Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Ando com ideias de tentar construir algum mobiliário para o jardim.
    Existem alguns sites que nos ensinam como o fazer, incluindo fotos, vídeos e vários tutoriais de "passo a passo" e vou arriscar com algumas coisas simples.

    Aquilo que pretendo fazer e tudo em madeira e aqui reside o problema. Estas peças serão para manter sempre no exterior, seja inverno ou verão e estarão certamente sujeitas às adversidades da natureza.

    Pesquisando no forum e em outros locais vi várias informações diferentes sobre o tipo de madeira a utilizar.
    Sendo um completo leigo no assunto tenho a ideia de que sendo para deck, cadeiras ou mesas ( ressalvando obviamente a espessura para os diferentes usos ) o tipo de madeira poderia ser sempre o mesmo. E que madeira será essa? Já vi aqui comentários que deveria ser ipê, pinho termo-modificado ... Etc etc. Qual aconselham na realidade?

    Vi muitas opiniões negativas sobre o pinho mas se formos por exemplo aos sites de lojas de grandes superfícies dedicadas à bricolage encontramos, por exemplo, pérgulas feitas em pinho ( dos 100 aos 1000 euros ) em que as caraterísticas nos dizem serem altamente resistentes às adversidades do exterior. Confiamos? Se funciona para uma pérgula porque não para um deck?

    Basicamente o que penso é se por exemplo quiser construir um deck, uma cadeira, uma mesa, uma pérgula ... Etc etc. poderei comprar apenas "tábuas e barrotes" e fazer esses mesmas construções. Será assim?

    Por outro lado vejo moveis feitos de simples paletes com bom aspecto... de que material são feitas essas paletes?

    Muito obrigado
  2.  # 2

    O pinho e as suas variantes mesmo não tratados tem uma duração razoável (digamos 5 a 10 anos), desde que a água seja drenada e a madeira não esteja continuamente húmida. o sol é mais agressivo que a chuva, causando fendas e deformaçoes na madeira ao forçar a secagem desta muito rapidamente. Se contudo der uma manutençao regular, ex com um óleo que é mais fácil de aplicar do q um verniz, pode manter a madeira durante muito tempo. Se lhe der uma velatura escura ainda melhor pq vai ser mais resistente aos UV.

    em todo o caso pode optar por pinho (ou de preferência casquinha vermelha) tratado em autoclave (aquele que fica com um tom verde devido aos sais de cobre usados como antifungicos) que será a opção mais barata. se não quiser o tom verde pode aplicar vc mesmo um imunizador de tom diferente, mas o tratamento autoclave é melhor pq a madeira é impregnada mais profundamente.

    qto as paletes são geralmente feitas da madeira de pinho, abeto ou espruce da pior qualidade em termos de defeitos. tipicamente madeira de crescimento rápido, portanto menos durável, mais susceptivel de empenar etc.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Luismffs
  3.  # 3

    Colocado por: LuismffsExistem alguns sites que nos ensinam como o fazer, incluindo fotos, vídeos e vários tutoriais de "passo a passo" e vou arriscar com algumas coisas simples.


    coloque aqui os links
  4.  # 4

    Bom dia.

    Obrigado gazebo pela resposta.
    Partindo do principio que a madeira está em bruto, ou seja, sem nenhum tratamento, qual o tratamento que aconselha? Pode p.f indicar mesmo os produtos específicos ( marca e ref. ).

    Muito obrigado
  5.  # 5

    fsilva106:

    http://ana-white.com/

    http://www.thedesignconfidential.com/


    Quem conhecer mais e quiser partilhar esteja à vontade.
  6.  # 6

    Colocado por: LuismffsBom dia.

    Obrigado gazebo pela resposta.
    Partindo do principio que a madeira está em bruto, ou seja, sem nenhum tratamento, qual o tratamento que aconselha? Pode p.f indicar mesmo os produtos específicos ( marca e ref. ).

