Iniciar sessão ou registar-se
    • Grila
    • 16 julho 2014 editado

     # 1

    Boa tarde a todos!

    O problema é o seguinte: comprei uma casita de 31m2! como é muito pequena, resolvi informar-me para um prolongamento do terraço.

    Fui á Camara, que me enviaram ao ministério da cultura, pois a casa está em zona historica. No Ministério, foram bastante flexiveis e explicaram o que devia e não devia fazer. Com este relatorio, voltei á Camara.

    Ora bem, a questão que a arquitetazinha da Camara levantou, já nao era o prolongamento do terrasso, mas sim a legalidade do 1o piso.

    Tenho uma certidão passada pela Camara em que diz que a casa foi construida antes de 1951 (sem especificar se é o r/c ou o 1o piso...) e tenho uma certidão da conservatoria em que especificam os 2 pisos!

    Mas como não ha documentação antiga no processo da camara, agora esta arquitetazinha, pede: licenciamento do 1o piso... alvarás e toda a lista de coisas necessarias!!

    Mas será possível?
  1.  # 2

    Outra pergunta que tenho e que talvez (um tecnico) me poderia gentilmente explicar:

    Qual é a diferença entre: pedido de informação previa, projeto de licenciamento e comunicação previa?

    Obrigada,
    Concordam com este comentário: estima87
  2.  # 3

    Arquitetazinha? É baixinha, a senhora?
    Pede toda a lista de coisas necessárias? Sorte a sua, imagine que pedia coisas desnecessárias...
    Fora de brincadeiras, há de aparecer quem a pode aconselhar sobre o seu problema, mas convém ser mais específica e explicar exatamente o que lhe pediram na Câmara e para quê.
  3.  # 4

    Becas,

    Penso que deixei toda a informação, ou seja: pedem tudo através do projeto de licenciamento... para a construcão de um terrasso tipo marquise penso que é demais...

    A minha pergunta é justamente de saber se tudo o que me estão a pedir é realmente necessario ou não..

    A arquiteta para ser alta, terá que passar pour uns bons periodos de humildade!
  4.  # 5

    Existe na Câmara algum processo em arquivo relativo ao edifício? ou seja, existe no arquivo da Câmara plantas do edifício? (você pode pedir a consulta do mesmo) se existir e se nessas plantas (que correspondem ao que está licenciado) o 1º andar não aparecer é muito natural que agora que pretende meter um processo para licenciar a construção de um terraço, obriguem a licenciar igualmente o 1º andar, visto o mesmo não existir nas plantas em arquivo.

    Caso não exista nada em arquivo, ai seria de marcar uma reunião com os técnicos da Câmara e perguntar e que base se baseiam para pedir o licenciamento de uma coisa que está construída desde 1951 e que consta na conservatória como tendo 2 pisos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Grila
  5.  # 6

    Colocado por: GrilaBecas,

    Penso que deixei toda a informação, ou seja: pedem tudo através do projeto de licenciamento... para a construcão de um terrasso tipo marquise penso que é demais...

    A minha pergunta é justamente de saber se tudo o que me estão a pedir é realmente necessario ou não..

    A arquiteta para ser alta, terá que passar pour uns bons periodos de humildade!


    Falta de humildade ou apenas está a cumprir os regulamentos camarários?
  6.  # 7

    Ola Luis Pereira!

    Todos os regulamentos, sejam eles quais forem e de que area forem, têem que traduzir uma certa flexibilidade. Ou seja, se a pessoa que estiver a interpretar o regulamente tiver realmente experiencia e profissionalismo, esse pessoa pode sempre, ter uma certa e relativa flexibilidade.

    Só quem está inseguro do seu trabalho necessita de inflexibilidade para não cometer erros...
  7.  # 8

    Ola Keepper!
    Não há plantas da casa no processo.
    Há a certidão de casa construida antes de 1951.

    Nos documentos existentes no processo não há nada sobre um 1o piso. Penso ser aí que está o problema para a Arq.
  8.  # 9

    Colocado por: GrilaOla Luis Pereira!

    Todos os regulamentos, sejam eles quais forem e de que area forem, têem que traduzir uma certa flexibilidade. Ou seja, se a pessoa que estiver a interpretar o regulamente tiver realmente experiencia e profissionalismo, esse pessoa pode sempre, ter uma certa e relativa flexibilidade.

    Só quem está inseguro do seu trabalho necessita de inflexibilidade para não cometer erros...


    Ah pois é... mas sabe que em Portugal o senso comum e o excesso de zelo é o prato forte!
  9.  # 10

    Pois luis pereira.... Ou 8 ou 80!
  10.  # 11

    Ninguém está a tentar roubá-la.... isso é ponto assente.
    Assim por alto parece-me que existe um qq mal entendido.

    Se na conservatória tem o r/c + 1º andar.
    Se tem uma certidão a dispensar de licença de utilização / prédio anterior a 1951.
    Se na câmara não há projectos...

