Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Tenho placa de indução mais os eletrodomesticos que normalmente todas as casas tem. Uma bomba de calor trifasica de 11kw.
    Quantos amperes preciso?
    Eu tenho agora 30A trifásico,tou a pagar muito só de aluguer,será que dá para baixar?
  2.  # 2

    Colocado por: rfsp23Uma bomba de calor trifasica de 11kw

    qual a marca e modelo da bomba de calor?
    • rfsp23
    • 25 julho 2014 editado

     # 3

    Colocado por: jorgealves
    qual a marca e modelo da bomba de calor?


    Rotex compact
  3.  # 4

    Depende da forma como tem cada um dos equipamentos mais potentes (máquinas de lavar, placa de indução, bomba de calor, etc.) distribuídos pelas 3 fases. Depende também da possibilidade de evitar a simultaneidade das cargas, tendo o cuidado de desligar/ligar os equipamentos em função da necessidade de funcionamento de outros. Não esqueça que a bomba de calor já lhe consome cerca de 20A dos 30 disponíveis.
  4.  # 5

    Colocado por: pedromdfDepende da forma como tem cada um dos equipamentos mais potentes (máquinas de lavar, placa de indução, bomba de calor, etc.) distribuídos pelas 3 fases. Depende também da possibilidade de evitar a simultaneidade das cargas, tendo o cuidado de desligar/ligar os equipamentos em função da necessidade de funcionamento de outros. Não esqueça que a bomba de calor já lhe consome cerca de 20A dos 30 disponíveis.
    nao tenho aqui a mao os dados desta bc mas o consumo por fase anda nos 10A, deve usar no minimo 10,35kva e fica com muito pouca folga,
    Nestes casos as maquinas trifasicas dao alguma chatice, pois em casa e quase tudo monofasico.
  5.  # 6

    Para os electrodomésticos e consumos que normalmente uma casa precisa 4,6 de potência contratada e 15A dá bem. Se sabe o que gasta a bomba de calor é somar.
  6.  # 7

    Pode baixar ao valor dado pelo jorgealves (10A por fase) e no caso de não ser suficiente, subir novamente.
    Para ter a noção correta, só poderá ser no Inverno, quando é necessário pedir mais temperatura à bomba de calor. Poderá também já refletir-se no Verão, devido à simultaneidade de equipamentos ligados, mas isso já depende do seu dia à dia... (nem coloco o problema da distribuição dos equipamentos/circuitos pelas fases).

    cumps
  7.  # 8

    Colocado por: BricoleiroPara os electrodomésticos e consumos que normalmente uma casa precisa 4,6 de potência contratada e 15A dá bem.


    não sei se reparou, mas os valores de amperagem dados é por fase (a instalação é trifásica), não por instalação. O normalmente difere um pouco do tipo de instalação (monofásica 15A, trifásica 3x15A = 45A).

    cumps
    • eu
    • 25 julho 2014

     # 9

    Com essa bomba de calor aí, não dá para baixar...
    Concordam com este comentário: pedromdf
  8.  # 10

    Pelos vistos uma bomba de calor, pela energia electrica necessária só no aluguer do contador, é também uma grande bomba de despesas...


    Colocado por: euCom essa bomba de calor aí, não dá para baixar...
    Concordam com este comentário:pedromdf
    Concordam com este comentário: ramos1999, master_chief
  9.  # 11

    não se paga o consumo mas acaba por se pagar o aluguer!!é por isso para mim sera lenha para aquecer e a botija que da dor de costas para cozinhar e tomar banho!
    Concordam com este comentário: master_chief
  10.  # 12

    Colocado por: carlosj39Pelos vistos uma bomba de calor, pela energia electrica necessária só no aluguer do contador, é também uma grande bomba de despesas...


    Concordam com este comentário:ramos1999
    errado, o que esta aqui a desequibrar as contas e o facto da bomba ser trifasica e nao tem nada a ver com o consumo da mesma.
  11.  # 13

    O princípio de funcionamento das bombas de calor, eu que sou um bocado ignorante no assunto, penso que seja dos melhores e mais equilibrados face a outras fontes de aquecimento a resistência que dependem só 100% da electricidade.
    Mas já conclui que quem quer conforto numa habitação tem sempre que investir e gastar alguns cifrões em equipamento quer inicialmente quer depois o consumo, mas mesmo assim para aquecer deve ser dos equipamentos mais eficientes como fonte de energia. Se tiver errado corrijam-me os entendidos no ramo.
    E depois ainda a tal questão de para renovar o ar no inverno ter que primeiro descer a temperatura interior com ventilação para depois gastar mais em aquecimento. Tudo se resume a poder gastar dinheiro. Quem puder consegue ter o conforto ideal dentro de casa, quem não puder não tem vícios e desenrasca-se, como eu :)
    Concordam com este comentário: rfsp23
  12.  # 14

    Errado como ? Dado ser trifásico e só por esse facto só no contador (e mesmo que não use quase nunca a bomba) o mínimo que paga - e fazendo as contas muito por baixo - à EDP para ter um contador trifásico activo na potência mais baixa que são creio que 4,6kw (e que não daria para usar esta bomba...), só a diferença no aluguer do contador trifásico/ versus monofásico normal, daria para pagar a luz ou as botijas de gás em aquecimentos a gás ou electricos alternativos, por ex.


    Colocado por: jorgealveserrado, o que esta aqui a desequibrar as contas e o facto da bomba ser trifasica e nao tem nada a ver com o consumo da mesma.
  13.  # 15

    o Caro carlosj39,

    Não é verdade o que diz, até pode ser o contrário.

    O facto da bomba ser trifásica em vez de monofásica fará em princípio ter mais 3,45 ou 6,9 de potência, o que creio que ronda os 5 a 10 euros mensais.

    Como a bomba é mais eficiente do que outros métodos de aquecimento elétricos e a gás, excepto o ar condicionado, a diferença é ganha no consumo.

    De todo o modo, mesmo na potência, tudo depende do tipo de aquecimento alternativo. Se pretender aquecer com aquecedores a óleo por exemplo, para além de gastar mais, pode mesmo ter de ter uma potência superior do que com a bomba.

    Também não é referido se a bomba faz também aquecimento de AQS, se fizer, para os cálculos é importante também levar em conta esse facto.

    Em suma, se a bomba fosse monofásico poderia poupar um pouco, agora não pode ser dito que fica mais caro ter a bomba, sem comparar com uma situação em concreto.

    Como o Jorge Alves disse, 10,35 de potência deve ser pouco, mas se os equipamentos estiverem equilibrados 13,8 devem ser suficientes, o que é uma poupança de cerca de 10euros mensais face ao que está a pagar.
  14.  # 16

    Pode ser sistema caro no investimento inicial,mas de momento é o mais eficiente.
    A bomba de calor consome 1kw para produzir 4.5kw.
    Tenho a bomba e painéis solares rotex, estes trabalham sicronizados.
    Concordam com este comentário: eu
  15.  # 17

    Help
  16.  # 18

    Colocado por: rfsp23Help
    qual a duvida???
  17.  # 19

    Colocado por: pedromdfNão esqueça que a bomba de calor já lhe consome cerca de 20A dos 30 disponíveis.


    Uma dúvida.Se é trifasica não tem 30+30+30=90A. Se a bomba precisa de 20A logo sobra 70A.
    • eu
    • 27 julho 2014 editado

     # 20

    Colocado por: rfsp23Se é trifasica não tem 30+30+30=90A

    O quê? Isso não é assim...

    E a pergunta inicial também não está bem feita: o que se solicita não é "amperagem", mas sim potência ...
 
0.0207 seg. NEW