Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Estou a pedir orçamentos para um pequeno armário de sala. Pedi orçamentos em melamina ou madeira. Por "madeira" queria mesmo dizer madeira maciça mas quem me respondeu, até agora, não faz em madeira maciça.
    Recebi uma proposta de orçamento em melamina e aglomerado de madeira. A melamina é mais barata, o aglomerado é mais caro.
    Daquilo que percebi, do que já li aqui e noutros lados, porque sou completamente leiga no assunto, aquilo a que vulgarmente se chama "melamina" é aglomerado de madeira coberto de um acabamento plastificado, não é?
    É muito confuso, para quem não é profissional, distinguir entre estes materiais modernos. O cliente, então, fica mesmo sem saber do que é que se está a falar.
    Alguém me poderá traduzir o que é este aglomerado de madeira de que o orçamentista está a falar, e qual é a diferença entre o aglomerado e a melamina?
    A minha casa, além de pequena, é muito húmida. Li algures que o aglomerado de madeira se deteriora muito facilmente com a humidade. Tenho um roupeiro da Moviflor, com 20 e poucos anos, a começar a desfazer-se por causa disso: a parte lacada (?) já descolou e começou a cair uma "serradura". Tenho outros, principalmente mesas, em que as partes lacadas já começaram a saltar (principalmente as tiras laterais) deixando ver o aglomerado por baixo. Na minha ignorância, tudo isto, para mim, é aglomerado.
    Li alguns posts do fórum, especialmente sobre cozinhas, em que se aconselha o MDF como melhor. Mas tenho para mim que para o cliente é uma espécie de lotaria. (E no caso dos móveis por medida, como saber, de facto, o que nos estão a vender? O próprio cliente é ignorante. Por mim falo, porque pedi orçamentos em melamina pensando em tudo o que é aglomerado, e em madeira, pensando em madeira maciça. Vou manter a "terminologia" por falta de melhores conhecimentos.)
    Queria pedir a opinião ao fórum em relação à questão da humidade. Quando me apresentam orçamentos em aglomerado de madeira, mais caros do que a melamina, vale a pena? Se a melamina é mais barata, isso significa que ainda é menos resistente à humidade?
    Se a pergunta já foi feita no fórum, as minhas desculpas. Talvez pudesse ser criado um post fixo sobre os materiais. Mas também existe a questão do que são os materiais, tecnicamente, e daquilo que as pessoas lhe chamam...

Muito obrigada por quaisquer esclarecimentos.
    •  
      FD
    • 31 julho 2014

# 2

Penso que melamina é o revestimento plástico das placas de aglomerado.
    Como em muitas outras coisas, apesar de não ser correcto, o termo que ficou foi aquele que mais se distingue.
    Aglomerado são pequenas lascas de madeira prensadas e ligadas por resinas, forradas por um qualquer produto, como por exemplo, melamina.
    Este aglomerado também pode ser forrado por folha de madeira natural.

Que eu tenha conhecimento, o material mais estável e resistente à humidade é o MDF, em especial o hidrófugo.
    O MDF é aglomerado na mesma mas, a madeira é triturada em partículas muito mais pequenas.

A maior diferença entre o MDF e o "aglomerado" é a densidade. O MDF é muito mais denso que o aglomerado logo, é muito mais resistente.

De forma simples e generalista, é mais ou menos isto.
    Concordam com este comentário: joaosantos, Manuel Nabais
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AlexA
  2.  # 3

Colocado por: AlexATenho um roupeiro da Moviflor, com 20 e poucos anos, a começar a desfazer-se por causa disso

Muito BOM!!! Se tem esses problemas, até estou admirado do mesmo ter durando tanto tempo ;)
    Concordam com este comentário: FD, treker666, JPN761, Bricoleiro
  3.  # 4

alguns comentários

A melamina como já se disse é geralmente usada como revestimento sobre aglomerado, mas tb pode ser sobre contraplacado.
    Provavelmente o preço do algomerado é superior pq se trata de algomerado folheado a madeira e não 'crú'. ninguem usa contraplacado crú em mobiliário
    a não ser ser for pintado ou em partes nao visiveis.

O MDF dá para maquinar razoavelmente (rebaixar, ranhurar ou mesmo moldurar) sem grande perda de rigidez e com acabamento limpo. o aglomerado não.
    se ranhurar uma placa de contraplacado as abas ficam frágeis e esmilham facilmente.

se não forem necessárias maquinaçoes o aglomerado é uma alternativa mais económica ao MDF pq nao ganha muito em usar MDF nesses casos.
    ambos se comportam mal em ambientes humidos se não forem protegidos por lacagem, verniz, etc. mesmo q sejam do tipo hidrófugo. essencialmente vao
    absorver humidade, inchar e deformar-se tal como um papelão q apanhou água.

