum?

tem de editar e substituir, por exemplo, por um ponto (.) para ser aceite.
    •  
      FD
    • 17 julho 2014

# 17

Já editei.

Colocado por: becasÉ claro que é fácil porque há editoras que se dedicam exclusivamente a "realizar um sonho" e publicam seja o que for

Não disse que não. :)
    É como comprar algo que não tem grande utilidade mas, que nos dá alguma satisfação.

Colocado por: becasÉ verdade, quando os blogues são da moda e garantem vendas.

Podem não ser da moda.
    Às vezes é só para preencher lacunas no catálogo, outras vezes porque o assunto é relevante no actual contexto, etc... mas, depende efectivamente da "vendabilidade".

Acho que estamos ambos na mesma onda. ;)
    • 14
    • 17 julho 2014

# 18

Não se preocupem que eu estou bem informada acerca da sociedade portuguesa de autores.
    • 14
    • 17 julho 2014

# 19

É claro que nada será feito e um dia para o outro, o livro acima do que já foi referido terá de ter muita divulgação, se possível comunicação social muitas chamadas, muitos emails, muito trabalho, o trabalho não me assusta e de certeza que vou poder contar com a ajuda de amigos meus já com conhecimentos na televisão, teatro etc
    • MIBS
    • 17 julho 2014

# 20

14,

Posso perguntar-lhe que títulos é que tem editados? Tudo na área infanto-juvenil?

0.0221 seg. NEW