Colocado por: rafaelisidoro, a aplicação é a seguinte molha o rolo , escorre o rolo e depois passa uma unica vez de baixo para cima e assim sucessivamente sem sobrepor a camada fazendo o minimo possivel de costura entre as roladas
FIquei com algumas dúvidas:
- Qual o melhor tipo de rolo para esta aplicação?
Colocado por: Agonçalves- O rolo só é usado de baixo para cima? Ou seja, levanta-se o rolo chegado ao topo?
- Por este produto também ter efeito hidrofugante, não há o risco da massa de acabamento que se lhe aplicar por cima depois não aderir convenientemente em algumas zonas e fissurar ou ficar oca?
Colocado por: rafaelisidoroeu não quero ser um cara ruim nem estou a gozar mas como lhe vou dizer isto , para ter uma boa pintura terá que retirar todo o SMP uma vez que não existe uma boa ligação entre ele e o produto anteriormente aplicado ... se lhe for uma dor de cabeça e um enorme trabalho exprimente aplicar uma demão de DIP FIX SB e neste caso esqueça o Aquoso, parece que faz milagres né ahahahhahh
é mais usado nas tintas que faz giz mas por vezes actua precisamente como descreve em que as capas estão lá mas já são muito frageis ... dpois de aplicar um DIP FIX SB faz um despolimento , aplica uma camada de primario isolante Dyrup ou similar e só depois aplica o Hitt que tenho que lembrar-lhe que se for a nova formulação não deve ser lixado entre demãos ... pronto já acabei .
Colocado por: Agonçalvesentão não se consegue descolar uma camada de esmalte assim sem que algo com defeito não esteja presente , se remove o SMP e fica o que estava anteriormente é porque algo se passou entre estes dois produtos ... pode ser o debaixo que fez giz , ou o SMP aplicado em camada expeça sobre algo vidrado ou gorduroso etc...etc...
MAs como verificar se a camada de esmalte necessita de ser removida ou não?
Colocado por: rafaelisidorontão não se consegue descolar uma camada de esmalte assim sem que algo com defeito não esteja presente , se remove o SMP e fica o que estava anteriormente é porque algo se passou entre estes dois produtos
Colocado por: rafaelisidoroquando sai aos bocadinhos quer dizer que os ligantes da tinta se foram por algum motivo , tempo usado , exposição solar , diluição errada etc etc ... o que importa é a a interpretação do que você vê , se ao tirar o SMP neste caso tem que verificar o suporte que fica , se ficar aparentemente intacto quer dizer que a mão de obra falhou ... não foi devidamente preparado para receber o SMP ... percebe ?
Colocado por: rafaelisidoroquando sai aos bocadinhos quer dizer que os ligantes da tinta se foram por algum motivo , tempo usado , exposição solar , diluição errada etc etc ... o que importa é a a interpretação do que você vê , se ao tirar o SMP neste caso tem que verificar o suporte que fica , se ficar aparentemente intacto quer dizer que a mão de obra falhou ... não foi devidamente preparado para receber o SMP ... percebe ?
Colocado por: rafaelisidoroaplica uma camada de primario isolante Dyrup ou similar e só depois aplica o Hitt que tenho que lembrar-lhe que se for a nova formulação não deve ser lixado entre demãos
Ou seja, parece-me que quando o esmalte é bem aplicado e fica bem agarrado, é normal que na raspagem se desfaça, pelos menos os esmaltes duros.
Colocado por: AgonçalvesJá agora, não conheço este novo Hitt. Quais as diferenças para o original que, penso, tinha muita elasticidade e era fácil de aplicar?este hitt novo é um luxo , é facil de aplicar ... e tem um acabamento visual equivalente a um esmalte sintectico consuante o grau de brilho ... dentro dos 95%de igualdade , eu já o testei é menos elastico é verdade mas tem uma aderencia superior a um sintectico , uma lacagem perfeita ( a diluição ajuda ) é super resistente ... o produto não é novojá o tinha testado e pelo que posso afirmar que quem o experimenta não quer outro ... tenho um cliente que trocou produtos epoxy por estes acrilicos em lacagens de cozinhas e o resultado é impecavel ...quer economicamente quer no resultado final.
