Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos/as!

    Descobri este forum agora e decidi ver se me podem dar uma ajuda.

    Tenho um suporte para pendurar um projector no tecto que vem com 4 parafusos 5/16" x 3". Ora como podem ver ainda são bastantes grandes e pelas minhas contas equivaleriam a M8 x 75mm, mais coisa menos coisa.

    O problema é que não traz buchas e no manual (em Inglês) aparentemente dá a entender que os parafusos se aplicam no tecto directamente! Como nunca vi tal coisa, achei isto muito suspeito pelo que decidi pedir consulta/ajuda.
    Não será melhor meter buchas? E se sim, de que tamanho? Ou será que é assim mesmo? É que de acordo com as instruções, a broca a utilizar é bem inferior ao diâmetro do parafuso e portanto também não tem tamanho suficiente para uma bucha.

    Este é o texto original:

    'Drill mounting holes to a depth of 3" using a 3/16" drill bit. Mount ceiling plate to stud with 5/16" lag bolts'

    Obg.
  2.  # 2

    Em qualquer circunstancia um parafuso requer sempre uma bucha.
    O mais importante em sistemas de fixação não é a bucha em si mas o local onde vai ser aplicada, isto é dependendo do material onde a bucha será aplicada terá-se que optar pelo modelo adequado, seja ela bucha plástica, metálica ou química.
    Ainda existem subtipos como sendo as buchas de expansão ou de suspensão.

    Se se trata de uma aplicação em tecto, regra geral vai apanhar a canelura do tijolo oco ao qual se deve aplicar uma bucha metálica de suspensão.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cochinada
  3.  # 3

    Boas, eu só sei que o tecto é muito, mas mesmo muito, difícil de furar, estando eu convencido que seria betão armado logo a seguir ao estuque.
    Então e tendo em conta a dimensão do parafuso quais seriam as dimensões da bucha e broca indicadas?

    Obg.
  4.  # 4

    ha parafusos que se aplicam diretamente no betao. a rosca e diferente do normal. veja se e igual ao husr da hilti. penso que e este.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cochinada
  5.  # 5

    Não consegui descobrir como são esses parafusos para comparar. O meu parafuso é este:

    parafuso tecto

    Será que é desse tipo?

    Obg
  6.  # 6

    Entretanto descobri o tal parafuso "hus-h" da Hilti:

    hus hilti

    Parece-me que o meu tem uma rosca parecida, salvaguardada a dimensão do parafuso.
  7.  # 7

    Esse parafuso é para madeira, logo é natural que não exija bucha.

    É que, ao contrário de Portugal, há sítios onde as casas tipicamente não são construídas em tijolo e cimento...
    Concordam com este comentário: eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cochinada
  8.  # 8

    Fiquei com a ideia no vídeo que ele injectou cimento (?) no buraco e depois apertou o parafuso. Deduzo portanto que esse parafuso seja permanente. Ora eu não quero um parafuso que depois não se possa retirar, portanto mesmo que o meu seja de aplicação directa, se a montagem exige a aplicação de cimento então não me serve.

    Tendo em conta as dimensões do mesmo, que alternativas me sugerem? Os 4 parafusos têm de suportar tranquilamente uns 20kg.
  9.  # 9

    Colocado por: cochinadaele injectou cimento

    Foi ar para limpar o furo.
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cochinada
  10.  # 10

    Colocado por: nandogonca
    Foi ar para limpar o furo.
    Concordam com este comentário:Anonimo16062021
    Estas pessoas agradeceram este comentário:cochinada

    Ah bom! Então sendo assim e apesar dos meus parafusos serem para madeira, será que os posso aplicar directamente no tecto e tirá-los um dia mais tarde?
  11.  # 11

    As soluções apresentadas são de uso profissional requerendo bons conhecimentos do material de suporte e em que condições esse material se encontra.
    No seu caso e como referi, deve usar sempre bucha.
    Concordam com este comentário: Billy_Boy
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cochinada
  12.  # 12

    Obrigado a todos. Acabei por ir ao AKI e trouxe umas buchas metálicas. A ver vamos se consigo fazer o furo de 8mm que não vai ser nada fácil...
  13.  # 13

    Comece por fazer um mais pequeno tipo 4mm, e depois alargue para os 8mm.
    Concordam com este comentário: ClioII
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cochinada
  14.  # 14

    Ora cá estou eu de novo com más notícias.

    Antes de mais, as buchas metálicas que comprei foram estas, portanto afinal o furo que tenho de fazer é de 10mm. Só que não está fácil...