a qualidade do mobiliário em geral é grosso modo por ordem decrescente:
    madeira maciça
    contraplacado
    MDF
    aglomerados

o problema com a contrução em madeira maciça é q é muito mais dispendiosa e exige técnicas especiais para "combater" a tendencia das madeiras serem dimensionalmente instáveis com as alteraçoes de humidade. não está ao alcance de qq um e na prática nao deve haver móveis em maciço no mercado desde ha mais de 60 anos

desde q apareceram os contraplacados e os aglomerados foram logo utilizados pq cortavam o tempo de construção dum movel para menos de metade. tudo o q é tampo de mesa, lados de moveis e mesmo almofadas de portas são tipicamente placas derivadas da madeira.
  4.  # 5

Existe MDF hidrófugo de cor verde ao contrário do normal creme acastanhado, idênticos aos que se usam nos tectos falsos das WC.
    Mas para mobília acho muito fraquinho, empenam e não aguentam peso.
  5.  # 6

Colocado por: Pedro Barradas

Muito BOM!!! Se tem esses problemas, até estou admirado do mesmo ter durando tanto tempo ;)
    Concordam com este comentário:FD,JPN761,Bricoleiro

É muito cuidadinho a cuidar dos móveis. ;)
    • AlexA
    • 2 agosto 2014 editado

# 7

Colocado por: gazeboalguns comentários

A melamina como já se disse é geralmente usada como revestimento sobre aglomerado, mas tb pode ser sobre contraplacado.

Qual é a diferença entre aglomerado e contraplacado?

Provavelmente o preço do algomerado é superior pq se trata de algomerado folheado a madeira e não 'crú'. ninguem usa contraplacado crú em mobiliário
    a não ser ser for pintado ou em partes nao visiveis.

Penso que percebo.

O MDF dá para maquinar razoavelmente (rebaixar, ranhurar ou mesmo moldurar) sem grande perda de rigidez e com acabamento limpo. o aglomerado não.
    se ranhurar uma placa de contraplacado as abas ficam frágeis e esmilham facilmente.

se não forem necessárias maquinaçoes o aglomerado é uma alternativa mais económica ao MDF pq nao ganha muito em usar MDF nesses casos.

Mas neste caso não deve ser MDF porque o orçamento em "melamina" é mais barato...

ambos se comportam mal em ambientes humidos se não forem protegidos por lacagem, verniz, etc. mesmo q sejam do tipo hidrófugo. essencialmente vao
    absorver humidade, inchar e deformar-se tal como um papelão q apanhou água.

Sim, ele propõe melamina lacada e aglomerado envernizado.
    Isto diz-vos alguma coisa, traduzindo?
    E em termos de humidade, não será melhor a lacagem do que o verniz?

a qualidade do mobiliário em geral é grosso modo por ordem decrescente:
    madeira maciça
    contraplacado
    MDF
    aglomerados

o problema com a contrução em madeira maciça é q é muito mais dispendiosa e exige técnicas especiais para "combater" a tendencia das madeiras serem dimensionalmente instáveis com as alteraçoes de humidade. não está ao alcance de qq um e na prática nao deve haver móveis em maciço no mercado desde ha mais de 60 anos

desde q apareceram os contraplacados e os aglomerados foram logo utilizados pq cortavam o tempo de construção dum movel para menos de metade. tudo o q é tampo de mesa, lados de moveis e mesmo almofadas de portas são tipicamente placas derivadas da madeira.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:AlexA

Sim, e a madeira maciça é muito cara.
    Devo entender então que o MDF é um prensado mais "apertado", mais denso?

E o contraplacado?
    Sempre ouvi dizer horrores do contraplacado. Até fico espantada de o ver acima do MDF e do aglomerado. Mas se calhar ouvi dizer horrores porque as pessoas confundem contraplacado com qualquer aglomerado de madeira... Até já ouvi o termo "madeira Moviflor". ;)
    Aqui em casa tenho uns fundos de gaveta em contraplacado mas não sabia que se podiam fazer móveis inteiros de contraplacado. O resto do móvel é aglomerado. Não faço ideia se é lacado ou coberto por folha de madeira. Não consigo distinguir. :\
  6.  # 8

Ou seja, na prática, se nestes orçamentos só parece existir diferença de preço (mas não muita), aquele a que ele chama "aglomerado" deverá ser melhor?...
    Tendo em conta que ele fala em aglomerado envernizado, será folheado a madeira, isto é, coberto a folha de madeira, será isso?
    Folheado a madeira é a mesma coisa que folha de madeira daquela que usa nos fundos de gavetas, mas mais fina?

E qual dos dois é melhor para o meu caso de humidade?
    (Penso que MDF nem sequer é contemplado, senão a "melamina" não seria mais barata.)
    Será melhor escolher o aglomerado envernizado? É mais caro mas dura mais?

Obrigada pelos vossos comentários. :)
  7.  # 9

Para quem quiser perceber de que forma a capa plástica do roupeiro está a descolar e o aglomerado se está a transformar em serradura... Esta é a parte de cima. Vinte e poucos anos.
      roupeiro_serradura_02-08-14_3.jpg
  8.  # 10

Colocado por: AlexAMas neste caso não deve ser MDF porque o orçamento em "melamina" é mais barato...

