Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Em vez de comprar uma casa e terreno comprei um quinhão hereditário de um tal ...
    QUando o vender, como são calculadas as mais valias? Isto é, considera-se que o valor de aquisição é o que está na minha escritura de compra e venda do dito quinhão ou segue as regras das heranças e o valor de aquisição é considerado o valor patrimonial que está na matriz, que é muito mais baixo?
    Tenho esta dúvida por estar a comprar o quinhão hereditário e não o bem imóvel.

Obrigada
  2.  # 2

E não tem tornas?
  3.  # 3

Colocado por: Dr Alter EgoE não tem tornas?

Peço desculpa, naõ estou a perceber.

Eu comprei um quinhão hereditário de uma pessoa que não conhecia mas que consiste num terreno e uma casa. Paguei e fiz escritura de compra e venda. Do quinhão hereditário de Fulano. Parecia tudo muito normal, mas agora surgiu-me esta dúvida. Como não houve partilha dos herdeiros de fulano eu comprei o quinhao hereditário.
  4.  # 4

A mais valia é o valor da venda, subtraido do valor de compra e despesas, ponto.

Se o valor da venda for inferior ao VPT (valor patrimonial tributário), conta este para o calculo anterior como valor de venda.

A base é esta.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: paula.man.oliveira
  5.  # 5

Colocado por: El_58A mais valia é o valor da venda, subtraido do valor de compra e despesas, ponto.

Se o valor da venda for inferior ao VPT (valor patrimonial tributário), conta este para o calculo anterior como valor de venda.

A base é esta.

Não é inferior ao VPT. É bastante superior. Portanto, mesmo sendo a compra de um quinhão hereditário, funciona como se tivesse comprado o bem imóvel, é isso? É equivalente.

Obrigada
  6.  # 6

Outra questão:

Se agora quiser fazer 2 lotes do terreno (e tem tamanho, etc) posso fazer o loteamento sobre o quinhão hereditário?

Obrigada
  7.  # 7

Os donos do terreno ( está em compropriedade) podem mandar instruir um processo de loteamento Urbano e realizar as obras de urbanização (se o procedimento for viável para a propriedade em causa).
    Esse processo, pode ser a maneira de verem os quinhões devidamente repartidos.
    Outra alternativa, mais simples e barata é efectuar o destaque (se tal for possível e existirá o ónus de não poder efectuar novo destaque no periodo de 10 anos).
  8.  # 8

Colocado por: Pedro BarradasOs donos do terreno ( está em compropriedade) podem mandar instruir um processo de loteamento Urbano e realizar as obras de urbanização (se o procedimento for viável para a propriedade em causa).
    Esse processo, pode ser a maneira de verem os quinhões devidamente repartidos.
    Outra alternativa, mais simples e barata é efectuar o destaque (se tal for possível e existirá o ónus de não poder efectuar novo destaque no periodo de 10 anos).

Isto tem-me dado uma dor de cabeça!
    É que se faço uma partilha no quinhão que já comprei e paguei com IMT+IS e tudo, dizem-me que, para além de ter de pagar outra vez IMT e IS, fico com uma tarnsmissão não onerosa e por isso quando vender calculo mais valias pelo VP e não pelo valor que paguei e que está na escritura. Portanto não me convém partilhas do quinhão, certo? Quero evitar uma nova transmissão.

A quem puder ajudar-me com ideias agradeço.

0.0102 seg. NEW