Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde a todos,

a questao que vos venho colocar hoje e um pouco complicada para mim e agradeco toda a ajuda que me possam dar.

A minha avo tem 76 anos e viveu a maior parte da sua vida numa casa "emprestada". Digamos que tinha um contrato que lhe garantia o usufruto da casa, enquanto fosse viva, sem ter de pagar renda. Acontece que ha mais ou menos 20 anos o dono da casa precisou de vender o terreno e a casa e a minha avo acedeu a sair, aceitando uma outra casa, mas pagando renda, embora baixa.

Recentemente o dono decidiu que quer vender a casa onde a minha avo habita atualmente ha mais de 20 anos, e quer que ela saia.
    Ofereceu novamente uma outra casa, a qual a minha avo foi ver e nao aceitou, visto nao ter as minimas condicoes.

Entao o senhorio ameacou-a dizendo que ela so tem 3 hipoteses. Ou aceita sair com uma indeminizacao de 5000 euros, ou aceita a casa que ele lhe esta a propor para viver, ou ainda que tem um outro imovel a venda, e que lhe faria um preco "especial".

A minha avo vive com um filho invalido e com outro que esta de momento desempregado. Nao tem condicoes de comprar uma casa, e com 5000 euros tambem nao aguentara pagar uma renda aos precos de hoje em dia.

Gostaria que me ajudassem a perceber quais sao exactamente as hipoteses que ela tem. Tera mesmo de sair da casa onde habita atualmente?

Agradeco desde ja a quem dispensar uns minutos a ajudar-me.

Cumprimentos,

Patricia Carvalho
  2.  # 2

tem contrato? tem provas que paga renda? tem contratos de agua e electricidade no nome dela?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PatriciaCarvalho
  3.  # 3

Colocado por: PatriciaCarvalhoaceitando uma outra casa, mas pagando renda,

Portanto é inquilina e se a casa for vendida o contrato de arrendamento (quer exista por escrito, quer não) mantém-se.

Colocado por: PatriciaCarvalhoo dono decidiu que quer vender a casa onde a minha avo habita

Portanto a sua avó tem o direito de preferência na venda/compra da casa.

Colocado por: PatriciaCarvalhoTera mesmo de sair da casa onde habita atualmente?

Não. Mas se quiser aceitar alguma outra proposta do senhorio que lhe possa vir a interessar ...

Neste momento (como ela tem mais de 65 anos) é ela que tem mais trunfos e não o senhorio.

Quanto é que ela paga mensalmente de renda? Essa renda não foi actualizada/aumentada nos últimos 2 anos?
    Quanto é que valerá a casa actualmente? (preço para venda)
  4.  # 4

Ola e obrigada pelas respostas.

Tem contrato da casa atual e tem inclusive o antigo que prova como ela vivia e nao pagava renda na habitacao anterior. Tem todos os recibos de pagamento e todos os contratos estao em nome dela.

Ela paga de renda cerca de 100 euros. A renda tem aumentado todos os anos, mas pouco, algo entre os 2 e os 5 euros.

A casa sao 3 andares independentes. Penso que ele nao venderia separadamente porque se quer desfazer da casa toda e seria dificil conseguir depois comprador para o restante.... o andar da minha avo pode valer uns 150 mil euros, a casa toda uns 400mil. A casa embora antiga esta muitissimo bem situada.
  5.  # 5

Primeiro que tudo peça isso por escrito.

Fique descansada, tem tudo do seu lado.

Conversas levas o vento...
  6.  # 6

convém recorrer a ajuda especializada, advogado ou associação lisbonense por exemplo, no entanto penso que a sua avo pode dormir descansada, esse senhorio não pode tirá-la lá de casa.
  7.  # 7

Porra pagar € 100,00 de renda por uma casa de € 150.000,00.... quem me dera!

De qualquer forma as coisas podem não ser tão cor de rosa assim... o contrato foi redigido mesmo há 20 anos? antes de 1990 ou depois? Tem contrato escrito, tem algum prazo estipulado?
  8.  # 8

Depois de 1990, penso que seria no ano de 1994/95.

Tem contrato escrito, mas sem prazo.
  9.  # 9

E sim, vamos recorrer a um advogado, mas queria ter uma ideia do que "nos" espera...quanto mais nao seja, para poder mesmo dormir "descansada".
  10.  # 10

Com a actual legislação, o senhorio "facilmente" poderá colocar a renda em cerca de 800 a mil euros mensais, dentro de 6 anos.... isto considerando que o VPT não irá diferir muito dos 150.000 euros que a casa valerá. Não quer dizer que a sua avó passe a pagar isso. Nos primeiros 5 anos ela pagará (e o senhorio receberá) apenas uma percentagem do RABC (Rendimento Anual Bruto Corrigido) do agregado familiar da sua avó - 10% se o rendimento mensal for até 500 euros, 17% se for maior ... etc. e no fim de 5 anos a Segurança Social subsidiará a sua avó naquilo que ela não puder pagar até à renda total actualizada. Isto é o que está previsto na legislação, agora se vai ser mesmo assim e de que forma vai ser, é o que veremos ...
  11.  # 11

Pois, tambem temos esse problema da renda actualizada. Segunda feira ela comecara a procurar um advogado que nos ajude a decidir qual o caminho a tomar.
    Muito obrigada a todos.

0.0166 seg. NEW