Está a confundir o material da placa (MDF) com um revestimento (melamina)

Colocado por: AlexASim, ele propõe melamina lacada

As melaminas não se pintam, existem milhares de melaminas diferentes para escolher!!!

Colocado por: AlexADevo entender então que o MDF é um prensado mais "apertado", mais denso?

E o contraplacado?

Tem que ver os materiais para perceber, se não tem uma carpintaria perto de casa pode ir ao google...

Aglomerado: https://www.google.pt/search?q=aglomerado&es_sm=93&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=qb_cU-uwMsio0QWTsIHIDA&ved=0CAgQ_AUoAQ&biw=1366&bih=653

Contraplacado: https://www.google.pt/search?q=contraplacado&es_sm=93&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=uL_cU6CzNMjZ0QWFhYCgCw&ved=0CAgQ_AUoAQ&biw=1366&bih=653

MDF: https://www.google.pt/search?q=mdf&espv=2&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=qcDcU_TPIYGc0QWsvYAw&ved=0CAYQ_AUoAQ&biw=1366&bih=653
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  9.  # 11

Pois, não tenho mesmo uma carpintaria ao pé de casa, quem me dera! Talvez me fizessem os móveis com uma atençãozinha especial... ;)
    Mas sabe, para quem não sabe o que está a ver é muito complicado distinguir, acredite-me. Tenho andado a aprender muita coisa que a maioria das pessoas nem nunca vai precisar de saber. Ainda há poucas semanas pensava que só havia dois materiais: madeira e imitação de madeira.
    Gosto muito deste fórum porque se aprende imenso.

Colocado por: Picareta
    Está a confundir o material da placa (MDF) com um revestimento (melamina)

Agora já não estou a confundir tanto. Mas tem sido com estas palavras que os orçamentos me têm sido apresentados: "melamina", para algo lacado, e "madeira", que deve ser (pelo preço) aglomerado de madeira revestido a folha de madeira e envernizado (sendo este mais caro).
    Mas o que me custou traduzir isto! E só com a vossa preciosa ajuda a aqui no fórum.

Mil obrigados!
  10.  # 12

Mas tenha em atenção que lá por ser mais caro não quer dizer que seja melhor e/ou com maior durabilidade...
    Por exemplo os paineis em MDF, revestidos a PVC, também são muito bons e baratos.( por exemplo para quem queira uma cozinha em branco)
    Concordam com este comentário: joaosantos
    • AlexA
    • 10 janeiro 2015 editado

# 13

Muitas vezes vimos aqui para dizer mal. Desta vez venho dizer bem. Ao procurar empresas de móveis por medida encontrei a fabulosa Linhas Direitas. Começando pelo atendimento ao cliente, é tudo 5 estrelas! Responderam às minhas dúvidas, deram orçamento a tempo e horas, fabricaram com qualidade e precisão, e cumpriram prazos (!!!).
    Notei que uma das grandes dificuldades em lidar com empresas deste tipo é que não sabem dialogar com os clientes. Outras anunciam que fazem tudo e mais alguma coisa e é pura e simplesmente mentira: não fazem, ou só estão interessados em trabalhos de grande envergadura e nem se dignam a mandar um orçamento. O cliente que só quer um móvel para a sala, bem feito e a preços decentes, vê-se à rasca.
    Foi uma sorte encontrar a Linhas Direitas. Aconselho a toda a gente e agora já sei onde ir sem pensar duas vezes. (Estou a precisar de um roupeiro. Vai ser mesmo de lá, sem perguntar preços a mais ninguém.)
    Ressalvo que não trabalham em madeira maciça e não se pode mandar fazer "exactamente" o que se quer. Têm formatos standard que são aplicados à medida. Por um lado limita a criatividade do cliente (se o cliente é criativo) mas, por outro, também ajuda o cliente que não percebe muito do fabrico em si. Considero que é uma empresa direccionada para o cliente e pode vir a crescer se as pessoas souberem que existe e que não é uma empresa "complicada" e/ou pouco inspiradora de confiança como as outras que encontrei.
    Tendo em conta que os móveis à medida permitem aproveitar o melhor do espaço existente (especialmente em casas pequenas onde o espaço não é muito e os móveis suecos não cabem) é uma excelente relação preço/qualidade. E o atendimento, como já disse, vale ouro!

Agora ando noutra cruzada para encontrar uma empresa semelhante que me ponha uma porta interior em PVC, o que também se está a revelar complicadíssimo! Mas, a falar do assunto, será para outro post noutro tópico.
  11.  # 14

Colocado por: AlexARessalvo que não trabalham em madeira maciça e não se pode mandar fazer "exactamente" o que se quer.

Então não fabricam móveis à medida do cliente.
  12.  # 15

o mdf cor de rosa é o que aguenta mais, mas também é o mais caro...

0.0208 seg. NEW