Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia.

Desde já agradeço a disponibilidade de todos deste forum que me ajudaram com as diversas opiniões.

Tenho a minha casa pronta.

Demorou 8 anos mas consegui uma mansão sem pedir empréstimo. Muito esforço.

Mas mais uma vez peço a vossa ajuda.

Agora o que tenho que fazer para a legalizar?

Qual a potência de luz que devo contratar?

Agradeço respostas.

Obrigado.
  2.  # 2

Colocado por: Vitor Alves
    Agora o que tenho que fazer para a legalizar?

legalizar?

ou pedir a Licença de Utilização?
  3.  # 3

Caro Vitor Alves,

Tem algum projecto aprovado na câmara ?
    Foi emitida alguma licença de construção ? Em caso afirmativo pediu alguma prorrogação ?
    O local onde construiu a sua mansão permite a construção e a área que a sua mansão tem ?

Que tal dar mais informações sobre como se processou a construção da sua mansão ?

www.gabineteop.com
  4.  # 4

Colocado por: electraolegalizar?

ou pedir a Licença de Utilização?

Sinceramente nem sei qual a diferênça.

Somente sei que quero ir para lá morar e não sei os próximos passos a ter que que fique tudo legal (sou um autentico leigo na matéria)
  5.  # 5

Vitor

as suas perguntas face a uma experiência já de 8 anos, são algo surreal

olhe nos processos ditos normais, agora era fechar o livro de obra e pedir a licença de utilização na camara.
  6.  # 6

Colocado por: marco1as suas perguntas face a uma experiência já de 8 anos, são algo surreal

Experiência na construção, sim. Em politica, não :)

Colocado por: marco1pedir a licença de utilização na camara.

Pedir a licença de utilização é pedir a vistoria (inspecção)? é a mesma coisa?

Somente após pedir a licença de utilização é que posso pedir a isenção do IMI nas finanças?

Tenho esse tipo de dúvidas.
    •  
      FD
    • 30 julho 2014 editado

# 7

Colocado por: Vitor AlvesSomente após pedir a licença de utilização é que posso pedir a isenção do IMI nas finanças?

Antes de pedir a isenção, ainda tem que entregar o modelo 1 (IMI) nas finanças com as plantas finais e a licença de utilização.
  7.  # 8

Tem ou não, um projecto aprovado pela câmara?
    Tem uma licença de construção? qual a data de validade?
  8.  # 9

Colocado por: PicaretaTem ou não, um projecto aprovado pela câmara?
    Tem uma licença de construção? qual a data de validade?

O projecto foi aprovado pela camara e a licença de construção já terminou, assim como a casa (Falta somente 1 movel de casa de banho).

porquê?
  9.  # 10

Colocado por: FD
    Antes de pedir a isenção, ainda tem que entregar o modelo 1 (IMI) nas finanças com as plantas finais e a licença de utilização.

Então o meu primeiro passo é ir à camara pedir a licença de utilização, correcto?
  10.  # 11

Colocado por: Vitor Alvesporquê?

uffa...cheguei a pensar que não tinha nada disso!!!

Peça ao Director de Obra ou ao autor do projecto que trate de pedir a autorização de utilização.
  11.  # 12

Colocado por: Vitor AlvesEntão o meu primeiro passo é ir à camara pedir a licença de utilização, correcto?

É mas não pode ir de mãos a abanar.
  12.  # 13

Colocado por: PicaretaÉ mas não pode ir de mãos a abanar.

O que quer dizer com isso?
    • alc
    • 30 julho 2014 editado

# 14

O que quer dizer com isso?

Quer dizer que precisa de levar alguns documentos necessários para pedir a licença!!!!!!!!
  13.  # 15

Colocado por: alcalguns documentos necessários

Aí está a minha dúvida.

Quais?
    • alc
    • 30 julho 2014

# 16

Aí está a minha dúvida.

Quais?

Deve ser mais fácil deslocar-se à Câmara e perguntar o que precisam para a licença de utilização.
    Assim fica a saber com a certeza absoluta do que precisa apresentar!!
    Concordam com este comentário: maria rodrigues
  14.  # 17

Colocado por: alcDeve ser mais fácil deslocar-se à Câmara

Sinceramente, seria mais fácil ir à Camara já com a documentação necessária pois o tempo que temos é sempre curto. :)

Se tivesse uma ajudazinha aqui do forum......
    • alc
    • 30 julho 2014

# 18

Sinceramente, seria mais fácil ir à Camara já com a documentação necessária pois o tempo que temos é sempre curto. :)

Se tivesse uma ajudazinha aqui do forum......

Pode sempre tentar por telefone ;)
  15.  # 19

Colocado por: Vitor AlvesQuais?

Regra geral são os referidos no artº 15 da portaria 232/2008, mais alguns conforme o município onde onde foi construída a casa.
    Costuma estar no site das câmaras municipais um modelo próprio para o efeito, com a listagem dos documentos necessários.

Mais uma vez volto a referir que a preparação de todo o processo para entregar na câmara deve ser tratado pelo director de obra ou pelo projectista, mas parece que você gosta de inventar e de procurar problemas. Um processo destes mal elaborado pode ser um inicio de uma carga de trabalhos.
    Concordam com este comentário: electrao
  16.  # 20

Colocado por: Picaretadeve ser tratado pelo director de obra ou pelo projectista, mas parece que você gosta de inventar e de procurar problemas.

E se o gabinete do projectista faliu, como é o caso. Tenho que me desenrascar.

0.0243 seg. NEW