Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Nao foi ironico.
    • eu
    • 30 julho 2014

     # 2

    Colocado por: jorgealvesNao foi ironico.

    Foi, foi... ;)
  2.  # 3

    Colocado por: luis_filipea instalação é monofásica logo não se aplica
    A falta de neutro nas redes de distribuição afecta os consumidores com contratação trifásica ou monofásica.
  3.  # 4

    Colocado por: ClioII

    Acha que uma lâmpada de incandescência ou um aquecedor vão continuar a absorver a mesma potência caso a tensão baixe!? Isso é que era!! :D
    Tem um amperímetro ou uma pinça amperimetrica? Faça o teste: ligue um aquecedor de tensão nominal 230 V e potencia 2000W faça a medida do consumo de corrente em amperes, deve andar pelos 8 ou 9 amperes. Agora ligue o mesmo aquecedor a uma fonte de tensão de 110 V faça a medida e publique o resultado.
  4.  # 5

    Colocado por: luis_filipese assim fosse disparava apenas o diferencial
    Porque??
  5.  # 6

    Colocado por: luis_filipetem logica o seu comentario mas o que acontece é que há circuitos inclusivé com consumo 0 e o disjuntor cai na mesma
    Já ouviu falar no efeito disparo por simpatia??
  6.  # 7

    Colocado por: leomartiuma pinça amperimetrica? Faça o teste: ligue um aquecedor de tensão nominal 230 V e potencia 2000W faça a medida do consumo de corrente em amperes, deve andar pelos 8 ou 9 amperes. Agora ligue o mesmo aquecedor a uma fonte de tensão de 110 V faça a medida e publique o resultado.


    Tenho um amperímetro (até mais do que um) mas nem preciso dele para lhe dar a resposta: a corrente vai baixar, certamente, nunca subir. Caso o aquecedor fosse uma resistência perfeita, a corrente passaria para metade (aí uns 4.4A), mas como tem um coeficiente positivo com a temperatura deve ser um pouco mais do que isso. Em todo o caso, será sempre sempre sempre bem mais baixa que a corrente à tensão nominal de 220V.
    Concordam com este comentário: eu
    • size
    • 30 julho 2014 editado

     # 8

    Colocado por: leomartiTem um amperímetro ou uma pinça amperimetrica? Faça o teste: ligue um aquecedor de tensão nominal 230 V e potencia 2000W faça a medida do consumo de corrente em amperes, deve andar pelos 8 ou 9 amperes. Agora ligue o mesmo aquecedor a uma fonte de tensão de 110 V faça a medida e publique o resultado.


    Percebo pouco de electricidade, mas como é que a resistência do radiador pode absorver maior amperagem de corrente quando ligada a uma voltagem de 110 volts para que a a potência (W) se mantenha ?

    já que W = E x I
    • eu
    • 30 julho 2014 editado

     # 9

    Colocado por: leomartiTem um amperímetro ou uma pinça amperimetrica? Faça o teste: ligue um aquecedor de tensão nominal 230 V e potencia 2000W faça a medida do consumo de corrente em amperes, deve andar pelos 8 ou 9 amperes. Agora ligue o mesmo aquecedor a uma fonte de tensão de 110 V faça a medida e publique o resultado.

    Já ouviu falar da lei de Ohm ?

    Nota: existem aparelhos que de facto absorvem uma potência constante, mas não os aquecedores elétricos...
    Concordam com este comentário: jorgealves
  7.  # 10

    Colocado por: eu
    Já ouviu falar da lei de Ohm ?

    Nota: existem aparelhos que de facto absorvem uma potência constante, mas não os aquecedores elétricos...


