Iniciar sessão ou registar-se
    • exadra
    • 18 julho 2014 editado

# 1

Boas.
    Tenho uma quintinha com 1,5Ha na qual construi um pequeno anexo agrícola com 2 divisões e casa de banho e claro uma churrasqueira :)
    Nos 2 últimos anos durante os quais foi construído o anexo iniciamos a nossa horta que tem vindo a crescer :), para tirar a aguar do furo, iluminação e outros usos, comprei um gerador trifásico de 3Kw que serve as necessidades. O ramal publico de energia está a cerca de 200m mas eu gostava de experimentar uma solução mais autónoma (sei perfeitamente que no fim da festa vai sair muito mais caro!!!), para tal e como me foi dado em contrapartidas por trabalhos realizados um gerador eólico de 700W/24v e 4 painéis solares de 80W/12v estou a pensar implementar uma infraestrutura de 24V com 2 baterias de gel de 40Ah/12v.
    Toda a iluminação da casa fica a cargo de lâmpadas de 24v, para a rega estou a construir um tanque de 15Kl que fara a rega depois com uma bomba de 100W/24V. Tudo controlado por uma aplicação a correr num telemóvel android. O que esta previsto para já é:
    .Controlo de iluminação autónoma durante a noite
    .Rega quando o input de energia (painéis ou eólico) é suficiente para a bomba para não gerar ciclos desnecessários às baterias.
    .uma pequena estação meteorológica
    . alimentação da agua para o tanque com uma bomba no furo a 24v (caro e fica para depois :), para já usar o gerador ao fim de semana para encher o tanque )
    .Etc...

Já alguém se meteu num projeto deste tipo com quem possa trocar ideias?
    Concordam com este comentário: branco.valter
  1.  # 2

Boa Tarde.
    Pela descrição parece-me que não se trata de um anexo agricola mas sim de uma casa de férias / fins de semana.
    Concordam com este comentário: LuisPereira
  2.  # 3

Para um anexo agriculo precisa de tanta energia? Que tem lá?
  3.  # 4

A Iluminação deixe a cabo de uns paineis fotovoltaicos.
    Para encher o tanque use uma coisa destas
      download.jpg
  4.  # 5

Eu instalaria um inversor e metia tudo a 230V A/C.
  5.  # 6

Exadra grande onda, isso é que eu gostava.
  6.  # 7

7.  # 8

Boas.
    É mesmo um anexo agrícola, tem 24m2, wc (4m2), arrumo de alfaias (6m2), sala onde tenho a minha pequena oficina, guardo adubos, e produtos da terra(19m2). Ca fora uma pérgula com e churrasqueira (16m2) :).
    O conversor para 220V não é viável, existe uma grande perca de energia no conversor e lâmpadas, é preferível ter uma rede geral de 24V, inversor ed 220v é só ligado pontualmente para alguma ferramenta ou em opção se a corrente necessária for grande, uso o gerador. Já agora o eólico é de 400W e não de 700W como erradamente indiquei.
    Por curiosidade a cultura que me dá mais prazer é a de malaguetas de todo o mundo... tenho em bom andamento 3 pés de Trinidad Scorpion com 2.000.000 de Scoville de picante!!!
    • eu
    • 18 julho 2014

# 9

Colocado por: exadratenho em bom andamento 3 pés de Trinidad Scorpion com 2.000.000 de Scoville de picante!!!

Há uma escala de picante ?
  8.  # 10

Claro.

Façam uma busca na net por scoville scale, para terem uma ideia o molho de tabasco que conhecemos tem cerca de 2500 na escala. Se alguém quiserem rir um pouco https://www.youtube.com/watch?v=maRvfNrntfk

0.0139 seg. NEW