Iniciar sessão ou registar-se
    • alc
    • 23 julho 2014 editado

# 1

Como sabem estou a começar a construir a minha moradia, e as dúvidas vão surgindo, desta vez é em relação ao anexo nas traseiras.
    Como os €€€€ ñ esticam, quero fazer o telheiro ao mais baixo custo possivel mas que fique bem enquadrado com o tipo de casa.

As hipoteses penso serem as seguintes:

1- Vigas de ferro "H" e telha (chapas) sandwiche;
    2- Pilares e cobertura em betão.

Na foto que vêm em baixo pode-se ver esse tal telheiro em ferro. No topo desse telheiro é depois para levar também duas paredes (em chapa ou parede em blocos) com uma janela e uma porta, que vai funcionar como arrecadação (batatas, lenha, máquina da relva, ferramentas.............).

A área do telheiro terá sensilvelmente 36m2.

Na vossa opinião qual a melhor forma para o fazer???

Foto:
      R06_a86_joao e ana luisa_abril 2012_com telheiro2.jpg
    • alc
    • 23 julho 2014

# 2

Mais uma:
      R04_a86_joao e ana luisa_abril 2012_com telheiro.jpg
    • alc
    • 23 julho 2014

# 3

Um dado importante, para a Câmara para fins de licenciamento, o telheiro ñ fazia parte, faz parte apenas esses 36m2 terem o piso acimentado mas em cobertura. O que quer dizer que só posso fazer esta tal cobertura após a licença de habitabilidade.
  1.  # 4

Vigas de ferro "H" e chapas de policrabonato alveolar opalino 10 ou 16mm
    • alc
    • 23 julho 2014

# 5

Colocado por: fsilva106Vigas de ferro "H" e chapas de policrabonato alveolar opalino 10 ou 16mm

Obrigado pelo comentário!!
    Só a titulo de curiosidade, sabe por quanto poderá ficar com esse material este telheiro??
  2.  # 6

Colocado por: fsilva106Vigas de ferro "H" e chapas de policrabonato alveolar opalino 10 ou 16mm

Com essa área o policarbonato alveolar faz muita barulheira quando chove. Se chove durante a noite ninguém dorme.
    Concordam com este comentário: Costa53
    • alc
    • 24 julho 2014

# 7

Colocado por: pedromdf

Com essa área o policarbonato alveolar faz muita barulheira quando chove. Se chove durante a noite ninguém dorme.
    Concordam com este comentário:Costa53

Sim tem razão, com a chuva a cair o barulho deve ser grande. Por isso a melhor opção talvez seja a telha sandwiche.
    Concordam com este comentário: lfserras
  3.  # 8

É quase a mesma coisa.
  4.  # 9

E porque não em vigas laminadas, sendo a estrutura em ferro demasiado pesada com o inconveniente da criação de corrosão no futuro!
    Concordam com este comentário: nelsontiago
      pergola-04.jpg
  5.  # 10

Colocado por: alc

Obrigado pelo comentário!!
    Só a titulo de curiosidade, sabe por quanto poderá ficar com esse material este telheiro??

desculpe só responder agora,
    as chapas de 10mm eu comprei a +- a 100€ cada chapa (6 x 2.1 metros)
    as vigas H não faço ideia

quanto ao barulho da chuva, é lógico que faz algum mas nada de mais,
    eu nunca tive problema e o quarto fica a 3 metros do telheiro

veja aqui o meu https://forumdacasa.com/discussion/26337/6/telheiro-para-carro/#Comment_568853
  6.  # 11

Relativamente á hipotese de colocar policarbonato, na minha opinião não o deveria fazer. Aqui deixo algumas razões:

1- Barulho da chuva (já referido)
    2- Efeito de estufa em dias de grande calor;
    3- quando mal aplicado (sistema sem ser de fábrica) pode originar rachadelas e consequentes infiltrações, o policarbonato é um material que dilata bastante e não deve ser fixo conforme as restantes coberturas, é preciso ter bastante atenção neste capitulo e usar os devidos acessórios;
    4- se não levar vedantes e respectivas acessórios nos finais das placas, pode originar com o tempo, o que chamamos de verdete no interior das placas que será bastante dificil de eliminar.

Noutra moradia de arquitectura mais comum aconselharia a aplicação de painel sandwich com imitação em telha, neste caso arquitectura "moderna" e sendo uma cobertura que terá visibilidade do 1ºpiso aconselho painel de cobertura "normal" ou então, mais dispendioso, mas mais benéfico em termos de isolamento térmico e acustico e mesmo para futuras passagens de instalações pelo coberto, aconselho cobertura deck (chapa de suporte, lã de rocha 150kg/m3 e tela pvc de 1,2mm) que rondará o custo de cerca de 32 a 36€/m2 falando por alto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maria rodrigues
  7.  # 12

Colocado por: alcUm dado importante, para a Câmara para fins de licenciamento, o telheiro ñ fazia parte, faz parte apenas esses 36m2 terem o piso acimentado mas em cobertura. O que quer dizer que só posso fazer esta tal cobertura após a licença de habitabilidade.

não sei se estou a perceber bem mas se sim ira fazer sem licença e sem projeto e mal receber a licença de habitabilidade?
    Não o aconselho a fazer isso, pois aconteceu-me exatamente o mesmo com um telheiro e passado um ano de ter a minha licença foi me retirada novamente pelos fiscais da camara e tive que fazer um projeto novo e ainda estou a espera que vou ter que ser de novo fiscalizado para a voltar a ter a licença,sem contar com a trabalheira toda e dinheiro a toa perdido!

0.0147 seg. NEW