    Muito obrigado


    o melhor tratamento que eu conheço é oleo queimado..... mas voce depois nao gosta do resultado final!
  7.  # 7

    Colocado por: Luismffs
    Partindo do principio que a madeira está em bruto, ou seja, sem nenhum tratamento, qual o tratamento que aconselha? Pode p.f indicar mesmo os produtos específicos ( marca e ref. ).


    óleo Osmo. tem proteção UV e há em várias cores. não é barato nem fácil de encontrar cá (www.jular.pt). há aqui quem recomende tb um outro óleo: Biofa (www.biofa.pt), mas é ainda mais caro.
    outra alternativa bem mais económica é usar óleo de linhaça diluido em aguarrás (50/50) e aplicar até se fartar (qto mais vezes melhor).

    em ambos os casos convém usar antes um imunizador conferir alguma proteção contra fungos/caruncho embora o caruncho nao apareça mto em madeira exposta. quase todos os fabricantes tem produtos destes (ex. cuprinol da robbialac).
    geralmente há em castanho o q tb ajuda como proteção UV. tb pode optar por incolor e dar a cor que quer com uma velatura, mas começam a ser mtos passos.

    resumindo na minha opiniao o mais fácil é
    imunizador incolor + óleo osmo/biofa com cor
    imunizador castanho + óleo linhaça

    a vantagem destes óleos é que não formam película como os vernizes e podem ser reaplicados sem ter que decapar nada. a desvantagem é que podem necessitar de pelo menos uma ou duas aplicaçoes por ano para manter o bom aspecto.

    há quem defenda o óleo queimado mas para mobiliário de exterior fica muito manchado além de que os óleos minerais não polimerizam bem
  8.  # 8

    Colocado por: Luismffshttp://ana-white.com/

    http://www.thedesignconfidential.com/
    Quem conhecer mais e quiser partilhar esteja à vontade.


    http://theownerbuildernetwork.co/
  9.  # 9

    Colocado por: loverscouto melhor tratamento que eu conheço é oleo queimado..... mas voce depois nao gosta do resultado final!


    em interiores sim, mas em exteriores também dá?
  10.  # 10

    Colocado por: fsilva106

    em interiores sim, mas em exteriores também dá?


    eu ja fiz foi para exterior.... ainda la estao impecaveis! o aspecto é que prontos..... mas para o efeito que foi, serviu!
  11.  # 11

    Quero agradecer mais uma vez a todos pela participação.

    Resumindo:

    Sugestoes dos users
    Para mobiliario exterior:
    imunizador incolor + óleo osmo/biofa com cor
    imunizador castanho + óleo linhaça

    Para "vedações ou deck":
    Oleo de carro queimado


    Procurei no google essa solução de oleo queimado para ver o aspecto e aparecem imagens com madeiras de muitas cores diferentes.
    Alguém que tenha pode retirar uma foto dessas do google que espelhe melhor como fica na realidade?

    Muito obrigado
  12.  # 12

    O pinho com o óleo queimado geralmente fica preto. Tenha atenção que o óleo queimado deve ser misturado com gasóleo. Tenho a ideia que a proporção é 50/50 mas posso estar enganado pois há mais de vinte anos que não o faço.
    •  
      AndreS
    • 8 abril 2021 editado

     # 13

    Desculpem desenterrar este tópico de 2014, mas não queria abrir um tópico apenas para fazer uma questão:

    Procuro comprar este tecido para exterior, para fazer umas almofavas e colchões para espreguiçadeiras.
    Mas não sei o nome, em lojas de tecidos, encontrei algo parecido, descritos como tecido exterior de pvc, mas não sei se é disto

    https://www.worten.pt/i/72abcd743048c06e504b15c4d9ab05149da3f4de.jpg

    Basicamente é o tecido que se vêm em vários móveis de exterior.

    Alguém sabe o nome disso?
  13.  # 14

    Olá André,
    É o melhor tecido para exteriores 👍 Chama-se tecido nautico.
    Cumprimentos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AndreS
  14.  # 15

    Veja em tecidos.com por tecidos de exterior. Enviam amostras.
    Existem vários, repelente à água, plastificado, resistente aos raios UV...
    Só por imagens ou "nome" não será muito fácil escolher.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AndreS
 
0.0156 seg. NEW