Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,
    Iniciei agora umas avaliações de uns terrenos localizados em Santo Tirso. Após rever várias vezes os cálculos, o valor obtido através do Método dos Custos é bastante superior ao valor de mercado praticado para um terreno semelhante.
    Já alguém (avaliador) se deparou com esta situação? Se sim, como resolveu?
    Obrigada.
  2.  # 2

de que avaliações fala? Banco? finanças? ou de outro tipo?
  3.  # 3

A avaliação imobiliária não é uma ciência exacta, pelo que muitas vezes o bom senso se sobrepõe aos cálculos.

depois está a aplicar o método de custos para avaliar um terreno???? opte antes pelo método de mercado ....
  4.  # 4

De outro tipo...
    Sou avaliadora, trabalhadora independente.
  5.  # 5

Avaluadeira????

Só agora reparei no seu nome.... Interessante.
  6.  # 6

Sim Costa 3333!
    Estou a usar os dois métodos. Trata-se de um terreno com capacidade construtiva atualmente usado para cultivo de milho. Tem 7500m2 e uns acessos excelentes. Auferi que na zona o valor de transação ronda os 35€/m2. O valor do método dos custos é bastante elevado visto ser possível construir 15 ou mais moradias em banda.
    Geralmente os valores dão-me aproximados e apresento uma média dos 2...

Obrigada pelas respostas!
  7.  # 7

Colocado por: AVALUADEIRAO valor do método dos custos é bastante elevado visto ser possível construir 15 ou mais moradias em banda.

cuidado com a aplicação deste método para terrenos com capacidade construtiva... pois nestes casos nem deve ser utilizado, pois pode distorcer o valor da avaliação.

a avaliação não e uma ciência exacta, por isso e que aparecem constantemente avaliações com valores fora da realidade, pois limitam-se a seguir os métodos.

um terreno urbano de 500m2 na periferia de uma cidade com capacidade construtiva para um prédio de 8 pisos..... nos dias de hoje vale pouco mais que se fosse um terreno para a construção de uma moradia....

no seu caso.... hoje ninguém constrói moradias geminadas... só em casos muito específicos... que não em santo tirso.... no entanto está a considerar essa possibilidade como área construtiva no método de custos... mas como na realidade isso não acontece e esse terreno não tem procura, da-lhe a diferença nos valores dos métodos....

cuidado também com esse 35€.... tem de ser um terreno muito muito bom com essa área, para hoje chegar a esses valores.

um terreno com 7500 m2 a 35€ é diferente de um com 1000m a 35€.
  8.  # 8

Sim Costa 3333. Obrigada pelas suas explicações e alertas...Vi terrenos na mesma zona à venda por 100€/m2 embora mais pequenos. Sei que a área é um fator importante, a ter em conta na hora da comparação de valores. Em frente ao terreno em causa existem umas 7 ou 8 moradias em banda recentes estando todas habitadas atualmente. Mas sim, posso estar a sobrevalorizar o terreno. Se não achasse estranho os valores obtidos não teria colocado a questão...
    Penso que um relatório de avaliação deve conter todas as potencialidades dos imóveis. Devemos ser otimistas (apesar da crise ou do que quer que seja) e não nos limitarmos a julgar o que existe atualmente. Se me pedissem para avaliar um terreno em Marte não iria dar o valor de um pedaço de terra sem uso :).
    Mais uma vez obrigada!
  9.  # 9

Ahhh! E o terreno é realmente bom. Está numa zona residencial tranquila, com ótimos acessos, com dois poços de água, à beira de uma estrada nacional, é plano, etc....
  10.  # 10

Colocado por: AVALUADEIRAVi terrenos na mesma zona à venda por 100€/m2 embora mais pequenos

á venda ou vendidos???? uma boa Prospecção deve incluir muitos imóveis transaccionados e não à venda no mercado, principalmente nos terrenos que a maioria que está no mercado está muitos muito inflacionada.
  11.  # 11

Colocado por: AVALUADEIRAPenso que um relatório de avaliação deve conter todas as potencialidades dos imóveis. Devemos ser otimistas (apesar da crise ou do que quer que seja) e não nos limitarmos a julgar o que existe atualmente. Se me pedissem para avaliar um terreno em Marte não iria dar o valor de um pedaço de terra sem uso :).

Uma boa avaliação é aquela que determina o valor que o mercado está disposto a pagar pelo terreno na data da avaliação... e não daqui a 20 anos.
    •  
      FD
    • 25 julho 2014

# 12

Colocado por: costa3333Prospecção deve incluir muitos imóveis transaccionados e não à venda no mercado, principalmente nos terrenos que a maioria que está no mercado está muitos muito inflacionada.

Aqui por Lisboa é absurdo o preço pedido por terrenos... ali vão ficando anos e anos a "valorizar".

Aliás, terrenos à venda não são terrenos, são PPRs.
    Concordam com este comentário: costa3333
  12.  # 13

Colocado por: FDAqui por Lisboa é absurdo o preço pedido por terrenos... ali vão ficando anos e anos a "valorizar".

Não é só em Lisboa, é por todo lado... no entanto os proprietários a pedir não são gagos...lolol
  13.  # 14

Querem ganhar tanto no terreno como a pessoa que o compra e que depois vai construir
  14.  # 15

cada um é livre de pedir o que quiser......só compra quem quer!

Muitas das vezes aquilo que achamos ridiculo..... ha sempre um "estupido" que compra......
  15.  # 16

Colocado por: loverscoutcada um é livre de pedir o que quiser......só compra quem quer!

Nem mais !!!
    •  
      FD
    • 25 julho 2014

# 17

Colocado por: loverscoutcada um é livre de pedir o que quiser......só compra quem quer!

E cada um é livre de dizer que os preços pedidos são absurdos. :P

Mais uma vez: não ponho isso em causa - cada um pede o que quer.
    É como digo acima, em 100 terrenos à venda, 10 estão à venda, 89 são PPRs e 1 é a possibilidade de ganhar o euromilhões.
  16.  # 18

Colocado por: FD
    E cada um é livre de dizer que os preços pedidos são absurdos. :P

Mais uma vez: não ponho isso em causa - cada um pede o que quer.
    É como digo acima, em 100 terrenos à venda, 10 estão à venda, 89 são PPRs e 1 é a possibilidade de ganhar o euromilhões.

eu acho obsceno certos preços que vejo... nao so nos terrenos mas em casas tambem! acho que há pessoas que julgam ter ali uma mina de ouro!
    normalmente o que acontece é que quando passa para os herdeiros, estes vendem a qualquer preço!
  17.  # 19

Colocado por: FD
    Colocado por: costa3333

Se levarem compostagem em cima até passam de PPR a Multicamada!

Apeteceu-me fazer uma piada idiota. Mas é que também acho que muitas das avaliações são piadas idiotas. Há uma clara incoerência entre 'isto vale X' e alguém estar disponível para dar esse X.

0.0202 seg. NEW