Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa Tarde

Estou a iniciar um novo projecto e gostaria de contar com a vossa colaboração e preciosa ajuda.

Estou ainda em fase de projecto para uma casa em contentores prefabricados.
    Para já desenvolvo uma planta num simples esquisso para as ideias começarem a aparecer e istyo começar a fluir.
    Desde já quero dizer que isto vai ser uma ideia para andar e farei de tudo para conseguir concretizar este objectivo.
    A intenção é uma casa 50% a 60% mais barata, bastante eficiente energéticamente e autosuficiente.

Conforme forem aparecendo vou colocando questões e desenvolvemos a discussão

1- Em termos de Legislação - Conseguem indicar-me alguns links informativos. Isto porque a casa vai ser em contentores prefabricados e poderei deslocar a casa de uma lado para o outro.
    Que autorizações camarárias preciso para por um contentor ou dois, num terreno meu? Não vai ser uma habitação porque não vai ter nº de policia.

Para já é isto ;)

Abraço e Obg pela ajuda
  2.  # 2

Não tem mais nada para nos dizer? só isto?

Colocado por: Bunker1978Para já desenvolvo uma planta num simples

Se pretende contentores pré fabricados, é o fabricante que faz o projecto, não estou a perceber como é que está a fazer desenhos e depois quer comprar contentores!!
  3.  # 3

E esgotos vai ter?
    Contador da luz?
    Contador de água?

Se precisar disto (e não vejo como não precisa), precisa de licenciamento... - logo é tratado como habitação, e como tal precisa de licenciamentos, etc, etc

Digo eu, se a legislação disser outra coisa, melhor...
  4.  # 4

Obrigado pelas respostas e questões.

Eu não pretendo comprar contentores com toda a sua inflação.
    Preciso apenas da estrutura de aço o resto será feito/montado por mim desde as paredes exteriores, paredes interiores, telhado, tectos pavimentos etc.

-Como disse pretendo que seja autosuficiente ao máximo.

-Vai ter esgotos, mas vou ver a possibilidade de nao estar ligada à rede e funcionar com fossa septica.

- Electricidade - estou a estudar tb soluções de energias renováveis nomeadamente heolica e solar

Ainda não li a legislação mas vou fazê-lo, Isto não se trata de um bem imovel, e não é necessário ser habitação para precisar de contadores.

Abraço!!!
  5.  # 5

É uma caravana faça você mesmo!
  6.  # 6

Colocado por: pedromdfÉ uma caravanafaça você mesmo!

Depende do ponto de vista.

Obrigado pelo seu comentário
  7.  # 7

Acho que vou acompanhar este tópico. ;o)
    •  
      FD
    • 28 julho 2014

# 8

Acho que não tem bem noção daquilo em que se está a meter, ou tem?

Bem, se procura legislação, há 3 diplomas muito importantes aos quais tem que prestar muita atenção.
    RJUE - Regime Jurídico da Urbanização e Edificação
    RGEU - Regulamento Geral das Edificações Urbanas
    RMUE - Regulamento Municipal de Urbanização e Edificação (é um documento próprio de cada município)

Terá que articular todos estes diplomas com os diversos documentos que regulam o uso do solo - PDM, PROT, REN, RAN, etc.

Depois, há mais um ou outro que pode e deve ser importante mas, só os deve ler depois de ler os anteriores:
    REH - Regulamento de Desempenho Energético dos Edifícios de Habitação
    SCIE - Regime Jurídico da Segurança Contra Incêndio em Edifícios

Só isto já deve dar para ficar entretido durante alguns meses...
  8.  # 9

Segundo estes Srs., cuja solução/produto será uma coisa idêntica, não necessita de licenciamento camarário:

Ultimo parágrafo da pag. 2.

www.goodmood.com.pt/goodmood%20bungalows.pdf
  9.  # 10

Não acredito
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, P+V, Rafael Fortes
    • P+V
    • 28 julho 2014

# 11

Eu também não, mas olhe que o tipo fala em "bungalow" e "unidade habitacional", não em "casa" :D
    •  
      FD
    • 28 julho 2014

# 12

Colocado por: barreiraSegundo estes Srs., cuja solução/produto será uma coisa idêntica, não necessita de licenciamento camarário:

Qualquer edificação com caracter de permanência é sujeita a licenciamento.
    Se não tem caracter de permanência, não é uma casa, é uma caravana ou algo familiar a uma caravana.

Se o terreno for relativamente grande, se lhe aplicar umas árvores com copas grandes e se estiver relativamente longe das principais vias, até é coisa que pode passar despercebida mas, isso não quer dizer que esteja legal.
  10.  # 13

até lhe podia chamar cabana, não acredito que uma instalação com o uso habitacional possa ser independente de qualquer tipo de licenciamento, era era lindo fazia uma barraca e pronto.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  11.  # 14

Estes goodmoon são interessantes, vou sugerir a uns clientes meus.. para substituição de umas casa de madeira, que já necessitam de reforma... ou se quiserem chamar de unidades de alojamento/ bungalows.... ilegais, é claro ;) E não passíveis de legalização, ainda para mais em REN...

De qq maneira, sempre ficará melhor do que lá existe agora.
    • P+V
    • 28 julho 2014

# 15

Colocado por: Pedro Barradasvou sugerir a uns clientes meus para substituição de umas casa de madeira

Colocado por: Pedro Barradasilegais, é claro... E não passíveis de legalização, ainda para mais em REN
    ricos clientes... :D
  12.  # 16

... lolool...
    As casas de madeira estão lá uns bons 10 anos... não foram de nossa iniciativa, nem sequer nos conheciamos ;)
  13.  # 17

Isso não é um imóvel, logo não precisa de licenciamento. Não é uma caravana, é um contentor.
  14.  # 18

O que eu gostava mesmo de saber é como é que terminam estas iniciativas, já por aqui apareceram muitos empreendedores, que simplesmente desaparecem, e ficamos sem saber como terminou a aventura. Espero que o Bunker 1978 não desanime com as bocas do pessoal e continue a dar novidades.
    Concordam com este comentário: FD, Pedro Barradas
  15.  # 19

Licenciamento ou não, a câmara deve ter que aprovar a colocação da barraca. Se até um barbecue construído ou um toldo obrigam a comunicar, quanto mais uma coisa destas.
  16.  # 20

Colocado por: valtoresSe até um barbecue construído ou um toldo obrigam a comunicar, quanto mais uma coisa destas.

Um barbecue é um imóvel. Eu não preciso de pedir autorização à câmara para estacionar uma caravana no meu terreno.

0.0194 seg. NEW