    Se for um aparelho que tenha uma fonte comutada auto-regulada (exemplo: alimentador de portátil) de facto a corrente sobe quando a tensão baixa (para manter potência constante). Mas não é o caso da generalidade dos aparelhos, muito menos os "efeito de Joule chapa 5". :)
    Concordam com este comentário: eu, jorgealves
  8.  # 11

    Num consumidor resistivo puro, a resistencia e fixa por firça da lei de Ohm R=U/I logo se U diminui o I diminui em popprção, as fontes comutadas é que mantem a potencia fixa variado a corrente na inversa poporcao da tensao.
    Concordam com este comentário: eu
  9.  # 12

    Ainda estava com alguma curiosidade sobre o desfecho deste caso mas já vi que não vai dar ...
  10.  # 13

    Colocado por: jorgealvesNum consumidor resistivo puro, a resistencia e fixa por firça da lei de Ohm R=U/I logo se U diminui o I diminui em popprção, as fontes comutadas é que mantem a potencia fixa variado a corrente na inversa poporcao da tensao.

    este comentário não saiu da forma pretendida que deveria ser esta:
    Num consumidor resistivo puro, a resistência do elemento è fixa e por força da lei de Ohm R=U/I, se U diminui o I diminui em proporção, as fontes comutadas e os inversores\moduladores é que mantém a potencia fixa variado a corrente na inversa proporção da tensão.
  11.  # 14

    Colocado por: luis_filipeAgradeço a todos os vossos comentários e dado não aparecer ninguém que já tenha passado por situação identica nada de novo acrescentei ao meu problema. Dado que ninguém falou nisso penso que só será possivél determinar donde vêm a queda de tensão abrupta com a colocação durante uns dias de um analisador de rede na instalação

    não precisa de nenhum analisador de redes,

    basta bom senso, cabeça fria, um multímetro que nem precisa de ser muito bom e alguns conhecimentos básicos de electrotecnia.
  12.  # 15

    Obviamente quando falei em disjuntores em série queria dizer em paralelo, ou seja um diferencial ligar a todos os disjuntores da casa através de um pente ou escada.

    Não é legal hoje em dia mas ainda existe muitas casas assim, e como o autor do tópico não referiu se era uma nova instalação ou não nem o seu nivel de conhecimento, achei que era uma opção válida. entretanto vi que já trocou os disjuntores todos por isso esse problema não se põe

    Também não acredito que seja um abaixamento de tensão, senão não era o único a queixar-se

    Uma coisa eu sei não interessa o nivel de conhecimento nem a experiencia as vezes é um problema simples, tão simples que ninguém imagina que é dali que vem a dor de cabeça :D

    reverifique toda a instalação no quadro, se não tem por exemplo no diferencial parafusos a apertar no revestimento em vez do fio ....
    Procure por fios com o revestimento danificado em que estejam em contacto com alguma coisa.
    Fios a xispar algures na instalação eletrica,
    De facto os disjuntores podem disparar por " simpatia" como dizia alguém lá atrás, já me aconteceu, e o problema vinha de um motor de uma máquina num circuito "isolado" e disparavam 2 disjuntores... mas só ás vezes o segundo disparava, presumo que tenha sido por interferência na rede.
  13.  # 16

    Colocado por: dekerielou seja um diferencial ligar a todos os disjuntores da casa através de um pente ou escada......Não é legal hoje em dia

    pode explicar porque considera não ser legal esta situação?
  14.  # 17

    ligar diretamente aos dijuntores não é legal porque tem de ter por exemplo outro circuito com diferencial de 30mA para as casas de banho.
  15.  # 18

    Colocado por: dekerieldiferencial de 30mA para as casas de banho

    e se a casa de banho somente contiver um único ponto de ligação e se o mesmo for no tecto?!?!?!?

    ou se os demais elementos forem classe II de isolamento?

    ainda precisa de um ID de alta sensibilidade??

    e qual é o problema do ponto de vista legal ter um diferencial de alta sensibilidade á cabeça (não estou afirmar que aprove, aconselhe ou execute)?

    relembro que a sua afirmação é


    Colocado por: dekerielum diferencial ligar a todos os disjuntores da casa através de um pente ou escada.

    Não é legal hoje em dia mas ainda existe muitas casas assim
  16.  # 19

    De facto desse ponto de vista tem toda a razão, mas também não sou eletricista, sou mecanico industrial ou "faz tudo" como queira chamar, os meus conhecimentos de leis estão limitados á área em que trabalho, do resto tenho noções em que nem sempre estou certo, porém penso que deve ter entendido o que quis dizer, se os disjuntores estão todos ligados pelo mesmo pente, estão mais sujeitos a esse fenómeno.
  17.  # 20

    eu acho que devia chamar um electricista ....
 
0.0218 seg. NEW