Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite a todos,
    Antes de mais agradeço o vosso tempo em responder a este pedido.
    Já sigo o Forúm á bastante tempo e muito aprendi com as vossas opiniões, por isso, obrigado.

O que me leva a colocar este post é porque preciso da vossa ajuda:

eu e a minha esposa, temos de tomar uma decisão sobre a mudança de casa, inicialmente a ideia era constuir mas devido ao custo do preço dos terrenos e do crédito habitação estamos a colocar a ideia de parte...

O spread que nos propõem é de 2,7, no Santander e é a melhor proposta.

de qualquer forma, para ser directo. Surgiu uma oportunidade de comprar uma apartamento muito bom em Moreira da Maia.

O imóvel em causa tem 150m2 de tamanho e um terraço de 230m2!!!
    Estamos bastante interessados, mas o que me assusta é o IMI. Como a proprietária tem o apartamento à 7 anos ainda não pagou IMI e por isso não me soube dizer quanto é que era.

Existe alguma maneira de saber quanto é que vou pagar? porque não sei se o terraço conta como àrea total da casa ou como anexo???

Alguém me pode ajudar?

Obrigado e cumprimentos.
    Nuno Cascais
  2.  # 2

Colocado por: CascaisnnExiste alguma maneira de saber quanto é que vou pagar?

Pede ao proprietário uma caderneta predial para saber o valor patrimonial, depois com a taxa de IMI (que varia conforme o Municipio, mas será certa de 0.35 a 0.4%) calcula o valor do IMI a pagar.

Convém mostrar a formula de cálculo do VPT para verificar-mos se está actualizada.
  3.  # 3

Colocado por: CascaisnnEstamos bastante interessados, mas o que me assusta é o IMI.
    O IMI é importante saber mas, já sabe quanto é o condomínio?
    Ao fim do ano, o condomínio poderá ser bem maior (n vezes mais) do que o IMI...

E já sabe o spread para a compra do apartamento?
  4.  # 4

Bom dia, obrigado pelas respostas.

O valor patrimonial é de 136000€.

Colocado por: mafgodO IMI é importante saber mas, já sabe quanto é o condomínio?
    Ao fim do ano, o condomínio poderá ser bem maior (n vezes mais) do que o IMI...

E já sabe o spread para a compra do apartamento?

Sim, o condomínio é de 55€ mensais. O spread é de 2,7 que foi o santander. Mas apenas vou pedir 80000€ porque o apartamento está a venda por 127000€ e tem 7 anos.

O terraço conta como logradouro? Começo a pensar se não ficaria mais barato uma vivenda...
  5.  # 5

Colocado por: Picareta
    Pede ao proprietário uma caderneta predial para saber o valor patrimonial, depois com a taxa de IMI (que varia conforme o Municipio, mas será certa de 0.35 a 0.4%) calcula o valor do IMI a pagar.

Convém mostrar a formula de cálculo do VPT para verificar-mos se está actualizada.

O apartamento é na Maia e por isso é o,4.

Obrigado
  6.  # 6

Colocado por: CascaisnnComeço a pensar se não ficaria mais barato uma vivenda...
    Mas afinal, a decisão de construir ou comprar apartamento depende apenas do IMI ?!
    Por ano, irá pagar de condomínio 660€ no apartamento, isto corresponde a um IMI de um valor patrimonial na casa dos 165.000€.
    E o valor do condomínio será esse, se não tiver de entrar com despesas extras no prédio (pintura, telhado, ....).
    E o barulho dos vizinhos? E os que pagam e não pagam?

Mas a vivenda também não é só vantagens.
    Se construir, demorará uns anos antes de a usar e terá mais cabelos brancos...
    A manutenção é toda a seu cargo (não é ficar à espera que o administrador do condomínio resolva).
    Também terá vizinhos... com as suas manias e teimosias.
    Terá mais área a cuidar (jardim/....) logo, menos tempo livre para não a fazer nada.

Pondere bem e faça a escolha certa :-)
  7.  # 7

Colocado por: Cascaisnntem 7 anos.

Então quase de certeza que esse VPT pode ser revisto para baixo...

0.0125 seg. NEW