O fórum da casa tem sido uma referência para mim pois as respostas de muitos utilizadores demonstra conhecimento relativamente aprofundado sobre os diversos temas.
A minha dúvida prende-se com a certificação energética.
Estou prestes a comprar uma moradia e pedi ao proprietário para consultar o certificado energético. Neste certificado consta que o imóvel em questão é classe A com os seguintes indicadores de desempenho:
Necessidades anuais globais de energia primária: 1,48 Kge/m2.ano Valor limite máximo regulamentar para as necessidades anuais globais de energia primária: 3,55 Kge/m2.ano Emissões anuais de gases com efeito de estufa: 0,5 ton de CO2
A minha dúvida prende-se com o ponto 2 "desagregação das necessidades nominais e energia útil"
Nas "necessidades nominais de energia útil para aquecimento" aparece que o "valor estimado para as condições de conforto térmico de referência" é de 157,22 KWh/m2.ano e que o "valor limite regulamentar para as necessidades anuais" é de 76,66 KWh/m2.ano.
Há alguma relação entre estes dois valores? É normal as "necessidades nominais de energia útil para aquecimento" ultrapassarem em dobro o "valor limite regulamentar para as necessidades anuais"? O custo energético (sei que é grande para este imóvel) está relacionado com isto?
Peço desculpa pela minha total ignorância mas em todos os certificados A+, A ou B que consultei na net as necessidades nominais eram sempre inferiores ao valor limite regulamentar