Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Estou a pedir orçamentos para um pequeno armário de sala. Pedi orçamentos em melamina ou madeira. Por "madeira" queria mesmo dizer madeira maciça mas quem me respondeu, até agora, não faz em madeira maciça.
    Recebi uma proposta de orçamento em melamina e aglomerado de madeira. A melamina é mais barata, o aglomerado é mais caro.
    Daquilo que percebi, do que já li aqui e noutros lados, porque sou completamente leiga no assunto, aquilo a que vulgarmente se chama "melamina" é aglomerado de madeira coberto de um acabamento plastificado, não é?
    É muito confuso, para quem não é profissional, distinguir entre estes materiais modernos. O cliente, então, fica mesmo sem saber do que é que se está a falar.
    Alguém me poderá traduzir o que é este aglomerado de madeira de que o orçamentista está a falar, e qual é a diferença entre o aglomerado e a melamina?
    A minha casa, além de pequena, é muito húmida. Li algures que o aglomerado de madeira se deteriora muito facilmente com a humidade. Tenho um roupeiro da Moviflor, com 20 e poucos anos, a começar a desfazer-se por causa disso: a parte lacada (?) já descolou e começou a cair uma "serradura". Tenho outros, principalmente mesas, em que as partes lacadas já começaram a saltar (principalmente as tiras laterais) deixando ver o aglomerado por baixo. Na minha ignorância, tudo isto, para mim, é aglomerado.
    Li alguns posts do fórum, especialmente sobre cozinhas, em que se aconselha o MDF como melhor. Mas tenho para mim que para o cliente é uma espécie de lotaria. (E no caso dos móveis por medida, como saber, de facto, o que nos estão a vender? O próprio cliente é ignorante. Por mim falo, porque pedi orçamentos em melamina pensando em tudo o que é aglomerado, e em madeira, pensando em madeira maciça. Vou manter a "terminologia" por falta de melhores conhecimentos.)