Colocado por: AgonçalvesJá agora, uma outra dúvida de tintas.teoricamente pode acontecer com qualquer produto humido , desde agua ou tinta ou primario ... o que não invalida de fazer uma limpesa como deve ser , nem sempre o que deve ser limpo sai nesta situação mas as mais criticas não escapam ...
Os homens do pladur, que também pintam, disseram-me que nas paredes de argamassa de cal e estuque e também nas outras que se encontrem pintadas, não fazem qualquer lixagem prévia. Aplicam directamente o primário e verificam, passados dois ou três dias, as zonas em que o primário descolou, passando aí uma espátula e nova aplicação de primário. Posteriormente aplicam o acabamento.
Ou seja, o primário serve de decapante nas zonas frágeis da anterior camada de tinta.
Isto é assim?
Colocado por: rafaelisidoroteoricamente pode acontecer com qualquer produto humido , desde agua ou tinta ou primario ... o que não invalida de fazer uma limpesa como deve ser , nem sempre o que deve ser limpo sai nesta situação mas as mais criticas não escapam ...
Colocado por: AgonçalvesMas acha que só é necessário fazer uma escovagem superficial da tinta actual para remover o pó ou é mesmo necessário uma lixagem leve antes de se lhe aplicar o primário?em primeiro lugar o que é preciso é estabilidade do suporte se tem tinta em pó tem que limpar o pó , se é com um pano ou uma escova ou uma vassoura , garanto que é indiferente ... o que importa é que tem que limpar o pó ...
Colocado por: Agonçalves- Qual a melhor sequência de pintura? Primeiro são as paredes ou os tectos ou os rodapés e aros?é uma questão de pensar um pouco , primeiro pinta o que não suja a seguir mais , depois vai descendo e de seguida o que faz já cansado e de joelhos antes de fechar a porta .
Colocado por: Agonçalves- No caso da pintura dos rodapés e aros, primeiro aplica-se o mastique nas juntas de encontro com as paredes e só depois o primário ou primeiro deve ser o primário, depois o mastique e novamente o primário?como diz o nome Primario é sempre o primeiro depois pode abafar as massas ou mastiques com selantes ou primario com este efeito ...
Colocado por: Agonçalves- Que tipo de rolos e pincéis são os melhores para aplicar o Hitt aquoso em rodapés e aros? E para o caso de tintas aquosas para paredes e tectos?rolo pelo curto liso depois de bem lavado ... e os pinceis de cerda ultra fina são os melhores para lacagens do HITT e de todas as tintas de agua .
Colocado por: Agonçalves- No caso das tintas aquosas para paredes (ainda não decidi quais vão ser - estou na dúvida entre Dyrup, Hempel, Sotinco ou Barbot), a lixagem entre demãos apenas é importante para remover os pequenos defeitos da camada anterior ou também é para promover a aderência da próxima demão?
Colocado por: rafaelisidoroem primeiro lugar o que é preciso é estabilidade do suporte se tem tinta em pó tem que limpar o pó , se é com um pano ou uma escova ou uma vassoura , garanto que é indiferente ... o que importa é que tem que limpar o pó ...
Colocado por: rafaelisidoroé uma questão de pensar um pouco , primeiro pinta o que não suja a seguir mais , depois vai descendo e de seguida o que faz já cansado e de joelhos antes de fechar a porta .
Colocado por: Agonçalves
Ok, então é mesmo só necessário remover o pó e avançar com o primário, sem lixar previamente desde que não hajam irregularidades do suporte, certo?
Ok, já percebi a lógica.
Uma outra dúvida que tenho é com a fita de pintor. Antes de se pintar aplica-se a fita para não sujar as outras partes. É necessário após a aplicação de uma demão arrancar a fita com a tinta ainda fresca, voltando a aplicar nova fita antes de uma nova demão para não correr o risco de despegar a camada anterior já seca?
Colocado por: rafaelisidoroe a fita se usar tesa amarelada só a tira no fim da pintura .
Colocado por: Agonçalves
Mas não há o risco da camada seca da demão anterior despelar?
Vi agora que a Dyrup está até ao fim do mês com promoção de 55%. Na próxima semana vou lá buscar os esmaltes e respectivos primários e talvez as tintas para as paredes. As trinchas e pincéis em termos de qualidade valem a pena ou é melhor comprar isso noutro sitio?