    Tem o edificio legal.

    Se agora quer fazer uma ampliação, terá de seguir as orientação do IGESPAR para o mesmo, o seu Arquitecto terá de desenhar a totalidade do prédio actualmente e propor as alterações devidas

    Deixe a Arquitecta da Câmara em paz e peça já opinião e orçamento a arquitectos para lhe tratarem do seu projecto.
    ................................................................

    [A moderação] Vou alterar o titulo do tópico por forma a ser mais entendível e coerente com a sua questão.
    Concordam com este comentário: LuisPereira, nunogouveia
  11.  # 12

    Ola Pedro.
    Muito obrigada. Pode alterar o titulo :-)

    Pois penso exatamente no mesmo que explicou. Como a arq. foi inflexivel no dia que a fui visitar, talvez deva tentar ter uma reunião com a chefe de departamento pois por ali não estou a ver conseguir passar. Nessa reunião levei já um tecnico comigo e toda a conversa acabou por ficar à volta da legalização do 1o andar, quando para mim, esse assunto não tem razão de ser...
  12.  # 13

    Como Não vimos o imóvel, pelo descrito eu depreendo o seguinte: O imóvel pode ser anterior a 51, no entanto pode ser bastante visível que o 1º andar é mais recente, e pode-se notar que o RC até é antigo mas o primeiro piso, pelo metodo construtivo, pelas caixilharias etc é mais recente. A ser assim a câmara assume que foram feitas obras de ampliação de um 1º andar ilegalmente.

    Será isto?

    Para essa ampliação a que quer e a que tem de licenciar [caso assim seja] tem de proceder a um processo de licenciamento de alteração e ampliação.

    respondendo à sua questão dos processos instrutórios:

    Pedido de licenciamento é o modo de instruir um processo submetendo projeto de Arquitetura esperando aprovação para aseguir submeter restantes projetos de especialidade.

    Comunicação prévia é submeter tudo de uma só vez, inclusive documentos do empreiteiro, basicamente avisar que vamos proceder a certa obra

    pedido de informação prévia não lhe permite fazer nada, apenas consegue resposta da CM do que consegue fazer e essa resposta é vinculativa por 6 meses.

    Boa sorte
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
    Concordam com este comentário: CIVILPRIME
  13.  # 14

    Obrigadissima doisarquitectos, pela sua resposta.

    Depreendeu corretamente. A camara assume que o 1o piso foi construido ilegalmente. Mas o que tenho eu a ver com as maus "habitos" tanto da camara como dos antigos proprietarios?

    Mesmo com uma certidão passada pela camara, de casa construida anterior a 1951 (sem especificar o r/c ou 1o piso) terei eu mesmo assim que legalizar primeiro o 1o andar para depois pedir a ampliação de marquise?

    Parece-me insensato, uma vez que toda a compra e toda a documentacão (finanças e certidao da conservatoria) mostra bem a existência de 2 pisos)...
  14.  # 15

    Se é injusto ou não só vendo a casa ao vivo, imaginemos que a estrutura está toda feita em tijolo cerâmico, óbvio que a casa é posterior a 51....

    desde que tenha comprado o imóvel e se este estiver ilegal você é a nova responsável, pode ter comprado um presente envenenado.

    Só analisando o caso é que se consegue chegar a uma conclusão, quando digo analisar o caso, é preciso ir ao local e perceber o que lá se passa, temos que perceber que na câmara são técnicos como nós, podem por vezes fechar os olhos a algumas coisas, mas outras são flagrantes e eles não são burros.

    Onde se situa o imóvel?

    Cumprimentos
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
  15.  # 16

    Ola novamente e obrigada pela resposta.

    Toda a casa é um mimo e está bem construida. Eu não sou ninguem para o afirmar de uma forma técnica, mas tenho olho e está realmente muito bem. Inclusive o piso de cima.

    De todas formas, com a certidão nas mãos, não deveria haver problema..
  16.  # 17

    o facto de estar tão bem é que pode prejudicar, imagine que a casa está construída com blocos cerâmicos, afinal antes de 1951 eles não existiam.....apanha-se mais depressa um mentiroso...se é que me percebe.

    Volto a perguntar, em que zona é a casa?

    Cumprimentos
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
  17.  # 18

    A zona é no Algarve, mas prefiro não entrar em detalhe. De todas as formas, agradeco-lhe pois fiquei elucidada do problema que vou ter que deparar....

    Porque continuo a afirmar que com a certidão, eles deveriam ter que aceitar.
  18.  # 19

    certidão passada pela camara, quando? foi passada apos vistoria e qual a descrição que nela consta. é a mesma que está na conservatória ?
  19.  # 20

    quer que lhe mande um contato do algarve que de certeza lhe faz o projeto que precisa e lhe resolve a coisa?
 
0.0212 seg. NEW