    Comecei com uma broca mais pequena de 4mm, mas em 2 dos 4 furos não consegui ir mais do que a uns 3cm de profundidade. Fui alargando as brocas até chegar aos 10mm e a dificuldade era e é sempre a mesma: devo ter atingido granito ou algo do género porque aquilo não fura nem que a vaca tussa! Nos outros 2 furos consegui ir mais fundo, aí uns 5 a 6cm, o que mesmo assim não é suficiente. Infelizmente a partir daí devo ter atingido ferro (?) pois as vibrações são tantas e tão terríveis que tive de desistir.

    Uso um berbequim B&D normalíssimo, mas se calhar as brocas não são muito boas. Comprei há uns anos uma daquelas caixas de 5 para betão mas nem sei de que marca são. Um colega meu falou-me numas brocas Piranha que diz ele que são "sempre a aviar" e que devia mudar para brocas para ferro nos outros 2 furos "até furar os 0,5cm" e voltar então para as de betão. Só que não percebo nada de brocas e por isso não sei que marcas procurar. Há vários tipos e marcas diferentes no Leroy e Aki. O que aconselham?

    Resumindo: preciso de brocas de 10mm para ferro (?) e betão tipo granito para berbequim e não aparafusadora (essa é outra que descobri também) e que permitam furar pelo menos 10cm.

    Obg.
  15.  # 15

    Bucha metálica para 10mm é uma senhora bucha.
    Para prender um projetor ao tecto... e se for preciso também uma cama de rede.
    Mas é preferível exagerar por cima do que um dia ter o projector estatelado no meio do chão.

    Furar o betão armado com um B&D normal é uma tarefa árdua.
    Se conhecer alguém que tenha um "martelo perfurador" fazia isso muito mais facilmente.
    Parece que encontrou ferro (armadura da laje) pelo caminho.
    Das duas uma, ou faz os 4 buracos mais ao lado para ver se não apanha ferro. Ou então precisa da broca especifica para furar o ferro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cochinada
  16.  # 16

    ... mas sendo um varão de aço estrutural ( o tal ferro), NÂO DEVE ser cortado!!!!

    Sugestão:
    volte a reparar e encher os buracos que fez com uma argamassa pronta. deixe ganhar presa suficiente.
    faça novas furações, para bucha de nylon 8mm, com pelo menos 4cm de profundidade. Compre material bom por exemplo da FISCHER.
    Meta os parafusos e monte os projectores.

    EDIT: esqueça as buchas metálicas. Isso é um exagero ;)
    Concordam com este comentário: two-rok
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cochinada
  17.  # 17

    Bem dizia o outro na loja que "você pendura-se ali que isso não cai" mas prefiro assim do que estar um belo dia sentado no sofá e cair-me o projector na cabeça.

    Lamentavelmente não posso fazer a furação mais ao lado porque tem de estar no alinhamento do ecran e por contingência do tamanho da tela e da distância de projecção, o mais chegado atrás possível. Além de que, com a minha sorte, o tecto deve ter vigas ou armaduras por todo o lado e ia acabar por ficar tipo queijo Suíço.

    Vou ver se descubro alguém equipado com esse martelo porque efectivamente estou com muito pouca vontade de gastar dinheito em brocas xpto sem saber se isso será suficiente para resolver o imbróglio em que me meti.

    Pergunta parva: o meu berbequim tem duas posições, sendo uma penso eu para broca de madeira e a outra com um símbolo de martelo para parede. Só que em termos práticos não sinto nenhuma matelada nem aumento de eficiência. Ou será que um "martelo perfurador" não tem nada a ver com isto?
  18.  # 18

    O projectos e o suporte pesa quanto!!? 5/6kg?

    A distribuir por 4 parafusos...
  19.  # 19

    Colocado por: Pedro Barradas... mas sendo um varão de aço estrutural ( o tal ferro), NÂO DEVE ser cortado!!!!

    Sugestão:
    volte a reparar e encher os buracos que fez com uma argamassa pronta. deixe ganhar presa suficiente.
    faça novas furações, para bucha de nylon 8mm, com pelo menos 4cm de profundidade. Compre material bom por exemplo da FISCHER.
    Meta os parafusos e monte os projectores.

    EDIT: esqueça as buchas metálicas. Isso é um exagero ;)
    Estas pessoas agradeceram este comentário:cochinada



    Bom, depois de responder ao post anterior é que vi este...
    Sei lá eu se é um varão estrutural ou não... em todo o caso mantém-se o problema do queijo Suíço. E mesmo 4cm é algo que não estou a conseguir em dois dos furos.
  20.  # 20

    Os dois que consegue furar mais em profundidade, estão dispostos na diagonal em relação ao apoio?
    Se sim, fixe apenas nesses.
 
0.0191 seg. NEW